Kinguio (peixe dourado) com descoloração total :/ Alguém pode ajudar?


Recommended Posts

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Update:

 

1 - o teste de amónia não acusou nada nocivo para os peixes. Hipótese descartada.

2 - Agora os 2 peixes têm aquela coisa no opérculo (apenas num deles) (??)

3 - Sexo?!! omg!! ahahahaha

4 - Arranjei-lhes um refúgio de urgência até arranjar o aquário novo. Vai ter de ser de 100 L, eu bem queria um de 200, mas (para cúmulo) apesar de o puder pagar não tenho onde o pôr... a minha casa é demasiado pequena. Aqui ficam as fotos, críticas por favor :)

 

camerazoom2012072520395.jpgcamerazoom2012072520390.jpgcamerazoom2012072520385.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito mais bonito e saudável para eles.

Da forma como tens o aquário e com a tua vontade de mantê-los saudáveis vais ver que em breve estão com as suas cores vivas.

 

Parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

em breve vou passá-los para o aquário de 100 L. Mas entretanto a água do aqua ficou amarela/turva apesar de eu ter fervido o tronco e de ele estar tratado (veio de uma loja de aquariofilia). Como resolvo isto??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é muito estético...mas tava era preocupada com o impacto nos peixes :) Uma questão técnica:

 

- relativamento ao sistema de filtragem, tirei as esponjas por causa do Minaroll ficando so os 2 cartuchos de carbono/zeolite.... será que devo recolocá-los mais tarde, ou é preferível manter assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cartuchos que estás a falar são os de carvão activado certo? Uns cartuchos com uma coisa preta?

 

Se for agora tiras isso e voltas a pôr as esponjas (que não devias ter tirado!!) Nas esponjas é que estão a maior parte das bactérias que mantêm o aquário livre de amónia

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esse filtro não é grande coisa. Sorry!

 

Os cartuchos não deves usar. O carvão activado absorve tudo o que seja quimicos da água, acabando por saturar e voltando a reintroduzir na água tudo o que absorveu! Depois é um desastre! Só deve ser usado depois de se ter posto medicação na água e somente durante uns dias.

 

A esponja é que deve estar sempre posta. E a substituição é algo muito relativo. Eu só mudo de esponjas quando elas já estão sujas que já não as consigo limpar! O que ainda não aconteceu

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok! Não sabia disso, vou retirar então os cartuchos. Uma pergunta técnica, se os cartuchos são de carvão a esponja é de quê?

lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, uma opinião: devo substituir os cartuchos e as enponjas por outros materiais filtrantes?

Quais?

Ouvi falar maravilha da lã de vidro, mas nem sei o que é.

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cartuchos não deves utilizar. Estes contêm materiais utilizados em filtração química. Dispensável no teu caso.

As esponjas são pretas o que me leva a suspeitar que sejam de carvão activado.

Mas pelo que vi se retirares os cartuchos e a esponja ficas com o filtro vazio!

 

Quanto a lã de vidro na verdade não é lã de vidro mas sim perlon. Basicamente é a chamada lã filtrante.

Procura por lã filtrante no google imagens para veres o que é. De certeza que já viste na loja onde compras os produtos de aquariofilia.

Este material filtrante é normalmente utilizado na filtração mecânica na ultima etapa; Captura particulas pequenas que não foram capturados pelos outros meios como por exemplo esponjas.

 

O teu filtro tem uma forma estranha e é pequeno. Nesse filtro para a dupla função de filtração mecânica e biológica, terias de conseguir arranjar uma esponja azul (ou outra cor, normalmente existe esta distinção: Azul - Filtração mecânica; Preta - Filtração química) com a forma do fitro e substituires a esponja preta e os cartuchos.

Mas como é quase imposivel arranjares a esponja na forma do filtro, podes enche-lo de lã filtrante.

 

Mas de uma forma ou de outra, esponja ou lã, estes vão ter a dupla função de reter particulas e alojar bactérias o que tem o incoveniente de ao lavar a sujidade remover grande parte das bacterias.

Como as bacterias são muito mais importantes optaria só por filtração biológica, enchia o filtro de Sera Siporax mini, e os deteritos retirava com TPA's mais frequentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias!

 

RicSilva pela explicação sobre matérias filtrantes, ajudou imenso, obrigada pela paciência.

 

Consegui arranjar uma imagem e um video da disposição interior do filtro

 

[media=]

[/media]

 

hagenellite5vrazreze.jpg

 

Portanto a minha ideia de "quitar" este filtro passa pelo seguinte:

 

- 1 - retirar a esponja preta e colocar lá esponja azul cortada com a mesma forma da original.

- 2 - deitar fora os cartuchos e encher a área restante do filtro com Sera Siporax Mini.

 

Assim, penso conseguir filtração mecânica + biológica mais efectiva do que a que tenho. Mas deixarei de ter filtração química, o que me deixa preocupada porque não sei se é indispensável ou não. Parece-me que não, tendo em conta o que li, mas antes de fazer porcaria.....também não sei se a melhor opção para o passo 1 seria usar lã de vidro em vez da esponja azul?

.......e hoje é dia de fazer TPA, mas não sei se o deva fazer apenas depois de quitar o filtro. Os meus parâmetros, medidos à 5 min:

 

Cl2 (mg/l) - 0

pH - 6.8 ----------------- como posso fazer subir este valor? o ideal seria 7.2

KH - 3º d

GH - 16 º d

NO2 (mg/l) - 0

NO3 (mg/l) - 25

 

Venham as opiniões!!

Obrigada

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal com kinguios eles mudarem de cor quando fazem um ano e meio/dois anos já me aconteceu a vários e a um deles ficou todo branco já não está comigo mas está vivo.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto a minha ideia de "quitar" este filtro passa pelo seguinte:

 

- 1 - retirar a esponja preta e colocar lá esponja azul cortada com a mesma forma da original.

- 2 - deitar fora os cartuchos e encher a área restante do filtro com Sera Siporax Mini.

 

Assim, penso conseguir filtração mecânica + biológica mais efectiva do que a que tenho. Mas deixarei de ter filtração química, o que me deixa preocupada porque não sei se é indispensável ou não. Parece-me que não, tendo em conta o que li, mas antes de fazer porcaria.....também não sei se a melhor opção para o passo 1 seria usar lã de vidro em vez da esponja azul?

 

É uma boa ideia.

No passo 1 usar lã filtrante seria mais facil e eficaz. como é mais fina retém melhor as particulas. Lembra-te que devido a capacidade do filtro muitas vezes teras de mudar a lã. O mesmo se passa com a esponja, não mudar mas neste caso lavar.

 

Podes ficar descansada em relação a filtração química pois no teu aquário é totalmente dispensável. Mesmo no fim de forneceres as vitaminas precisas dela. Pois vitaminas não são um medicamento.

 

.......e hoje é dia de fazer TPA, mas não sei se o deva fazer apenas depois de quitar o filtro. Os meus parâmetros, medidos à 5 min:

 

Cl2 (mg/l) - 0

pH - 6.8 ----------------- como posso fazer subir este valor? o ideal seria 7.2 - Não faças nada em relação ao pH. Um pH estável é melhor do que haver flutuações. Mesmo 6.8 não é nada de anormal.

KH - 3º d

GH - 16 º d

NO2 (mg/l) - 0

NO3 (mg/l) - 25

 

Antes ou depois será igual. Terás um filtro novo para ser povoado de bactérias.

Confirma isto: Retiras-te a esponja e os cartuchos logo tens o filtro vazio? Há quanto tempo ele não tem esponja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

eu voltei a recolocar as esponjas pretas à 2 dias no fim do tratamento com Minaroll, portanto neste momento ele tem cartuchos e esponja. Estava preocupada com a colónia de bactérias, o que ainda me preocupa porque para fazer esta alteração o ideal seria deixar o filtro "maturar", mas eu só tenho este aquário, o que vai provocar montes de desequilíbrios na água.

Como posso fazer este processo e provocar o mínimo de impacto nos peixes e no ambiente do aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Controlando os parâmetros e fazendo TPA à medida que for preciso. Não te preocupes, as esponjas são pequenas, ganham bactérias num instante. Além de que já há muitas no substrato, o que também ajuda.

 

Eu tirava é já os cartuchos. Neste momento não te faz grande coisa aí!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é certa, bactérias no filtro não tens nenhumas.

 

Mas também não tens aumento de nitritos e por outro lado tens aumento de nitratos. O que me leva a quer que tens uma suficiente colónia de bactérias na areia!

Portanto o desequilíbrio na água vai ser praticamente inexistente. Controlas com os testes e qualquer coisa fora do normal fazes uma TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou daqui a bocado à Aquaplante comprar a lã e o Sera Siporax Mini para fazer isto. Pensei em comprar um daqueles produtos para ajudar a criar a colónia de bactérias, de forma a minimizar o massacre deliberado que vou fazer tirando as matérias filtrantes da carcaça do filtro e colocando as novas. Que é que sugerem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera bio nitrivec

 

Obrigada RicSilva e Paul, mais logo vou postar fotos da "quitagem" para verem como ficou.

Já agora Paul, vou lá à Aquaplante quando reabrirem da hora de almoço, se precisares de algum "recado" é só dizer.

:)

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

a Aquaplante não tem o Siporax Mini.Trouxe apenas a lã de vidro JBL Symec. De qualquer forma, já estou arrependida de lá ter voltado, o atendimento é péssimo e a única razão porque vou lá é porque eles têm uma grande variedade de tudo e o espaço é fantástico. Só é pena é ter funcionários que tratam os clientes como se fossem atrasados mentais ou como se lhes tivessem a fazer um favor. Não devem precisar de clientes. Ainda bem, porque acabaram de perder um.

Alguém conhece uma loja boa de aquariofilia nesta área, com um atendimento decente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais