Bolhas grandes e pequenas


Joao krub

Recommended Posts

Ola, sou novo no mundo da aquariofilia, mas há uns 8 anos atrás tive o meu primeiro aquario cerca de ano e meio.

Mas vamos ao que interessa...

 

 

Reparei hoje (18/6/2012) por volta das 23:00 que o aquario tem bastantes bolhas de agua. Bastantes bolhas pequenas concentradas na zona do filtro e algumas concentradas nas bordas (perto do vidro), as bolhas maiores estão espalhadas pelo aquario inteiro.

 

Refiro que as bolhas todas nao estavam presentes às 13:00 e so estao no cimo da água, poderá ser efeito da fotossintese das plantas? É normal?

 

Os peixes continuam com o seu comportamento normal e bom.

 

Vim aqui ao forum perguntar pois reparei que há muita gente com vontade de ajudar e eu de aprender :)

 

Agradeço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 110
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Antes de mais:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192

 

Sempre que começes um tópico, já sabes. Torna-se muuuuuiito mais fácil ajudar!!

 

Consegues pôr uma foto?

 

Como não sei nada do teu aquário, só posso mandar bitaites ;)

 

- Montaste agora o aquário, ou ele sofreu uma quebra muito grande da temperatura. Ao aquecer, irão formar-se bolhas de água que progressivamente vão desaparecendo

- O teu filtro está a fazer muita agitação à superfície, e o resultado são bolhas que viajam pelo aquário todo. concentrando se depois à superfície devido à tensão superficial da água

- Se tiveres condições óptimas de CO2 no aquário, algumas plantas podem começar a fazer "pearling" libertando bolhas de água - dúvido que tenhas injecção de CO2, estou enganado?

- Por último, pode ser uma pelicula biológica chamada biofilme, pode aparecer em vários formatos. Um desses formatos é uma película espumosa onde as bolhas ficam presas - é sinal que deverias ter mais agitação à superfície. No entanto, não explica as bolhas grandes pelo aquário todo.

 

Eu estou inclinado para a 2a hipótese. Mas lá está, não sei nada do teu aquário

 

Completa lá o tópico, e se puderes põe uma foto.

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta :)

 

Agora é complicado completar o meu topico (aquario e fotos) mas aqui vai o que eu penso:

 

A agua sofreu um aquecimento dos 25.5 / 26º para 28.4º quando reparei (hoje, tenho algumas dificuldades em manter temperaturas muitos fixas, pois a minha casa varia muito de temperatura, Sol traz muito calor interno e este tempo de chuvinha arrefece bastante).

Eu nao estando presente (ou durante o sono, registo variaçoes de cerca de 2º C).

 

Não uso Co2;

O aquario tem 1 mes, capacidade 50L.

FLORA

2 Anubias nanas -----------------> ambas vinham em vasinhos

1 micrantemum umbrosum ----->

 

FAUNA

3 corydoras aeneus albinas

2 corydoras paleatus

(não tenho mais porque li recomendações de adicionar cerca de 5 peixes de cada vez e era as únicas corydoras que estavam à venda na altura)

 

Filtro biobox II (li que a saída de água deve estar a uns 3cm abaixo da superficie.. confesso que está a 1cm)

 

Será isto prejudicial? Logo que possível seguirei a ordem de apresentação do aquario + fotos, tenho é medo de perder já peixes no ínicio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, sendo assim, acho que é mesmo do aumento de temperatura. Põe uma foto quando puderes.

 

Tens que ter em atenção essas variações bruscas de temperatura. Uma quebra muito grande de temperatura e pode te aparecer ictio. É uma doença relativamente fácil de tratar, mas mesmo assim...

 

Quanto às bolhas, se realmente forem disso, não há problema nenhum

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul e/ou outros que queiram ajudar, aqui fica as especificações e fotos:

 

Material

 

Aquário Aquadream 60 cm * 30 cm * 40 cm - 54 L

Filtro Mini BIOBOX 2

Termostato Tecatlantis EasyKlim

Iluminação – Lâmpada fluorescente T8 Superlight Tecatlantis 438mm, 15W

 

Hardscape

 

Substrato não fértil - areão

1 tronco, 2 pedras

 

Parâmetros

 

Amónia (NH4) – entre 0,5 e 1 mg/L

Nitratos (NO3) - 0 mg/L

Nitritos (NO2) – entre 0,2 e 0,5 mg/L

pH - 6,5

 

Plantas

 

2 Anubia nanas --- vinha em vasinho

1 Micranthemum umbrosum --- vinha em vasinho

 

Peixes

 

3 corydoras aeneus albina

2 corydora paleatus

 

Aqui ficam algumas imagens (peço desculpa pela qualidade, teve de ser com o telemóvel):

 

img20120620003251.th.jpg

img20120620003313.th.jpg

img20120620003341.th.jpg

img20120620003454.th.jpg

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

Em relação ao assunto do tópico, lamento, mas não te posso ajudar, que também sou novo nisto da aquariofilia.

 

Diz-me uma coisa, há quanto tempo montaste o aqua? ciclaste o aquário?

 

A pergunta deve-se ao facto de teres amónia e nitritos (diga-se de passagem que, ambos, são altamente tóxicos para os peixes) e nitratos a 0 (zero), o que me faz suspeitar que ainda estejas a meio do ciclo!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EH lá!!

 

João, tás aí com um problema sério!

 

Tens a certeza que tens o aquário montado há um mês? Esses valores de amónia e nitritos estão muito maus, e o facto de não teres nitratos indicam que esse aquário ainda não ciclou até ao fim!

 

Provavelmente as bolhas vêm daí, parecem me ser devido à carga orgânica do aquário e ao facto de teres a saida de agua do filtro muito proximo da superficie

 

Não tens peixes doentes ou que já tenham morrido?

 

Procura aí no forum topicos acerca da ciclagem do aquário para veres do que estou a falar.

 

Aconselho te a fazeres logo que possas uma TPA de 50 % da água, para diminuires esse valor ou vais começar a perder peixes.

 

O próximo passo será terminares o ciclo sem no entanto envenenares os teus peixes, vais ter que ir controlando os valores de amónia e nitritos, cada vez que eles aumentarem, vais ter que fazer uma tpa. Saberás que o ciclo terminou quando esses dois parametros estiverem a 0 e os teus valores de nitratos aumentarem.

 

Olha que tens aí trabalhinho pela frente.

 

Até ao fim de semana vou estar muito ocupado, talvez não te consiga vir ajudar, mas de certeza que outros por aqui te vêm dar uma opinião

 

Abraço

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez nao tenha chegado a um mês de montagem. Quanto à ciclagem (amonia > nitritos > nitratos ... com o respectivo pico) segundo o que eu entendi penso que terá ficado feito (sou novato, talvez cometi algum erro).

 

Há 2 dias fiz uma TPA de cerca de 15% (uma amigo meu de uma loja de animais e aquariofilista recomendou-me) com aplicação de JBL Biotopol + Sera Nitrivec. Comparando os resultados, baixaram.

 

Os peixes parecem em boa forma, não noto qualquer diferença a nivel comportamental nem no aspecto fisíco (algo parecido com doenças).

 

Amanha pela manha devo já fazer uma TPA de 50%? Realizo testes todos os dias (custa dinheiro mas a vida dos meus peixes é mais importante, não queria desanimar já)?

 

--- Outra pergunta (talvez estúpida, mas mais vale perguntar): O biotopol e Nitrivec são aplicados no aquario depois da TPA ou na agua da torneira antes de a meter no aquario?

 

Muito obrigado.

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa... acabei de realizar o teste de Nitratos (visto que depois da TPA dó realizei amónia e nitritos). Reparei, aliás, de todas as vezes se faço o teste de nitratos, o reagente em pó não se dissolve todo. Eu coloco uma "colherzinha" (a espatúla que vem no teste) inteira do reagente em pó.

Nas instruções diz que devo esperar 3-5 minutos... mas fica sempre algum "pózinho do reagente".

 

Será demais no teste dái o meu resultado ser sempre igual?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu não vou muito à bola com testes que usem colherzinhas (tenho apenas um assim... da Sera para fosfatos... grande porcaria) porque uma coisa é uma colher rasa, outra coisa é uma colher com uma montanha de reagente em cima... não dá para ser preciso.

 

Penso que o pó deve ser todo dissolvido. Agitas bem o frasco depois de colocares o reagente?

 

Quanto ao ciclo ou não ciclo... eu não posso falar demasiado com risco de que os puristas me caiam em cima mas quando tu fizeste esse ciclo (recorrendo a pequenos pedaços de comida não?) criaste amónia e essa foi transformada em nitritos e depois talvez numa coisa ínfima de nitratos correto? Meteste regularmente comida? todos os dias ou dois em dois dias? É que se não o fizeste, depois das nitrosomas terem oxidado a amónia em nitritos, não tinham mais nada para comer e morreram. Depois vieram as nitrobacter e oxidaram os nitritos em nitratos e morreram porque as nitrosomas tinham morrido antes... nos podemos fazer vários "mini ciclos" e nunca ficar com bactérias no final porque interrompemos o ciclo ao não providenciar uma fonte constante de amónia. É um erro comum que pouco se fala nestes fóruns porque se assume que no exato dia em que te aparecem nitratos, tu corres para a loja e compras peixes. O pico de amónia vai aparecer outra vez mas muito pouca gente se dá conta porque estão convencidos que o ciclo já está feito e porque os nitrosomas têm a capacidade de duplicarem a população em cada 9 horas.... em 3 dias o pico terá desaparecido e 90% do pessoal nem se apercebe dele (a não ser que morram peixes).

 

Visto que não apresentas valores de jeito de nitratos, vou supor que os nitratos que esse mini ciclo gerou, foram muito poucos que por sua vez, foram consumidos pelas (poucas) plantas que tens. O que estás a observar agora, é o verdadeiro ciclo a acontecer... faz TPA's e vai vigiando os peixes... se começarem a parecer aflitos, TPA nisso... Daqui a uns dias quando a amónia desaparecer vais ter outro grande problema... nitritos... esses então não matam tão depressa como a amónia mas moem muito... os nitritos, ao serem absorvidos pelas guelras dos peixes, vão agarrar-se à hemoglobina do sangue fazendo com que o peixe perca parte da capacidade em respirar. Pode acontecer que vejas as guelras muito escuras (castanhas) que é o sangue afetado pelos nitritos. Se o pico não for muito grande, em 10-12 dias deve passar e os peixes voltam a respirar como deve ser. De qualquer das maneiras, se observares esses sintomas... TPAs outra vez... isso atrasa o ciclo, é verdade mas é melhor do que peixes mortos.

 

Não precisas de fazer testes todos os dias... faz semanalmente para teres uma ideia do que se está a passar... vá... se es mesmo curioso, a cada 3 dias no início... daqui a uns tempos fazes uma vez por mês se tanto.

 

Abraços e boa sorte

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu não vou muito à bola com testes que usem colherzinhas (tenho apenas um assim... da Sera para fosfatos... grande porcaria) porque uma coisa é uma colher rasa, outra coisa é uma colher com uma montanha de reagente em cima... não dá para ser preciso.

 

Penso que o pó deve ser todo dissolvido. Agitas bem o frasco depois de colocares o reagente?

 

 

Aí concordo com o Tony, mas só até certo ponto. No caso dos testes de Nitratos, o pózinho que pões é cadmio, ou um derivado disso, pelo que dificilmente consegues dissolve-lo todo no tubo de ensaio. Sendo um metal, é complicado.

 

A adição desse reagente serve para substituir as colunas de cádmio usadas em laboratório para a determinação de Nitratos (apesar de que em Lab, já muita gente usa aparelhos especializados para isso).

 

O ideal é ele estar todo em suspensão quando fores por o último reagente.

 

Abraços e força nisso

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois devido à minha aversão aos "pózinhos" não tenho grande experiência com eles e fiquei chocado quando mandei vir o dos fosfatos e vinha com uma colherzinha... se soubesse, tinha mandado vir o teste da API (como todos os outros testes que tenho) que vem em líquido e é bem mais prático do que andar a ver o que é uma colher cheia.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do sitio onde os compras mas tenho tido muito boas experiências com esses. Não há cá chatisses com colheres. Precisos e a escala cromatica bem definida. De qualquer das maneiras tenho um medidor de ph digital que isso é sempre aquela... Mesmo com resolução de 0.2 nos testes liquidos fica sempre a duvida.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudanças: hoje já nao tenho as tais bolhas na água. Com muita calma para não agitar os peixes, simplesmente enfiei o filtro mais para baixo de modo que a saída já não fica à superfície.

 

Em relação ao ciclo, pelo que o TonyCh disse reparei logo numa falha minha gigantesca (nunca tinha lido tal coisa).

Iniciei o ciclo ao deitar comida na água, mas foi apenas 2 vezes, deixando à postriori a água acalmar (na minha ideia o ciclo só precisaria disso) durante quase 1 mês. Quero eu dizer, nem deitei todos os dias nem de 2 em 2 dias. Falha grave, certo? :(

 

Faço TPA's todos os dias? neste momento tenho a água já a "respirar" para perder os metais pesados e amanha arranco com a tentativa de salvamento.

 

Pelo que vejo, será inevitável salvar estes peixes... mas vamos lá

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bem... é uma falha mas podes estar descansado que a maioria do pessoal mete a pata na poça nisso. Sempre é podes ter a consciência tranquila de que pelo menos tentaste. Há muitos que atiram os peixes para dentro de água no mesmo dia em que o enchem. São raras as pessoas que realmente se apercebem de toda a dinâmica e simbiose que ocorre durante um verdadeiro ciclo do azoto. Os peixes precisam das bactérias mas as bactérias precisam dos peixes.

 

TPA's todos os dias é demais. Eu faria uma de 50% hoje e outra depois de amanhã e media os parâmetros... se se mantiverem baixos deixava andar, se notasse outra vez um aumento de amónia ou nitritos, outra TPA, deixar descansar um dia, depois mais uma e ia vigiando. Trocar todos os dias é stressante para os peixes e não beneficia em nada.

 

Quanto à tua fauna, vão-se safar todos pois as corydoras são peixes resistentes (ainda mais as duas variedades que tens) e têm capacidade de absorver ar atmosférico através dos intestinos (tal como os ancistrus cirrhosus). Isso permite-lhes superar melhor picos de amónia e nitritos visto que podem ir à superfície buscar o oxigénio que não conseguem absorver pelas guelras. Se notares que as tuas corydoras vão buscar golfadas de ar à superfície a um ritmo superior do que 30 em 30 minutos, está na hora de fazeres uma TPA porque estão com falta de ar que pode ser derivada de amónia, nitritos ou simplesmente falta de trocas gasosas à superfície. A espuma não me diz nada. Tenho sempre disso (devido à injeção de CO2). É preferivel ter "bolhinas" e algum movimento à superfície de água do que ter a linha de água limpa de bolhas mas sem se mexer (poucas trocas gasosas).

 

Não te esqueças que é importante acondicionares a água antes de colocares (deixando o cloro evaporar ou juntando um acondicionador). Pessoalmente gosto do Seachem Prime que também pode ser utilizado para neutralizar a amónia e nitritos (em quantidades 5x superiores às normais). Mas isso fica ao critério de cada um.

 

Abraços e boa sorte

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho experiência com esse, sorry. No caso do prime, além de eliminar cloro, também elimina e neutraliza amónia e metais pesados. Os nitritos também são "geríveis" se o produto for utilizado em grandes quantidades. Isso é coisa que 24h de "repouso" nunca vão fazer. Portanto acredito que um acondicionador seja melhor do que apenas deixar a água repousar mas não sei nada sobre esse da JBL.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ainda fiquei com uma dúvida: eu tenho um recipiente com água suficiente para a TPA, deito o acondicionador nesse recipiente ou primeiro ponho a agua no aquario e só depois é que acondiciono? Se a TPA é de 50% deito acondicionador para essa quantidade ou para a capacidade total do aquário? As perguntas podem parecer um bocado estúpidas mas quero evitar mais erros :)

 

Depois da TPA, posso dar logo de comer aos peixes (li que é bom para eles) ou espero uns minutos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar ajudar no que posso.

 

1. Sou defensor que devemos seguir as instruções do fabricante a não ser que haja provas e experiências suficientes em contrário. Dito isto, lê bem o que a JBL recomenda. Em caso de dúvidas, nada melhor do que enviar um email a eles que, segundo creio saber, são bastante rápidos a responder e poderão ajudar-te a dissipar as dúvidas que tenhas.

 

2. Baseando-me na experiência que tenho com o prime e apenas referindo-me a esse, posso dizer-te que as instruções são bastante claras: Se adicionarmos o acondicionador à agua que está no recipiente, devemos ter em conta apenas a água desse recipiente. Se adicionarmos o acondicionador ao aquário, devemos ter em conta o volume total. Visto que o prime remove para cada X ppm do produto, Y ppm de cloro e Z ppm de amónia e W ppm de metais pesados, então, conforme os níveis de Y,Z e W devemos adicionar um determinado nível X até ao máximo de 5 vezes a dose normal recomendada. No caso do prime ainda temos um problema... é que o produto é tão concentrado que apenas são necessários 1ml para cada 40lts de água nova... ora num nano de 20L em que troques 10L de água, terias que adicionar 0.2ml de prime... só com uma seringa de insulina é que se consegue essa precisão... eu não tenho paciência para isso e o que faço é adicionar 1ml para cada 20L de água nova à TPA do aquário de 60L (dobro do recomendado) e 0.5ml no nano (para 10L de água... outra vez o dobro). Apenas o faço porque custa-me medir quantidades tão minúsculas.

 

Por favor, volta ao ponto 1 em relação ao teu produto específico.

 

3. Eu não associo a TPA a dar comida. Acho que os peixes estão demasiado agitados para se focarem na tarefa de lutar pela comida. Eu dou sempre comida no final do dia mesmo que faça a TPA na parte da manhã. É uma rotina que criei. Se está certa ou errada, não faço ideia. Agora... eu não faço isso arbitrariamente sem fundamento. Dou comida no final do dia porque os restos serão comidos pelas corydoras quando as luzes se apagarem. Não faz sentido para mim dar comida as 14h de domingo quando faço a TPA e deitar comida que vai sobrar e ficar no fundo até as 23 ou 00 horas para depois as corydoras comerem. Alimento sempre em situações de transição para tentar satisfazer ambos os tipos de peixe (diurnos e noturnos).

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado TonyCh pelas respostas e paciência, respondeste perfeitamente à minha pergunta e vou já tentar descobrir acerca do meu acondicionador JBL.

Encontrei um site que fala sobre o que faz o meu acondicionador: "Neutraliza os agente tóxicos da água como os metais pesados e o cloro. Além disso graças à sua exclusiva composição enriquecida com vitamina B e Aloé vera reduz o estresse dos peixes e protege-os contra as infecções. Também estimula a produção de mucosa protectora da pele pelo que promove a regeneração de tecidos e protege a pele, guelras e barbatanas."

 

O que eu preciso :)

 

Quero começar já o tratamento desta situação já que eu gostaria de ter o meu pequeno aquário comunitário com mais alguns peixes (sim eu sei acerca de povoar demais o aquario).

 

Só não sei o que fiz de errado desta vez... no meu primeiro aquario eu conseguia ter boas condições e reprodução de guppys, espadas, molys e até as minhas favoritas corydoras albinas... pena o fim que o aquário teve e desde então desanimei... quero recomeçar e levar isto direitinho.

 

Obrigado ao Paul também. Qualquer dúvida já sei que posso contar com esta comunidade que até agora tem sido bastante prestável :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentamos ajudar quando podemos. É quando aparecem idiotas que sabem tudo, ignoram o que lhes dizemos e até fazem ao contrário e depois perguntam sobre doenças e mortes misteriosas é que ficamos um pouco aborrecidos... não é Paul? :P :P :P

 

Ah, já agora... se um dias quiseres utilizar purigen no aquário, o produto da JBL não é compatível. Nessa altura terás que trocar de produto (para o prime) mas não te preocupes, essa vontade só te deve surgir daqui a meses ou talvez nunca. É apenas um aviso para nessa altura te lembrares desta conversa.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentamos ajudar quando podemos. É quando aparecem idiotas que sabem tudo, ignoram o que lhes dizemos e até fazem ao contrário e depois perguntam sobre doenças e mortes misteriosas é que ficamos um pouco aborrecidos... não é Paul? :P :razz: :P

 

 

LOL!! Tens toda a razão Tony!! Infelizmente, barbaridades dessas exitem em muitos aspectos, não só na aquariofilia!!

 

Mas aqui o João está a ir pelo bom caminho! Derrapou, mas até eu já tive peixinhos dentro de um globo!! O importante é saber ouvir e ter humildade para saber que se errou!

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Um dos primeiros passos para uma melhoria é aceitar os erros e ouvir quem tem mais experiência (se assim não fosse não viria aqui :P), humildade também é um aspecto bom.

 

Ok, no que toca à minha situação, fiz TPA de 50% (21/6/2012 acabada às 14h) e tive cuidado para remover algumas folhas das plantas estragadas. Faço já os testes ou espero por amanha? Pelo que vi, os peixes estão activos e parecem-me bem (a nível do que me recordo de doenças, não vejo que indique, devo tentar procurar alguma coisa específica?)

 

Caso a amónia e nitritos baixem, devo obter nitratos, certo? Mas com o meu teste de "pó" acho que não vou lá, talvez adquira outro

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a amónia queima as guelras, ficam muito vermelhas = ofegantes, respiração difícil... basicamente sufocam.

nitritos = agarra-se ao sangue, dificulta a absorção de oxigénio... guelras ficam de cor castanha = ofegantes, respiração difícil... também sufocam. Nota-se às vezes que as capa que tapa as guelras se deforma e levanta... isso é permanente e não voltam ao sítio.

 

Resumindo... procura ver se parecem respirar normalmente... muito acelerado pode ser um sinal assim como respiração muito profunda.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.