Projeto de microaquário


jrmpinto

Recommended Posts

Bons dias :D

 

Ontem em conversa com a minha mãe decidi que queria um novo aquário. Nunca tive nada de mais, só os típicos aquários de 5 ou 6 litros de água fria em que é meter os peixes e dar comida e pronto :P

 

Queria um aquário grande, mas como estava a ver a coisa a ficar cara e não quero pedir dinheiro aos meus pais... Ora, se não dá para um grande, vamos para um pequeno. Ou melhor, um muito pequeno!

 

 

Eu tenciono ter fauna e flora. Uns pequeninos como vi num dos tópicos de microaquários (acho que foi no do jpmartins).

 

O que eu quero saber, antes de mais, é o material que preciso de comprar visto que não tenho mesmo nada no que toca a aquariofilia. Filtros, termostatos, luzes, etc. E se possível um preço aproximado das coisas para eu ir tendo uma ideia.

 

No fundo isto vai servir quase como uma "rampa de lançamento" para aquários maiores, pois talvez no futuro invista num grande aquário ou no mínimo médio.

 

 

 

 

Bom, obrigado desde já por qualquer resposta e mostrem fotos dos vossos micro que isso é que eu gosto de ver :P

Editado por jrmpinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu devo ser mesmo louco, porque tive uma ideia... ;)

 

Dificilmente consegues pôr um filtro e um termostato aí dentro. Mas talvez aja uma maneira de criares um ecossistema que até nem precisa de filtro, se for bem feito.

 

Este método chama-se de método Walstad do nome da criadora, Diana Walstad. O que ele subentende é a utilização de terra de vaso, rica em nutrientes e já devidamente colonizada com bactérias. Os dejetos dos peixes e as plantas a apodrecer alimentam o solo, que por sua vez alimenta as plantas. Estamos a falar de um método que nem de TPAs frequentes precisa.

 

A própria colónia de bactérias na terra serve de filtro, ciclando o aquário e eliminando amónia e nitritos da coluna de água

 

Lê bem este tópico, está aqui toda a informação que precisas!

 

http://theaquariumwiki.com/Walstad_method

 

Eu ando para experimentar hà uns tempos, mas ainda não tive tempo! Pode ser que sirvas de cobaia!

 

Não perdes nada, e sai te MUITO barato para um "aquário" de 0.75 L! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto de ver meia duzia de lunaticos com aquarios de meio litro dá vontade de fazer também :P

Não percebi muito bem isso, mas depois do almoço vou ler para entender melhor.

 

Entretanto se algum dos users que já tem microaquários quiser dar uma ajudinha.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é que... Termostato... Só se for do tipo Nano, e são caros, http://www.aquaessentials.co.uk/images/aquael-aqsn-heater-5w.jpg

 

Solução de "filtragem" já aí tens, digo "Filtragem" pois dejectos e clarificar a agua a 100% não funciona só dependendo das bacterias ;)

 

Cumps e Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmm, está em decreto de lei que não se pode manter peixes em aquários redondos, assim como em globos.

 

Presumo que o mesmo seja válido para camarões... Bem, segundo o método, o aquário é o seu próprio filtro, e a legislação diz claramente que só devem ser mantidas espécies em recipientes com filtração adequada.

 

Sendo assim, um microaquário deste género está um bocado no limbo da Lei??

 

Não sei, é uma boa pergunta, nem sei se o método funciona realmente como filtro (aparentemente sim) pois nunca experimentei.

 

Não me lembro é se a legislação fala concretamente em aquários redondos, acho que o que diz é algo do género" é proibida a manutenção de peixes em recipientes onde não possa ser garantida a filtração adequada da água". Como os aquários redondos se englobam nessa categoria...

 

Se realmente a legislação proíbe a manutenção de animais em globos especificamente, não há grande volta a dar.

 

Mas isto já é outro tipo de discussão...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui rever o decreto de lei. Por acaso só fala de peixes vermelhos (que estupidez)....

 

"b) Não é admitida a manutenção de peixes vermelhos em aquários de forma esférica"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui rever o decreto de lei. Por acaso só fala de peixes vermelhos (que estupidez)....

 

"b) Não é admitida a manutenção de peixes vermelhos em aquários de forma esférica"

 

"ouviste" jrmpinto?? Podes pôr peixes de todas as cores, só não podem é ser vermelhos! :P

 

Sendo assim, talvez devas reconsiderar a tua ideia! Não tens nenhuma dessas caixas da vodafone aí por casa? Aí já podias manter uns camarões, ou alguma espécie de peixe mesmo muito pequena...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este topico demonstra bem a mentalidade do desenrasque portuguesa e o geitinho brasileiro, com a "base cientifica" e tudo, facilmente se vê a semelhança cultural entre estes dois povos. Contudo, isto visto de fora, não parece lá muito bem... nem se percebe bem para que querem fazer isto.

 

porque não pedes no forum um pequeno aquário no forum? há gente com aquários a mais, eu proprio tenho um de 40L e outro de 5L parados por achar aquilo pequeno, o primeiro uso para isolar peixes e o segundo uso para criar artemia. Ve lá que as minhas artemias têm melhores condições de vida que muitos aquários que por ai andam... e eu não sou de estourar dinheiro assim à sorte, nem de mostrar novo-riquismo. Reduzo-me ao basico e ao necessário e mesmo assim, não me deixo de chocar com alguns topicos que aparecem recorrentemente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este topico demonstra bem a mentalidade do desenrasque portuguesa e o geitinho brasileiro, com a "base cientifica" e tudo, facilmente se vê a semelhança cultural entre estes dois povos. Contudo, isto visto de fora, não parece lá muito bem... nem se percebe bem para que querem fazer isto.

 

Qual jeitinho brasileiro?? Qual "base cientifica"? Os trabalhos da Diana Walstad (que nem sequer é Brasileira, se era isto que querias dizer) estão publicados e já foram alvo de incontáveis discussões e experimentações. Aparentemente é um método com bons resultados.

 

Para que é que querem fazer isto? Porque não? Desde que não se ponha em risco o bem estar dos animais, não vejo o mal em experimentar! Realmente, o frasco redondo não é a melhor opção. Mas o método aplicado noutro "recipiente" é válido

 

Ainda bem que houve gente com o desenrasque Portugues e o jeitinho brasileiro, senão ainda andavamos a bater em dois calhaus para fazer fogo...

 

Apesar de que, Portugal não está assim muito bem ultimamente! Será falta de visão e de empreendedorismo? Será que a nossa mentalidade exclusivamente voltada para dentro nos levou a este ponto? Sim, é melhor não experimentarmos nada de novo! Vai se ver ainda criamos uma crise económica...

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém disse que essa era alguma brasileira? Base cientifica presupoe reprodução por terceiros. Pelo que deveriam arranjar um outro nome e não sempre o mesmo. O que de inovação tem isto? É precisamente baseado no metodo arcaico e é o que os que aparecem por cá estão a fazer, o que já se faz há muito.

 

O que disse basta para bom entendedor. Se isto é inventivo, inovativo, interessante ou inteligente... não me parece que sejam adjectivos que quem vê isto aplica. Aí é que entra o jeitinho brasileiro, que penso que descreve melhor o que quero dizer, que em casos pode ter interesse, mas normalmente é visto de uma forma não tão abonatória.

 

Penso que a questão resume-se a uma impossibilidade da pessoa em conseguir melhor. Para isso deve arranjar formas de obter o que quer, não é construindo uma casa de caixas de papelão que ficas com o equivalente a uma casa. Há formas de o conseguir.

 

O problema de portugal não é a criatividade, isso existe e bastante (se bem que não tem nada a ver com isto!).

 

E nao é graça a esse jeitinho que "evoluimos", pois na minha optica, se esse jeitinho fosse dominante, que não é, nem Ciencia nem Tecnologia. aí sim, em 2012 ainda andavas com dois calhaus a bater para fazer fogo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh lá... já vi que se gerou muita discussão sobre o fraco redondo.

Descansem lá que o já não vou usar isso.

 

Tenho aqui uma caixa da Vodafone que me arranjaram e outro cubo tipo 12x12cm, muito à imagem do microaquario do jpmartins.

A minha ideia principal era mesmo um micro com o cubo de 12x12 com 0,5L (aproximadamente).

 

A minha ideia era por areia, uma pedra pequena e uma espécie de plantas... mas não sei nem quais as melhores espécies de plantal e peixes, nem que tipo de areia usar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a ler ainda mais sobre isto, por isso cá vão algumas dúvidas.

 

A minha intenção principal deverá mesmo ser usar o cubo Vodafone como nano aquário para umas plantas e red cherrys.

Ora, qual o tipo de substrato/areão que devo usar? Akadama?

 

É essencial usar filtro, termostato e bomba de ar? Para além do aquário ser pequeno, já me ia ficar mais caro do que o que tencionava para este projeto.

 

Para o aquário com estas dimensões (18x18x18) o aconselhável deve ser mesmo os red's e mais nenhum peixe nao é? E quanto à flora, que tipo de plantal são aconselháveis para este aquário e para ter os reds?

 

Quanto à iluminação, o que me aconselham? Não tenho daqueles candeeiros de secretária nem nada disso... por isso tenho mesmo que comprar e fazer uma calha ou então comprar alguma coisa já feita.

 

 

Para já acho que é só. Muito obrigado ;)

Editado por jrmpinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termostato vais precisar. Bomba de ar se tiveres plantas ou agitação à superficie não.

 

Filtro, há o tal método arcaico do site que te mandei. Ou compras um filtro (para um cubo vodafone, talvez um de mochila seja melhor)

 

Quanto à flora... Depende da luz que quiseres pôr, e do quão "complicado" queres o aquário. Se quiseres uma coisa fácil de manter, com pouca luz, podes pôr algumas anúbias, cryptocorinnes, musgo de java, feto de java (a variante "mini" é melhor para esse aquário).

 

Se tiveres muita luz hà mais alguns tipos de musgos que podes usar, no fundo podes pôr o que quisers, desde que escolhas plantas pequenas.

 

A iluminação, eu vou escolher o candeeiro de mesa mais barato que conseguir e vou lhe pôr uma lampada economizadora lá dentro. O único cuidado que vou ter é de arranjar uma que seja "cool daylight", tem uma temperatura de cor de 6500k e será o ideal para as plantas. A potência (os Watts) dessas lampadas será sempre sobre dimensionada para essa litragem, mas dificilmente se arranja melhor para um aquário tão pequeno!

 

A maior parte das lampadas nos candeeiros têm uma cor mais amarela, e uma temperatura de cor de 2700 k o que não é famoso para fazer crescer plantas. Como as anubias, etc, não precisam de muita luz, não sei se um candeeiro desses funciona. A essa questão não te sei responder

 

Sei que ficaram algumas questões por responder, nomeadamente sobre os red's, mas de camarões só percebo daqueles grandes, cozidos ou grelhados! Com uma mini a acompanhar! ;)

 

Um abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

Peço desculpa desde já, pela minha opinião puder ferir algumas susceptibilidades, mas é o que eu acho.

O dinheiro que vais gastar com o candeeiro a lampada de 6500k e com o termo para nanos acaba se calhar por ficar mais caro do que pesquisares bem nos classificados e comprares o aqua completo.

Agora a minha opinião, acho que nenhum peixe vive feliz num aqua desse tamanho, sobrevivem alguns, nem mesmo os desgraçados dos bettas, que alguém achou que eles viviam bem num cubo.

Eu sei que é engraçado ver um micro aquário, mesmo um desafio consegui-lo, mas apenas para uma apresentação ou por divertimento, nunca para ficar, além de que é preciso alguma experiência.

Estou neste hobby não por achar fixe ter plantas e peixinhos, mas por gostar de os ter, e eu entendo por gostar, respeitá-los, dar as melhores condições possíveis de maneira a que sintam bem.

O que pretendes fazer é o mesmo que colocares um São Bernardo a viver toda a vida numa varanda pequena, achas que ele vai ser feliz??, o dono talvez.

Mais uma vez peço desculpa, pela opinião puder ofender, e pelo longo testamento.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

Peço desculpa desde já, pela minha opinião puder ferir algumas susceptibilidades, mas é o que eu acho.

O dinheiro que vais gastar com o candeeiro a lampada de 6500k e com o termo para nanos acaba se calhar por ficar mais caro do que pesquisares bem nos classificados e comprares o aqua completo.

Agora a minha opinião, acho que nenhum peixe vive feliz num aqua desse tamanho, sobrevivem alguns, nem mesmo os desgraçados dos bettas, que alguém achou que eles viviam bem num cubo.

Eu sei que é engraçado ver um micro aquário, mesmo um desafio consegui-lo, mas apenas para uma apresentação ou por divertimento, nunca para ficar, além de que é preciso alguma experiência.

Estou neste hobby não por achar fixe ter plantas e peixinhos, mas por gostar de os ter, e eu entendo por gostar, respeitá-los, dar as melhores condições possíveis de maneira a que sintam bem.

O que pretendes fazer é o mesmo que colocares um São Bernardo a viver toda a vida numa varanda pequena, achas que ele vai ser feliz??, o dono talvez.

Mais uma vez peço desculpa, pela opinião puder ofender, e pelo longo testamento.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora essa, tem todo o direito de dar opinião ;)

Não quero ter um cardume de carpas lá dentro... são alguns red cherrys que pelo que vejo, não estão mal num aquário de dimensões reduzidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

Peço desculpa desde já, pela minha opinião puder ferir algumas susceptibilidades, mas é o que eu acho.

O dinheiro que vais gastar com o candeeiro a lampada de 6500k e com o termo para nanos acaba se calhar por ficar mais caro do que pesquisares bem nos classificados e comprares o aqua completo.

Agora a minha opinião, acho que nenhum peixe vive feliz num aqua desse tamanho, sobrevivem alguns, nem mesmo os desgraçados dos bettas, que alguém achou que eles viviam bem num cubo.

Eu sei que é engraçado ver um micro aquário, mesmo um desafio consegui-lo, mas apenas para uma apresentação ou por divertimento, nunca para ficar, além de que é preciso alguma experiência.

Estou neste hobby não por achar fixe ter plantas e peixinhos, mas por gostar de os ter, e eu entendo por gostar, respeitá-los, dar as melhores condições possíveis de maneira a que sintam bem.

O que pretendes fazer é o mesmo que colocares um São Bernardo a viver toda a vida numa varanda pequena, achas que ele vai ser feliz??, o dono talvez.

Mais uma vez peço desculpa, pela opinião puder ofender, e pelo longo testamento.

Cumprimentos

Paulo Conceição

 

Por acaso tambem estou curioso. Um cubo desses é pouco para camarões?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termostato vais precisar. Bomba de ar se tiveres plantas ou agitação à superficie não.

O termostato, o mais barato que encontrar deve servir certo? Pelo que vejo nas lojas on-line os mais baratos custam à volta de 15€. Será que consigo mais barato?

Quanto à bomba, como vou ter plantas (das mais fáceis de manter com pouca luz, como disse em baixo) não preciso não é?

 

Filtro, há o tal método arcaico do site que te mandei. Ou compras um filtro (para um cubo vodafone, talvez um de mochila seja melhor)

O Jebo 501 por exemplo, serve? Um user daqui tem num cubo Vodafone e custa cerca de 7€. Também poderá ser um filtro dos mais baratos por ser para um aquário pequeno certo?

 

Quanto à flora... Depende da luz que quiseres pôr, e do quão "complicado" queres o aquário. Se quiseres uma coisa fácil de manter, com pouca luz, podes pôr algumas anúbias, cryptocorinnes, musgo de java, feto de java (a variante "mini" é melhor para esse aquário).

Quero mesmo optar por essas plantas de fácil manutenção e compatíveis com pouca luz. Para me iniciar é o melhor. São fáceis de arranjar? A que preços?

 

A iluminação, eu vou escolher o candeeiro de mesa mais barato que conseguir e vou lhe pôr uma lampada economizadora lá dentro.

Uma daquelas lampadas fluorescentes, por cima do aquário, dá?

 

O único cuidado que vou ter é de arranjar uma que seja "cool daylight", tem uma temperatura de cor de 6500k e será o ideal para as plantas. A potência (os Watts) dessas lampadas será sempre sobre dimensionada para essa litragem, mas dificilmente se arranja melhor para um aquário tão pequeno!

Não percebi muito bem o que é isso do cooldaylight e para que serve. Não basta a luz que disse antes?

 

 

 

Sei que ficaram algumas questões por responder, nomeadamente sobre os red's, mas de camarões só percebo daqueles grandes, cozidos ou grelhados! Com uma mini a acompanhar! ;)

 

Desses também eu percebo, mas só depois de mortos :P

 

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lá está, como tu dizes, "não estão mal", mas bem não estão de certeza.

Mas felizmente existe livre arbitrio, e cada um faz como quer, e se precisares de algum tipo de ajuda desde que possa melhorar as condições podes mandar mp, atenção que vais ter pouca água vê lá a intensidade e próximidade da lampada do aqua para não aquecer demasiado a água, eles são de àgua quente mas não exageres, ou ainda tens de convidar o Paul para trazer umas minis para fazer uma mariscada lol.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro que tudo pergunta a quem tem micro ou nano aquários se começaram por aí, quanto mais pequeno o aquário maior a dificuldade de o manter, já começo a ter pena dos red's e ainda não entraram no cubo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.