Ancistrus


Rikass

Recommended Posts

Boas a todos no meu aqua amazónico tenho 1 femea de ancistrus cirrhosus adulta ela tem uma coloração um pouco escura e já vei-o assim garndita (mas cresceu bem mais no meu aqua) hoje comprei um ancistrus e reparei que este apesar de pequeno (5cm) já dava para notar uns pelitos a sair da zona bocal, ou seja macho, a minha dúvida é se estes são da mesma espécie, ele é mais claro que ela e pela fotos que vi no google também me parece ser ancistrus cirrhosus, mas ao mesmo tempo não sei, na barbatana caudal ele tem "dois angulos" brancos...A diferença entre ele e a femea é so mesmo a cor que um é mais escuro que o outro, mas ele é mais de metade do tamanho dela...Resumindo e concluindo serão da mesma espécie? E outra coisa com que idade o macho atinge a mturidade sexual? Obrigado ;)

 

Postarei fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele é mais assim:

 

353.jpg

 

E ela é esta (foto mesmo dela). É mais escura e as manchas são mais escuras também quase como se fosse toda castanha (as vezes muda de cor :S)

431211_335204473189495_1577416985_n.jpg

 

Tou todo baralhado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que não são da mesma espécie, mas posso estar totalmente enganado. O focinho do macho é diferente do da fêmea, repara que ela tem um género de "bico de pato" enquanto o macho é todo redondo na zona da boca.

 

O macho é de certeza ancistrus cirrhosus ela é que não tenho a certeza

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mas isso tem a ver com a posição dela porque ela a nadar naturalmente não tem esse bico de pato...Acho que são da mesma espécie porque ela tem o mesmo padrão nas barbatanas e mesma cor so que na cabeça as bolinhas são mais pequenas (também pode ter a ver com a idade), e ambos têm os dois angulos brancos na barbatana caudal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...

boas.

crio muito bem ancistrus mas nao consiguo que eles vivam, morrem quase todos aos 1-2 meses de vida.

alguem me pode ajudar?

obrigado

 

Dá-lhe comida! :tongue:

 

Os ancistrus não requerem qualquer cuidado especial... estão sempre a aparecer no meu comunitário.

 

A menos que haja predadores... o único problema que eu vejo é falta de comida!

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos antes de mais.

 

Passo a responder a algumas perguntas do Rikass. Primeiro lugar, onde compraste esse ancistro? Veio de importação ou nacional?

Se foi importação é sp. ou seja, com nenhuma classificação certa, se foi nacional, então deixa que te diga, esse é fruto do tudo ao molho.

 

Em Portugal, são raríssimas as pessoas que conhecem bem as diversidades de ancistrus, e fica já aqui a promessa de que pago um copa a quem souber identificar mais de 3 ou 4 espécies convenientemente, sem contar com os chamados dourados ou albinos.

 

Assim, e vendo o que disseste, são da mesma espécie. Têm os dois ângulos brancos na cauda não têm??? Então são da mesma espécie.

 

Maturidade deles ocorre pelo menos após 1 ano a 1 ano e meio. E cuidado com isso, pois com as fêmeas eles não são muito gentis quando estão, como posso dizer..., em "brasa"... as fêmeas apanham com cada tareia...

 

Ao Tiago Silva, tens mais alguma espécie a conviver com os teus ancistrus? A falta de comida pode ser indício de muita mortalidade tal como diz o Mcro-Chip.

 

Mais algumas dúvidas, exponham-nas.

H. Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais