Recommended Posts

Boa noite,

 

comprei hoje um aquário de 210Lt. no qual quero fazer um plantado.

As alternativas em termos de substratos são tantas que já não sei o que escolher.

 

 

Pensei em pôr:

 

-Tropica Plant Substrate 5L ou 10 L (camada inferior)

- JBL MANADO 25L (camada superior)

 

Flora:

 

- HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES

- CRYPTOCORYNE UNDULATOS KASSELMAN

- VESICULARIA MONTAGNEI

- ELEOCHARIS VIVIPARA

 

Fauna:

 

- Neons

- Ancistrus

- Discus

- Caridina gracilirostris

 

Alguém me pode ajudar?

Editado por BernardoPintoDeAbreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou bastante inexperiente ainda, mas acho que deves ponderar primeiro o que vais plantar lá, e que necessidades específicas têm as plantas bem como a fauna que vais pôr lá dentro e só depois escolher o substrato consoante isso. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vanda, já especifiquei o que pretendo ter no aquário para ser mais fácil :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que ter que consciência que para manteres a HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES e também para teres a elecharis vivipara a crescer saudável vais precisar de muita iluminação, injeção de co2 e também fertelização regular, para além de um bom substrato fértil.

Sem isso é impossível desenvolveres a planta

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, precisamente por isso perguntei que substrato seria mais indicado.

Quanto ao CO2 e iluminação estou informado, mas obrigado cmam ;)

Editado por BernardoPintoDeAbreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O ppl que conheço que montaram aquas com Manado não conseguiram agarrar bem a Cuba, manado é muito leve e é dificil para agarrar a bicha ao chão... Existem algumas técnicas para o fazer mas como eu desisti de plantar e voltar a plantar cuba :) não sou a melhor pessoa para te o dizer ...

 

Outra coisa são os ancistrus, para mim não vai ser positivo pois vão levantar-te a Cuba, só os deves introduzir depois de ela estar totalmente agarrada e mesmo assim não é totalmente claro que não te vão levantar a planta.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, obrigado pelo conselho. Se calhar vou-me virar para Elos,

quanto aos ancistrus aconselharam-mos para que eles façam limpeza durante a ciclagem do aquario, bem como os camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, obrigado pelo conselho. Se calhar vou-me virar para Elos,

 

Elos é caro mas uma boa escolha.

 

quanto aos ancistrus aconselharam-mos para que eles façam limpeza durante a ciclagem do aquario, bem como os camarões.

 

Não aconselhava meteres esses peixes se quiseres ter "Cuba".

Se quiseres meter vivos (poucos) no incio da montagem (passadas 24 hrs) aconselho-te a introduzir antes disso um acelarador biologico tipo Sera Nitrivec.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elos é caro mas uma boa escolha.

 

 

 

Não aconselhava meteres esses peixes se quiseres ter "Cuba".

Se quiseres meter vivos (poucos) no incio da montagem (passadas 24 hrs) aconselho-te a introduzir antes disso um acelarador biologico tipo Sera Nitrivec.

 

Prefiro investir e ter alguma garantias! Quanto aos ancistrus ainda me vou informar, e ver que outras alternativas existem, para alem dos "quimicos".

 

Obrigado ;)

Editado por BernardoPintoDeAbreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partilho do que já foi dito por aqui, e aproveitava para reforçar que :

 

o menos fauna possivel enquanto o tapete pega e alastra. Muito menos ancistrus. E mesmo dp de um tapete bem fechado e agarrado esse menino vai fazer das suas.

 

Para limpeza em tapetes o melhor são camaroes. Pegas em 10 reds, dentro de dois meses tens 100 e voilá.... Um batalhão de limpeza!

Claro que dp se quiseres discus, eles vão achar uma iguaria (aos Reds).....mas como tudo na vida temos de priorizar e fazer escolhas!

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A equipa de limpeza deve em minha opiniao ser compodta por camaroes e ottos e saes.

 

podes optar pelos amano como sao maiores nao eztao tao vulneraveis...

 

mas os meus com rams e escslares foi um ai que se lhes deu...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bibas,

 

Camarões e ottos acho bem, agora os saes são uma lástima como limpadores e bué stressantes para a restante fauna.

 

Digo eu que comprei essas feras e desfiz-me deles o mais rapidamente possível, algas eram alérgicos, só queriam era pastilhas e perseguir os outros peixes...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo António,

 

De certeza que eram SAE's? os CAE's é que tem essa fama, pelo menos de serem maus para os outros peixes... Quanto a gostarem de pastilhas bem os meus devo confessar que também vão atrás dessas mas continuam a comer algas não como quando eram únicos no aqua e só tinham algas como comida :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

:chair: , tens razão, os meus eram CAE's, que bichos mais stressantes...

 

Para algas, camarões sem dúvida, os amanos e os reds, em peixes os ottos são os melhores que conheço.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de substrato ja estou servido, comprei JBL basic, e Elos Terra. Vamos ver se funciona! Mais para a frente vem flora e depois alguma fauna ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.