Bolhas grandes e pequenas


Joao krub

Recommended Posts

Ola, sou novo no mundo da aquariofilia, mas há uns 8 anos atrás tive o meu primeiro aquario cerca de ano e meio.

Mas vamos ao que interessa...

 

 

Reparei hoje (18/6/2012) por volta das 23:00 que o aquario tem bastantes bolhas de agua. Bastantes bolhas pequenas concentradas na zona do filtro e algumas concentradas nas bordas (perto do vidro), as bolhas maiores estão espalhadas pelo aquario inteiro.

 

Refiro que as bolhas todas nao estavam presentes às 13:00 e so estao no cimo da água, poderá ser efeito da fotossintese das plantas? É normal?

 

Os peixes continuam com o seu comportamento normal e bom.

 

Vim aqui ao forum perguntar pois reparei que há muita gente com vontade de ajudar e eu de aprender :)

 

Agradeço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 110
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Antes de mais:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192

 

Sempre que começes um tópico, já sabes. Torna-se muuuuuiito mais fácil ajudar!!

 

Consegues pôr uma foto?

 

Como não sei nada do teu aquário, só posso mandar bitaites ;)

 

- Montaste agora o aquário, ou ele sofreu uma quebra muito grande da temperatura. Ao aquecer, irão formar-se bolhas de água que progressivamente vão desaparecendo

- O teu filtro está a fazer muita agitação à superfície, e o resultado são bolhas que viajam pelo aquário todo. concentrando se depois à superfície devido à tensão superficial da água

- Se tiveres condições óptimas de CO2 no aquário, algumas plantas podem começar a fazer "pearling" libertando bolhas de água - dúvido que tenhas injecção de CO2, estou enganado?

- Por último, pode ser uma pelicula biológica chamada biofilme, pode aparecer em vários formatos. Um desses formatos é uma película espumosa onde as bolhas ficam presas - é sinal que deverias ter mais agitação à superfície. No entanto, não explica as bolhas grandes pelo aquário todo.