[Duvida]apistogramma hongsloi


Hugo Neves

Recommended Posts

O macho é bem maior do que a fêmea, tem a cabeça amarela, a zona da barbatana anal é vermelha e as pontas das barbatanas anal e dorsal ultrapassam a barbatana caudal (isto são as diferenças mais marcantes). A fêmea além de ser mais pequena do que o macho é de cor "amarelada acastanhado", na altura da reprodução fica com um amarelo intenso e com uma risca preta desde a cabeça até à cauda (igual a quase todas as fêmeas da família dos apistos). :oops:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além do que disse (e bem) o post anterior, o macho tem umas tonalidades vermelhas ao pé da barbatana anal, uns tracinhos azuis perto da boca, e à fêmea acrescentaria um ponto vermelho perto da caudal. O amarelo nas fêmeas é bem mais vivo do que se disse antes, e há uma rubor avermelhado no ventre quando tomam conta das crias.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa. Não percebi.

 

Em jovens e num ambiente não territorializado não têm aquele dimorfismo que os caracteriza, que tem essencialmente que ver que a reprodução.

 

Quando comprei os meus não tinham as cores que adquiriram mais tarde, cá em casa, assim que estabeleceram quem mandava em que zona. Uma das três fêmeas que comprei, que nunca teve um espaço dela, nunca ficou com a cor das outras, mesmo apesar das atenções constantes do macho, e porque era sempre corrida das zonas em que as outras mandavam, em que puseram ovos e tiraram filhos. Os jovens que cá tenho já com um centímetro, mesmo dando à cauda uns para os outros, ainda não têm as cores dos adultos.

 

Espero já ter sido mais útil assim.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais