SOS!!!! 12 discus todos doentes


robalo 1

Recommended Posts

Bom dia

 

Tenho 12 discus todos eles doentes ( 2 de ontem para hoje ja morreram ).

Os discus estão com as barbatanas fechadas, tem uma espécie de muco na lateral e as barbatanas estão baças.

 

Tudo começou na quinta em que fui para fazer uma tpa e verifiquei que o ph estava mais baixo( 5.5 )que o normal (6.7) e desde ai começaram a ficar escuros e com os sintomas acima descritos. Hoje também verifiquei que alguns deles estavam com uma guelra fechada , E tinha colocado um discu novo no aquário no sábado antes sem fazer quarentena.

Tenho um grande cardume de bêbados e cardinais e não vejo qualquer problema

 

Os valores esão os seguintes

Ph 6.9 neste momento

nitratos 25

Nitratos 0

O resto não tenho testes

 

Será acidose ? sera alguma doença ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então e a amónia? Pode ter sido um pico de amónia a desencadear isso tudo. Não terás algum peixe morto escondido a decompor-se e a contaminar a água? Esses 12 discus estão num aquário com que litragem?

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Peixe morto não porque so tenho areia de cilica e algumas valisnerias e um tronco logo nao pode estar escondido.

O aquário é de 600lts tem 2 filtros um fx5 e um 2217.

 

Quanto a amónia vou comprar testes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, lá falta de espaço eles não têm. Em princípio não precisas de comprar testes de amónia de propósito por causa desse problema. Pergunta numa loja de aquariofilia se podes levar uma amostra para testarem a amónia.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel,

 

Dasss.... Isso é uma catastrófe!!!!!Oxalá, consigas curá-los,pois tens uns discus 5*.Abraço.

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pelos sintomas que indicas,isso será mesmo acidose.

eu proprio já tive e todos os discus adultos ficaram com esses sintomas,os discus juvenis nao,nem os ramirezi.

tenta subir o ph aos poucos,varias tpas durante varias horas para nao subir de repente.

se se tratar de acidose,basta fazeres isso e eles vao recuperando.

tambem te aconcelho a tentares ver qual a razao da baixa repentina de ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Marco

 

È mesmo uma desgraça . Nem os consegui tirar do aquário , ( pedi a minha mulher ) passei o sábado todo de volta deles e hoje também e não sei o que fazer .

Isto é lixado , agora só me resta conseguir salvar os que tenho, mas tenho 3 que não sei não

 

Ontem e hoje passei o dia a medir o ph e esta estável 7. , tenho feito mudas 2 vezes por dia mas pequenas a ver se ajuda , nao tenho nada que me faça descer o ph , o problema acho eu é o kh que esta sempre perto do 1 ou mesmo 0

 

 

Tenho vários peixes pequenos e não se passa nada, é so mesmo nos discus

Editado por robalo 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Robalo, coloca uma gota de betadine liquido por cada 10 litros de agua do aquario. Vai ajudar a sarar as feridas provocadas pela aciidose e impedir infecções oportunistas. Faz este tratamento durante 5 dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

realmente parece-me que isso foi causado por uma baixa repentina do ph , agora o importante é descobrir o que esta a causar essas oscilações.

 

na minha opinião é preferivel teres o ph em niveis que nao entre 6 ou 7 , mas estavel , ou seja prefiro ter ph 5 estável do que entre 6 e 7 e sempre a oscilar.

 

o tronco que falas esta submerso á muito tempo?

que materias filtrantes usas?

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O tronco ja tenho a cerca de 4 meses

Tenho o fx5 cheio de cerâmica e o 2217 com esponjas. Sempre tive o ph entre 6.8, 7 mas de repente ....

Os peixes nao apresentam melhoras nenhumas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so uma questão

 

tens 2 vezes nitratos no post inicial.

um a zero e outro a 25.

 

são os nitratos que estão a 25 e os nitritos a 0 certo???

 

se assim for tens esses nitratos altos...

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so uma questão

 

tens 2 vezes nitratos no post inicial.

um a zero e outro a 25.

 

são os nitratos que estão a 25 e os nitritos a 0 certo???

 

se assim for tens esses nitratos altos...

25mg de nitratos não acho que seja muito alto, pelo menos que dê para causar tanto problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

aconteceu-me o mesmo(acidose).

realmente esses sintomas so pode ser derivado a acidose.

quando reparei tinha os discus todos deitados no fundo do aqua,nao reagiam a nada.

apenas sabia que estavam vivos porque se via eles a respirar e o que fiz durante um dia inteiro,foi tpas atras de tpas.

no dia seguinte,fiz novamente tpa de cerca de 30% e passado dois dias já todos estavam a nadar,mas com bastantes mazelas ainda,desde os olhos bastante baços,o corpo com excesso de muco ou queimado derivado a acidose.

fui fazendo tpas de 20% todos os dias e de dia para dia notava-se bem as melhoras de todos eles e passado +- 1 semana,já com eles todos +- recuperados fui obrigado a tirar tudo do aqua e lavar,pois o que me fez baixar o ph foi o areao estar cheio de porcaria.

no meu caso aproveitei para mudar o layout,novo areao,etc.

felizmente depois deste susto e com receio que nao recuperassem,todos eles recuperaram totalmente e estao a 100%

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais