Drop Checker CO2


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Comprei um teste de CO2 da aquili, que inclui o drop checker em vidro.

 

É a primeira vez que uso CO2 pressurizado no meu aquario de 54L, alguém sabe me dizer como é que funciona? Quantas gotas devo deitar etc?

 

Abraço

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz lá para deitar uma amostra de água do aquário no dropchecker e 2 gotas do reagente que vem e deixas um espaço de ar entre a agua e o liquido do dropchecker, nao diz mais nada. Vem tambem aquela tabela PH/KH, mas nao percebo para que serve essa tabela :S

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tive um desses ...

 

Nao sei a marca.. mas o meu tinhas de meter aguua até a marca que tem la no drop.. de seguida tinhas de o inserir no interior do aqua.. como faz vaco nao entra nem verte (agua/liquido) para o aquario e vai mudando de cor conforme o co2 da aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedrokas88

 

Faz como diz nas intruções, a quantidade de água deve ser de 10ml, não tenho a certeza e deverás deitar 2 ou 3 gotas de reagente obrigando-o a entrar na esfera quase fechada, o liquido irá reagir com a água indicado-te o pH da solução. Viras o cone para baixo e colas dentro do aquário não deixando que a água entre para o interior, poderá entrar uns 2cm que não faz mal.

 

As trocas gasosas entre a película de água que está dentro do cone e o ar da esfera faz reagir a solução fazendo-a mudar de cor, terás de aguardar cerca de 1h para que comece a reagir caso o pH da tua água seja diferente.

 

A tabela entre o pH e o KH tem a ver com o seguinte, KH é a capacidade tampão que a água tem, basicamente a capacidade que a água tem de permanecer com o mesmo pH quanto maior o KH mais dificil é de mudar o pH quanto menor mais facilmente, em termos práticos com KH elevados precisas de mais CO2 para mudar o pH com KH baixos precisarás de menos, ou seja com KH altos apesar de injectares muito CO2 podes nunca conseguir fazer baixar o pH (situações extremas) com KH baixos qualquer concentração de CO2 faz baixar rapidamente o pH.

 

A tabela deverá ser qualquer coisa semelhante a isto

gallery_27303_1113_45592.jpg

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado jpospr, agora fiquei muito mais elucidado.Mas essa tabela vai me dizer que quantidade de CO2 devo introduzir no aquario? A minha duvida está em como equilibrar o PH e o KH de maneira a que a quantidade de CO2 seja a mais correta.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de relacionar o pH com o KH e ver a concentração de CO2 que tens no aquário.

 

Imaginemos que tens um KH de 8 e que após introdução de CO2 ficas com um pH de 6.4 significa que terás uma concentração de CO2 de 94Mg/L, tb poderás pensar ao contrário

Tens um KH de 6 e queres ter uma concentração de CO2 de 17.7, saberás que em principio atingirás um pH de 7

 

Esta tabela é meramente indicativa, pq nós sabemos que variações de pH não estão apenas relacionadas com a injecção de CO2, introdução por exemplo de turfa ou troncos que libertam ácidos taninicos baixando o pH ou a introdução de material de origem calcária que fazem subir o KH e consequentemente o pH.

 

O melhor é fazeres o seguinte, Água destilada, adicionas bicabornato de sódio até o KH atingir o valor de 4, após teres a água calibrada nesse valor, colocas a quantidade que a aquili te indica dentro do DropCkcheker e o respectivo reagente que não é mais que um detetor de pH, conforme as mudanças de cor consegues saber com certeza a concentração de CO2 que tens no aqua.

 

Se queres saber o pH do aqua então a agua que deves introduzir será a agua que está no aqua e não ficas a saber exactamente a concentração de CO2...fiz-me entender?

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os drop-checkers não são para ser usados com água do aquário mas sim água calibrada com um kH4. Caso contrário de nada servem. Dão leituras erradas.

 

GM

 

Se utilizares a água do aquário fornecem informação sobre o pH da água do aquário, se utilizares com KH de 4 fornece informação sobre a concentração de CO2, ambas as informações são válidas depende do que queremos saber.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou iniciar um plantado e tenho um teste de CO2, mas visto que so com uma soluçao de KH de 4 é que consigo saber o CO2, qual a forma de saber quantas bolhas por minuto devo injetar?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imaginemos que coloco 2 bolhas/ minuto( por exemplo), e coloco o dropchecker com aqua do aquario dentro do mesmo.Se ficar verde, posso concluir que o pH mantém-se dentro de niveis bons, apesar de estar injetando CO2, certo? No entanto fico sem saber se o CO2 é suficiente para as plantas. Gostava de saber se os níveis de CO2 são os ideiais sem ter que recorrer à solucao de KH=4. O aquário tem 54L.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais duas duvidas:

 

-se for adicionando o bicarbonato à água destilada, posso medir logo os valores de Kh?

 

- imaginemos que faço 1 Litro desta solução, mas como é obvio apenas vou usar alguns ml para adicionar as gotas de reagente e deitar dentro do drop checker, portanto, irá me restar muita solução de kh=4, se ficar numa embalagem fechada pode ser usada nas proximas vezes que mudar o liquido de dentro do dropchecker ou estraga-se?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se utilizares a água do aquário fornecem informação sobre o pH da água do aquário, se utilizares com KH de 4 fornece informação sobre a concentração de CO2, ambas as informações são válidas depende do que queremos saber.

 

Certo mas se o objectivo é medir o pH então não é preciso um DC para nada. É menos uma porcaria dentro do aqua.

Existe outra forma?

 

Em princípio 2 bps é um bom ponto de partida para um aqua de 54L.

Podes ter uma noção dos níveis de CO2 se registares a variação de pH antes e depois de injectares o CO2. Se tiveres uma variação igual ou superior a 0.8 em princípio tens CO2 suficiente. Mas este método é ainda menos preciso... só mesmo para ter uma noção.

 

 

por exemplo se fizer a solução nesta proporção : 30 mg de bicarbonato - 250 ml de H2O , irei ficar com muita solução perdida.

 

aguenta muito tempo mas guarda numa zona sem luz.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo mas se o objectivo é medir o pH então não é preciso um DC para nada. É menos uma porcaria dentro do aqua.

 

 

Não é verdade GM, podes querer controlar apenas o pH da áqua para não provocar uma acidose ao peixes que tb os mata em muitos casos, muitas vezes quando queremos pH baixos nos aquas preparamos tudo para que fique com um pH a baixo de 7 para o ambiente ser o mais semelhante e depois "esquecemo-nos" que vai haver injecção de CO2, se naturalmente tiveres uma água mole com um pH a rondar os 6.5 se injectares CO2 rapidamente chegas aos 5 o que em certos casos poderá ser fatal. Ter um teste permamente de pH visível no aquário pode ser uma mais valia e um compromisso entre concentração de CO2 / pH, por vezes apesar de queremos atingir "x" de concentração de CO2 tal não nos é possivel pelas características iniciais da água.

 

Eu até defendo que se deve ter 2 dropcheckers um com água de aquário e outro com KH=4 para sabermos quando é melhor parar de injectar CO2 ou abrandar o ritmo, e até os DP em vidro não são assim peças tão feias antes pelo contrário

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é verdade? então não é só tirar uma amostra de água e medir o pH? Para que preciso do DC? Para além disso, se alguma coisa alterar a água (e.g. amónia) a leitura que tens dentro do DC deixa de corresponder ao que tens dentro do aqua.

 

O DC foi inventado para medirmos de forma mais ou menos rigorosa (pouco) a concentração de CO2. Se é para saber o pH o melhor é tirar uma amostra de água e fazes um teste normal. Ou então comprar um medidor de pH daqueles eléctricos.

 

 

...os DP em vidro não são assim peças tão feias antes pelo contrário

 

São gostos. Eu prefiro não ter nada dentro do aqua.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.