corydora morta vrs cascalho estranhamente amarelo


Ana Carvalho

Recommended Posts

Olá. No domingo coloquei um tópico aqui no fórum (os primeiros passos) sobre cascalho com uma estranha mancha amarela. Alguns membros informaram-me que era sujidade no entanto hoje uma corydora morreu e a mancha (após ter feito no domingo uma TPA) aumento para o dobro! Será que é uma praga? Tenho todas as informações no outro tópico (incluindo fotos) mas não sei como passar para aqui! Assim sendo, faço um resumo: os valores no domingo estavam bem, fiz uma TPA e remexi um pouco fundo, hoje sem saber porquê morreu-me uma corydora e a mancha está o dobro. Possuía apenas 5 peixes e não tenho plantas... Preciso mesmo de ajuda! Estou desesperada e o meu marido quer mesmo desistir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Verifico semanalmente a amônia e é sempre 0,05 (nunca consegui que ela estivesse a o) no entanto segundo o meu teste (nutrifin) ela está numa zona verde. Eu considero esse valor porque a àgua não fica totalmente transparente mas sim ligeiramente amarela (logo considero ser 0,05).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não foi amônia pois os valores estão normais e os restantes peixes aparentam estar bem.

 

Tenho outra corydora e não tem nenhum sintomas exactamente como estava a outra (vejo sempre se a barbatana está levantada ou se tem alguma mancha mas aparetemente não vi nada de especal).

 

De nada tem a ver com o facto de o meu cascalho estar a ficar amarelo?? Será que são algas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é provável que sejam. Tens poucos Nitratos e provavelmente não terás fosfatos, o que é optimo para o aparecimento de algas. Além do mais, a tua montagem é recente, por isso é perfeitamente normal aparecerem algas no inicio.

 

Não acho que os dois casos estejam relacionados. Tenta dar uma aspiradela ao areão quando fizeres mudas de água.

 

Por acaso não tens fotos do areão?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Neste momento não tenho as fotos no meu computador mas eu coloquei-as no outro tópico que está na secção dos primeiros passos na aquarofilia. O nome do tópico é Cascalho com estranha mancha amarela.

 

Se conseguires passar por lá e ver seria óptimo (não consegui parar para aqui, ainda sou novata nisto) se não eu tento amanhã colocar novas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para responder ao Paul: eu tenho a bomba de ar no máximo (antes até fazia bolhas e deixava muitas particulas no ar mas nestas últimas TPAs aumentei o nível da água para o máximo e deixou de levar sujidade para fazer apenas movimentação da água) Achas que devia diminuir o nível da água? Quanto ao filtro... Ele é fraco e interno está dentro de uma biobox (já me aconselharam a tirar mas como está preso ao vidro e eu sou um pouco trapalhona não o fiz pois tenho medo de partir o aqua) O que é que eu posso fazer? Quanto a ser sujidade não sei se é pois quando fiz a TPA remexi o fundo (que momentaneamente ficou melhor ) mas passado dois dias ela voltou a dobrar! Contínuo a dar a mesma quantidade de comida (da primeira vez que a mancha apareceu foi no fim de semana, dias em que eu não tinha alimentado). Será que são algas? Como combato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Susana, mexi no cascalho e não levantou nenhuma poeira. Agora não é só o cascalho que está amarelo a gruta que tenho para os peixes dormirem começou a ter partes amarelas por isso deve mesmo ser algas não? Tirando a corydora que morreu os restantes peixes parecem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Ontem tentei outra coisa... tendo como base que serão algas, diminui o número de horas de luz e a mancha que no incio era muito amarela no dia seguinte estava a ficar castanha. Será que são mesmo algas? Se forem bacterias os meus peixes estão a sofrer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais