Água da torneira c/ 50ppm nitratos


Osvaldo Sousa

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um aquário montado à 8 dias e hoje quando "andava" a verificar os parâmetros da agua para saber como ia o ciclo do azoto vi que nos testes dos nitratos me dava quase 50 PPM. Estranhei e fui fazer o teste a agua da torneira, (que não é da rede), e o resultado foi o mesmo. Ou seja tenho 50 ppm na agua que supostamente deveria usar para fazer as TPA´s e baixar o valor.

 

Como resolvo isto? Tenho o Prime da Seachem mas... não sei.

 

 

Setup:

 

Aqua: 100x40x40

Iluminação: 4x39W T5

Filtro: JBL CristalProfi e901

Substrato: JBL Aquabasic Plus + Seachem Black

CO2: "Caseiro" provisório

 

 

Testes SERA.

 

Espero que Seja informação suficiente.

 

Para as plantas não me parece ser um problema, estão a crescer bem e não tenho para já problemas com algas mas estava já a pensar em colocar a equipa de limpeza nos próximos dias para prevenir e... Não contava com estes resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes, podes pôr bicharada à vontade. O que tens que controlar bem é os fosfatos, se ficas com um desequilíbrio... olá algas!! Mas se tens o aquàrio montado só a oito dias, não vais ter fosfatos de certeza. É normal aparecerem algas no inicio de uma montagem.

 

Mas ESPERA pelo menos mais uma semana antes de pôres os peixes, ainda é muito cedo. Vai pondo um bocado de comida todos os dias durante mais uma semana (se esperares duas ainda melhor!). Só depois compra os peixes. e SEMPRE poucos de cada vez e com uma semana de intervalo. (Eu sei, custa ver o aquário só com àgua!!)

 

Vê lá isso, senão daqui a um mês estás a escrever um tópico com o título " ALGAS!!! PEIXES A MORRER!!! CATASTROFE!! APOCALIPSE!! EXPLOSÕES TERMONUCLEARES SOCORRO AJUDEM!!!!!!"

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Obrigado pela resposta rápida mas ouve uma coisa que não percebi bem. É normal ter algas no inicio da montagem devido ao facto de não ter fosfatos correcto? É que por acaso no aquário tenho 2 PPM de fosfatos e na agua da torneira tenho 0.25 PPM. É quase fertilizar a "borla".

 

Reparei agora durante a noite que no difusor de CO2, nas ventosas e em uma das pedras mais pequenas começo a ter uma espécie de "névoa" branca e uma ou outra pinta verde, (estas só numa pedra). A "névoa" branca deduzo que seja um fungo ou talvez mesmo excesso de bactérias pois reforcei a meio da semana.

 

Se alguém me puder confirmar... agradecia. Seja como for já injectei na zona afectada um pouco de excel com uma seringa, (nos green spot), e retirei o difusor para limpeza. Amanha leva uma "raspadela" com a escova de dentes e depois uma TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas iniciais são devido à amónia que se liberta durante a montagem e que não é consumida pelo facto do ciclo de azoto ainda se estar a desenvolver.

 

Partindo do princípio que os testes te estão a dar leituras correctas de nitratos e fosfatos (tenho sempre muitas dúvidas relativamente à credibilidade dos testes) apenas tens que fertilizar com Potássio (K) e micros (Fe e afins).

 

A névoa branca deve ser um fungo. É só passar uma escova dos dentes, dedo ou outra coisa que sai. É inofensiva.

Já a pontinha verde se for GSA (green spotted algae) só aparece quando não tens fosfatos suficientes (o que está em desacordo com o valor do teste indicado). Ou seja, o teste diz-te que tens fosfatos abundantes, mas as algas dizem-te que isso é treta e que tens falta de fosfato. Em quem vais acreditar?

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois exacto... ignorei por completo isso. :S Assim sendo acho que quem esta mal sou eu e não são GSA mas sim GDA devido ao CO2 ser fraco. É a causa mais provável digo eu pois tenho consciência que o CO2 esta fraco mas estou a tentar arranjar um extintor e não esta fácil.

 

A rochas estão a adquirir uma tonalidade verde no topo das mesmas. Mas tenho os vidros limpos. GDA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é onde tenho consultado, (obrigado na mesma), mas mesmo assim não me consigo decidir. Falta de fostatos não me parece de todo e portanto dificilmente são GSA. Para ser GDA manifestam-se principalmente nos vidros e para já estão impecáveis.

 

Mas tenho finalmente o CO2 a 100% e... vamos ver. Não é nada que me "chateie" para já. Vou tentar confirmar o tipo e ver o melhor método para eliminar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem agora passado uns dias começo então a ter uma quantidade "generosa" de algas tanto nas plantas como no substrato. No vidro e nas rochas penso ser GDA o que não me preocupa visto ser muito frequente em montagens novas e que tem tendência em desaparecer por si, mas nas plantas e no substrato já me preocupa mais.

 

As plantas começaram a ganhar uma manchas castanhas, uns pontos castanhos que na tenellus já começou a tapar as folhas mais velhas, e a cuba e o substrato começaram a ganhar também essas manchas castanhas, mas também uma espécie de "algodão" esverdeado e que não estou a conseguir controlar muito bem.

 

O problema é que a cuba tem uns 15 dias e das duas vezes que aspirei o substrato... bem veio metade a traz e a limpeza ficou quase na mesma. Os fungos que apareceram nas ventosas e nos tubos do filtro, apesar de serem limpos quase diariamente foram-se depositando no substrato e na cuba e era praticamente impossível de limpar. Provavelmente isso levou a um excesso de matéria orgânica no substrato e dai as algas.

 

A flora também não deve estar a ajudar muito pois não tenho nada de crescimento rápido mas... não quero mais nada do que tenho actualmente pois é este o aspecto que esperava e gostava muito de conseguir enviar fotos para o concurso aqui do forum.

 

Luz... Bem estou com 156W, 6 horas por dia para 160L, 100x40x40. Talvez demasiado visto serem lâmpadas T5 mas a cuba tem uma grande exigência e a minha outra opção é de apenas 80W o que me parece insuficiente.

 

Co2... pressurizado com umas 4- 5 bps. Ainda não tenho testes mas pelas durezas e PH deu-me 30 ppm, parece-me bem.

 

Vou ainda hoje colocar fotos mas não me parece que se veja grande coisa do problema. Vamos ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos: Não se vê praticamente nas fotos o que digo ter na cuba e na Sturogyne repens mas nas rochas nota-se bem as manchas verdes e castanhas.

 

dsc01736er.jpgdsc01740ni.jpgdsc01739dj.jpgdsc01738xa.jpgdsc01737t.jpg

 

 

Bem aqui esta o meu primeiro aqua o meu primeiro plantado e... bem primeiro tudo.;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz... Bem estou com 156W, 6 horas por dia para 160L, 100x40x40. Talvez demasiado visto serem lâmpadas T5 mas a cuba tem uma grande exigência e a minha outra opção é de apenas 80W o que me parece insuficiente.

 

Pois eu cá acho que 80w são mais que suficientes. A cuba não precisa de muita luz. Precisa é de muito CO2 e quanto mais luz tens mais CO2 precisas... Eu reduzia e era já hoje. É mais que suficiente para crescer qualquer planta.

 

 

Co2... pressurizado com umas 4- 5 bps. Ainda não tenho testes mas pelas durezas e PH deu-me 30 ppm, parece-me bem.

 

Não te fies muito nesse método porque a única coisa certa é que não é fiável. Se queres ter uma indicação mais precisa tens que arranjar um dropchecker calibrado com água com um kH 4. De qualquer das maneiras, as plantas e fauna são os teus melhores testes...

 

Fora isto, vai fazendo TPAs, fertilizando e esperar. As coisas demoram o seu tempo nos aquários...

Aperta no CO2 e tenta colocá-lo de maneira que a água que sai do filtro o empurre para baixo chegando assim onde é preciso (à cuba). Podes também experimentar excel que poderá dar uma ajuda...

 

Dominar o CO2 é o mais difícil num plantado!!!

 

Se é o teu primeiro aqua então posso-te dizer que está muito bom... :)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 está bom quando os peixes ficam a boiar e depois baixas 1 bolha por segundo...

 

claro que não recomendo este método a ninguém que é cruel e deshumano apesar dos peixes sobreviverem mas há quem tenha descoberto assim a posição ideal :P

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 está bom quando os peixes ficam a boiar e depois baixas 1 bolha por segundo...

 

claro que não recomendo este método a ninguém que é cruel e deshumano apesar dos peixes sobreviverem mas há quem tenha descoberto assim a posição ideal :P

 

 

Abraços

 

Tony

 

É mais ou menos isso mas deve ser subido de forma gradual para não matares tudo. Aumenta-se um pouquinho todos os dias e assim que se vê que os peixes / camarões começam a ter um comportamento estranho (e.g. estar à tona da água) volta-se ao nível do dia anterior.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e quando andas na corda bamba (como eu) então é bom que tenhas em consideração 3 aspectos adicionais:

 

1. temperatura da água (inverno/verão) porque no verão há menos oxigénio disponível na água e se andares no limite do CO2, o que é suficiente para os peixes no inverno, vai fazer-te boiar os peixes no verão

 

2. Evolução semanal do nível de água do aquário pois no inicio da semana com mais água, a saida do filtro está mais funda logo agita menos a água e há menos trocas gasosas (+co2 - O2) e os peixes com as mesmas bolhas de CO2 ficam mais ofegantes (ou a boiar) às segundas e terças e depois ficam melhores o resto da semana

 

3. Tolerância progressiva dos peixes ao níveis de CO2. Um peixe que não está habituado (leia-se que tenha suficiente hemoglobina) para lidar com níveis altos de CO2 pode entrar em choque ou morrer com um determinado nível que outro peixe, já habituado, suporte sem problemas. Pessoalmente tive essa experiência com Cleas Helenas em que as que já estavam habituadas, aguentavam 3 x mais CO2 do que outras acabadas de introduzir e que nunca foram submetidos a niveis de CO2. Se começares a injetar CO2 num aquário pela primeira vez, o limite que encontrares ao fim de 1 semana pode ser aumentado passadas mais uma semanas quando os peixes estiverem aclimatizados a essa condição...

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem queria desde já agradecer os comentários e a ajuda que é sempre bem vinda, mesmo que sejam criticas negativas, (não foi o caso). ;)

 

O que fiz em relação ao CO2 foi aumentar um pouco mais visto ainda não ter fauna presente e adicionei também uma bomba de circulação pois o filtro não parece ter força suficiente. Deste modo tenho agora praticamente todas as bolhas que saem do difusor a dar uma volta completa ao aqua sem chegar a superfície. A bomba é um pouco exagerada para a fauna, penso eu, mas como não há... também não estraga nada.

 

Quando tiver então os primeiros habitantes baixo então mais um pouco e vou ter de me regular pelo que puder ate comprar um teste de qualquer estilo.

 

Outra coisa, tenho o Co2 a ligar as 17h, as luzes as 18, e depois tenho o CO2 a desligar as 23h e as luzes as 24h. Não sei se estou a fazer bem bem mas foi o que por ai li.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

convem ligar o Co2 uma ou duas horas antes das luzes para ter o CO2 em níveis ideais antes de iniciar a fotosintese. Também se costuma desligar uma ou duas horas antes de desligar as luzes para ir consumindo o CO2 acumulado. Estás a fazer tudo bem.

 

Se não tens fauna ainda, não tenhas medo de abrir bem a válvula e transformar o aquário em água das pedras que as plantas agradecem visto que o CO2 é a base de construção de toda a sua estrutura. Elas gostam de 30ppm mas se lhes deres 50ppm elas ainda mais gostam (desde que acompanhado por nutrientes pois as plantas são centrais nucleares que só crescem (produzem) quando têm todos os componentes disponíveis.)

 

Abraços e boa sorte

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tendo em conta as fotos, e de 1 a 10, qual deveria ser o meu grau de preocupação com as algas?

 

 

dsc01756em.jpgdsc01758ii.jpgdsc01757f.jpg

 

 

Foi o melhor que consegui com a maquina mas acho que com o telefone ficava melhor... Enfim. Seja como for acho que dá para ter uma ideia. Uma geral:

 

dsc01745p.jpg

Editado por Osvaldo Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os iwagumis tem tendência para chamar todo o tipo de algas.

 

Quanto à tua preocupação... deveria ser 0 ou nos máximos dos máximos 0.5

 

Ignora as algas e concentra-te nas plantas. Quando as plantas estão bem, as algas morrem. Além disso, esse aquário está em estado inicial não está? Ainda vais passar por uma data de algas e ataques nos próximos 6 meses que mais vale ignorar mesmo.

 

Luz, CO2, fertilização e muita paciência.

 

Não exageres na luz... 6 horas bastam e sobram.

 

De resto, está fixe :)

 

Força nisso

 

Abraços Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem diatomaceas o que é normal em montagens novas. Vai fazendo TPAs pois estão relacionadas com amónia e nitritos iniciais.

 

De resto, e como te disse acima, eu reduzia a luz para metade! 80W são mais que suficientes para o teu aquário. Isto também vai fazer com que seja mais fácil controlares o CO2... Daqui por uns meses, se as coisas correrem bem, então poderás ligar as 4 lâmpadas (e e e não sei não).

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelas mensagens mas uma coisa parece que não esta a resultar. Reduzir a luz para a cuba não se revelou adequado pois em 3 semanas tive sempre crescimento e pearling constante. Nestes 2 dias que reduzi a luz... nada. Ligo as restantes lâmpadas... são fios contínuos de oxigénio ate a superfície.

 

Sei que não é o único indicador de crescimento e de saúde mas a verdade é que a fotossíntese acontece com muito mais vigor pelo menos. A tenellus não mostrou sinais de abrandar mas na cuba é evidente.

 

Não sei agora bem o que fazer. Se fornecer o máximo de luz e nutrientes para que as plantas retirem a "força" as algas, ou se corto na luz para que estas não se desenvolvam... tanto.

Editado por Osvaldo Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais