Cor da planta


Foca

Recommended Posts

Olá :P

 

Comprei algumas Ludwigia Repens.

Acontece que elas embora estejam a crescer, alguns rebentos estão a ficar um pouco amarelados.

Será normal ou é falta de algum nutriente :?:

 

Obrigado

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

pode ser deficiencia de algum nútriente, pode ser excesso de algum nútriente causando a deficiencia de outro, pode ser falta de luz ou pode ser a água muito quente.

podes passar os dados do aquário (iluminação, fertilização, CO2, temperatura, pH, etc...) ?

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK então aqui vai.

 

PH 7,5

GH 30 mg/L

DH 1,68º

KH 50

Nitritos 0

Nitratos 10 mg/L

 

O aquário é pequeno 30 litros e a iluminação um lampada aquaglo de 14W salvo erro.

Quanto ao co2 não sei são os dados que tenho.

 

Obrigado

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

acho que a deficiencia no crescimento da planta é devida á pouca quantidade de luz que o aquário tem, compra mais uma de 14W e já deves notar alguma diferença no crescimento.

aconselho-te também a usar algum fertilizante liquido.

 

não entendi a tua questão sobre o CO2, será que poderias explicar melhor?

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

O que eu queria dizer é que não tenho teste de co2 portanto não tenho dados sobre esse parametro

 

Obrigado pela dica vou então exprimentar mais luz e um fertilizante.

Já agora para ti qual o melhor fertilizante :wink: e o mais em conta tá claro :arrow:

 

Obrigado

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o melhor fertilizante para mim é o tropica master grow, mas é um pouco caro.

se não quizeres gastar tanto dinheiro nesse fertilizante compra o plantamin da tetra que também é muito bom.

 

eu perguntei se injectavas CO2, mas pelos vistos não o fazes.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens 1,68º DH ?

 

bem...é muito pouco cálcio ou magnésio

 

geralmente rebentos em necrose (Amarelados, a morrer), é sintomas de deficiência de cálcio e/ou magnésio...

 

Mas também pode ser insuficiência de boro, mas com esses valores tão baixos, cheira-me a cálcio ou magnésio...

 

aumenta o DH para 2-3º com algo que contenha os dois elementos (alguns sais para ciclideos africanos podem servir), não recomendo colocares nenhuma pedra calcárea, porque:

 

1º pode ter só calcio e nenhum magnésio, e porque se lá a deixares, não terás grande controle no nivel do GH, este iria flutuar, quando fizesses mudas de água, o que não é bom para o equilibrio iónico dos peixes...

 

Nunca necessitei de usar esses sais (a minha água tem cerca de 6 DH), e tem suficientes valores de cálcio e magnésio (embora use magnésio no meu fertilizante)

 

os testes de GH (dureza da água) podem dar valores em mg/l ou DH (graus alemães), é a mesma coisa...

 

dizeres que tens x-mg/l GH e y-DH é a mesma coisa...

 

Estes testes medem o cálcio e o magnésio na água, mas não dão o valor isolado, geralmente quem tem baixos valores de GH (o tal 1,6º DH), tem apenas cálcio na água em pequenas quantidades, cheira-me à distância carência de magnésio...

:wink:

 

e que tal ires a um fornecedor de algum laboratório ou a uma farmácia e pedires sulfato de magnésio, mas cuidado com isso, não queiras colocar o GH a 2 DH com este material, se o colocasses... poderias ficar com desquilibrio nos valores do rácio cálcio/magnésio o que pode ser tão grave como não teres um destes elementos...

 

juntas umas gramas de sulfato de magnésio com algum sulfato de potássio (que é sempre bom), e fazes um fertilizante rasco, sem os elementos traces mas com estes elementos importantes...

 

não te vou dizer uma proporção correcta destes elementos no tal fertilizante rasco, porque sinceramente vai depender da tua água...

 

umas escassas gramas tipo 10 gramas de sulfato de potássio e 5 gramas de sulfato de magnésio podem servir em meio litro e depois deitares apenas quando fizesses mudas de água no aquário, mas claro o ideal, não sei... nem no meu aquário eu conheço esse ideal, aliás uso receitas (com esses elementos e com traces), já utilizadas, mas que podem estar longe do ideal no meu caso...

 

usavas 5 ml desse fertilizante de 2 em 2 mudas...(ou 2,5 ml em cada muda)

o fertilizante da tropica o tal TMG, tem magnésio e tem potássio, era uma solução que te daria menos trabalho...

 

Tem atenção que as alterações das variáveis no aquário podem levar tempo a mostrar resultados, por vezes mais de 30 dias, muita gente desiste quando está a fazer bem, porque não vê resultados imediatos...é preciso ter calma... e ler as plantas...

 

Outra coisa, se tu tiveres apenas magnésio (pode acontecer EM RARAS SITUAÇÕES), aí dizia-te para tu meteres o DH a 3º ou a 4º...

mas sinceramente não creio ser o caso...

(espero não ter sido muito técnico, mas é sempre preciso as plantas não brincam em serviço)

:arrow:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir que muitas plantas mesmo com as condições necessárias na água morrem, elas precisam de valores de CO2 que só são possiveis com "injecções", e/ou luz suficiente...

 

tenta respeitar os conselhos do táslixado, pode ser que nem precises de tanto trabalho em relação ao magnésio...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

Alguem me sabe informar onde posso encontrar os trace elements ?

Já corri tudo e não consigo encontrar .

 

P.S. : Atenção que sou do Porto

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

 

Obrigado por todos os concelhos enbora sejam um pouco técnicos mas dá para perceber e acredito que com prática as coisas se tornam mais faceis.

Todos estes concelhos de certeza que me vão ser uteis mais tarde quando montar o novo aquário de 220L, visto estar a fazer experiências com este mais pequeno.

 

Abraços

 

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal  

Alguem me sabe informar onde posso encontrar os trace elements ?

Já corri tudo e não consigo encontrar .

 

Tenta arranjar Hortrilon (um produto da Bayer), eu nunca usei, já que tem altos valores de cobre (tóxico), se emitarmos a percentagem de ferro que existe no TMG, acabamos por obter 10x mais cobre nesta solução...

 

No entanto há muita gente que usa sem problemas...

 

este produto vende-se nos hipermercados...(zona da jardinagem)

O que uso foi obtido por amigos que trabalham com estas substâncias...

portanto faço eu a mistela...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

essas pastilhas de fertilizante são boas, mas é melhor não gastares dinheiro nelas se for para usar nas Ludwigia Repens não vale a pena, porque são plantas caulustres e absorvem maior parte dos nútrientes directamente da água, usando as raízes mais como um método de se manterem agarradas ao solo e não para absorver nútrientes (não é que não o façam, mas é muito pouco).

 

compra quando puderes um fertilizante liquido.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

 

Assim que puder compro o fertilizante da tropica.

Já agora dá para comprar na ruimar online :P é que fica um bocado chato ter de ir de propósito á Damaia.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais