espectro de luz para plantas


five pra one

Recommended Posts

boas

 

tenho calhas life tec e as lampadas que eles tem para plantas tem um filamento azul e outro vermelho e na lanpada diz 10000K,a minha duvida e se o espectro edias n sera a cor amarela que penso eu devera andar pelos 4200 K .sera que estas lanpada para plantas sao boas? e que eu tenho os meus aquarios todos algu plantados e com estas calhas mas o unico que faz pearling e um que esta a levar com luz directa do sol, eu mas eu tenho lampadas de 10000 K que n e de todo o melhor.

fico a espera das respostas.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

tenho uma calha identica com uma lampada branca de 10.000 k e uma vermeha/azul (não sei de quantos K) que o vendedor da loja me disse que era boa para plantas. De facto parece, uma vez que as plantas parecem apreciar (perling, etc). O que estou a começar a achar é que essa luz vermelha me enche o aquário com algas... mas isso é outra guerra!

 

fiz um teste de tirar a lampada vermelha e substituir por outra de 10.000 k branca (para ver se retraia o aumento de algas) e ainda não cheguei a conclusões. Mas assim fica uma luz muito feia...

 

Os entendidos em iluminação que nos deêm uma ajuda, please!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do pearling não quer dizer nada, podes ter falta de nutrientes e não ha pearling.

 

era preferivel branco/rosa, não queres actinicas para nada (so nos salgados), se puderes mudar poe uma PC de 6500k e ficas com um esprectro melhor (as lampadas da jebo não têm realmente 10000k).

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas são JEBO e diz lá na caixa que têm 10.000K. Mas olha que se não têm, lá devem andar próximo, pois emitem uma luz para o azulado.

 

Extranged, sabes, então, qual o espectro das JEBO ?

 

Filipe

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certeza não tenho mas ja comparei uma jebo 36w 10000k com uma aquastar da sylvania (10000k) e ainda se nota uma grande diferença de cor.

 

 

ja tenho esta duvida á muito tempo, como é que dizem ser de 10000k e ter rosa ou azul na lampada? um dos tubos é azul/branco e outro rosa/branco...

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a vermelha que comprei dizia na caixa:

 

JEBO 36W 10000K RED

 

ora é esquisito... ainda por cima que o lado vermelho nem é pouco rosado... é mesmo muito rosado... a roçar o vermelho vivo.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o que sei, e corrijam-me se estiver enganado, a taxa de fotossíntese aumenta consideravelmente, quando a planta é exposta a espectros de luz azul-violeta e vermelho-alaranjado, ou seja, a comprimentos de onda entre os 400-480 Nm e os 650-700 Nm. Assim as lâmpadas, que utilizamos nos aquários devem respeitar estes espectros, para que as plantas tenham uma taxa de fotossíntese elevada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Segundo o que sei, e corrijam-me se estiver enganado, a taxa de fotossíntese aumenta consideravelmente, quando a planta é exposta a espectros de luz azul-violeta e vermelho-alaranjado, ou seja, a comprimentos de onda entre os 400-480 Nm e os 650-700 Nm. Assim as lâmpadas, que utilizamos nos aquários devem respeitar estes espectros, para que as plantas tenham uma taxa de fotossíntese elevada.

A fotossíntese não necessita de fotões com comprimentos de onda entre os 400-480 nm (nanometros). A fotossíntese tem dois fotossistemas (Fotossistema I e II). No Fotossistema II, o electrão absorvido é de 680 nm, enquanto que no Fotossistema I o electrão absorvido é de 700 nm. Isto são valores máximos de absorção das Clorofilas A e B. Se as plantas não conseguirem absorver fotões desses comprimentos de onda, já não há possibilidade de haver reacções redox (quase sempre com a ajuda de centros metálicos, nas Clorofilas é o Manganês).

Basicamente, a gente consegue forçar a fotossíntese apenas com os comprimentos de onda 680 e 700 nm, mas assim também não víamos nada :D O que convem às nossas lâmpadas, é terem picos de emissão as estes comprimentos de onda. O espectro das luzes é quase sempre contínuo, variando nos picos de emissão. Lógico que, consoante esta variação nos picos de emissão, pode-se mudar a cor resultante da lâmpada, mas isto já deve saber.

Quando falas em comprimentos de onda de 400-480 nm e 600-700 nm, deves-te estar a referir aos máximos de emissão de alguma lâmpada. Não aos comprimentos de onda que as plantas necessitam.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li num site que os picos de absorção da clorofila a e b se situavam em 430-450 e 630-660(não me lembro ao certo, em casa confirmo os valores). Segundo o que se podia ler, as lâmpadas deviam por isso ter picos nestas duas zonas do espectro.

Ao observar os gráficos de distribuição no espectro de algumas lâmpadas especializadas em plantas, verifiquei que estas incidem sobretudo nestas duas zonas, azuis e vermelhos. Mas todas elas têm bastante azul, mesmo aquelas que não são para embelezar o aquário...

Contudo grande diferença destas lâmpadas para as "normais" são de facto os vermelhos, cuja emissão é muito maior nas lâmpadas para plantas.

 

Por experiência verifiquei que com uma lâmpada de 6000K, de espectro mais incidente na faixa azul, com praticamente nada de vermelho(ia até aos 500nm e pouco), determinadas plantas crescem muito bem, enquanto outras se desenvolvem com muito mais dificuldade. Se os vermelhos são praticamente nulos como é possível as plantas(Hemianthus micranthemoides por exemplo) desenvolverem-se tão bem?... :shock:

 

Quando estiver em casa coloco aqui o artigo que li e confirmo a distribuição espectral da lâmpada de 6000K para opinares.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Li num site que os picos de absorção da clorofila a e b se situavam em 430-450 e 630-660(não me lembro ao certo, em casa confirmo os valores). Segundo o que se podia ler, as lâmpadas deviam por isso ter picos nestas duas zonas do espectro.

E tens toda a razão... Eu enganei-me. Quem absorve fotões a 680 e 700 nm são os Citocromos P680 e P700, respectivamente (basicamente, são estruturas usadas na fotossíntese, que contém, entre muitas coisas, as Clorofilas). Nas moléculas de Clorofilas, o átomo que se encontra no meio do anel de porfirina é de Magnésio (Mg) e não de Manganês (Mn). O Manganês, é sim utilizado para se coordenar aos átomos de Oxigénio provinientes da H2O, que ao ser oxidada (pelo mecanismo da fotossíntese) forma O2 e 4H+, salvo erro.

Mas isto não deixa de invalidar o que disse sobre os comprimentos de onda. Para haver fotossíntese, os fotões absorvidos têm mesmo que ser de 680 e 700 nm.

Também temos que ver que uma coisa é Clorofila isolada (daí é que se tira o espectro de absorção) e outra coisa é "tudo ao molho e fé em Deus" dentro das plantas. E se vires, por alguma coisa se chamam Citocromos P680 e P700, por serem estes os comprimentos de onda que absorvem na Fotossíntese.

 

Aqui ficam alguns sites:

 

Site sobre o espectro de absorção da Clorofila

Site sobre electroquímica das plantas. Vejam a parte "Structure and composition of the oxygen-evolving complex in vivo"

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais