:. URGENTE .: Que doença é esta??


Recommended Posts

Eu tinha 6 guppys num aquário de 33 litros.

Quando notei que estava algo estranho com os guppys, coloquei todos no aquário de quarentena e lavei muito bem o aquário que eles estavam e pus aquasafe e o filtro interno a trabalhar sem peixes lá dentro, enquanto eu vou tratando dos guppys.

 

 

O primeiro estava com a cauda meia fechada, a começar a ficar transparente em algumas zonas, a nadar de uma maneira esquisita, quase na vertical, sem mover com a cauda. mais tarde ficou no fundo do aquario sem a cauda, parecia que tinha só as espinhas ou uns fiozinhos e acabou por morrer.

 

Hoje também notei que outro guppy estava assim. Eu comecei com o tratamento de eSHa 2000, como o dono do pet shop me disse para por, pois, segundo ele, deviam de ser fungos. Mas até agora parece-me tudo o mesmo e esse guppy que está no fundo do aquario já com metade da causa assim parece que não vai escapar.

 

Será que não são fungos? que doença é esta???

 

A comida que eu dou é TetraMin

ohr95h.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podem ser fungos (reparas em algo com "aspecto de algodão"?) ou uma infecção bacteriana que esteja a destruir as barbatanas. O aquário já estava ciclado? Introduziste algum peixe recentemente? Fazes trocas parciais de água com que frequência?

O esha 2000 tem um espectro muito alargado e em principio funciona quer sejam fungos ou bactérias que estejam a causar o problema, mas os medicamentos sozinhos não fazem milagres sem uma boa qualidade da água. Respeita as trocas de água que estão indicadas na bula entre os dias de tratamento e não te esqueças de tirar o carvão activado do filtro durante o tratamento.

Quando colocares os peixes no outro aquário cuja água foi mudada, certifica-te primeiro que os parametros estão todos normais no que diz respeito a amonia e nitratos porque com essa grande mudança algumas bactérias do filtro poderão ter morrido.

 

Cumprimentos,

Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não reparei nisso, apenas na cauda desfiada.

 

Sim estava, até porque antes eu tinha cometido o erro de comprar uma oranda para este pequeno aquário de 33 litros, e apenas quando entendi que era errado, eu ofereci ela a alguém com um lago, e depois coloquei dois guppys.

 

Sim, recentemente pus mais quatro guppys, e são exactamente esses que estão a morrer, só um está vivo ainda.

 

Sim, acabou o caixote dos testes de ph que eu tinha e só vou comprar mais no sabado. Até lá os guppys ficam no aquario de quarentena.

 

No entanto, aqui perto não vende testes de amonia e de nitrato. o que posso fazer para ter a certeza que estes valores estão a 0?

ohr95h.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Provavelmente quando os compraste já estavam doentes apesar de não mostrarem sinais ou estavam mais debilitados e mal chegaram ao teu aquário adoeceram logo. O tratamento que estás a implementar é correcto, por isso deveria resultar. Podes aumentar um pouco a temperatura do aquário e tentar melhorar temporariamente a oxigenação da água, mas não sei até que ponto irá adiantar.

Uma vez que tens essa vantagem enorme de ter um aquário de quarentena (nunca tive), da próxima vez que adquirires peixes novos podes deixá-los uma ou duas semanas no aquário de quarentena para evitar que depois os outros morram.

Quando mudaste a água toda do aquário deixaste a esponja do filtro fora de água muito tempo? Se não tiveres testes podes esperar mais uma semaninha ou duas antes de introduzires os peixes. Como neste momento o teu numero de guppies está muito reduzido e são peixes relativamente resistentes julgo que não há problema se os colocares lá sem os testes. Inicialmente até podes aumentar a frequência com que fazes as trocas parciais de água para evitar problemas ;)

Eu nunca faço isso de tirar a água toda do aquário, era preferível teres tirado apenas os doentes para o aquário quarentena, fazias um tratamento com a dose dupla (que está indicada na bula) nesse aquário e no aquário principal podias optar por tratar ou não tratar os que pareciam saudáveis....

 

Cumprimentos,

Marta Silva

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Mesmo com o medicamento mais um peixe morreu, dos seis guppys apenas três estão vivos, mas parece que o problema do fungo foi resolvido.. pelo menos nenhum deles parece sequer que possa vir a ficar doente, estão bem activos.

 

Vou esperar mais uns dois dias, se nada acontecer vou passa-los para o aquário que estavam antes e compro mais alguns para ficarem no aquário de quarentena para depois coloca-los.

 

Não gosto de por vários peixes novos no aquário num só dia, costumo ir pondo aos poucos,para que a quantidade de bactérias vá se adaptando ao numero de peixes, ou será que estou a fazer mal?

É por isso que me acontece varias vezes vir um doente e contagiar os outros...

ohr95h.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, a quantidade de peixes introduzida não deve ser um exagero, mas também não quer dizer que possa ser apenas um de semana a semana :)

Em relação aos teus guppies, sem fotos não é fácil dar uma solução acertada mas se já está controlado, aconselho a quando adquirires mais fauna, a usares o aquário de quarentena.

Não compres os guppies mal o vejas por gostares de um ou outro, olha-os bem e tenta aperceber-te se estão em boas condições de saúde.

Já agora, tens outros tipos de fauna no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na loja, nenhum deles mostrava sintomas. Mas no primeiro dia já foram mostrando. Não penso que fosse do meu aquario, pois os dois que me tinham oferecido estavam bons.

 

Está mais ou menos controlado agora. Estou mesmo triste por ter perdido três lindos guppys. Um deles eu gostava muito, porque eu nem o escolhi, pegaram num que eu queria e ele veio junto na rede. Achei piada ao peixinho que queria " vir comigo "

 

Eu escolhi coloca-los hoje no aquário onde estavam, apesar de que não gosto de colocar peixes num aquario com menos de duas semanas a trabalhar sem peixes. Mas é que um dos guppys eu acho melhor ficar em observação, longe dos outros. E daqui a uns dias, se tudo me parecer normal eu junto aos outros.

Eu não notei nenhum comportamento estranho nele, mas quando o deram a mim, ele tinha a cauda com um aspecto.. comido? Mas a pessoa disse que já o tinha assim à 4 meses, e a fêmea que deu junto com ele parece optima. Então eu penso que deve ter sido atacado por outro peixe. Mas vou continuar a tratar dele com o eSHa2000, acham isso bem?

ohr95h.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não cheguei a tirar foto aos que morreram, no entanto aquele que tem a cauda meia roida, que já me deram assim, posso tentar tirar uma foto e posto aqui.

 

____

 

fz91u.jpg

Editado por DanceW/TheDevil
ohr95h.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto não tem uma grande qualidade, mas dá para perceber que a cauda estava bastante "roída". Não te aconselho nada a comprar novamente peixes nesse estado, independentemente daquilo que o empregado da loja diga. Se eles têm a causa nesse estado ou a qualidade da água daqueles aquários deixa muito a desejar ou foram "petiscados" pelos seus companheiros de aquário. Se fosse uma situação pontual, julgo que os 4 meses seriam suficientes para ele já ter recuperado das lesões na barbatana caudal, o que não aconteceu. Os peixes na loja provavelmente não estavam doentes, mas já traziam uma porta de entrada para as bactérias, a cauda roída facilita a sua invasão. Isso e o stress da mudança de ambiente pode ter sido o suficiente para despoletar a doença.

Vale sempre a pena perder uns bons minutos a observar os peixes no aquário antes de os trazer para casa ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com a Marta. Por vezes, ao cometer um erro desses, pode causar o desiquilibrio e até mesmo a morte dos outros habitantes do aquário.

Nem todas as lojas têm condições ou fazem a devida quarentena aquando a recepção dos peixes na loja. Muitos deles acabam por morrer nos aquários de lojas e sem saber-mos adequirimos exemplares que são portadores de doenças sem saber-mos.

Volto a sublinahr que teremos que ter especial atenção quando tencionamos comprar peixes.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais