Bateria com 4 aquários


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Corrigido!
Ob pelo alerta!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

Ora aí está um projecto muito engraçado e com bom aspeto... quem diria que uma bateria de aquários até ficava bem numa sala :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo elogio, Pedro.

A nivel estetico, ficou como idealizei. Tinha de ser para poder ficar na sala. :)

Talvez ainda venha a pensar em tapar a saída de luz pela parte de tras mas, de resto, ta terminada.

 

Enquanto vai cilcando, tenho-me entretido a idealizar formas de reduzir o barulho das bombas de ar e dos tubos dos filtros de fundo.

Ja estou a trabalhar para fazer caixas revestivas a cortiça para as bombas de ar e vou mudar as peças por onde saem as bolhas de ar.

Vou usar as da Aquapor (como tenho no Ada I), porque essas nao fazem barulho.

Mais 'artesanato' mas vai valer a pena...

 

Entretanto ando a bater com a cabeca nas paredes porque cada termometro que tenho, dá-me uma leitura diferente!

Ou seja, qual é o k esta certo?...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de muitos testes e experiências, cheguei à conclusão que devo mudar as saídas dos tubos elevadores dos filtros de fundo.

É que com as saídas da Aquapor (em formato de bico de pato, como tenho no ADA I) não faz barulho, ao contrário do que acontece com estas.

Amanhã vou tentar ir a Benfica comprar.

 

Ainda a propósito de barulho, e depois de ouvir os sábios conselhos de bricolage do brancaman, decidi avançar com a construção de umas caixas de redução de ruído para as bombas de ar.
Tinha aqui uma peça de contraplacado fino que não usava do móvel da TV e decidi torná-la útil!
Podem ver duas fotos abaixo, onde dá para perceber que usei perfil a 90 graus colado com silicone para lhes dar forma.
Agora estão a secar e depois serão forradas com rolhas de cortiça cortadas ao comprimento para isolar melhor o barulho produzido.
Vamos ver o que sai dali...

DSC_0278_zps8b35e7f9.jpg

DSC_0277_zps847e5cda.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para registar na cronologia do ADA I que o red wine, depois de alguns dias sem o ver, ainda por lá anda! Pelo menos um está lá. (cheguei a ver dois...)
Confesso que estava com receio de que tivesse morrido pois tenho poucas expectativas nesta primeira leva de nascimentos num aquário tão recente.

 

No resto, noto que o número de juvenis já é muito inferior ao número de recém-nascidos que há algum tempo contei (uns 12 ou 15, já não me lembro).
Presumo que tenha, desta primeira desova, uns 6 juvenis.

 

Entretanto, a minha filha ontem trouxe-me mais boas notícias, ao chamar-me para ver novos recém nascidos.
Eu bem andava de olho no aquário a ver se os via pois já tinha notado que a fêmea já tinha largado os ovos mas não via recém nascidos e até pensei que tivesse largado os ovos antes de tempo.
Afinal, tou é a ficar pitosga e teve de ser ela a conseguir identificar os novos 'inquilinos' :)

 

No que respeita à bateria, nada de novo.
Continuo a adicionar comida dia sim, dia não, para fomentar o ciclo e vou deixando andar a coisa...
As caixas para as bombas de ar ainda não estão concluídas porque falta-me rolhas de cortiça para acabar de forrar por dentro.
Tudo a seu tempo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de volta para partilhar convosco algumas curiosidades.
A primeira é que me nasceu uma planta de caule num dos aquários com ADA que está a ciclar.
Sem que tenha plantado o que quer que seja, eis a inesperada visita, a qual irá sair, possivelmente amanhã, para não colocar em risco o filtro de fundo.
DSC_0283_zps3f1be2ac.jpg
DSC_0284_zps22addc04.jpg

 

Por falar em visitas, eis as que mais me têm preocupado.
São larvas que devem ter sido depositadas no aquário por mosquitos.
Já tirei perto de uma dezena. A parte boa é que hoje ainda não vi nenhuma. É manter os dedos cruzados porque confesso que estou preocupado com estes amiguinhos.
Estive a ver uma no microscópio da minha filha e deu para perceber que têm o corpo anelado, de um branco baço, e que têm a cabeça preta e terminam numa forma pontiaguda, achatada, ao contrário do resto do corpo que é cilíndrico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, a minha filha ontem trouxe-me mais boas notícias, ao chamar-me para ver novos recém nascidos.

Eu bem andava de olho no aquário a ver se os via pois já tinha notado que a fêmea já tinha largado os ovos mas não via recém nascidos e até pensei que tivesse largado os ovos antes de tempo.

Afinal, tou é a ficar pitosga e teve de ser ela a conseguir identificar os novos 'inquilinos' :)

 

Paulo, qd nasceram os meus primeiros CRS tb foi a minha filha que os descobriu... Eram minúsculos :)

 

Pedro.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehehe Ela dá-me uma boa ajuda nesse capítulo :) :-) :)

Já agora, aproveito para deixar uma foto que tirei com o tlm há uns dias e para dizer que mudei as saídas dos tubos elevadores.
Passei a usar os 'bicos de pato' dos tubos da Aquapor e ficou MUITO mais silencioso.
Hoje comprei 100 rolhas de cortiça para forrar as caixas que estou a fazer para as bombas de ar e tenho fé que também reduza consideravelmente o barulho por elas feito.

DSC_0276_zpse404f7e1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

Espero que desta vez tudo corra sobre Rodas.

Já tens projecto para todos os aquas ?

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

Isso aí ao lado dos aquários é a TV ou outro aquário?

Se for a TV, não te faz confusão tanta luz dos aquas mesmo ao lado? :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Fala-me dessas caixas para as bombas de ar, é que tenho duas a funcionar e são um pouco barulhentas... como vais fazer isso e com as rolhas?!


é pena esses PH's mas se fosse o meu caso, apostava nuns blue tiger orange eyes ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

B(...)

Já tens projecto para todos os aquas ?

 

Não serei muito ambicioso... todos eles são novos e tenho de ir com calma...

Em cima CRS (e taiwans que venham dos F1s do ADA I), no segundo CBS e depois neocaridinas a definir.

Tanto podem ser yellows, como sakuras, rilis, etc

Isto sem esquecer os babaulti green que tenho actualmente no meu ADA I.

 

 

Paulo,

 

Isso aí ao lado dos aquários é a TV ou outro aquário?

Se for a TV, não te faz confusão tanta luz dos aquas mesmo ao lado? :)

 

Pedro.

Nops :)

Não faz diferença nenhuma porque a luz nem é assim tanta como isso. São leds dos baratos, não te esqueças ;)

 

Boas Paulo

 

Fala-me dessas caixas para as bombas de ar, é que tenho duas a funcionar e são um pouco barulhentas... como vais fazer isso e com as rolhas?!

 

 

é pena esses PH's mas se fosse o meu caso, apostava nuns blue tiger orange eyes ;)

 

Cumps

Bem, a ideia é bastante simples e ainda carece de confirmação de que funciona bem... sendo bombas de ar não dá para fazer caixas estanques porque o ar precisa de entrar.

Assim, peguei numa placa fininha que lá tinha, cortei pedaços e fiz todos os lados das caixas, deixando para o fim o lado por onde passa o cabo de alimentação e os tubos de ar.

Numa das caixas já comecei a colar (com silicone) as rolhas que cortei previamente ao meio. Vou revestir as caixas com elas, por dentro.

Ontem comprei 100 no Continente por 5 euros! Nem sabia que se vendiam assim! LOL

Depois meto uma foto do estado actual.

Só estou numa de 'pagar para ver' porque a caixa terá sempre de ficar com aberturas para passar os tubos de ar e o cabo de alimentação.

Vamos ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

B(...)

 

é pena esses PH's mas se fosse o meu caso, apostava nuns blue tiger orange eyes ;)

Esta parte não percebi. A que te referes quando falas dos pH's?

Curiosamente sou um confesso apaixonado de blue tigers. Deep, de preferência! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André Miranda, eis a foto.
Agora está a secar. Depois irei forrar as restantes paredes interiores.

DSC_0212-2_zps5859ee61.jpg

 

Tenho muitas dúvidas que faça grande diferença mas sempre me vai mantendo entretido enquanto os aquarios vão ciclando :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, pelo que percebi, os teus Ph's rondam os 7 +/- certo? é um PH que os blue tiger preferem :) ve aqui: http://www.shrimpkeeping.com/

 

Hmm, quanto a essa caixa ja deu para perceber a ideia. Espero que resulte para depois ir eu ao continente ahah

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o Ada estou nos 5,5.

Com o Elos Terra, que está nos dois cubos pequeninos e veio do aqua de um amigo (e já tem uns aninhos de uso), tenho 6.

Nos que têm akadama ainda não medi por estar a ciclar...

 

Da torneira sai acima de 7.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dscp ser tão sintético mas tou via tlm :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faz mal Paulo, o ideal era um aquário com o substrato inerte e manter o PH da torneira! Mas depende sempre das escolhas, claro ;)

 

eu acho que vou ter de desistir da ideia sulawesi e montar o aquário para conseguir separar os TB's, assim conseguia ter um só para os vermelhos e outro aquário só para os pretos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trabalho acabado!
Agora está a secar :)

Fica uma foto do interior e outra do lado que ficará virado para a parede, por onde sairá o cabo de alimentação (que não sai, o que me impede de resolver a questão com uns furos...) e os dois tubos de ar.

DSC_0287_zpsa79d1617.jpg
DSC_0288_zps122ac831.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo

 

bem...

demorou,mas valeu a pena.

essa bateria está um espetaculo.

 

agora é esperar por um bom ciclo em todos os aquarios e começares a introduzir os meninos para mostrares ao pessoal.

:)

 

continua com o bom trabalho e boa sorte com isso

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos elogios, demanuel!:)

 

Quanto ao ciclo, conto hoje, duas semanas depois de os ter montado, começar a fazer tpas de 50% em cada um deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos elogios, demanuel!:)

 

Quanto ao ciclo, conto hoje, duas semanas depois de os ter montado, começar a fazer tpas de 50% em cada um deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Notas diferenças a nível de ruído com essas caixas Paulo?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noto sim.
Ainda há margem para melhorar, nomeadamente com a limitação da saída de ruído para parte que tive de deixar aberta para passar os dois tubos de ar e, especialmente, o cabo de alimentação (porque não dá para o tirar da bomba...) e com a aplicação de uma borracha fininha na base mas fica melhor.

Já tenho aqui um clip onde gravei uns segundos em que vou levantando e baixando a caixa. A diferença no som é entre o 'estar' com a caixa levantada e com a caixa poisada. Espero que dê para ter uma noção mas tem de se ouvir com o som bem alto!

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais