Bateria com 4 aquários


Paulo Lisboa

Recommended Posts

De uma forma simples os teus CRS são cruzados com CBS, embora sejam CRS são portadores dos genes dos CBS.

Ao se cruzarem dois CRS com genes de CBS terás sempre o nascimento de CBS e CRS.

 

Existe aqui no forum tabelas que explicam isto é a questão de procurares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De uma forma simples os teus CRS são cruzados com CBS, embora sejam CRS são portadores dos genes dos CBS.

Ao se cruzarem dois CRS com genes de CBS terás sempre o nascimento de CBS e CRS.

 

Existe aqui no forum tabelas que explicam isto é a questão de procurares.

Clik, estás enganado...isso é assim quando tens apenas CBS e nascem CRS, ao contrário não resulta pois o gene negro é dominante sobre qualquer gene vermelho.

 

A justificação aqui podem ser apenas 2, tens 3 fêmeas CRS, e o macho? deve ser negro, seja a CBS ou panda ou até king kong. Por outro lado considerando que o macho é tb CRS, o que acontece é que alguma das tuas fêmeas parece CRS, mas na verdade é uma CBS com gene vermelho, com uma cor vermelho sujo, meio acastanhada. Eu tenho bastante crias nestes tons, que até passei do aquário dos CBS para os dos CRS, mas quando comparo a cor é diferente... são CBS (mascarados), deve-se sem duvida a um maior apuramento da cor vermelha em relação à cor preta, assim sendo o vermelho mesmo sendo recessivo tem mais tendência a revelar-se... é como uma mulher com mais testosterona, tende a ter mais pelos e massa muscular...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois portanto como não gosto de confusões CRS para a esquerda e CBS para a direita. Sim o dominante e o gene de CBS estive a rever isso mas como por vezes existe muitos cruzamentos até com goldens a mistura e sempre uma caixinha de surpresa mas pode ser o caso que tu referiste, o exemplo de mulheres com testosterona bom isso tens que ter cuidado nos dias de hoje se for só a testosterona vai que não vá biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Bom vamos la se não fugimos do assunto principal do tópico em si.

Editado por clik
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Luis moreira.

Não querendo ser chato nem mau, mas já te disseram para abrires um tópico teu, como já deves ter reparado este tópico é da bateria do Paulo Lisboa não a tua.

Faz-nos um grande favor abre um tópico teu e apresenta os teus aquas, de certeza tens coisas boas para mostrar.

Abre os tópicos que precisares ou então abre só um nos primeiros passos e vais perguntando as tuas duvidas.

 

Abraço

(Paulo, peço desculpa pelo Off-topic)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Que melhor dia para fazer um balanço que o último dia do ano? :)

Pois bem, em termos estéticos está tudo na mesma. Nada foi alterado.

 

Em termos técnicos foi adicionada uma bomba de ar SERA de 275 l/h aos dois primeiros aquas (os que têm ADA) tendo assim passado a ser alimentados por uma eheim 400 mais a Sera 275.

 

Actualmente as espécies estão assim distribuídas:

Aqua 1 (Ada) - F1s nascidos no aqua 2

Aqua 2 (Ada) - 1 KK, 1 Panda Blue, 2 Red Wine (todos os 4 taiwans são machos) e seis fêmeas F1s CRS/CBS

Aqua 3 (Akadama) - Red Rilis

Aqua 4 (Akadama) - F1s CBS de selecção e fêmeas Red Rilis ovadas + recém-nascidos Red Rili (muitos!) e recém-nascidos Taiwans do Aqua 2.

 

Passo a explicar, os red rilis pareciam estar com a doença do leite e isolei-os. Foram morrendo até quase ficar sem eles mas a dada altura pararam de morrer. Algum tempo depois apareceu uma fêmea ovada e decidi que todos os que nascessem não seriam misturados com os adultos já existentes.
Passei a ter as fêmeas no aqua 3 para ovarem, sendo depois levadas para o aqua 4 onde os pequenotes nascem. Tem corrido bem.

 

A procriação no Aqua 2 também tem corrido bem.
O KK e o Panda assumem as suas responsabilidades e tenho sempre as fêmeas carregadas.
Os Red Wine vieram muito novos e só agora começaram a subir para cima delas eheheh

Do que nasce tenho tido facilidade em fazê-los chegar a juvenis, altura em que os passo para o aqua 1 de forma a que não cheguem a fertilizar nenhuma fêmea.
Sucesso zero vinha tendo com os taiwans recem-nascidos. Via sempre diversos mas nunca passavam de recém-nascidos.

 

Assim foi andando até que um dia, sem saber como, descobri um recem-nacido KK no Aqua 4.
A única explicação para ter mudado de aquário terá sido ter ido agarrado a plantas flutuantes que tirei do Aqua 2 para o Aqua 4.

O facto é que, ao contrário do que sucedia no Aqua 2, sobreviveu sem problemas e é agora um juvenil KK.

Assim, nestes últimos dias, passei uma mão cheia de KK e um red wine, tudo recem-nascidos, para o aqua 4.
Vamos ver como corre... :)

Termino com votos de excelente 2014 para todos vocês.

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Feliz 2014 para ti também.

 

Isso aos poucos vai-se compondo. Deram muita dor de cabeça mas começas a recolher os frutos do teu trabalho, parabéns!

 

Faltaram as fotos... :tapfoot:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ora aqui vai um mega-post com direito a fotos com fartura :)
Não são grande coisa mas é o que se arranja...

 

ADA 1 - Aquapor de 50cm - CRS e CBS (sem genes)

Algo se passa aqui... taxa de sucesso das crias é muito baixa e tem demorado muito a consolidar a colónia. Vai crescendo em número mas muito, muito devagar.

1_zpsd4158a7d.jpg
2_zps5a9e589e.jpg
3_zps01d4e437.jpg

 

Passando à bateria, começamos de cima para baixo. Como podem ver, a estética dentro dos quatro vidros é algo que não entra nesta bateria :)

 

Aquário 1 - CRS e CBS F1 (todos nascidos no aquário 2, filhos de um taiwan com uma CRS ou CBS com gene)

Deste aquário nada a lamentar. Chegam aqui já 'juvenis', como eu lhes costumo chamar, e ficam para crescerem um pouco mais, antes de serem vendidos para 'alimentar' o vício.
Tenho alguns jovens com grades mais altas. Devo considerar vendê-los num pack à parte, mais tarde, quando chegarem a adultos.
1_zps32ec98b1.jpg
7_zps8b492293.jpg
6_zps49ecb257.jpg
4_zps3d183198.jpg
2_zps60826d94.jpg
5_zps63e7c24b.jpg

 

Aquário 2 - 1 Panda, 1 Red Ruby, 10 fêmeas e muitos 'infantis', entre eles alguns pandas que, pela primeira vez, estão a resistir e a chegarem a juvenis, algo que não vinha acontecendo pois todos os taiwans que nasciam desapareciam pouco tempo depois, não passando de recém-nascidos.
1_zpsb896a8ca.jpg
DSC_0420_zpsf18568a5.jpg
DSC_0375_zps507a61bf.jpg
3_zps18bc714a.jpg
DSC_0348_zpsab38128b.jpg
DSC_0307_zpsba981a6c.jpg
DSC_0302_zpsdba90b87.jpg
DSC_0309_zps2e32c212.jpg
DSC_0457_zps5a47f5b8.jpg
DSC_0438_zps359d3dc7.jpg
DSC_0433_zps0064efd1.jpg
DSC_0428_zps5933cb6e.jpg

 

Aquário 3 - Black Sakura

Colónia reduzida que espera melhores dias. Elas têm cores brutais, eles nem tanto...
É um aquário que está em 'mau estado' pois tem muitas algas. Nada que me preocupe muito, confesso.

1_zpsbe486ec4.jpg
DSC_0313_zps07504508.jpg
DSC_0279_zps662a08ab.jpg

 

Aquário 4 - 1 KK, vários CBS F1 e Red Rilis
Esta colónia de CBS tem crescido lentamente também. Já os red rilis vão se reproduzindo a bom ritmo.
O destaque deste aquário vai todinho para o KK que aqui apareceu ainda recém-nascido. Cresceu (ao contrário de outros taiwans recém-nascidos que aqui coloquei para testar) e está prestes a ser mudado para o aquário 2. Ainda não consegui ver se é M ou F.
1_zps57fd0d23.jpg
DSC_0270_zps8a09e4ef.jpg
DSC_0456_zps17d602cf.jpg
DSC_0317_zps910b3733.jpg
DSC_0358_zpsa9538fdf.jpg
DSC_0357_zps37d0aaaa.jpg
DSC_0353_zps5ca70a87.jpg
DSC_0337_zpsafa9b74e.jpg
DSC_0320_zpsf92977f7.jpg
DSC_0321_zpsaf832919.jpg

 

E é isto... :)
Muitas horas a olhar para eles e a desfrutar do trabalho que tive a construir esta estrutura!
Não tenho tido um sucesso estrondoso mas não me posso queixar.

Abraços para todos!

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está cada vez mais preenchido :thumbup3: agora tens que começar a pensar em aumentar a diversidade de espécies . E melhorar a qualidade das fotos :bleh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a espécies... não tenho intenção de misturar o que quer que seja nos dois primeiros aquários, o de F1s e o de reprodução de taiwans.
No que fica mais abaixo, o 4, tenho neocaridinas e caridinas. Tenho um pH muito baixo o que dificulta outras opções.
No 3 talvez haja margem para outras 'aventuras' mas tenho de pensar bem. Até porque tenho ainda mais dois pequenos aquários que estão prontos a receber novos 'amiguinhos' :)
DSC_0371_zpsdcc61c85.jpg

 

Vamos ver... (suspense!)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!

 

Bem isto promete! Estou mortinho por ver que espécies irás meter nesses dois aquas!

 

Quanto à escolha de espécies é sempre complicado quando temos de jogar com parâmetros! Eu por exemplo na minha bateria vou estar bastante condicionado uma vez que a filtragem é feita por sump!

Mas isto é um aparte!

 

Poderias colocar os parâmetros que tens na tua bateria, em cada um dos aquarios?

 

Cumprimentos,

 

Alexandre Ferreira

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esperes nada de especial nos dois aquas pequenos :)
A palavra suspense era na brincadeira eheheh

 

Quanto a parâmetros, não sei em concreto.
Devo ter phs abaixo de 6 no Aquapor de 50cm e nos aquários 1, 2 e 4, e pH 7 no aquário 3.
Nitratos não deve haver nada pois há flutuantes com fartura e dão conta deles.
O gH anda nos 4 e kH não sei.

Temperaturas andam nos 23.

Não havendo mortes, não vou fazer testes.

 

Fazer sump nunca foi opção para mim. Prefiro ter ambientes 'estanques' para os poder condicionar, se assim o entender.
Se fosse hoje, não teria metido o 3 e 4 com akadama. Tinha metido só num deles e, no outro, metia um substrato inerte.

Then again... assim ficou mais barato! LOL

 

Devo fazer uma leitura global do Aquapor 50cm antes de meter a funcionar um eheim 2211 que estou a preparar para ele.
Só para comparar alguns dias depois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Épá, isso está com muito bom aspecto, e há por aí lindos animais, é pena as baixas :unsure:

 

Esse sistema de filtragem por placa com substratos activos deixa-me um bocado reticente..., não tem dado problemas? As esponjas dos filtros não ficam sujas demasiado depressa?

 

LOL, gostei de ver os áquas com a mesa posta, é só por lá a comida e os meninos vêm petiscar biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Boa continuação.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhuns problemas! Manutenção é zero!
O mesmo digo das esponjas. Acho que só lavei uma e foi do Aquapor 50cm. Como já tinha mais tempo de funcionamento, foi para ver como estava.

Tão depressa não conto lavar nenhuma.

 

Quando aos animais... se eu calho a acertar na reprodução dos taiwans, fica a loucura, de tantos recem-nascidos que vou tendo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

Isso está a começar a arrancar!!!!.....

Mais do que merecido, muito bonitos esses ninos, e layouts como gosto, pouco aquascaping e muito de Shrimpscaping(desculpa Fabio, mas assim fica alguma publicidade,lol).

 

Fico muito Feliz que as coisas estejam a melhorar

 

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas palavras, Paulo :)

 

Sinto sempre que ainda há margem para maior entrega, para fazer mais pesquisa, para falar com breeders a sério, algo que não faço pois não me sinto nesse direito.

 

Por agora vou desfrutando destes resultados que vou tendo.
Um dia de cada vez! ;)
AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

layouts como gosto, pouco aquascaping e muito de Shrimpscaping

Pois aqui estou em completo desacordo, uma coisa é aquascaping virado para ganhar prémios, outra é achar que os aquários de invertebrados tem que ser feios e desinteressantes porque são para os camarões. Uma coisa é não ter jeito para fazer coisas bonitas, outra é esconder a nossa incapacidade afirmando que o importante é os camarões! É possível fazer aquários bonitos com plantas saudáveis sem necessidade de usar co2 e fertilizantes em doses industriais e nos quais os camarões sejam felizes e procriem abundantemente.

 

 

EDIT: desculpa António ao tentar Citar o teu post no telemóvel cliquei no editar e acabei por escrever neste tópico a resposta sorry :(

Editado por Paulo SS Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois aqui estou em completo desacordo, uma coisa é aquascaping virado para ganhar prémios, outra é achar que os aquários de invertebrados tem que ser feios e desinteressantes porque são para os camarões. Uma coisa é não ter jeito para fazer coisas bonitas, outra é esconder a nossa incapacidade afirmando que o importante é os camarões! É possível fazer aquários bonitos com plantas saudáveis sem necessidade de usar co2 e fertilizantes em doses industriais e nos quais os camarões sejam felizes e procriem abundantemente.

Boas,

 

APOIADÍSSIMO!!

 

:cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois aqui estou em completo desacordo, uma coisa é aquascaping virado para ganhar prémios, outra é achar que os aquários de invertebrados tem que ser feios e desinteressantes porque são para os camarões. Uma coisa é não ter jeito para fazer coisas bonitas, outra é esconder a nossa incapacidade afirmando que o importante é os camarões! É possível fazer aquários bonitos com plantas saudáveis sem necessidade de usar co2 e fertilizantes em doses industriais e nos quais os camarões sejam felizes e procriem abundantemente.

 

Estar em desacordo é algo legítimo. Já achar que preferir outra forma é uma desculpa para esconder incapacidades para fazer coisas bonitas, não me parece tão acertado...

Já agora, a quem te referias nesta parte do teu comentário?

 

Penso que nenhum de nós defende que não é possível fazer aquários bonitos e com plantas saudáveis. Mesmo que neles existam camarões, mais ou menos delicados.

 

Como já tive oportunidade de te dizer antes, as minhas razões são de ordem estritamente funcional.

Quero ver todos os animais que tenho dentro do aquário, e acredita que como os tenho, muitas vezes é bem complicado.

Quero ser capaz de perceber no próprio dia se me morreu algum animal e assim TENTAR de imediato perceber porquê (porque muitas vezes não se consegue identificar a causa...).

Não quero andar a fazer podas! Já há muito tempo que essa 'onda' me passou e tu sabes bem há quanto tempo tenho o 180 Litros desactivado na minha sala.

E quero ter facilidade em apanhar um determinado animal com a rede. Tenta fazer isso com muitas plantas e depois diz-me alguma coisa...

 

A terminar... gostei dessa do 'sejam felizes', como se o facto de procriarem fosse sinónimo de felicidade.

Isto se partirmos do princípio que estes animais têm emoções. Mas isso dava para um tópico à parte! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois aqui estou em completo desacordo, uma coisa é aquascaping virado para ganhar prémios, outra é achar que os aquários de invertebrados tem que ser feios e desinteressantes porque são para os camarões. Uma coisa é não ter jeito para fazer coisas bonitas, outra é esconder a nossa incapacidade afirmando que o importante é os camarões! É possível fazer aquários bonitos com plantas saudáveis sem necessidade de usar co2 e fertilizantes em doses industriais e nos quais os camarões sejam felizes e procriem abundantemente.

António totalmente de acordo, afinal tu agora é que baralhaste tudo.

Paulo não era para ti que o António escreveu foi para mim, mas passa ao lado, lol, pois em todos os tópicos em que falo do aquascaping, afirmo que sou um completo nerd no assunto, e um dia gostava de conseguir fazer como já alguns fizeram, Pedro Rosa, Francisco Matos, o nosso Miguel e mais uns quantos, mas como bem dito pelo Paulo cada um tem direito à sua opinião, e a minha é diferente pois apesar de gostar de ter um aqua desses, não colocaria camarões.

Continuarei sempre a dizer que prefiro para os camarões o shrimpscaping (UPS ! again lol) .

Apesar de adorar aquas dos aquascapers, e também, adoro bastante os aquas ditos holandeses esses então fico maravilhado.

Mas fica prometido António, um dia combinamos e vamos ter um curso com esses aquascapers e depois tu colocas shrimps no teu e eu coloco uns lindos tetra ember, que dizes? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nesse aspecto eu acho que no "centro" está a virtude :thumbup3:

 

É possível manter áquas com um aspecto muito razoável e ao mesmo tempo manter condições muito boas para camarões sensíveis, digo eu... Se calhar não terão elevadas taxas de sucesso, mas têm pelo menos razoáveis...

 

Os meus áquas de marisco, por exemplo estão na sala, não são nenhum primor de aquascaping, nem poderiam ser por mais que eu quisesse :rolleyes: , mas tento mantê-los limpinhos e com plantas e musgos saudáveis, senão a "patroa" dá-me nas orelhas... :whocares:

 

Abraço ;)

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estar em desacordo é algo legítimo. Já achar que preferir outra forma é uma desculpa para esconder incapacidades para fazer coisas bonitas, não me parece tão acertado...

Já agora, a quem te referias nesta parte do teu comentário?

 

Penso que nenhum de nós defende que não é possível fazer aquários bonitos e com plantas saudáveis. Mesmo que neles existam camarões, mais ou menos delicados.

 

Como já tive oportunidade de te dizer antes, as minhas razões são de ordem estritamente funcional.

Quero ver todos os animais que tenho dentro do aquário, e acredita que como os tenho, muitas vezes é bem complicado.

Quero ser capaz de perceber no próprio dia se me morreu algum animal e assim TENTAR de imediato perceber porquê (porque muitas vezes não se consegue identificar a causa...).

Não quero andar a fazer podas! Já há muito tempo que essa 'onda' me passou e tu sabes bem há quanto tempo tenho o 180 Litros desactivado na minha sala.

E quero ter facilidade em apanhar um determinado animal com a rede. Tenta fazer isso com muitas plantas e depois diz-me alguma coisa...

 

 

Ao tempo que já te conheço sei perfeitamente o que gostas ou não, temos desacordos em muitas coisas mas isso só fortalece a nossa amizade :). Eu respondi à opinião do Conceição que acha que o mundo é preto e branco. E eu sei perfeitamente o trabalho que dá de cada vez que ponho o camaroeiro dentro de agua :P Mas não invalida que se possam criar aquas de camarões com um sentido estético. Não precisa de ser um plantado hitech, às vezes basta usar uma pedra ou um tronco bonito e uns musgos para se conseguir uma coisa agradável. Tal e qual como tens no ada 1.

 

 

António totalmente de acordo, afinal tu agora é que baralhaste tudo.

Paulo não era para ti que o António escreveu foi para mim, mas passa ao lado, lol, pois em todos os tópicos em que falo do aquascaping, afirmo que sou um completo nerd no assunto, e um dia gostava de conseguir fazer como já alguns fizeram, Pedro Rosa, Francisco Matos, o nosso Miguel e mais uns quantos, mas como bem dito pelo Paulo cada um tem direito à sua opinião, e a minha é diferente pois apesar de gostar de ter um aqua desses, não colocaria camarões.

Continuarei sempre a dizer que prefiro para os camarões o shrimpscaping (UPS ! again lol) .

Apesar de adorar aquas dos aquascapers, e também, adoro bastante os aquas ditos holandeses esses então fico maravilhado.

Mas fica prometido António, um dia combinamos e vamos ter um curso com esses aquascapers e depois tu colocas shrimps no teu e eu coloco uns lindos tetra ember, que dizes? ;)

 

Mas passa ao lado porque meu menino? :P A verdade é que como já referi acima é possível haver um compromisso que seja visualmente agradável e ao mesmo tempo um bom habitat para estes pequenos seres. Aliás não percebo o que queres dizer com shrimpscaping, já fui ao google e tudo à procura de uma definição e não encontrei nada que diga que significa "aquários despidos apenas com camarões".

 

Quanto aos cursos que falas, é quando quiseres. Já agora, tens noção que os nomes que referes tem aquas hitech e não tem problemas em colocar lá camarões a levar com fertilizantes à bruta, multiplas tpa e adição de co2 à fartazana? :doofywave:

 

 

Boas,

 

Nesse aspecto eu acho que no "centro" está a virtude :thumbup3:

 

É possível manter áquas com um aspecto muito razoável e ao mesmo tempo manter condições muito boas para camarões sensíveis, digo eu... Se calhar não terão elevadas taxas de sucesso, mas têm pelo menos razoáveis...

 

Os meus áquas de marisco, por exemplo estão na sala, não são nenhum primor de aquascaping, nem poderiam ser por mais que eu quisesse :rolleyes: , mas tento mantê-los limpinhos e com plantas e musgos saudáveis, senão a "patroa" dá-me nas orelhas... :whocares:

 

Abraço ;)

 

Nem mais António :cool2:

 

E para finalizar quero comentar esta parte:

 

 

A terminar... gostei dessa do 'sejam felizes', como se o facto de procriarem fosse sinónimo de felicidade.

Isto se partirmos do princípio que estes animais têm emoções. Mas isso dava para um tópico à parte! LOL

 

 

Os teus camarões sendo membros respeitáveis da Igreja do Camarão Redentor ao domingo após ouvirem o pastor Lisboa aconselhar "crescei e multiplicai-vos" fazem o servicinho :P sem direito a preliminares nem cigarrinho no final .

 

Ora cá por casa os meus camarões sendo membros proscritos dessa igreja por gostarem muito de procriar não apenas ao domingo mas também no resto da semana e com trocas de casais e tudo :P parecem-me a mim muito felizes e sempre que podem vão para trás das moitas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais