Aquario 125L.. alguma duvidas


Trytus

Recommended Posts

Bom dia,

 

Comprei recentemente um aquário de 125l e estou em fase de arranque do mesmo. É um nature emotion 80 que tem as seguintes características e equipamento:

 

Características:

 

- Dimensões aquário: C78xL37xA56 cm

- Volume útil: 128 L

 

Equipamentos:

 

- Filtro biológico

- 1 aquecedor 150 W

- 1 bomba de água 260 L/h

- 1 sistema de iluminação 2x24 W T5

- 1 esponja de filtração 15 PPI

 

 

Ora estão a surgir-me algumas duvidas para as quais necessitava da vossa ajuda.

 

1- Tenho um Fluval 104 e estava a pensar utiliza-lo em vezes do filtro interno mas receio que não seja o suficiente. Estou correcto?

 

2- Que filtro externo recomendariam o aquario em questão e valor de 60-70€? UV é essencial?

 

3- Quero colocar areão preto mas não sei se necessito de colocar algum tipo de substratos por baixo deste ou não. Areão para Biotopo serve?

 

4 - A iluminação do aquário é feita por 2 x 24 w 5 , conforme indicado nas características, mas uma é de cor "normal" (6500k?) e outra mais azul/violeta. é aconselhado isto?

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, em relação á filtragem, aconselho-te um filtro mais potente ou então meteres o interno e o 4 em conjunto.

 

O uv não é essencial. ele elimina as algas em supensão na água e faz com que as que crescem nos materiais se desenvolvam mais devagar. Também serve para melhorar a qualidade da água porque ao matar muitas particulas em supensão previne muitas doenças.

 

Em relação ao areão tudo depende do que queres. Se quiseres plantas convém teres substrato fértil por baixo de areão ou outro substrato poroso que permite uma melhor colonificação de bactérias. Se quiseres plantas de baixa difículdade basta o areão e fertelizares de vez em quando com fertelizante líquido.

 

Em relação á luz está tudo bem.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já andei a dar umas voltas por alguma lojas no Porto e não tenho encontrado grande opções de areão preto. Encontrei apenas em uma mas era muito brilhante e parece-me pintado.

 

Sugeres algum substrato fertil jeitoso e barato?

 

Já agora no Porto sugeres alguma casa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já andei a dar umas voltas por alguma lojas no Porto e não tenho encontrado grande opções de areão preto. Encontrei apenas em uma mas era muito brilhante e parece-me pintado.

 

Sugeres algum substrato fertil jeitoso e barato?

 

Já agora no Porto sugeres alguma casa?

 

aquoporto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jbl aquabasis plus é um bom substrato fértil e por 20 euros compras 5l. Tens é que por uma boa camada de substrato inerte por cima do tipo jbl manado ou areao.

Vai á aquoporto, é de longe a melhor casa e podes sempre contar com bom aconselhamento.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi precisamente o substrato fértil que comprei.

 

Montei o aquário faz hoje 3 dias e neste momento esta assim:

 

Características:

 

- Dimensões aquário: C78xL37xA56 cm

- Volume útil: 128 L

 

Equipamento:

 

- Filtro interno tipo Biobox com as seguintes camadas: cerâmica, carvão activo, esponja e lã (Em breve será trocado para um externo)

- 1 aquecedor 150 W

- 1 bomba de água 260 L/h

- 1 sistema de iluminação 2x24 W T5

 

Hardscape

 

Substrato fértil - JBL aquabasis plus 5 kg

Substrato não fértil - Areão Quartzo negro +/- 12 kg

Tronco

Rocha vulcânica

 

Fotos:

 

p9030052.jpgp9030054.jpgp9030055.jpg

 

 

 

Após encher coloquei API "Aqua filter Activ, " Aqua Pur", um pouco de comida e deixei-o estar.

Ainda não tenho os testers (estão a caminho) para verificar os parâmetros da agua mas para já não devo estar a perder nada de especial... só para ai daqui a uns 6 dias +/-. Correcto?

 

 

Ainda faltam muitas plantas e algumas pedra... work in progress :smile2:

Alguma coisa deva fazer entretanto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Trytus e bem vindo a este hobby....

 

Na minha modesta opinião devias ter pensado melhor no layout do teu aquário, pois tens todas as plantas colocadas no eixo do aquário e se não estou em erro quando elas crescerem vão cortar muito a visão do mesmo e vai parecer que é mais pequeno do que realmente é. Em relação às pedras colocaste tudo num canto, mas podias também ter jogado mais com elas pelo aquário. Na verdade o que realmente interessa é que tu gostes.

 

O que é aquilo amarelo e vermelho no tronco? É um peso?

 

O que devias mudar com a maior urgência possivel é a tua filtragem para um total de 800l/h (minimo), mesmo para o ciclo com esse filtro podes demorar mais tempos para teres os valores corretos para teres fauna. Podes tirar o carvão pois só serve para eliminar produtos quimicos da água (ex. após tratamentos).

 

Já pensaste na fauna para o teu aqua? (Deves primeiro saber o ph)

 

Vai actualizando...

 

Cumps

VH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opinião devias ter pensado melhor no layout do teu aquário

 

Sim, não estou totalmente satisfeito com o layout e irei fazer alguma alterações quando introduzir mais plantas.

 

O que é aquilo amarelo e vermelho no tronco? É um peso?

Sim é um pedra para fazer peso até o tronco deixa de flutuar.

 

O que devias mudar com a maior urgência possivel é a tua filtragem para um total de 800l/h

Vou tratar disso mal possa. Estou a tentar encontrar um jeitoso a bom preço mas está complicado.

 

 

Assim que tenha os kits de medição vou pensar na fauna, embora já tenha um lista em mente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passou exactamente 1 semana desde de que montei o aqua e recebi ontem os testes

 

Tenho um seguintes parâmetros:

 

REDE:

 

NO3 - 0 mg/L

Ph - 8

 

Aquário:

 

NO3 - 25 mg/L

Ph - 8

NH3 - 0

 

1- O Ph não é um pouco alto de mais?

 

2 - Isto quer dizer que já posso introduzir fauna correcto?

 

 

Entretanto começaram a aparecer alguns caracóis muito pequenos que estou a pensar combater com 2 ou 3 botias palhaço assim que possa coloca-los :smile2:

Editado por Trytus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse ph está um pouco alto :x Eu pensava em maneiras de o baixar, tipo trufa, folha de amendoeira ou CO2.

O ciclo ainda não acabou por isso não ponhas peixes. Falta te os testes dos nitratos, NO2 porque é o que deves ter agora.

Olha que os botias crescem muito, mas também demoram a crescer :)

Um conselho, passa no aquoporto e lá explica te como fazeres com o ph e teres uma ideia que fauna vais ter, mas não tragas para já pk não terminou o ciclo.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse ph está um pouco alto :x Eu pensava em maneiras de o baixar, tipo trufa, folha de amendoeira ou CO2.

O ciclo ainda não acabou por isso não ponhas peixes. Falta te os testes dos nitratos, NO2 porque é o que deves ter agora.

Olha que os botias crescem muito, mas também demoram a crescer :)

Um conselho, passa no aquoporto e lá explica te como fazeres com o ph e teres uma ideia que fauna vais ter, mas não tragas para já pk não terminou o ciclo.

 

Porque dizes que ainda nao acabou o ciclou? O ciclo não acaba quando se dá a produção de nitratos (NO3)? Pelo que tenho lido, foi o que precebi sobre o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Normalmente a introdução de CO2 irá baixar o pH, assim como os produtos do metabolismo dos peixes. Se não tens peixes, é complicado. LOL.

Eu tinha um problema semelhante e inicialmente, meti 2 ancystrus e deixei-os 2 semanas. Agora tenho um pH à volta dos 6.5-7.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.