Joao krub

Membro
  • #Conteúdo

    144
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Joao krub

  1. Vermes minusculos? Nao sera crias dos guppys ou caracois? Tenta colocar uma foto disso
  2. Há aqui uma confusão: uma coisa é testar a amónia, outra coisa é iniciar a produção de amónia. Explico: - para testares a amónia tens de ter teste específico de NH3 e NH4 (é o mesmo teste). - a introdução de peixes não faz o teste da amónia, isso faz começar o processo do ciclo de azoto. Ora bem, resumidamente, o ciclo do azoto começa com a produção de amónia. A amónia resulta da decomposição de várias coisas, estas que podem ser os excrementos dos peixes, ou a decomposição de comida que se deita no aquário. Pelo que vi, começaste o ciclo do azoto querendo ter peixes (2 guppys), ora eles vão fazer caca e isso vai resultar no aparecimento de amónia (muito mau para os peixes). Depois de teres um pico de amónia ela desaparece e fica transformada em nitritos. Depois do pico de nitritos aparece os nitratos. E resumidamente fica o ciclo completo. Durante o processo, a amónia e nitritos é muito mau para os peixes! Acredito que os guppys não se vão aguentar por causa disso e por causa do teu PH que é alto para os guppys. Não quero que percas o ânimo, se os guppys morrerem e mesmo que não morram, não ponhas mais peixes. Tenta perceber o ciclo do azoto... vou resumir: Tu meteste os peixes e sim o ciclo do azoto vai começar. Tens os peixes a "produzir amónia e como eles têm de se alimentar tens de deitar comida. Ora a comida também "produz" amónia, vais ter muita amónia para os peixes e podem mesmo morrer (espero que não). Lê com atenção o que escrevi e qualquer coisa apita! aaahh... NÃO PONHAS MAIS PEIXES PARA JÁ! P.S. - o aquário está giro, umas plantas vivas ficava muito bem... começa pelas anubias nana, até são giras e não precisas de muitos cuidados
  3. esse PH está um bocado alto. Tenta descobrir o que está a manter isso assim. Geralmente mantém-se um PH ácido-neutro (+/- entre 6.5 e 7) mas há espécies de peixes que aguentam um PH mais alcalino.
  4. Bem, de tudo o que li queria explicar-te algumas coisas. MAS.... Dizes assim: "não tenho bem a certeza de quando custa o aquário mais básico para se começar, pois também não sei se vou apenas estar no hobby durante um mês e depois largar" Basicamente precisas de um mês para teres o aquário pronto a receber os peixes. Ou queres entrar nisto ou não. Não vale a pena explicar o resto se realmente não sabes se queres mesmo isto. Ter um gato e dar-lhe uma comidinha não é o mesmo que ter um aquário.
  5. Quanto à segurança do filtro,não te sei dizer, talvez tiveste um percalço por ser usado? Bem, ainda não tens peixes, certo? Espero que não tenhas! Quanto ao areão, dizem que uns 3-4cm de altura é bom, e na parte de trás mais um bocado mais para dar o "efeito de profundidade"... Começando: 1º - Li que não tens substrato fértil, estás a pensar em ter plantas vivas ou artificiais? Tens algumas plantas que não precisam de substrato fértil, mas por mais cerca de 20€ (+/-) podes comprar um fértil (colocas debaixo do substrato não fértil). Mais tarde podes querer algumas plantas que precisem disso. Se ainda não tens peixes e como estás a começar, fica mais fácil colocar substrato fértil. 2º - Sabes sobre o ciclo de azoto? Provavelmente disseram-te que "depois de encher o aquário, ao fim de 1 semana já pode colocar peixes", mas não é bem assim. Informa-te sobre o ciclo de azoto (vais precisar de testes de Amónia e Nitritos) Qualquer coisa apita! João
  6. Ele diz que tem 5 cory. Eu neste momento no meu de 54L tenho 7 corys (3 albinas, 4 paleatus) e não se queixam.
  7. ehehe ainda bem que estão todos bem Mas se forem mais dias que isso já sabes que tens de ter alguém que lhes vá dar de comer algumas vezes. Sem a comida também não poluiste tanto a água e o areão
  8. Bem, o kribensis vem cá para casa para a semana, não me custa nada cuidar dele a ver... Estas algas já me começam a chatear. Arranjei um SAE (simamese algae eater) a ver se trata de algumas, eu até o ajudava mas não sou muito de comer plantas nem vegetais Trouxe mais 3 barbos tigre, estão mais contentes!
  9. Bem, o teu aquário é parecido com o meu (a altura do meu é de 40cm). Tu consegues tirar o termostato do filtro o meu é de 75W, logo o teu deve ser o mesmo ou perto disso. Cuidado, não tires o termostato da água ligado senão vai estalar. Desliga-o, espera uns 20min vês a potência dele e voltas a por dentro da água, depois esperas mais uns 20min e depois voltas a ligar. Ciclaste o aquário? Espero que sim, tens aí muita faunas Essa molly ia gostar de companhia; as brancas são corydoras albinas. Porquê tantos neons diferentes? Escolhias os que gostas mais
  10. ou estou confuso com tanto que leio, ou: Os nitratos costumam estar presentes em pouca quantidade. Isto é um dos "alimentos" das plantas e das algas. O normal é NÃO TER amónia e nitritos. Amónia passa a nitritos, nitritos passa a nitratos. Estou enganado?
  11. Não é necessário tirares as anúbias, mas se quiseres coloca-as numa bacia com água, não as deites fora porque decididamente elas não são o teu problema. Podes é tirar o coco a ver. Olha outra coisa, faz assim: tira um bocado da água do aquário (o suficiente para o teste do PH) e faz o teste. Depois tiras outro bocado de água, mas nesta aqui põe algum areão nela e deixa descansar um bocado, depois faz o teste PH. O teu areão pode não ser calcário mas pode estar a contribuir para uma alcalinidade da água, não perdes nada em confirmar. Ora bem 2 amostras: 1 sem areão e outra com areão. objetivo: descobrir se o areão te está a causar problemas de PH.
  12. aaahhh! ainda bem que a água no balde é do aquário mas não precisas de tirar os peixes nas TPA's Tenta ver se o filtro não tem nenhum número marcado nele, pode ser o número de série e fica mais fácil. Quanto à ciclagem, já consegues dizer alguns valores de amónia / nitritos / nitratos?
  13. Sim, aquela água no balde está muito limpinha e cristalina, aposto que é água da torneira. Caso seja assim, ficas já a saber que se tiras os peixes do aquário tens de os colocar num recipiente com a água do aquário. A água do aquário presupoe-se que já tem o ciclo feito e tem as condiçoes que a água da torneira não tem. Esse peixinho deve ter sido bastante intoxicado pelo cloro, etc etc. Nas TPA's não precisas de retirar os peixes. Por acaso não mudaste a água toda, pois não?
  14. PH de 7.8 é muito para a fauna que tens. Ora bem, visto que andas a fazer TPA's todos os dias, nem que seja de 5L, estás a causar variações nos valores do PH e os peixes não toleram isso, daí estarem a morrer alguns. Deixa as TPA's que não te vão fazer mudar isso. Tens de descobrir o que está a causar isso. O Jorge falou bem.
  15. Não sou nenhum químico nem nada disso, mas pelo que "sei" a amónia (gases e essas coisas NH4OH) é básica e sendo misturada em água esta fica alcalina. Alguém que me corrija se estiver enganado e que explique melhor para possível melhor entendimento O teu substrato não é calcário tal como perguntou o Eliezer? Como está o nível de amónia?
  16. Preciso de ajuda.... Uma senhora (mãe de um amigo meu) quer "ver-se livre" de dois peixes que tem, um deles é um kribensis que já reproduziu. Ora bem, com os meus barbos tigre será que não vai haver problema? O kribensis parece ter uma cauda e barbatanas apetitosas para os barbos... no entanto já li que são compatíveis e incompatíveis. Li que os kribensis na reprodução são territoriais e podem atacar os barbos, mas também pode acontecer o contrário? Alguém com esta experiência ou experts? Os peixes vão morrer pela mão do Homem caso eu não fique com eles.
  17. Não laves as matérias que estão no filtro, das poucas bactérias que tens vais matá-las. Se isso não tiver o ciclo do azoto completo, digo eu que não precisas de TPA nenhuma...
  18. João Cunha, secalhar compramos na mesma loja cá em Braga
  19. Poucos me conhecem, e talvez não saibam do histórico do meu aquário. Tenho vindo a aprender muito com esta comunidade, e gostaria de mostrar os resultados do meu aquário "novo" pois decidi retirar tudo e recomeçar com um novo ar (muito mais bonito, acho eu:P). Venho agradecer principalmente ao TonyCh e Paul pelas ajudas e conselhos que me foram dadas. Material Aquário Aquadream 60 cm * 30 cm * 40 cm - 54 L Filtro Mini BIOBOX 2 - 300l/h Termostato Tecatlantis EasyKlim Iluminação – Lâmpada fluorescente T8 Superlight Tecatlantis 438mm, 15W Hardscape Substrato fértil JBL Substrato não fértil preto 1 tronco, 2 raízes, 2 pedras Parâmetros da água Amónia (NH4) – 0 mg/L Nitratos (NO3) - 0 mg/L Nitritos (NO2) – 10 mg/L pH - 6,8 Flora 7 pés Anubia nanas 1 pé Micranthemum umbrosum 1 pé Eleocharis acicularis Fauna 3 corydoras aeneus albina 4 corydoras paleatus 2 barbos tigre (para já) Aspeto inicial: Aspeto final: (a água ainda está um bocado turva, logo que possa ponho outras fotos) E é tudo!
  20. Esse PH está ligeiramente alto. Apesar que o 7 é neutro os teus barbos dão-se melhor com PH abaixo de 7.3, mas pode ser que se adaptem a isso. Só tens de ter cuidado na variação do PH pois pode matar os peixes. Deves ter aí alguma coisa no aquário que faz com que o teu PH seja assim alto. Já alguma vez mediste o PH da tua água da torneira? Outra coisa: aquário há 3 semanas ---> Sabes se o ciclo do azoto já terminou? Convinha fazeres um teste à amonia e nitritos. Pede ao teu amigo. Se o ciclo ainda não terminou vais ter problemas e algum peixe pode mesmo morrer devido às substâncias tóxicas. Depois de teres enchido o aquário, quantos dias passaram quando meteste os peixes?
  21. isso, bem visto pmpg. Esqueci-me de perguntar sobre o tamanho dos bebés.
  22. Para água fria nem pensar mas para água quente existe muitas possibilidades. Os tetras são relativamente pequenos e um cardumezito de uns 6 + algumas corys acho que aguenta. Procura investigar peixes pequenos quando são adultos e vais ver que podes fazer disso algo lindo.
  23. Joao krub

    Aqua40lt

    Jorge Ferreira, pelo que percebi a intenção do João Ferreira foi dar a entender que existe um limite de peixes no aquário e essa é a regra de cálculo para perceber se está sobrelotado ou não. Claro que se exceder e o aquariofilista conseguir manter os níveis bons e a qualidade da água pode ultrapassar esse "limite" Toda a regra tem as suas exceçoes e convém que as pessoas saibam que existem "regras".
  24. Bem, mas não desistas. Erros acontecem e aprendemos com isso. Diz-nos realmente o que queres fazer. As anubias (barteri nana são as mais comuns) são muito boas sem substrato fértil. A hygrophila já é capaz de te dar umas dores de cabeça. Vai dando notícias.
  25. Se te escapar isto na fase do ciclo de azoto, tens de deitar comida lá para dentro (sem os peixes). Deita 1 vez por dia, por exemplo e vai realizando os testes amónia. Quando não tiveres amónia, vais ter nitritos, etc etc. Estuda o ciclo do azoto Existem outros métodos sem ser com comida, mas... Caso penses em usar o método do peixe lembra-te que o estás a expor a substâncias tóxicas (amónia e nitritos)