Watts? Quais Watts?


Recommended Posts

Viva,

 

Espero estar a colocar este post no local certo.

 

A minha dúvida está relacionada com as unidades usualmente utilizadas para quantificar a quantidade de luz num aquário. É claro que o watt é a unidade de potência (joule/seg) e nada tem a ver com luminosidade (pelo menos directamente).

 

Quando se fala em watt's em aquariofilia, aparentemente não se fala também no tipo de lâmpada. Ora, todos sabemos que uma lâmpada de incandescência comum (por ex.), para a mesma potência (eléctrica consumida) emite muito menos luz que uma lâmpada fluorescente.

 

Quando se fala em watt/litro recomendados para a iluminação, estamos a falar de quê exactamente?

 

Rui V.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

A minha formação pode não ser a melhor para responder a essa pergunta, mas vou tentar.

Quando falamos em potência luminosa, é óbvio que estamos a falar em termos energéticos, tipo um vector de Pointing (ou lá como o senhor se chama). Daí os Watts/Litro, visto conseguirmos ter uma relação da Energia com a litragem do aquário.

Não estamos a falar de intensidade luminosa, que salvo erro, se expressa em Candelas.

Ainda podem perguntar porque é que não se podem usar lâmpadas incandescentes, tipo de filamento. A explicação é óbvia, consomem muito (para a luminosidade que se obtem) e o espectro deste tipo de lâmpadas está concentrado no infra-vermelho, ao invés do visível, que é o que nos interessa. Além do mais que aquecem bastante.

 

Quando se fala em watt/litro recomendados para a iluminação, estamos a falar de quê exactamente?

A potência descrita em cada lâmpada que utilizamos.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te reduzir um pouco a dimensão do problema...lampadas fluorescentes ou HKI...ja reduz bastante ...e é o nivel comum da aquariofilia.

 

Uma abordagem mais complexa é dificil. ja que dentro das fluorescentes Tens:

- T8, T5, fluorescentes compactas

 

- de balastro integrado, de balastro ferromagnético, de balastro electronico.

 

-Varias Temperaturas de cor

 

-Varias eficiencias...

 

enfim...um mundo

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...

...eu não posso ajudar nessa tua questão mas na minha óptica, teria mais lógica falarmos em lumens (quantidade de luz emitida) e kelvins (cor da luz) do que em watts(consumo da lampada) , pois todo nós sabemos que 60W de lampada incandescente não tem a mesma capacidade de iluminação que uma de 60W flourescente.

 

E penso que seria bem mais facil para todos, saber que um aquário xpto necessitaria de 10000Lumens (exemplo) e que caberia a nós escolher o tipo de lampadas para atingir a luminusidade desejada.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A questão colocada tem toda a pertinência!!!!

 

Contudo, desde sempre que a iluminação mais habitual e utilizada é a fluorescente! É nesse sentido que se limita a análise à potência das lâmpadas e não à itensidade luminosa.

 

Ainda assim, cada vez se fala mais, não só na potência, mas também no tipo de luz (cor, temperatura,...) com vista a uma boa eficiência.

 

Mais recentemente, começou-se a vulgarizar a utilização das HQI, que eram mais utilizadas em água salgada, contudo o padrão comparativo continuam a ser as fluorescentes.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.