Colonia de Daphnia


Recommended Posts

Boas...

 

Sinceramente nao sabia onde por este topic por isso acabei por por aqui!!

E o seguinte, eu "larapiei" do laboratorio de biologia da minha escola uma quantas daphnias, e agora tenho alguma duvidas quanto a sua manutenção!!!! Quem me poder ajudar agradeço!!!

 

Cumpts

Fico a Espera

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tens, básicamente, 2 hipóteses em termos de alimentação:

 

- Fermento biológico (leveduras) seco - Fermipan - ou levedura de cerveja, tudo á venda nos supermercados.

- Água verde (suspensão de algas..)

 

Por estarmos numa altura fria e com pouco sol, aconselho-te as leveduras. biggrin

 

Coloca as dáfnias num local quente para aumentar a reprodução e alimenta com uma solução de leveduras + água. Goteja a solução para o recipiente onde estejam as dáfnias até a água ficar com "nevoeiro".

Quando o nevoeiro desaparecer...alimenta de novo! biggrin

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix

Diesel_car não achas que o controlo da qualidade da agua para as daphnias ao se alimentar o fermento é um bocado dificil de fazer?

é que eu aqui a tempos comprei umas e depois de pesquisar na net tentei fazer o mesmo e foi-me muito dificil controlar a quantidade de fermento e varias vezes quando tinha a colonia em expansão adicionava demais e la vinham os numeros para baixo.

secalhar como deves de ser experiente nisso era bom dares mais umas dicas como por exemplo o volume minimo de agua a utilizar para a cultura

 

a mim o que me safou foi que tinha um alguidar com agua quase estagnada no meu jardim que nem esta a sombra nem ao sol vai variando conforme a altura do dia (contem folhas velhas que caiem da trepadeira por cima e uns caramujos vivos outros mortos e muitas larvas de mosquito la dentro) e lembrei-me de atirar para la umas poucas daphnias e fui feliz ao faze-lo pois a cultura em fermento acabou por morrer depois fui expreitar esse algudar e stava minado delas agora faço a criaçao em dois novos alguidares de 30 a 40 litros que tenho ao sol para a temperatura ser maior e mantenho a sua agua verde com agua que adiciono do primeiro que mencionei e que depois da adição de daphnias deixou de estar tão estagnada e agora é apenas agua verde muito escura e não verde acastanhada e coisa que não me faltam são daphnias se bem que ando a procura de uma banheira velha para encher :?

 

mas para a cidade secalhar a opçao do fermento é a melhor apenas achei um bocado dificil de controlar mas se contigo funciona

deixo aqui o aviso de que uma pessoa não se pode deixar cair na tentaçao de adicionar fermento a mais pois os resultados não serão bons para as daphnias.

 

digo para as daphnias pois reparei no aparecimento de literelmente milhões de seres minusculos brancos tipo minhocas que cobriam as paredes do vidro e que mal se vem a olho nu (eu usava 3 lupas empilhadas para ver melhor pois não tenho microscopio)

 

um pequeno a parte para o diesel ou quem saiba!!

tenho white worms que achei debaixo de um va~so pelo menos penso ser pois sao pequenas brancas e ja as tenho a duas semanas e ainda não dei por nehuma alteraçao na sua cor pois poderia ser earthworm jovens acho mas penso não ser no entretanto tenho lhes dado flocos humidos e penso e ja vi aparecer outras muito finas que nao via no inicio mas a minha duvida era se alguem mantem white worms e se sim que comida lhes dão.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Diesel_car não achas que o controlo da qualidade da agua para as daphnias ao se alimentar o fermento é um bocado dificil de fazer?
Sim.. :o

É uma questão de arriscar as quantidades, eu usava (fui com o Jan!ta apanhar umas "toneladas" hoje, para matar saudades das dáfnias) apenas 2 ou 3 gotas por dia de fermento em pó, misturado numa seringa.

Mal a água ficasse transparente...metia mais umas gotitas.

 

Aconselho-te a separar 3 ou 4 culturas, e arriscar com diferentes quantidades de gotas, e descubrir os resultados:

- Se não houver mortes, e o número de individuos aumentar...FIXE!

- Se não houver mortes...mas o número de dáfnias se mantiver igual...aumenta um pouco a dose.

- Se houver mortes...diminui as doses.

 

aparecimento de literelmente milhões de seres minusculos brancos tipo minhocas que cobriam as paredes do vidro e que mal se vem a olho nu (eu usava 3 lupas empilhadas para ver melhor pois não tenho microscopio)

 

São infusórios e rotíferos, excelente para alimentar alevins de peixes pequenos (bettas, por exemplo) e aparecem por falta de oxigénio na cultura. Não há competição com as dáfnias, que morrem nestas condições, e eles superam-nas em número pois as dáfnias são sensiveis á falta de oxigénio...daí terem morrido.

 

se alguem mantem white worms e se sim que comida lhes dão.

 

Eu tenho microvermes (1mm) e vermes de Grindal (0,5cm +/-).

Deverás estar a falar de equitreias. São parentes dos grindal, mas vivem a temperaturas muito mais baixas (são cultivadas, por vezes, em frigoríficos :) ) - Grindals 19-22ºC.

Alimenta com flocos ou comida para cão/gato (granulado)...

Procura na net por Equitraeus albidus (não sei se o nome está correcto cheers).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.