Nova Montagem 300 L


Recommended Posts

Boas!

 

Boas, estou a planear uma montagem de um aquario de 300 litros, e gostava de receber umas opiniões dos experts.

 

O meu plano é:

 

Aquario: 1200 mm x 500 mm x 500 mm (300 L)

Substrato: 35Kg Florite Black Sand (5x7Kg Sacas)

Filtro1 : Eheim 2213 (440l/h)

Filtro2 : Eheim 2224 (500l/h)

Filtro3: 2 ou 3 meses após a montagem deverei substituir o eheim 2213 por um JBL1501 ou um eheim 2075

Aquecimento : Hydor ETH 200W + Hydor ETH 300W

Outros : Filtro UV 10w

Decoração: Pedras e troncos (ainda á procura do tronco perfeito!)

Iluminação : 2x39W (T5 HO)

Plantas : Echinodorus angustifolia, Echinodorus Ozelot, Echinodorus Bleheri, Anubis, cryptcorine, Sagittaria subulata and Staurogynes

Peixes : 1 Red Marlboro juvenil, 1 Blue Diamond juvenil, 2 corydoras, 1 SAE, 1 L200, 5 amanos, 3 neritinas, 12 cardinal tetra, 2 colisas e 1 appistogramme

Co2 : No

Fertilização: Root Fertilizers

 

É este o plano. Qual a vossa opinião? O que ajustavam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar, trocar a Flourite Black Sand, por areia de filtro de piscina.

Esteticamente é capaz de ficar mais bonito um substrato claro, e dizem que os discus realçam muito mais as cores com chão claro.

 

Para conseguir manter as plantas, colocaria fertilizantes na areia (Seachem Root tabs) .

Poupava uns 100€, o que não é de desprezar...

 

O que vos parece ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito o teu tópico para te fazer umas questões visto que tambem estou a planear ter um aquário 300l.

 

Porquê vários filtros e não só um? Em vez de dois termostatos, um de 300/350W não chegará?

 

Em relação ao CO2, se não vais ter pressurizado, penso que deves apostar nas pastilhas!

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, deixa-me realçar que estou a reutilizar material da actual montagem.

 

Filtros:

Já tenho um filtro EHEIM213 e um EHEIM2224. Faz-me mais sentido tirar o 2213 e juntar um de maior capacidade, que substituir os 2. Mas efetivamente ha filtros de grande capacidade, que sozinhos dão conta do serviço. Por exemplo um eheim 2080 ou um fluval fx5, fazem na casa dos 2000l/hora.

A desvantagem de ter 2 filtros, é ter um pouco mais de trabalho na manutenção.

Mas por outro lado, fico com redundancia, se um se avaria, ou outro desenrasca temporariamente.

 

Termoestato:

Eu estou a utilizar termoestatos externos, só há em 2 potencias 200W ou 300W.

Pela tabela do fabricante o de 300W, dará no limite. O que tenho lido nos foruns, é que realmente 300W são suficientes.

Como tenho o termoestato de 200W, vou deixa-lo ligado, passando os meses mais frios, vejo que nao faz falta, retiro-o e vendo-o.

 

CO2/Fertilização: Sim, as pastilhas vão ser indispensaveis. Vou comprar uma caixa de Seachem Tabs de 40 unidades na net, e fico desenrascado para uns 2 anos.

 

Relativamente ao substrato, mudei de planos.

Vou colocar areia de filtro de piscina. Realça mais as cores dos discos. E não é mais difícil de limpar que a flourite black sand.

Agora, estou só na duvida se coloco 1 cm de substrato fertil por baixo da areia.

Há quem diga que com 6/7 cms de areia, não corro perigo. Outros dizem, que com corydoras e a mexida nas plantas, corro serios riscos do substrato se misturar com a areia e acabar por vir ao de cima...

Enfim... estou muito indeciso nesta materia.

 

Bem, comentarios adicionais são bem vindos ;)

 

Abraço e bom fds!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao substrato, mudei de planos.

Vou colocar areia de filtro de piscina. Realça mais as cores dos discos. E não é mais difícil de limpar que a flourite black sand.

Agora, estou só na duvida se coloco 1 cm de substrato fertil por baixo da areia.

Há quem diga que com 6/7 cms de areia, não corro perigo. Outros dizem, que com corydoras e a mexida nas plantas, corro serios riscos do substrato se misturar com a areia e acabar por vir ao de cima...

Enfim... estou muito indeciso nesta materia.

 

 

Boas,

Acho 6/7 cm de areia muito a não ser que crie um desnivél de tráz para a frente e tem de ser feito com de maneira a se manter durante o tempo de vida da montagem e á frente deixe só 3/4 cm de areia. Deixe só 2/3 cm de substrato fertil por baixo da areia onde pensa colocar a flora e mesmo assim com as TPA´s e as coridoras vai sempre soltar-se "terra " mas fácilmente se limpa nas TPA´s. Espero ter ajudado.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem, continuo a planear este aquario.

 

Relativamente ao substrato, decidi-me por:

5 kgs de ADA Power Sand (M), para a camada de baixo.

Por cima colocarei cerca de 5cms á frente e 8 cms atras de JBL sensibar black sand.

É esta areia (0.5mm de granulometria):

 

jblsensibarblack.jpg

 

Parece-vos bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tenho o aquario projectado.

Optei por um aquario sem tampa, com as dimensoes: 120x55x50. Aumentei 5cm na profundidade por causa do tronco que comprei.

 

Aproveito para deixar o esquema do aquario e do movel.

O aquario será sem tampas, espessura de 10mm, com vidro extra claro, na frente e nas laterais.

O movel, será do estipo ADA-style, MDF preto hidrofugo.

 

Comentários e sugestões são bem vindos :)

 

Aquario:

soaquarioresized.jpg

 

Mesa, vista de frente:

 

vistadefrenteresized.jpg

 

Aspecto final do armario:

aspectofinalmesaeaquari.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.