O meu 1º Malawi


chef_moisas

Recommended Posts

fotos que tirei mesmo agora do meu aquário africano

 

deste lado tem duas tocas principais, onde existem territorios diferentes, sem problemas.

dscf4597g.jpg

 

do lado direito tenho mais duas tocas boas, depois tenho pedras lisas na horizontal para desova, que sao também territorios elas mesmas, em especial dos Metriaclima pulpican. As tocas são essencialmente usadas por labs. Os haps quer os do Malawi quer os do Vitoria não usam tocas. Este aquario teve uma fase carregaddissima de algas de pelo preto... ao contrario do que disseram, as algas pegam bastante bem no xisto. Como solução reduzi a alimentação dos peixes e eles limparam tudo.

dscf4596j.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 225
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

fotos que tirei mesmo agora do meu aquário africano

 

deste lado tem duas tocas principais, onde existem territorios diferentes, sem problemas.

dscf4597g.jpg

 

do lado direito tenho mais duas tocas boas, depois tenho pedras lisas na horizontal para desova, que sao também territorios elas mesmas, em especial dos Metriaclima pulpican. As tocas são essencialmente usadas por labs. Os haps quer os do Malawi quer os do Vitoria não usam tocas. Este aquario teve uma fase carregaddissima de algas de pelo preto... ao contrario do que disseram, as algas pegam bastante bem no xisto. Como solução reduzi a alimentação dos peixes e eles limparam tudo.

dscf4596j.jpg

 

Aquário Bonito !!! Arranja ai umas panorâmicas !!! E afinal tinha razão xistos são bons para malawis!!!

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é o xisto do Quo tem a ver com o teu? o teu é xisto puro e duro, nao sou técnico de geologia para diferenciar mas é nitido pelas fotos que sao bem diferentes, este "xisto" (no meu catalogo nao é xisto) é o que eu lhe chamo pedras de lago é como as minhas aparentam ter camadas sedimentares mas nao sao nem aguçadas nem teem aquele aspecto de xisto, xisto, o que tu tens é o que eu considero xisto que é bem laminado chegando mesmo a desfazer-se se lhe fizermos pressão, mas eu dei a minha opnião tu teras a tu e tiras as tuas conclusões, do comportamento que vejo dos peixes, xisto nao serve....

 

Quo, que mantens nesse aquario, parece-me, ATENÇÃO PARECE-ME haver ai umas misturas.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que tenho é xisto, só que uma fase do xisto, é argiloso e desfaz-se facilmente e em placas. também tive cuidado com as pontas das pedras. Arredondei.

 

que misturas te referes? a fauna é bem pensada e pesquisada e já vivem juntos há... não sei quantos anos.

 

Labodichromis caeruleus (mbuna, Malawi) os amarelos

Metriaclima pulpican (mbuna, Malawi) os azuis (femeas cinzentas)

Haplochromis latifasciata (hap, vitoria) os zebrados

Aulonocara baenschi (hap, Malawi) os acinzentados, o maior está a amarelar

e peixes-gatos do Tanganyika

 

na realidade no Malawi e Vitoria não há a diversidade dos ciclideos do Tanganyika.

 

todos já criaram várias vezes, excepto os aulonocara, que são mais novos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Referia-me a hibridos, mas ja vi que não e que era uma especie que nao conhecia Metriaclima pulpican parecia-me um maison reef mas raro, sim os teus caeruleus sao bem bonitos por sinal....nos haps nao aprecio tanto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os que eu mais gosto são os haps do vitoria. o macho é muito bonito com as suas cores no meio das riscas, mas também gosto bastante das femeas. Se tivesse menos aquarios, montava um só com eles, até porque sáo compativeis com muita fauna e plantas, ao contrario dos mbuna. Quando lutam é boca-a-boca. Estes haps escolhi-os a dedo e recusei um que não tinha qualidade. Já criaram e não são tão calmos como os aulonocara, se um mbuna os perturbar, eles respondem com uma luta boca-a-boca. Por causa disso ja tive que retirar uma espécie de mbuna que era demasiado agressiva que deu cabo da boca do meu macho, despachei-o logo.

 

Os machos pulpican são muito bonitos também, tem um azul forte e em luz azul ou roxa ficam reluzentes. nas fotos não está explicito, pois não param quietos, além disso fazem danças engraçadas. São muito conhecidos, por cá é que parece que não. São os mais agressivos no aquário, mas fora a mae deles, que era o piorio e tinha um territorio demasiado grande, actualmente só lá tenho os filhos com uma relação pacifica com os outros peixes, cada macho tem o seu pequeno territorio (uma pedrinha de desova). Atacam a mão de um gajo quando vai a arranjar o aquário... são excelentes comedores de algas, foram eles que limparam o aquário.

 

 

quanto a misturas, mbunas com haps é uma mistura que pode ser problematica, mas depende das espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem com estes aquários fantásticos até tenho vergonha de mostrar o actual panorama do meu!!! Está visto que os meus peixes são poucos fotogénicos e não quiseram aparecer !!!

 

Dêem opiniões !!!

img1104jsjs1.jpg

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto agora é deixar as plantas crescerem, tens de tirar a vergonha aos peixes :).

Consegues dizer qual a altura do teu TETRATEC EX700 sff? É que vou mandar fazer um móvel...

O filtro tem +/- 45 cm de altura e 21 de largura.

Editado por chef_moisas

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a foto está bonita, muito clean. Cheira a novo e não está nada feio, está até interessante.

 

mas vendo para lá do superficial, deverias arranjar o aquascaping, terás que partir o xisto de forma a tirar todas as rectas (tudo o que pareça artificial) e pontas demasiado asperas. basta bater e raspar com uma pedra.

 

O comportamento dos ciclideos chamasse medo. Daí não aparecerem,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu GOSTEI!! Quando as plantas começarem a ganhar altura então, gosto muito de ver o tom azulado nos Malawis ;)

 

Keep up the good work! Os progressos têm sido bastantes e nota-se o esforço de obter o melhor para a bicharada!!

 

Escolhe bem a fauna e tudo irá correr bem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha tenho muitas duvidas em relação a essa lista de plantas, a experiencia me diz, que mesmo vallisnerias e fetos de java preferem aguas acidas ou no maximo ligeiramente alcalinas. O pH dele é 8.5 meus senhores e para que? se o pH do Malawi vai de 7.7 a 8.6 isso dá uma média de 8.2, ele está acima da média. Eu colocaria o pH (de forma puramente natural) a volta de 7.7-7.8 para ajudar as plantas, para os peixes será algo completamente indiferente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, pH de inicio de montagem é sempre muito alcalino, mas terá dificuldade em manter as plantas.

 

já tive o meu aquario carregado de vallisnerias e hydrophilas, retirei as hidrophilas pois estavam a parasitar-se a elas proprias, a consumir todos os nutrientes e os peixes a beliscar. Tirando as Hidrófilas, ficou um manto enorme de vallisnerias(mais spiralis que gigantea), começaram a aparecer algas de pelo.

 

Como é um malawi e segundo teorias da net, a alga de pelo nao gosta de pH muito alcalino, alcalinizei muito a água, resultado, as vallisnerias a morrer e as pedras (e as plantas) ficaram carregadas de algas. Solução, foi baixar a alimentação dos peixes (repito-me, 1 vez por dia e em boa quantidade para todos terem a sua parte, inclusive os peixes-gato), retirar 2/3 das conchas no filtro e replantar vallisnerias a partir de outro aquario... senão já nem vallisnerias tinha.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mistah Quo! Esses calhaus! Vai lá vai!

 

Não quero estar presente para quando te der na telha em mudar o layout! LOL! Metes daquelas cintas que se usa na musculação para a coluna? :D

 

Eu já comprei uma grua !!! Pensei em tudo carai !!!

 

Agora a serio, vou tirar uma gaveta de coral para ver se consigo baixar o ph, deixando só uma no filtro.

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mistah Quo! Esses calhaus! Vai lá vai!

 

Não quero estar presente para quando te der na telha em mudar o layout! LOL! Metes daquelas cintas que se usa na musculação para a coluna? :D

 

xisto é uma pedra leve e pouco densa. nao é o mesmo que granito ou basalto que roubam muita água. depois como é de lascar, as pedras podem ser muito grandes, mas pouco pesadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xisto, como eu adoro estas pedras.

Leves, moldáveis, coloridas e fáceis de arranjar.

 

Gostei bastante da tua montagem, e dou a mesma nota sobre as arestas, pois o xisto corta papel na boa, temos que ter isso em conta com os peixes.

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.