Fertilização com Elos


sabinonet

Recommended Posts

Viva

 

eu fiz uma montagem nova de um aquario plantado à cerca de 15 dias e queria começar a fertilizar

 

em principio estou a pensar utilizar os fertilizantes da Elos

 

ontem estive a fazer os testes à água e fiquei com uma duvida

 

fosfactos - 0,5 - 1

nitratos - cerca de 50

 

penso que os fosfactos estão num nivel aceitavel mas os nitratos estão muito altos

 

A MINHA DUVIDA:

 

se usar o Fase 2 não vou estar a adicionar ainda mais nitratos?

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva AiresJusto

 

Em relação aos Nitratos, disseram-me que devia fazer os testes à água com um outro kit, parece que o que eu tenho tem dado alguns problemas, como resultados falsos, por isso, vamos a ver com outro kit quais os valores que dá

 

em relação ao Setup aqui fica

 

aquario 120 x 50 x 50

substracto fertil - Ada

substracto principal - Ada new amazonia

luz - 4 x 54W T5

co2 - pressurizado 2Kg

filtragem - 2 filtros de 1000 l/h

UV - 15W

aquecedor externo de 300W

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva AiresJusto

 

Em relação aos Nitratos, disseram-me que devia fazer os testes à água com um outro kit, parece que o que eu tenho tem dado alguns problemas, como resultados falsos, por isso, vamos a ver com outro kit quais os valores que dá

 

 

Com o New Amazonia é natural que tenhas os Nitratos altos mas 50 mg/l parece-me demais (embora não seja impossivel) mas tambem não sei a quantidade de plantas tens no aquario. Eu lembro que no meu caso passados 15 dias tinham a volta de 20 mg/l com todas plantas que tinha projectado. Tambem há que verificar o facto desse substrato tambem libertar inicailmente grandes quantidade de amónio (NH4) que pode trazer picos de Nitratos (NO3) com o ciclo do Azoto.

Podes testar a água com outro teste para veres a qualidade do teu. Já agora qual é a marca?

 

Cumprimentos

Aires Justo

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tambem há que verificar o facto desse substrato tambem libertar inicailmente grandes quantidade de amónio (NH4) que pode trazer picos de Nitratos (NO3) com o ciclo do Azoto.

Podes explicar isso melhor?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o New Amazonia é natural que tenhas os Nitratos altos mas 50 mg/l parece-me demais (embora não seja impossivel) mas tambem não sei a quantidade de plantas tens no aquario. Eu lembro que no meu caso passados 15 dias tinham a volta de 20 mg/l com todas plantas que tinha projectado. Tambem há que verificar o facto desse substrato tambem libertar inicailmente grandes quantidade de amónio (NH4) que pode trazer picos de Nitratos (NO3) com o ciclo do Azoto.

Podes testar a água com outro teste para veres a qualidade do teu. Já agora qual é a marca?

 

Cumprimentos

Aires Justo

 

viva

 

realmente tive alguns picos de amonia e não sabia porquê, agora está explicado

 

em relação ao teste que tenho é da Sera

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes explicar isso melhor?

 

 

Li sobre isso já há bastante tempo e notei isso no meu aquario. Dá uma vista de olhos aqui neste site.

 

Na página 3 esta fixado que: "This is correlated well with the observation of high NH4-N levels in new aquariums due to leaching from new ADA aqua soil into the water column. Over time, this NH4 is taken up by plants,removed via water changes or is oxidized to NO3 by bacteria. NO3-N is low initially and increasedslightly over time, perhaps some of the remaining NH4-N was oxidized prior to analysis and drying(...)"

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Li sobre isso já há bastante tempo e notei isso no meu aquario. Dá uma vista de olhos aqui neste site.

 

Na página 3 esta fixado que: "This is correlated well with the observation of high NH4-N levels in new aquariums due to leaching from new ADA aqua soil into the water column. Over time, this NH4 is taken up by plants,removed via water changes or is oxidized to NO3 by bacteria. NO3-N is low initially and increasedslightly over time, perhaps some of the remaining NH4-N was oxidized prior to analysis and drying(...)"

Interessante... fiquei esclarecido. Obrigado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

fosfactos - 0,5 - 1

nitratos - cerca de 50

 

penso que os fosfactos estão num nivel aceitavel mas os nitratos estão muito altos

 

 

Mede os Nitratos que vem na água da torneira. Segundo o relatorio da SMAS Almada (Fornecedora da tua água) os Nitratos podem estar entre 6.2 mg/l e 37 mg/l.

Esta pode ser a explicação mais plausível do porquê de isso andar tão alto.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

comprei outro teste de Nitratos, este da Waterlife, o resultado que me dá não chega aos 20 enquanto que no teste antigo da Sera era para cima dos 50

 

e agora qual está correcto?

 

 

já agora, alguém sabe onde comprar fertilizantes da Elos na margem sul?

 

 

abraço

Editado por sabinonet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas qual é a diferença entre 20, 30, 40 ou 50 ppm?

 

Fertiliza normalmente, faz TPA e esquece os testes. Só dão dores de cabeça e como acabaste de constatar - não prestam para nada.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas qual é a diferença entre 20, 30, 40 ou 50 ppm?

 

Fertiliza normalmente, faz TPA e esquece os testes. Só dão dores de cabeça e como acabaste de constatar - não prestam para nada.

 

Concordo!!

Tens vários patrocinadores cá no fórum que vendem fertilizantes elos online.

 

Edit: Se não tens muita experiência em plantados, começa por usar a gama para amadores ( Planta1 e Planta2) pois com a gama expert a coisa é bem mais difícil e claro, mais cára...! ;)

Editado por Jorge.A.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais