Escalares, reprodução


Rikass

Recommended Posts

Boas, já tenho escalares desde que me iniciei na aquariofilia, e os que comprei (2) só sobreviveu um que tem sobrevivido a todos os problemas que me tenho deparado ate agora com os meus aquários...

A cerca de 1/2 meses decidi comprar um outro escalar assim muito parecido com o que ja tinha e do mesmo tamanho... Até agora estão muito bem os dois, acontece que anteontem reparei no meu escalar duradouro :) e reparei na papila dela que estava de fora eu este tempo todo a achar que era macho afinal era femea via a por os ovos e a papila era bem grossa... O outro escalar não tinha a papila de fora por isso na realidade não sei se é macho ou femea, mas o que me surpreendeu foi quando cheguei a casa e vi a folha cheia de ovos e a femea a tomar conta dos ovos e a afastar os outros peixes e o outro escalar do qual não sei o sexo andava do lado oposto a passear :S Isto quer dizer o que? Que acasalaram (se ele for macho) mas que não são casal? É que agora que já não a ovos nenhuns eles estão juntos na zona dos ovos... Nasceram alvins? Será que á alguma maneira de eu ver se nasceu algo? Obrigado ;)

Editado por Rikass
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O outro escalar tinha a papila de fora por isso na realidade não sei se é macho ou femea

Nestas circunstâncias é fácil distinguir: o orgão sexual do macho é mais fino que o da fêmea. De qualquer forma, uma vez que realizaram a postura, é um casal! :cool2:

Isto quer dizer o que? Que acasalaram (se ele for macho) mas que não são casal? É que agora que já não a ovos nenhuns eles estão juntos na zona dos ovos... Nasceram alvins?

Bem... se acasalaram são um casal! :tongue:

O que acontece, especialmente em casais jovens, é que há alguma descoordenação, acabando a fêmea por afastar o macho e posteriormente um dos dois a comer os ovos. Provavelmente nas posturas seguintes a coisa vai correr melhor.

Infelizmente os alevins demoram um bocado mais a nascer e serão facilmente visíveis (vão passar por uma fase em que são literalmente ovos com uma cauda a abanar :rolleyes:), mas antes disso ainda vão ter que superar uma das partes mais difíceis... o apagar das luzes! Como os pais não conseguem proteger os ovos, têm a tendencia de os comer. Uma dica: uma luzinha de presença apontada ao ovos costuma resultar.

 

Boa sorte,

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, mas o que quis dizer na primeira frase que citou: "outro escalar tinha a papila de fora por isso na realidade não sei se é macho ou femea", eu enganei-me, o outro escalar NÃO tinha a papila de fora por isso e que não consegui ver XD... POrque eu sei que a papila do macho é mais fina e mais pequena do que a da femea que é mais grossa...

Mas muito obrigado... Diga-me uma coisa, mas também não a possibilidade de serem duas femeas? Elas não fazem uma simulação de acasalamento ou assim?

Ou quando a mesmo a postura quer dizer que é casal? Se sim, realmente eles são jovens, mas não muito... E realmente reparei que avia só metade dos ovos quando fui ver de manhã no dia seguinte :S...

Mas não vi a femea a afastar o macho, como voce disse...

Então quando e que eles voltarão a fazer a postura? É que como disse só ela é que tomava conta dos ovos ele andava a passear do outro lado XD Pai desnaturado lol...

Editado por Rikass
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diga-me uma coisa, mas também não a possibilidade de serem duas femeas? Elas não fazem uma simulação de acasalamento ou assim?

Ou quando a mesmo a postura quer dizer que é casal? Se sim, realmente eles são jovens, mas não muito... E realmente reparei que avia só metade dos ovos quando fui ver de manhã no dia seguinte :S...

 

Há sempre essa possíbilidade, mas penso que esses casos não são muito comuns. Eu apostaria que são um casal.

Quando digo que são jovens não me refiro à idade dos peixes, mas à experiência de tomar conta dos ovos. Requer algum treino, por vezes não acertam à primeira! :tongue:

 

Então quando e que eles voltarão a fazer a postura? É que como disse só ela é que tomava conta dos ovos ele andava a passear do outro lado XD Pai desnaturado lol...

 

Bem... isso é difícil de prever... depende de muitos factores. Os meus não tinham cadência fixa... era quando lhes apetecia!

Quando a fêmea resolve afastar o macho, o que acontece é mesmo isso... ele cansa-se de levar porrada e simplesmente mantém-se afastado!!! :rolleyes:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, então da proxima vez o ideal será por uma luz de presença a apontar para o sitio dos ovos certo?

E outra coisa faço um tratamento para fungos enquanto os ovos estão no aqua?

Obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, então da proxima vez o ideal será por uma luz de presença a apontar para o sitio dos ovos certo?

 

Sim, com os meus resultava.

 

E outra coisa faço um tratamento para fungos enquanto os ovos estão no aqua?

 

 

Há quem faça sim, mas quando retira os ovos dos pais.

Enquanto forem os pais a tratar deles, a situação está controlada! :cool2:

 

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São ovos que não foram fertilizados e acabam por fungar. É normal que apareçam alguns. Os pais acabam por retirá-los para não estragarem os outros.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...