Recommended Posts

Publicado

Olá!..

O Meu botia palhaço está doente á mais ou menos 2 semanas...

...na loja disseram-me que deveria ter fungos,por isso fiz-lhe o tratamento para esta doença,e ele realmente melhorou.

Mas agora está outra vez a piorar e já não sei o que lhe fazer.

vou tentar descrever o melhor possivel os sintomas que ele apresenta uma vez que tenho fotos mas não mostram grande coisa.

*só nada com as barbatanas peitorais

*cauda fechada

*Não mantem o equilibrio

*boca sempre aberta

*guelra muito vermelha

*todo o corpo está escuro mas tranparente quase dá para lhe ver a espinha.

*muito magro embora se alimente bem,como os outros

....isto é como ele tá agora porque a doença começou por ter manchas brancas em todo o corpo principalmente na cauda, nao eram pontos brancos, eram mesmo manchas por todo o dorso e cauda.

aqui vao as fotos:

Pic_3791_6.jpg

...e agora é esperar por alguma alma caridosa que me queira ajudar a salvar o meu palhaçinho... :D :D

Publicado:

Olá,

Eu tenho 2 bótias. De vez em quando um deles aparece com essas manchas que referes. Normalmente acabam sempre por desaparecer. Nunca procurei uma justificação para esse facto. No entanto não devem ser fungos...

Desconfio que seja, ou muco, ou alguma reacção a algum tipo de parasita (pode ser que alguém opine :oops: )

Agora problema do teu parece grave. Desconfio de tuberculose. Falta de cor, emagrecimento, etc são sintomas disso mesmo. As bactérias acabam por infeccionar orgãos internos (bexiga natatória também (daí o facto dele nadar mal ou não manter o equilíbrio)).

Costuma atacar peixes que estão debilitados (devido a stress, entre outros).

Experimenta aplicar antibiótico (bactopur direct é o ideal para este caso). No entanto a probabilidade de cura é remota. Aconselho-te também a retirar o peixe desse aquário já que a doença é contagiosa.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

e isso significa que não tem cura?!.. :D

perdi o meu palhacinho?!..

...ele já está bem pior todo preto e hoje já não comeu. :roll:

como ele está acho que mesmo tendo cura, já não vou a tempo! :roll::roll:

• 3 semanas depois...
Publicado:

Os Bótias ao contrário de muitos outros peixes, não têm escamas, têm pele.

Essas manchas pode ser algum tipo de irritação, ou, como ele está bastante magro e "transparente" pode ser que a sua resistência da pele a ataques exteriores esteja bastante limitada.

Pelas imagens que postaste realmente o caso parece bastante grave, se tivesses um auqa hospital era melhor, punhas-lo lá, aumentasvas o O2 e aumentavas a temp para 28 - 29ºC e aplicavas o bactopur direct.

Qual é a alimentação que lhe dás ?

Já agora, qual é a temp, ph e nivel de amónia e nitritos do teu aqua ?

As melhoras para o palhacinho.

Pedro

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005