lombardoi


Mónica Nunes

Recommended Posts

Boas.

Tenho 5 lombardois, sendo 4 deles machos e apenas uma femea. O que me está a acontecer agora é que andam todos a pancadaria, havia um macho que tava bem amarelo e os outros nunca exibiam bem as suas cores, e de um dia po outro os outros machos começaram a ficar mais amarelos e começou a desgraça no meu aquario, a femea á dias tava a morrer, e tratei-a, e já aconteceu igual a 2 machos, um penso que não escapa. Tenho ainda 4 auratus, que ainda não têm o sexo definido, pois são muito pequeninos, a esses não chega porrada.

O que poderei fazer para melhorar a situação?

Fiquei um pouco desiludida com os malawi, apesar de saber que eram muito agressivos, não sabia que se matavam uns aos outros, custa-me imenso ver os peixes a morrer. :lol:

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei um pouco desiludida com os malawi, apesar de saber que eram muito agressivos

 

Também foste logo escolher 2 das espécies mais agressivas de todos os Mbunas... Auratus e Lombardois !!! Só falta meteres aí uns Crabros para tranformares o aqua numa zona de guerra!

 

Um aquário com mbunas tem que ser um aquário muito equilibrado e bem pensado senão dá quase sempre asneira. Se já consegues destinguir 4 machos e 1 fêmea já devias ter tomado medidas. Ficavas com 1 macho e uma fêmea e tentavas vender ou trocar os outros 3 machos, e se possível comprar mais uma fêmea (ou até duas).

 

Quanto aos Auratus já sabes, não voltes a cometer o mesmo erro. Quando os conseguires sexar fica com um macho e no mínimo 2 fêmeas.

 

Quais são as medidas do aquário? Espero que seja bem grande pra aguentar com as personalidades dessas duas espécies! :lol:

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi GatinhaK|da, é simplesmente impossivel manteres 2 machos de M.lombardoi em menos de 500 lt, e com um comprimento menor que 2 mt.

Só ainda não houve pancadaria mais cedo, pois esses machos cresceram juntos. Livra-te dos outros 3, e adquire femeas, no caso do teu aquario ser pequeno, é melhor formares trios.

Quanto aos auratus, boa sorte :D , os meus desfiz-me deles, pois simplesmente divertiam-se a semear a discordia e a confusão pelo aquario, e sorrateiramente fugiam dela,........sinceramente até me parecia que o faziam só pelo gozo. Voltarei a ter auratus, mas só num aquário para eles.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tou a tentar me desfazer dos machos lombardoi, mas não está a ser fácil, aqui na Madeira não conheço ninguem que tenha ca's.

Quanto ao comprar uma femea, só por encomenda e vai ser como estes que tive, vêm todos azuis e só depois é que começam a mudar pa amarelo, posso vir a ter o mesmo problema, mas mesmo assim vou tentar.

Quanto aos auratus, logo logo que consiga distinguir os sexos também deixo apenas um macho, mas estes a loja onde os comprei depois fica.

O aquário é de 100cm leva uns 100 litros.

Vou tentar trocar os lombardoi por johannii, acham boa ideia?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O aquário é de 100cm leva uns 100 litros.  

Vou tentar trocar os lombardoi por johannii, acham boa ideia?

 

Os johanni são tão, ou mais, agressivos que os lombardoi (machos) :shock:

Para além disso já tens auratus :D ...apenas provocarias o CAOS total! :shock:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ontem a femea ja estava completamente recuperada e eu fui mete-la no aqua, hoje de manha la estava ela toda lixada, ja a tirei de novo pa tratar.

É normal o macho espancar também as femeas daquela maneira?

Hoje vou dar o macho dominante, a ver se a coisa melhora.

Se a chassina continuar, vou ofereçer todos os lombardoi, e que me aconselham a por juntamente com os auratus?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu macho nunca espancou a femea......era um cavalheiro :wink:, mas isto depende sempre do tamanho do aquário, no meu caso estavam num aquario de 1,5 metros, e a femea tinha bastante espaço para poder evitar o macho, tal como ja te tinha dito quanto menor é o aquário maior terá de ser a proporção de femeas .

Quanto aos Melanochromis, não aconselho qualquer especie, simplesmente não são para aquariofilos que ainda há pouco se iniciaram, em manter Africanos, ainda que maior parte das vezes se veja o precisamente o contrário, ..........resultado, .....desistem em pouco tempo de Malawi, porque os peixes ficam catalogados como feroses pugilistas, que se matam uns aos outros dentro do ringue,..perdão,....aquário.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gatinha.

 

Num aqua de 100 litros tens de esquecer essa ideia dos Mbunas. Nem auratos nem lombardois vais conseguir manter aí. Nesses 100 litros podias, quanto muito, manter um harem de saulosi (que fica bem giro) ou de Iodotropheus (que são os mais pacificos de todos).

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais