Ajuda PH Alto


Recommended Posts

Boa Tarde a todos, sou novo por aqui, tenho um aquário 100 comprimento 50 de largura e 60 de altura 2 troncos um deles tem 50 de altura e 15 de espessura fora as ramificações tenho várias anúbias, umas estão no areão outras estão agarradas a cocos e troncos. Tenho CO2 pastilhas coloco uma todos os dias. Tenho 4 escalares pequenos uma colisa macho e duas fêmeas duas coridoras um botia palhaço três limpa vidros siameses e alguns gupys (estes estão a morrer :confused4: ). Filtro jbl cristalprofi e900, com cerâmicas carvão e trufa ( tenho a água toda amarela :mad: ) Temperatura nos 27.

 

O pH do meu aquário devia estar 6.8, pois pretendo ter peixes de 7. Mas fiz o teste hoje do ph e está nos 7.8, como posso baixar o pH sem adicionar produtos químicos. Digam o que está mal para poder melhorar, faço os tpa todos os dias de cinco litros com água de ph 7.

 

Desde já o meu muito obrigado a quem me puder ajudar.

 

Queria uma saber também como posso voltar a ter a água cristalina

Editado por nunooliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

alem de a meu ver teres peixes a mais (a meu ver claro) e mal distribuidos

perguntas

areão? que tipo tens é calcareo?

o carvão no filtro está lá àquanto tempo? (se não metes-te nenhum produto quimico retira-o)

os guppys estão a morrer de que?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nenhum químico nem nada disso, mas pelo que "sei" a amónia (gases e essas coisas NH4OH) é básica e sendo misturada em água esta fica alcalina. Alguém que me corrija se estiver enganado e que explique melhor para possível melhor entendimento

 

O teu substrato não é calcário tal como perguntou o Eliezer?

Como está o nível de amónia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os restantes parâmetros estão dentro dos níveis, não tem amónia nitritos nitratos etc. O areão é preto fino, já fiz o teste de calcário e não é… Muitos peixes!? O aquário tem salvo erro 240 litros… São muitos peixes! Tenho dezasseis!? O carvão tem uma semana…Não coloquei nenhum produto químico só queria voltar a ter a água cristalina e achei que o carvão podia ajudar… Estou errado? Ajudem… Os Guppys estão a morrer nem sei porquê, não aparentam doença nenhuma, hoje quase que vi a morrer um… Dei de comer esse guppy que morreu comeu bem passados dez minutos estava morto em cima do tronco… Com este já vão 5 em 15 dias estão bem num dia no outro estão mortos… Obrigado por terem respondido tão rápido… Também nunca estive num fórum não sei muito bem como isto funciona mas vou descobrindo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que decorações tens no aquário? Que tipos de pedras tens?

Coloca fotos.

Sempre que fazes uma TPA alteras os parâmetros da água e pode estar aí um problema.

Porque não fazes TPAS de 15 em 15 dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PH de 7.8 é muito para a fauna que tens. Ora bem, visto que andas a fazer TPA's todos os dias, nem que seja de 5L, estás a causar variações nos valores do PH e os peixes não toleram isso, daí estarem a morrer alguns. Deixa as TPA's que não te vão fazer mudar isso.

Tens de descobrir o que está a causar isso.

O Jorge falou bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decorações não tenho nada de especial só uma ruína de 15 cm…Não tenho pedras…

Vou começar a fazer de 15 em 15 dias… Tenho medo é que o ph suba mais, mas vou fazer…

Não sei colocar fotos (ainda) … Já coloquei a turfa por isso é que tenho a água todo amarela para meu desgosto…

Eu sei que que não aguentam por isso pedir ajuda a quem sabe…

Acabei de jantar agora fui ver o aquário e estava mais um guppy morto… Alguém tem mais ideias…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para colocar fotos, há um artigo no fórum que até se chama "manual para tótós" LOL

Está aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal teres o pH alto até porque o mesmo varia de 8,1 a 6.2. Podes ver os relatórios da empresa responsavel pelo abastecimento Águas do Sado.

 

Para baixares o pH tinhas que ter alguma fonte de ácidos como os húmicos ou ácid carbonico. Por exemplo se meteres um substrato da Ada Aqua Soil Amazonia como eu tenho ou Elos Terra vão te baixar o pH e estabilizam-no. Eu por exemplo não precisava disso porque a minha água da torneira é mole e tenho uma Dureza total de menos de 1 mg/L de CaCO3 enquanto tu tens por exemplo 132 mg/L de máxima e 50 de mínima. Não admira que tenhas o pH alto.

 

http://www.aquahobby.com/articles/e_adjusting_pH.php

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas dúvidas, a quanto tempo tem os aquário montado, e que tipo de areão tens no aquário?

 

já agora que tipo de garrafão usas (so precisas de ter a água a descansar 48h)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu só acho estranho como é que o pH sai da torneira a 6,8 e está no aquario a 7,8...0.o

alem disso os guppys são conhecidos pela sua resistencia logo tens alguma coisa terrivelmente fora dos parametros

 

os peixes não morrem por causa do pH mas por causa do que o esta a fazer variar.

verifica as caudas dos guppys se apresentão cortes, rasgos ou se parecem estar a desaparecer...

(procura se tens algum peixe morto no aquario...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia. Eu faço sempre o teste do ph da água que vou colocar no aquário (torneira) e sai sempre entre os 6.8 e 7. O meu aquário está montado á 6 meses mas já vinha de outro aquário mais pequeno o areão as plantas, água e peixes. O que não estava no outro era o tronco. O areão é preto com 2mm a 3mm não sei a marca mas custa o saco de 5 KG 14,90 euros. Em relação ao descanso da água pensava que demorava mais tempo a evaporar o cloro!!!

 

Os guppys não apresentam nenhuma doença como já referi, aparentam estar bem, cinco minutos depois morrem. Os valores dos restantes testes estão bem. Não tenho nenhum peixe morto só tenho 15 e é mito fácil contar.

Editado por nunooliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que faria, para começar medir a água da torneira ao fim de 48h, que vais colocar, para saber o real ph, dela sem os quimicos estarem a fazer alterações.

 

Depois tirava o carvão do aquário e tirava as pastilhas, também mudava a comida que usas (pancada minha mas com o calor as comidas secas de animais também mudam características). Ou seja retirar o máximo de elementos que puderes que possam criar problemas, de maneira a tentar isolar e descobrir o problema.

 

Se o ph continuar a subir já sabes que sobra areão e decoração como possibilidade ( os 2 troncos sempre tiveram no aquario ou algum foi colocado recentemente?)

 

Outra coisa, os cocos não estão acumular detritos no interior, podem causar zonas de poluição ( concentração alta de detritos no seu interior, que não saem por não haver circulação no interior, a entrada de um peixe lá dentro pode causar uma intoxicação no mesmo). Já tive esse problema numa montagem em forma de montanha com pedras, que criavam uma zona sem circulação de água e que acumulava detritos( criando uma zona poluida dentro do aquário) tive guppys a morrer durante semanas até descobrir aquela acumulação de detritos, mudei a montagem e os problemas acabaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cocos têm anúbias agarradas… Um dos troncos (o maior) Foi colocado à duas semanas é de videira…Foi colocado para baixar o Ph como a turfa mas isso não aconteceu…

 

Voltas a prender mas verifica o interior dos mesmo.

Fizeste tratamento ao tronco antes de o meter no aqua.

 

Já agora tens a certeza absoluta, que ninguém anda a limpar o vidro ou as tampas do aquário com algum produto, que possa ir parar a água. As mulheres as vezes com as limpezas, a minha chegou a meter limpa vidros para limpar o vidro de fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ir perguntar se anda a lavar o vidro :( .

Vou retirar as anúbias para ver o que dá...Onde comprei disseram que o tronco já estava tratado huuummm.

Vou sair do trabalho agora e vou para casa, já tenho medo de olhar para o aqua... Vamos ver o quem foi hoje :-/.

Editado por nunooliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é necessário tirares as anúbias, mas se quiseres coloca-as numa bacia com água, não as deites fora porque decididamente elas não são o teu problema. Podes é tirar o coco a ver.

 

Olha outra coisa, faz assim: tira um bocado da água do aquário (o suficiente para o teste do PH) e faz o teste. Depois tiras outro bocado de água, mas nesta aqui põe algum areão nela e deixa descansar um bocado, depois faz o teste PH. O teu areão pode não ser calcário mas pode estar a contribuir para uma alcalinidade da água, não perdes nada em confirmar.

 

Ora bem

 

2 amostras: 1 sem areão e outra com areão.

objetivo: descobrir se o areão te está a causar problemas de PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos mesmo tratados, quando vêm da loja devem ser fervidos. Eu deixo sempre a ferver e depois meto num balde onde pelo menos ando alguns dias a fazer mudas de água. Eles apanham pó nas lojas e não se sabe por onde andaram,(chão, caixas, etc) podendo apanhar elementos nocivos para o aqua.

 

Também faria o teste ao areão por via das dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, cheguei a casa e não tinha nenhum peixe morto (até agora) estou mesmo contente… Ontem desfiz 2 colheres de sopa de sal e coloquei dentro do aqua... Parece que os peixes ganharam vida e o ph quando fui fazer o teste estava em 7.6, fiz em dois testes diferentes. O teste normal tem uma escala até aos 7.6 e comprei um para ciclídeos que vai até aos 8.6. Vou fazer isso do areão acho que é uma boa ideia…. Já retirei os cocos… Vamos ver agora… continuem a dar mais ideias parece que está a resultar… Agora como posso voltar a ter a água cristalina… Tiro a turfa!? Eu não fiz tratamento ao tronco mas esteve dentro de água durante dois dias…tinham razão em relação ao descansar da água fiz o teste ao cloro de um garrafão que estava a descansar á dois dias e já não tinha cloro.

Editado por nunooliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.