Kinguio (peixe dourado) com descoloração total :/ Alguém pode ajudar?


Recommended Posts

Olá,

 

tenho um aquário com as seguintes características:

 

* Aquário 20 L

* Filtro Elite Stingray 5 (esponja + 2 cartuchos de carbono/zeolite)

* Bomba de ar Aquapur AC 9601 com pequena pedra difusora Aquapur.

* A temperatura é normalmente constante, com variação (inverno/verão) entre os 20 cº e 26 cº.

* 1 pedra de rio (não faço ideia de onde veio ou o tipo é)

* Areão de conchas japonesas (foi comprado numa loja de aquariofilia mas não me recordo de mais pormenores)

* Não tenho plantas aquáticas pois eles destroem tudo o que ponho lá dentro.... :)

 

Resultados do teste de qualidade da água Tetra test 6 em 1:

 

NO3 - 10 mg/l

NO2 - 0 mg/l

GH - 16º d

KH - 6º d

PH - 7.2

Cl2 - 1.5 mg/l

 

Tenho 2 peixes dourados há 3 anos e um deles começou a perder a coloração há uns meses até ter ficado completamente branco. Os olhos dele estão bastante vermelhos... Visitei várias páginas, mas doença nenhuma encaixa no que posso observar no meu peixe. Ele apresenta boa actividade e apetite, não aparenta quaisquer dificuldades de respiração ou de movimento, as escamas parecem estar de boa saúde bem como as barbatanas. Não tem pontos brancos, bolores ou úlceras nem apresenta inchaço. Renovo 1/4 da água mensalmente e utilizo um condicionador de água e um clarificador biológico de água da Nutrafin, com regularidade. Como não sei o que é, estou a dar um tratamento fortificante com um composto de minerais e vitaminas, Minaroll da eSHa prod. Entretanto, na loja de animais disseram-me que devia desligar a filtragem para aplicá-lo, mas na bula diz que apenas os filtros de carvão activado têm um impacto negativo na eficiência do Minarolll....

Alguém pode ajudar?? :( Obrigada!!

 

peixinho2.jpg

 

peixinho.jpg

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Nunca se deve desligar o sistema de filtragem. Ias comprometer toda a tua colónia de bactérias.

 

Deves remover o carvão activo (caso tenhas) e nada mais.

 

Em vez de removeres 1/4 da água mensalmente, talvez seja melhor removeres 1/5 quinzenalmente, tendo em conta que não tem plantas naturais para te consumirem os nitratos.

 

Como aplicas o esha minnarol?

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o João Queirós escreveu nunca se deve desligar o sistema de filtragem mas sim tirar o carvão activado ou qualquer filtragem química que possa interferir no tratamento.

 

Para mim os nitratos não são a maior preocupação mas sim este valor:

 

NO3 - 10 mg/l

NO2 - 0 mg/l

GH - 16º d

KH - 6º d

PH - 7.2

Cl2 - 1.5 mg/l

 

Cloro a 1.5 mg/l? No maximo a 0.02 mg/l.

Confirma o valor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

pois, bem me pareceu que a sugestão do funcionário da loja não era boa de todo....

o Minaroll, estou a aplicar 10 gotas/dia na água há 2 dias.

Honestamente não sei se o meu filtro leva carvão activado ou não (newbie dumbness). O filtro é este:

http://www.amazon.co.uk/Elite-A140-Stingray-Filter-5/dp/B0009YF47G e é novo, pois o anterior avariou. Na verdade nem sei como fazer-lhe manutenção, as intruções que vinham fornecidas são 5 linhas.... :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o João Queirós escreveu nunca se deve desligar o sistema de filtragem mas sim tirar o carvão activado ou qualquer filtragem química que possa interferir no tratamento.

 

Para mim os nitratos não são a maior preocupação mas sim este valor:

 

 

 

Cloro a 1.5 mg/l? No maximo a 0.02 mg/l.

Confirma o valor.

 

.....pois, não sei que se passa, já confirmei 2 vezes com os testes da Tetra 6 em 1. O último fiz há menos de uma hora.... adicionei mais 5mg de Nutrafin condicionador para tentar eliminar o cloro, mas agora preocupa-me que o problema da água seja cloramina e que o condicionador elimine o cloro e faça disparar os níveis de amônia....

 

Relativamente ao Minaroll devia tirar as esponjas do filtro antes de aplicar e durante qto tempo? e como é que isto se relaciona com a descoloração do peixe?

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....pois, não sei que se passa, já confirmei 2 vezes com os testes da Tetra 6 em 1. O último fiz há menos de uma hora.... adicionei mais 5mg de Nutrafin condicionador para tentar eliminar o cloro, mas agora preocupa-me que o problema da água seja cloramina e que o condicionador elimine o cloro e faça disparar os níveis de amônia....

 

Se o teste não estiver estragado é o cloro que está a causar transtornos nos peixes. Sem duvida.

Para remover o cloro da água da companhia deixa repousar a água 24 horas ele vai-se evaporando.

Podes sempre adicionar o acondicionador (acelera o processo) que mal não faz.

Antes de meter a água no aquário verifica o valor do cloro. Só metes quando estiver a 0 mg/l.

Neste momento podes sempre reforçar a propria água do aquário com o acondicionador.

 

Relativamente ao Minaroll devia tirar as esponjas do filtro antes de aplicar e durante qto tempo? e como é que isto se relaciona com a descoloração do peixe?

 

O filtro só tem esponjas? De que cor são? Se for de cor preta é carvão activado e deves tirar. Outras só te ajudam na filtragem biológica.

Aplica de acordo com a bula. No fundo são vitaminas e pode relacionar-se com descoloração do peixe devido a uma má alimentação ou factor externo que o esteja a enfraquecer. Logo vitaminas para ajudar a torna-lo saudável.

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Características do filtro:

 

120lph - 220 V - HO3VVH2-F 150 cm Electrical cord - 2 pieces carbon/Zeolite cartridges - 1 piece tail foam - 1 piece filter pad

ok, são pretas as esponjas portanto é carvão activado

 

A alimentação que uso é da tetra, especifica para peixes dourados. Deve optar por outra?

 

quanto à àgua, eu não coloco água no aquário sem o tratamento condicionador e sem esta repousar, por isso estes níveis de clor estão a deixar-me estupefacta, a sério.... :/ é possível ser cloramina e não cloro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimentação deve ser variada. Usas da Tetra e mais uma de outra marca para alternar.

 

Segundo o rótulo do Nutrafin Aqua Plus ele elimina clora e cloroaminas.

 

Verifica o teste em água que tenhas a certeza que não tem cloro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

actualização: voltei a repetir os testes:

 

NO3 - 25 mg/l

NO2 - 0 mg/l

GH - 10º d

KH - 3º d

PH - 6.8 - este valor baixou um bocado.... suponho que esteja relacionado com a mudança que fiz ontem à tarde. Coloquei uma nova pedra de oxigenação 3x maior. No entanto, o ideal para eles seria ter um valor de entre 7.2 e 7.5, alguma sugestão?

 

Cl2 - 1.0 mg/l - apliquei ontem 5ml de nutrafin aqua safe (que é 2x mais do que eles recomendam para os 20 L do meu aqua) e destapei o aquário para forçar o cloro a evaporar mas o valor mexeu muito pouco.... os meus conhecimentos de química são mto básicos. Ou o condicionador está estragado ou tenho um pesadelo de cloro instalado no aquário... :(

 

Entretanto...guess what, o outro Kinguio começou a ficar descolorado.... tirei as esponjas de carvão activado do filtro e vou começar a fazer 20 gotas/dia de Minaroll e esperar pela vossa ajuda!!!

obrigada

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

O cloro gasoso já evaporou à muito tempo.

E não me parece que a água tenha cloramina numa concentração de 1.0 mg/l.

Se a tua localização do perfil for a correcta pelas analises da EPAL o máximo determinado foi de 1.05 mg/l de cloro total. E com o repouso ele evapora tornando o seu valor ainda mais baixo. Acredito também que não utilizem cloramina devido ao valor máximo de <0.070 mg/l de NH4.

 

 

Na minha opinião tens o teste estragado. Devias de adquirir um teste de gotas somente para determinar cloro.

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

O cloro gasoso já evaporou à muito tempo.

E não me parece que a água tenha cloramina numa concentração de 1.0 mg/l.

Se a tua localização do perfil for a correcta pelas analises da EPAL o máximo determinado foi de 1.05 mg/l de cloro total. E com o repouso ele evapora tornando o seu valor ainda mais baixo. Acredito também que não utilizem cloramina devido ao valor máximo de <0.070 mg/l de NH4.

 

 

Na minha opinião tens o teste estragado. Devias de adquirir um teste de gotas somente para determinar cloro.

