Meu 1º Aqua (fria)


Nana Lee

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Antes de mais, gostava de agradecer a este fórum: sempre quis ter um aquário como deve ser, esperei pela oportunidade certa no que toca a (tempo/€€) e esperei tempo demais, foi preciso a minha 1ª grande estupidez e várias a acompanhar para realmente ganhar coragem em gastar e investir nalgo mais a sério.

 

Foi este fórum que me ajudou a perceber que para além de parva também andava a "maltratar" peixes

 

Comprei os meus 2 primeiro peixes, um oranda fantail e um cometa, cada um com aprox 1,5cm e pu-los num globo de 10lt, com gravilha, planta sintética e uma bomba de oxigenação para globos. Quando comprei outros 2 (fantail com 2,5cm e cometa igual ao outro) com 1globo de 5lt é que veio a chatisse. Entre mudanças de peixes, tiragens totais de água, ter-me apercebido que gravilha e conchas do mar não corria bem, plantas sintéticas, juntei-os a todos no globo de 10l.

 

Comecei a notar que água da torneira para alem de vir com cor, nao durava mais do que 2 dias, passei a utilizar agua que eu engarrafava e deixava ao sol.

Os peixes levantavam a gravilha e ficavam com marcas nas escamas.

Gastava água demais e dava trabalho demais para o que eu andava a ler.

 

Entretanto o meu fantail maior ficou com pintas e cresceu-lhe uma bolha na boca, com o que vinha a ler neste fórum comprei da TetraMedica o Contralck e dum dia para o outro a bolha diminuiu para só restar 1/3 do que era, fiz o tratamento a todos, 1x estando todos no mesmo sitio.

 

Entretanto como já estava decidida a comprar um aquario, andei a pesquisar e a rondar a minha zona para ver lojas especializadas.

 

Decidi comprar um telescópio tricolor com cerca de 6cm e coloquei-o no globo de 5lt na esperança de sobreviver à mudança do novo áqua. Escusado será dizer que o peixe n durou 4h... E foi o que bastou.

 

No dia seguinte já tinha aqua escolhido e pago.

Aqua Light de 130lt (100x40x30)

Filtro esterior Eheim

 

E o meu objectivo era ter o máximo de ciprinideos do tipo kingeos, goldfish, orandas... (ainda estou a tentar descobrir o nome especifico e nem smp a net ajuda), ou seja, água fria, cresce-los até ficarem generosos e ter um áquário para além de ecossistema favoravel a estes peixes como bonito.

 

Da Zoobotânica na Cruz de Pau, almada (impecáveis!) ele ficou-me com o termostato eofereceu-me

bomba de oxigenaçao, tubos e pedra

Areão e substracto

tapa fundos

Termometro

 

Deu-me os maiores conselhos do mundo e o aqua ficava todo montado em 2semanas. E realmente são entendidos na matéria, não alteravam nada do que tinha lido por aqui. Ofereceu-se para fazer as medições de água todos os meses para eu nao ter que comprar os testes.

 

Quando o viemos montar pedi-lhe que ele desse uma olhadela no meu oranda com a bolha e ictus. E as supostas 2semanas de preparação de água, bacterias e medições do estado da água foram rescindidas. Disse-me para retirar imediatamente os restantes peixes à responsabilidade dele para o novo aqua e deixar de quarentena o fantail. Pos sal em ambos.

 

Conclusão: foram muitas parvoices e uma morte para fazer o correcto.

 

Agora e ainda em construção, são 3 minusculos num "oceano" com atitdes de "criança no aquapark" :) falta muita coisa e agradeço o máx de ajuda possivel pq para além de inexperiente sou tmb uma naba!

 

Plantas?

Ciclos de Luz artificial?

Limpa-fundos e caracois já em água fria?

Onde encontrar especies raras de goldfish? Tão raro...

Pedras ou troncos?

Quantos?

Conselhos?

 

 

Seguem abaixo as fotos dos bixos!

 

Antes:

1zqdpj6.jpg

 

28gqdtj.jpg

 

 

 

fantail já quase sem bolha e vestigios de ictus:

 

jhwm80.jpg

 

121ackn.jpg

 

 

 

telescopio que morreu:

 

2vnhnh0.jpg

 

 

 

Depois:

oqc3np.jpg

 

ddorah.jpg

 

2lm6mx0.jpg

 

r0pizc.jpg

 

 

 

 

 

Obrigada :)

Editado por Nana Lee

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 88
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

No início assustaste muita gente vou te dizer, aqui a palavra globo é proibida :)

Para plantas irás necessitar de luz, mas o melhor é colocar umas fotos para percebemos melhor o aqua que tens..

Pedras não ponhas calcarias, aumenta o ph. Troncos desde que sejam tratados penso que não há problema..

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Vieira,

 

já alterei e coloquei fotos dos antes, mortes e depois.

 

quanto a globo... como disse ignorância foi a que bastasse para matar um e aperceber-me qua conta da água era demais.

 

antes de me inscrever neste fórum andei a pesquisar e apercebi-me do crime.

 

Remediado!

 

 

 

andei a ver as várias espécies e tirando o Koi Park (que já teve melhores dias, apesar de se terem disponibilizado a importar) onde, na margem sul se arranjam sem serem os comuns??

já sei que não convem ter plantas pouco resistentes ou finas, alguma espécie em especifico? e que lâmpada aconselhada? quantas horas de lâmpadas ligadas?

 

apesar de já não ficar "mal" a falar em lojas especializadas ainda me sinto a patinar bastante e quero tudo menos sacrificios...

 

Obrigada :)

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu sou do lado água quente, não saberei ajudar em água fria em termos de peixes.

 

Globo nunca e ainda bem que já estão num aquário :)

 

Mas, ciclo de azoto foi feito totalmente?

Pedras ou troncos? bem.. como são de água fria não te sei dizer, mas procura alguma coisa do género:

 

- que espécies tens no aquario e qual a natureza deles (de que países, rios, lagos, etc eles são)

- depois procuras tipo isto: "fantail biotopo" (melhor pesquisares em ingles, se te deres bem)

 

Aí ficas a perceber que tipo de plantas, pedras, troncos que os teus peixes adoram.

 

Boa sorte, e deita os globos ao lixo ou faz qualquer coisa com eles menos colocar peixes... não o dês a ninguém

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendida a lição!

 

Infelizmente o meu oranda maior doente mantem-se num c oxigenação pois este mês o budget acabou...

Tenciono arranjar um aqua pequeno para hospital or smthn...

 

Quanto ao ciclo de azoto... Duvido. Eu contava fazer as 2semanas de criaçao de bacterias na água bem como medições sem e mais tarde com os peixes... Acontece que após terem visto o bicho.......... Quase que parecia que estava a morrer.

C ou sem azoto os 3 estrantes do aqua "correm" dum lado para o outro e revezam-se para andarem sob o oxigenio que sai da pedra difusora e a mim parecem-me muuuuuito vivos.

 

O outro mantenho-o no globo de 20lt com tpa de 2 em 2 dias e com o tratamento de fungos. A bolha da boca ainda nao saiu totalmente e nao quero arriscar contaminações. Sei que globo é para queimar e partir mas ao menos está com bomba oxigenadora ...

 

Que mais poderei fazer?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou de peixes de água quente, fria vais ter que esperar que alguem te ajude, nas na net não ha nada que não se encontre :)

 

Para plantas, aconcelho-te as que são de manutenção facil, este site ajuda bastante http://www.tropica.com/dk/forside.aspx

 

Os Peixes espera até o ciclo de azoto estar "normal", isto é, amónia e nitritos a 0.

 

Mais alguma dúvida, pode ser que eu saiba :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baratos não deves arranjar facilmente, é uma questão de procurar :) mas não eras tu que dizias que os Sr da Loja te fazia os testes?

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yup! Ainda hoje me telefonou a perguntar como ta a correr a adaptação dos pequenos... E a dar conselhos. Impecáveis ;)

 

Mas sou curiosa.... Vi uns numa loja completos a 40€ e tal.

 

Do koi park disseram-m que importavam a especie que quisesse (menos mal)

 

Para o doente Decidi comprar agua engarrafada e fazer o tratamento do outro so com agua engarrafada e com o anti fungos. Já ta quase. Este será o ultimo tratamento e daqui a 2/3 dias junto-o aos outros... Vamos ver como corre

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pack continha que testes, sabes?

 

Quantos aos peixes, é melhor esperar por alguém mais experiente e também seguir os conselhos que os da loja dão, já que se preocupam assim tanto :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Vou esperar então, também não tenho pressa... Pelo que andei a ver neste fórum comecei tudo ao contrário dado que todo o mundi poe flora antes e depois fauna. Acaba por ser um tanque com areao e nao um aqua.

 

Havia uns 3 packs.

O de40€ era amonia, ph, No2... Tinha muitos e pelo que me pareceu da embalagem eram muitos frasquinhos.

 

Havia outros com cada um em separado em que só vi ph amónia e outro e iam dos 9€ aos 30€

 

O ultimo eram testes completos por sticks :s tipo mudança de cor or smthn que davam p 250 testes e custava 15€

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o inicio o mais importante é o NH3/NH4(amónia), no2, no3, ph, se arranjares um assim é bom, se tiver mais alguns melhor :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pessoal,

 

Trago novidades e menos dinheiro na carteira:

 

Alguns pés de valisneria e tapete para pegar,

Um plecosmos pequeno (e de arrasto veio um guppy q ficou preso no camaroeiro)

Parte d uma concha partida que trouxe de arrasto um caranguejo lol

Um tronco grande

2 rochas esburacadas

E 3 pedras grandes de rio

 

Trouxe ainda 4 testes ph, no2, no3 e amonia

 

E repito que bacano é impecavel pois cada vez que lá vou nunca pago tudo... E ajuda-me sempre. :)

 

 

Depois posto fotos de como ficou agora vem o de montar as cenas ;)

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora fiquei confuso ou saltem uma pagina...0.o

este projecto não era de agua fria??? 0.o...estás a colocar meninos de agua quente? o.0...onde é que eu saltei???

 

Nao saltaste... Dentro do saco do limpa fundos estava um guppie azul... Nao tenho mais sitio nenhum para o por... A agua está a 28° a temperatura ambiente e sinceramente tenho pena do pequeno porque sei q se nao arranjar uma solução rapida vai morrer. P mt bonito que seja, é demasiado pequeno, está sozinho, passa a vida a ser bullyied pelos kinguios e nao sei da tona de ao pé da lampada. Para alem de que tambem encontrei uma data de buzios ao pe das plantas e veio um caranguejo do tamanho de um polegar.

 

Que faço?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor é ofereceres a quem possa ter :)

 

Caranguejo não sei com o que é compatível..

Editado por João Vieira

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

aqui vais encontrar pouca informação sobre peixes de água fria, e normalmente quem costuma "ajudar" vem com preconceito e regras que leram e que pouco se adequam a realidade.

E sim os peixes de água fria como os cometas tem a sua encanto e não se podem comparar as de água quente.

 

Vamos por parte:

1- devias ter ficado com o termostato, pois no inverno a temperatura vai dexer e a não ser que tenhas uma casa bem isolada e quentinha os teus peixes vão sofrer

 

2- Dá imediatamente esse guppy pois vai morrer

 

3- A maioria das plantas que se vendem nas lojas de aquariofilia não dão para esse peixes pois viram comida num estante. (incluindo as valisnérias)

 

4-não compres mais peixes, os que tens agora estão pequeninos mas vais ver que se sobreviverem vão crescer rápidamente e os 130 litros vão deixar de servir num estante (isto é se quiserem mante-los em boas condições).

 

Procura muita ajuda e informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sou nenhum genio mas 28º para peixes de agua fria não será um pouco para o exagerado?

os meus de agua quente estão a 26º....

digo eu...

 

Elizer, aceito críticas construtivas ;) obrigada.

Vou arranjar termostato p baixar a temperatura da agua

 

 

Aqualtis,

 

Vou pedir o termostato de volta

O guppy sobrevive mas vou devolve-lo

As valisnerias e o tapete nem é o serem comidos... É q passo a vida a "re-plantar"

Nao vou comprar mais peixes mas tencionava trocar 2 por outros kinguios

 

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elizer, aceito críticas construtivas ;) obrigada.

Vou arranjar termostato p baixar a temperatura da agua

 

Eliezer

 

não se trata de estar a dizer só mal, mas começas por dizer que é de agua fria

depois apresentas-me seres que não deveriam estar ai, mesmo dados e vindo de arrastão...so os estás a fazer sofrer, depois dizes-me que a agua está a 28º...0.o

o peixes aguentão essas temperaturas? aguentão...estas a fazer mal? estas...

eu comecei a ler do inicio e ia-me dando um ataque cardiatico...(exagerado porque ja li piores casos e conheço outros tantos)

depoiscomesaste a refazer e acei que estavas no bom caminho.

 

peixes de agua fria

agua fria...mas não abaixo dos 17º que muitos deles não suportão

filtração, muito importante, estes peixes comem muito e fazem mais porcaria, alem de rapidamente esgotarem o oxigenio disponivel na agua, por isso, muita agitação na supreficie ajuda bastante e um fluxo 10x à litragem do aquario

plantas...se os peixes estiverem bem alimentados, com uma dieta equilibrada e com bastante vegetais eles não tocam nas plantas e elas iram te ajudar a equilibrar um aquario que é muito mais dificil de manter doque parece.

 

1º passo baixar essa temperatura, pelo menos uns 8º mas fa-lo de modo progressivo ou vais ter um ataque de icitio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente obrigado Eliezer!

 

Aceito que erros todos nós cometemos, mas se eu quisesse engordar peixes para o Natal, nao me tinha inscrito em fóruns onde existem pessoas mais experientes do que eu e que me pudessem ajudar (de água quente ou não) até pq assumi nao perceber nada de aquarofilia.

Se eu soubesse o que estava a fazer nao vinha para aqui perder tempo só para mostrar o belo aquario que tenho no meio da sala :/ até pq se está na minha casa não é publico! E se eu quisesse criar um ecossistema só pelo lado estetico da coisa nao perdia tempo em foruns e nao gastava dinheiro em aquarios.

 

Se eu quisesse um ecossistema moribundo antes preferia comprá-los já mortos e de preferencia de especies grandes e comestiveis vendidos nas peixarias mais comuns :)

 

Portanto, obrigada pela explicação e pela evolução de uma simples critica para uma critica construtiva ;) custou a perceber mas já foi!

Prefiro que me expliquem as coisas mais promenorizadamente... Por isso obg ;)

 

Respondo ainda que já pedi de volta o termo, o guppy amanha já vai embora e continuo à procura do necessário para manter um caranguejo se sequer é possivel.

 

Voltando às duvidas básicas:

 

É mesmo possivel dar-lhes mais que os simples flocos? Tenho visto sites em que aconselham fruta, vegetais e coisas que frequentam as nossas cozinhas :s

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, visto que o Eliezer já te respondeu a temperatura, agora o termostato não ajuda a baixar, só aquece, mas se estou errado alguém me corrija :) talvez umas ventoinhas ajudem, ou então garrafas congeladas (sem deixar a agua de dentro entrar para o aqua), mas estou só a dizer por umas coisas que li, deixa ver se mais alguém confirma.

 

Agora fruta e vegetais, pode depender da espécie, mas o melhor é pesquisares :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.