Bolhas grandes e pequenas


Joao krub

Recommended Posts

Olha, eu resolvo o problema com ventoinhas controladas pelo meu computador/regulador do termostato. O máximo que se consegue é baixar 3 graus e evaporas mais água mas é melhor do que atirar garrafas de água congeladas... consigo manter, mais ou menos, a temperatura em 27C através do verão e inverno

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 110
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu li num topico que o nunoni tem um DIY com ventoinhas de PC, mas não encontro. Neste momento vou tentar um "refrigerador" (cooler) de um portátil.

Bem, as garrafas congeladas surtem efeito (o mais simples que consigo neste momento).

 

Para já, devido às temperaturas (um bocado) altas, as corydoras parecem bem.

 

TonyCh, como fazes? "resolvo o problema com ventoinhas controladas pelo meu computador/regulador do termostato"

 

Podes explicar mais ou menos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz isto:

 

comptemp07.jpg

 

 

Em que a tomada de "Aquecimento" é ativada cada vez que a temperatura do aquário baixa dos 26.1C e desliga quando atinge os 27C. A tomada do arrefecimento é ativada cada vez que a temperatura do aquário ultrapassa os 27,9C e desliga quando a temperatura desce para 27.0C.

 

Em relação às ventoinhas, no ano passado usei uma grande de sala que estava colocada a 1 metro de distância a apontar para o aquário. para este ano tenho 6 coolers montados a 45 graus por cima do aquário.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, arranjei tempo amanha e já agendei a TPA (eu sei que já devia ter feito, mas ando com os testes e continuam a baixar).

 

Outra coisa,

eu sei da "regra 1cm para 1cm de peixe, mas como sei que as corydoras se dão bem em grupo:

 

Neste momento: 3 cory albinas, 2 cory paleatus

Sendo assim, 4-5 de cada certo?

 

Que peixes aconselham para que não exceda a população (50L brutos)? Talvez me digam guppys e tal mas não quero "pragas" pois não tenho a quem os dar e tambem nao tenho peixes que os comam (é um facto e sabem disso, mas parece estranho lol). Juro que queria escalares, sei que existem uns mais pequenos desta espécie... ou para o meu aquário é mau ter?

 

Queria já uma opinião para poder estudar as condições do habitat para os vários hospedes.

 

Agradeço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está altamente... eu estava a pensar numa coisa assim mas dá um tanto de trabalho fazer

 

Sim... dá 15 minutos de trabalho se tanto... só tens que ter o computador, as tomadas e uma caixa de derivação em pvc. :P :P

 

Quanto à fauna eu sugeria rasboras arlequim. Não são tão assustadiços como os neons, mexem-se bem e ocupam a zona central do áqua... um cardume de uns 10-12 ficava muito fixe.

 

Eu tenho 6 rasboras e 5 neons... se fosse hoje, tinha metido 12 rasboras. Os neons são giros mas muito menos activos que as rasboras e não gostam de corrente (coisa que as minhas rasboras adoram).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aaaaaah só isso? pensei que também tinhas montado o LCD + botoes + uma camada de fios elétricos

 

Até que não é um mau peixinho, mas também tenho de avaliar primeiro as espécies que existem nas lojas por cá, mas rasbora sem que tem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL... fazer até fazia mas tendo em conta que consegues o "computador" por menos de 20€ já com portes do ebay... não vale o esforço...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só venho aqui fazer duas perguntinhas:

 

Posso já fazer os testes? Estou curioso...

 

Bem, TonyCh esta é para ti:

 

Devo tirar o carvão activado do filtro? Informei-me que isto é para retirar "resíduos" de medicamentos que se usam na água. O que devo colocar lá, e como devo guardar o carvão activado se eu precisar antes que "acabe a validade"? Ainda não me informei muito sobre as matérias para filtros, mas irei :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do carvão é mais dificil de explicar do que parece...

 

Quem não sabe de nada, mete e usa e passado um mês admira-se quando começam a acontecer coisas estranhas porque o carvão esgotou e começou a largar todos os elementos pesados e químicos que apanhou entretanto.

 

Quem lê aqui no fórum, rapidamente percebe que o carvão só deve ser utilizado para eliminar medicamentos e outros tratamentos químicos da água num curto espaço de tempo e que é um desperdício utilizá-lo além de que corre o risco do que escrevi mais acima... portanto guardam o carvão para utilização futura (se estiver seco, num plástico está mais do que bom).

 

Quem lê ainda mais do que está aqui no fórum perde algum tempo a pensar porque é que empresas, cujo objetivo é a maximização de lucro, incluem uma esponja ou um filtro de carvão que custa dinheiro (por muito pouco que seja), chega a conclusão que o carvão tem uma razão de ser, sobretudo num filtro novo... o processo de fabrico do filtro, implica muitas vezes o tratamento de partes internas do filtro com químicos. Mesmo que os mesmos sejam lavados, existe uma boa probabilidade de existirem resíduos nos filtros. Há muita gente tão amaricada em utilizar baldes que já tenham sido usados para outros fins que não a aquariofilia e depois esquecem-se de que o filtro passou por um processo industrial grande, cheio de químicos e substâncias que nem consigo imaginar... as empresas incluem esse carvão exatamente para se protegerem de eventuais problemas que possam surgir com os aquários dos clientes quando o filtro é posto a trabalhar pela primeira vez.

 

Em suma, apesar da teoria comum que anda neste e noutros fóruns de não utilizar carvão, eu defendo utilizar o carvão durante 3 semanas num filtro novo ou num adquirido em segunda mão (já que não sabemos como é que o anterior dono lavou o filtro antes de o entregar). Depois disso, defendo que se retire e jogue fora o carvão e que se tenha um, de reserva, no armário para aquele momento em que é preciso tirar medicamentos ou outra coisa qualquer rapidamente da coluna de água.

 

Hum... acho que exagerei na explicação... mas espero que fique claro a minha posição :P

 

Abraços

 

Tony

 

PS: faz os testes quando quiseres, os testes são teus e de mais ninguém... eu quando comecei nesta brincadeira fazia testes todos os dias durante 2 meses e construi um gráfico muito giro no excel com o meu próprio ciclo do azoto :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande explicação Tony, obrigado mesmo!

 

Sendo assim, já devia ter retirado? Mas quanto à outra pergunta, não respondeste. O que devo colocar no lugar dele? Tenho espaço para 4 matérias, suponho que o melhor é ter 4 e não 3.

 

Outra coisa... que me alarmou... a luz estava desligada pois chego muito de noite a casa e quis admirar e avaliar um bocado os peixes... explico:

 

como ia (e fiz) a TPA, decidi que queria colocar uma raíz.. tipo isto http://2.bp.blogspot.com/-fTM3db-A5Xk/TgZ0-leVS_I/AAAAAAAAAFA/wOZ-bffHxWg/s1600/DSC02128.JPG

 

Se calhar não devia mas... quando ia para ver os peixes vi que a raíz está coberta com um algodão branco.. parece cotão.

Juro que não imagino o que seja isto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li até agora, as micorrizas são benéficas e até parece uma coisa natural, apesar que o fungo "come" carboidratos das plantas. Será mesmo micorriza e benéfico?

 

MAS.... isto não é uma raíz de planta viva...

 

Não sei mesmo do que isto se trata..

 

Livro-me de um problema e vem outro? Paciência, é mesmo assim :)

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal os troncos ganharem uma nhanha branca... há peixes que adoram comer isso como ancistrus e outras espécies.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ACTUALIZAÇÃO... finalmente!

 

PH - 6.8 (ligeira subida de 6.5 deve ter sido da água da torneira... sim acondicionei na TPA)

NH4 amónia - 0 mg/l

NO2 nitritos - 0 mg/l

NO3 nitratos - 0 mg/l

 

Qual a razão dos Nitratos zero? Será que as plantas estão a consumir tudo ou o teste continua sem funcionar?

Ideias?

 

Tony? :)

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois sinceramente não sei. Espera uma semana e mede de novo. Se não tens amónia não precisas de fazer tpa entretanto.

 

 

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sabes que não aguento uma semana, talvez faça testes 2/3 vezes :)

 

Já agora, na conversa aconselhaste rasboras. Hoje fui a uma das lojas ver se tinha e voilá... entretanto deparei-me com um grupo de barbos tigre (gosto muito deste peixe, cheguei a ter alguns no meu aquário antigo e consegui manter 1 alevin vivo :P até vir o desastre que até hoje não percebo o que se passou).

 

Que achas dos barbos? Muitos podem achar que não são bonitos. Entretanto vou (re)ler informação sobre eles para ver se o aquário tem o que precisa para eles.

 

 

Agradeço imenso a tua ajuda, acho que agora já posso ficar uma bocado mais aliviado em relação às bolhas (que afinal transformou-se num problema de amónia + nitritos). O que interessa é que aprendi ainda mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Quanto aos barbos tigre, não tenho mas na altura quando andava a procura de espécies compatíveis li qualquer coisa sobre eles serem um pouco agressivos a não ser que estivessem em cardumes ou coisa assim. Já não me lembro muito bem mas foi uma cena assim que os riscou da minha lista.

 

Abraços

 

Tony

 

EDITADO POR ENGANO NO TÓPICO (estou a ficar velho)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, existem muitas opiniões sobre os barbos tigre. A maioria diz que são agressivos, outros dizem que são calmos (já tive experiência própria com eles). No entanto eles parecem gostar de "andar às trincas" aos peixes com caudas longas (betas e guppys, principalmente pois são com estes que as pessoas misturam no aquário).

 

Talvez pondere em adquirir outra vez, gosto deles :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.