Drop Checker CO2


Recommended Posts

Quando se faz injecção de CO2 não se torna prático fazermos testes de hora a hora, mas como tal referes essa medição é pouco rigorosa tal como é a medição da concentração do CO2, aliás como sabes o reagente é o mesmo e o tempo de reacção tb.

 

Nem todos têm a capacidade financeira de comprar medidores digitais de pH, não é GM?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

eu comprei este drop cheker na pet4you http://www.pet4you.n...ultiângulo.html

 

devido ao debate do tema entao parece que o DC que tenho apenas me da a leitura de PH e nao é isso que quero.

Nas instruções apenas dizia para colocar a soluçao que veio com o teste no limite que esta la estabelecido e colocar o DC dentro do aquario mais nada.

 

se é necessario fazer uma soluçao de agua destilada mais bicarbonato de sodio para atingir um KH de 4 entao depois leva esta soluçao mais o reagente que vem no DC?

 

e quantidades dos 2 reagentes? é incrivel ate as instruçoes vêm mal ó valha-me Deus....

 

o valor do KH tem que ser mesmo certinho (4)?

 

porque por norma nesses testes tem que se ir adicionando gotas ate atingir uma cor no meu caso laranja mas tambem nunca fico com um valor exacto porque há laranja claro, normal e laranja escuro, mas se as instruçoes do teste de KH tiverem correctas la diz que cada gota representa 1 de dureza é mais a duvida das quantidade de bicarbonato que se deve deitar......

Editado por BMSG82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma. há marcas que já trazem a água calibrada com a mistura do reagente pelo que é só encher com este líquido e meter dentro do aqua. Como indicas que no teu caso não é suposto usar água do aqua é capaz de ser um desses casos.

 

Mas sim, a grande maioria traz nas instruções que é para meter água do aquário. Se fosse só este o erro... é um hobby dominado pelas marcas que não pensam noutra coisa senão sacar-nos €€ da carteira. É só banha da cobra e independentemente da marca. Boas marcas tem produtos que são realmente bons mas também têm outros que ui ui... Aproveitam-se a fama criada a partir de um bom produto e impingem mais 100 porque sem ele "supostamente" não conseguimos manter aquários...

 

 

Quando se faz injecção de CO2 não se torna prático fazermos testes de hora a hora, mas como tal referes essa medição é pouco rigorosa tal como é a medição da concentração do CO2, aliás como sabes o reagente é o mesmo e o tempo de reacção tb.

 

Nem todos têm a capacidade financeira de comprar medidores digitais de pH, não é GM?

 

Certo. Nem é preciso para nada. Basta fazer medições uma vez. Não há necessidade estar a medir todos os dias. Se a taxa de co2 injectada for a mesma e tudo o resto se manter não vai haver diferenças...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola GM

 

é bem verdade o que dizes ainda o meu primo vai abrir uma loja de aquariofilia........ nem sei o que lhe diga

 

por acaso ainda nao reparei no frasco para ver se o reagente é mesmo KH4 mas nao me parece.

agora uma coisa é certa nas instruçoes apenas dizia "colocar o reagente ate á zona que esta assinalada e colocar dentro do aquario mais nada......"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não, eu não percebo nada sobre reagentes, mas posso assegurar-vos que a única coisa que vem é um reagente chamado Anidride Carbónica .

Editado por Pedrokas88

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o Dropchecker da Aquili não trás agua com KH4 até agora só vi um único DP com isso que é da JBL e por sinal é um caixote bem feio

Eu acho que o Dropchecker da Aquili não trás agua com KH4 até agora só vi um único DP com isso que é da JBL e por sinal é um caixote bem feio

 

É facil atingir KH4 por tentativas adicionando uns pozinhos de bicarbonato ou nunca se consegue atingir exatamente o valor de 4?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegue atingir-se mas é preciso muita tentativa e erro. Eu pedi 30mg de bicarbonato de sódio, medidos numa balança e quando juntei isso ao litro de água destilada deu-me um KH de 40 ou mais... resultado, a menina da farmácia colocou 2.7gr em vez de 30mg... (nem sei como isso é humanamente possível), resumindo, fui diluindo e diluindo até conseguir um aparente KH=4. Depois, para ter mesmo certeza absoluta, coloquei o dobro da água e voltei a fazer o teste... precisei exatamente de 8 gotas (se precisasse de, por exemplo, 9 isso quereria dizer que o KH era 4.5) e finalmente (porque sou obsessivo-compulsivo) usei o quadruplo da água e fiz novamente o teste e a cor da água mudou às 16 gotas (se mudasse às 15 quereria dizer que o KH era aproximadamente 3,75). Portanto mais preciso do que isto... não vale a pena para as nossas aplicações.

 

Já agora, em relação a toda esta polémica sobre a validade e o grau de confiança de um dropchecker... é muito vago. Apenas te dá a ideia se tens muito ou pouco CO2 e mesmo isso é relativo pois há muita gente que se contenta com uma cor azul-esverdeada, outros com um verde intenso e ainda há aqueles (como eu) que só descansam quando o dropchecker está sempre num amarelo pálido. Se quiseres saber exatamente (ou pelo menos com uma precisão já aceitável) de qual a concentração de CO2 que tens no aquário, tens que arranjar um medidor de PH digital. O truque não é medir o PH da água do aquário mas sim o PH da água calibrada dentro do dropchecker! Se te der, por exemplo, 6.45, sabes que, usando a fórmula que dá origem às famosas tabelas que andam por ai:

 

CO2 = 3 x KH x 10^(7-pH) <=>

 

<=>CO2 = 3 x 4 x 10^(7-6.45) <=>

<=>CO2 = 3 x 4 x 3,548 <=>

<=>CO2 = 42,58 ppm

 

Assumindo que o aparelho é dos baratuchos, a margem de erro será de 0.1 PH portanto calculamos 0,1 acima e 0,1 abaixo:

 

Para 6,35: 53,60 ppm

para 6,55: 33,82 ppm

 

Como podes ver, basta uma variação de 0.1 PH para os resultados serem MUITO diferentes MAS é bem mais científico do que olhar para uma cor e julgar a quantidade de CO2 pela sua aparência.

 

Só para finalizar, com um aparelho de baixa gama (tolerância de 0.1 PH) acabaste de estimar a concentração de CO2 com uma margem de erro de 25% acima ou 21% abaixo. Estima lá o CO2, olhando só para o dropchecker (Não vais conseguir).

 

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Já agora, se obtiveres um valor de 6,45 na medição do liquido do dropchecker, podes dar-te por contente porque mesmo considerando o pior cenário possível (margem de erro para cima de 0.1) a concentração de CO2 é de 33ppm o que é superior aos 30ppm recomendados pelos gurus dos aquários plantados.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegue atingir-se mas é preciso muita tentativa e erro. Eu pedi 30mg de bicarbonato de sódio, medidos numa balança e quando juntei isso ao litro de água destilada deu-me um KH de 40 ou mais... resultado, a menina da farmácia colocou 2.7gr em vez de 30mg... (nem sei como isso é humanamente possível), resumindo, fui diluindo e diluindo até conseguir um aparente KH=4. Depois, para ter mesmo certeza absoluta, coloquei o dobro da água e voltei a fazer o teste... precisei exatamente de 8 gotas (se precisasse de, por exemplo, 9 isso quereria dizer que o KH era 4.5) e finalmente (porque sou obsessivo-compulsivo) usei o quadruplo da água e fiz novamente o teste e a cor da água mudou às 16 gotas (se mudasse às 15 quereria dizer que o KH era aproximadamente 3,75). Portanto mais preciso do que isto... não vale a pena para as nossas aplicações.

 

Já agora, em relação a toda esta polémica sobre a validade e o grau de confiança de um dropchecker... é muito vago. Apenas te dá a ideia se tens muito ou pouco CO2 e mesmo isso é relativo pois há muita gente que se contenta com uma cor azul-esverdeada, outros com um verde intenso e ainda há aqueles (como eu) que só descansam quando o dropchecker está sempre num amarelo pálido. Se quiseres saber exatamente (ou pelo menos com uma precisão já aceitável) de qual a concentração de CO2 que tens no aquário, tens que arranjar um medidor de PH digital. O truque não é medir o PH da água do aquário mas sim o PH da água calibrada dentro do dropchecker! Se te der, por exemplo, 6.45, sabes que, usando a fórmula que dá origem às famosas tabelas que andam por ai:

 

CO2 = 3 x KH x 10^(7-pH) <=>

 

<=>CO2 = 3 x 4 x 10^(7-6.45) <=>

<=>CO2 = 3 x 4 x 3,548 <=>

<=>CO2 = 42,58 ppm

 

Assumindo que o aparelho é dos baratuchos, a margem de erro será de 0.1 PH portanto calculamos 0,1 acima e 0,1 abaixo:

 

Para 6,35: 53,60 ppm

para 6,55: 33,82 ppm

 

Como podes ver, basta uma variação de 0.1 PH para os resultados serem MUITO diferentes MAS é bem mais científico do que olhar para uma cor e julgar a quantidade de CO2 pela sua aparência.

 

Só para finalizar, com um aparelho de baixa gama (tolerância de 0.1 PH) acabaste de estimar a concentração de CO2 com uma margem de erro de 25% acima ou 21% abaixo. Estima lá o CO2, olhando só para o dropchecker (Não vais conseguir).

 

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Já agora, se obtiveres um valor de 6,45 na medição do liquido do dropchecker, podes dar-te por contente porque mesmo considerando o pior cenário possível (margem de erro para cima de 0.1) a concentração de CO2 é de 33ppm o que é superior aos 30ppm recomendados pelos gurus dos aquários plantados.

 

Ou então usas 2 DC com soluções calibradas com kH diferentes. Desta maneira sabes que estás entre um intervalo, por exemplo entre os 30 e 50 ppm.

aqui

 

E confirmo que mesmo com balança de precisão à 0.001g não é fácil de acertar logo no kH4.

 

até agora só vi um único DP com isso que é da JBL e por sinal é um caixote bem feio

 

Eu tenho um da JBL mas não veio com líquido nenhum. Realmente é um caixote mas tem a vantagem de ter um plástico branco no seu interior o que torna a leitura da cor muito mais fácil do que nos de vidro. E depois de acertar o CO2 já não precisa de lá estar.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.