 

Olá,

 

sim, a localização de perfil está correcta, é a área de benfica. Também pensei que o teste poderia estar estragado, mas comprei novos ontem e dá exactamente o mesmo resultado. Então decidi testar a àgua da torneira para ver se tem os valores referenciados pela EPAL e tcharam!! - o teste atingiu o valor de 3.0 mg/l, que é o máximo que o teste tem de sensibilidade. Portanto até pode ser mais. Surpreendido? Eu também.

 

Para já, vou à Aquaplante comprar um teste mais fiável só para cloro, para tirar as teimas.

Já agora, como disse acima tirei as esponjas de carvão activado do filtro, mas não sei se isso pode ser prejudicial a longo prazo?

 

Obrigada!!

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a meu ver as esponjas de carvão só são boas durante a 1ª semana, se o filtro for novo e em caso de remedios, medicamentos, na agua...de resto ocupam espaço e poderam fazer mais mal que bem...

 

quanto ao cloro...supreendido sim, se a agua é da companhia deverá ser cloro e como tal mesmo que vá para dentro do aquario acabaria por evaporar...

não estarás a fazer algo de errado com os testes? não sei segundo uma das leis de investigação quando tudo o resto for impossivel então o que sobra mesmo sendo o mais absurdo é o facto verdadeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um teste de gotas da Sera e testei a água. Usei os 2 testes: o de gotas e o outros de tiras da Tetra. O da Sera não acusou qualquer cloro,a aguá nem sequer mudou de cor, o da Tetra continua a dizer que tenho 3.0 mg/l.

 

Portanto o da Tetra não presta, definitivamente.

 

Conclusão, não é da qualidade da água, que está óptima.Na Aquaplante disseram-me que é normal os kinguios perderem as cores. Comprei uma ração da Sera para cores e vim-me embora, na mesma. Uma amiga sugeriu que a descoloração poderá ser costiose, ?

Entretanto o outro Kinguio já tem 1/3 do corpo descolorado e uma escama levantada na cabeça (!!!). Abre muito a boca, parece estar com dificuldade em respirar.Já não sei que faça, help!!

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só podia ser do teste mesmo, pois não havia razão para teres cloro.

Quanto a Costiose ou Costia duvido que seja. Pois no inicio do tópico referes que: "apresenta boa actividade e apetite, não aparenta quaisquer dificuldades de respiração ou de movimento, as escamas parecem estar de boa saúde bem como as barbatanas. Não tem pontos brancos, bolores ou úlceras nem apresenta inchaço." isto é o contrário de um peixe com essa doença.

 

Visto não ser da água está na altura de ter em consideração as necessidades dos peixes e a correcta alimentação.

Durante 3 anos que mantens dois peixes que necessitam de espaço em 20 L de água o que é pouco. Noto também que não tens esconderijos: pedras, raizes, ... É importante ter para reduzir o stress, no fundo poderem refugiarem-se e ter um momento calmo.

Os peixes dourados são muito resistentes e ao contrário dos peixes tropicais aguentam muito sem apresentar sintomas.

Comprar ração da Sera foi uma optima decição. Os peixes precisam de uma dieta variada. Adiciona também as vitamínas.

Eu não vejo nenhuma doença a não ser o que te disse em cima: Falta de consideração pela necessidade dos peixes.

Pensa num aquário maior e com refugios; Até lá, monta uns refugios no aquário de 20L fornece ração da Sera que podes também intrecalar com a da Tetra e adiciona vitamínas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vanda! ;)

 

Poderá ser envenenamento por amónia, cloro ou nitritos. Só um dos peixes apresenta respiração ofegante? Têm danos nas guelras? Esses são os principais sintomas deste tipo de envenenamentos.

 

À primeira vista, nitritos não será, cloro também não. Talvez possa ser amónia. Como tens estado sempre com uma esponja de carvão activado, pode ter saturado e ter começado a libertar produtos nocivos para a água. Tens algum teste de amónia?

 

Para já não perdes nada em mudar metade da água. Já agora devias rever as tuas TPA, 1/4 uma vez por mês é insuficiente. Deverias mudar 1/4 todas as semanas.

 

 

Não sei se é normal ou não os kinguios perderem a cor. Mas é um facto que algumas espécies podem mudar de coloração com a idade ou quando chegam à "puberdade"!

 

Notaste alguma subida brusca da temperatura da água? O aquário é pequeno, isso aliado a outro factor que cause stress nos animais, pode estar a provocar essa descoloração

 

Já agora, a escama levantada, é ao pé de algum opérculo?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirado deste site http://thegab.org/Illness-and-Treatment/what-is-wrong-with-my-fish.html#SlimeCoat

 

" Losing color Definition If the colours of your fish are less vibrant or if they turn pale, this may be a sign of problems. Causes and Treatments Water Quality

Loss of colour may be due to poor water quality. Check your water parameters and perform water changes if necessary. These tests are best done with your own testers. As a minimum you need to test for ammonia, nitrite, nitrate, and pH. If you need help interpreting the tests, please visit GAB's Water Quality Forum. Stress Stress is often a factor in fish changing colour. Stress can occur in response to stressors. Common stressors include: handling, changing water parameters, water changes, aggressive tankmates, changes in temperature or the wrong temperature, noise, vibration, sudden movements, or overstocking/crowding. Try to identify the source of the stress and alleviate it. Stress often leads to illness because it depresses immune response. Bacterial Illness Some fish get pale when fighting an illness or an infection. Make sure you look for other signs of illness (e.g. redness, lethargy, loss of appetite, etc) and medicate appropriately with medicated food if the fish is eating or broad spectrum bath antibiotics if the fish is not still eating. Costia Costia is a protozoan parasite, Ichthyobodo, that attacks the fish's skin. This attack often causes the fish to produce more slimecoat, and as a result the fish may look whiter or paler. Read here about Bugsy the black moor's costia to see good pictures of scopes of the parasite. If the whiteness is caused by costia, you should be able with closer inspection to see the slimecoat changes. The fish will often also flash and rubbecause of the irritation. Costia is best treated with a malachite green/formalin combination present in parasite medications like Rid Ich or Quick Cure.

"

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

RicSilva,tens toda a razão relativamente ao tamanho do aquário. o problema é que quando me ofereceram os peixes vinham numa bolha de 7 L e eram bastante pequenos, não tinham mais de 1.5/2 cm. Acho as bolhas horríveis em termos de condições por isso comprei logo um aquário de 20 L, areão, umas plantas e a pedra (que ainda lá está). Apesar de pequeninos não demoraram muito tempo a destruir as plantas, motivo pelo qual agora tá assim.

Já estou a negociar um novo aquário entre os 60 e os 100 L, mas até lá vou arranjar um refúgio. Não fazia a mínima ideia que isso tinha impacto nos peixes :/ Infelizmente, mesmo cheios de boa vontade, às vezes, a falta de informação leva-nos a melhor. Relativamente a vibrações, a única coisa que lhes pode estar a causar stress será a barra difusora de ar (?), pois o filtro parece bastante silencioso e não provoca grandes movimentações de água.

 

Paul, não tenho um teste de amônia, vou comprar um amanhã para tirar isso a limpo. Não pensei que fosse possível visto ter os outros valores bons.

E sim, a escama é no opérculo, e só esse peixe parece ter dificuldade em respirar. Diz-me, é mau ou muito mau sinal? Portanto tenho um completamente descolorado que parece perfeitamente saudável e este que está a perder a cor a olhos vistos com estes sintomas. Já fiz uma renovação da água hoje. :( Tou stressada, não quero que eles morram por causa da minha incompetência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vanda tenta arranjar antes um aquario de 200 L, tenta um usado, não necessitas de grande luz nem aquecimento.

 

Relativamente a descoloração é normal nos peixes dourados principalmente se não tiverem uma fonte de luz ou se estiverem sob stress.

 

Não vejo doença no peixe branco, relativamente ao outro uma fotografia para ver a escama do operculo levantada ajudava muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo fotografá-lo porque não pára de se mexer (aliás, não sei o que se passa com ele, parece que tomou speeds....) mas encontrei na net um exemplo semelhante, com a diferença que é só num dos lados. É alguma doença? se sim, que tratamento deve dar-lhe?

Obrigada

 

puntosenmacho2.jpg

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vanda, relax.......isso é sexo :naughty:

O peixe não para quieto porque é um macho, essas pintas brancas no operculo significa que é um macho e que esta na altura reprodutiva, se o branco for uma femea e estiver na altura da desova vai ser uma guerra no aquario.

 

Para com os quimicos e testes antes que mates os peixes.

 

Arranja é um aquario de 200 L para cima.

 

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa pergunta, não sei se o stress tem esse efeito neles ! Nos meus nunca tive esse problema.

 

Mas ja tive peixes dourados que mudam de cor ao fim de um a dois anos de idade.

 

Um abraço

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas a mudança de cor é gradual, quase escama a escama. Estes Kinguios simplesmente aclararam, o que é um claro sinal de stress. Resta é saber porquê!

 

Que achas?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais