filtro externo


Recommended Posts

Teste e resultados

 

Teste:

  1. teste em circuito aberto para um deposito de 5L (globo xD) ao mesmo nivel
  2. teste de L/H

Resultados:

  1. Sistema funcionou como esperado (criando circulação exessiva como esperado) e simulando uma falha de luz o sistema pára por completo, se existir algum resto de circulação funciona no circuito não se tendo denotado diferenças de volume no deposito.
  2. teste feito a niveis diferentes, filtro a nivel inferior, tendo-se verificado que este demorou, arpoximadamente, 14,5 segundos a encher o deposito de 1L dando a sua litragem de,aproximadamente, 250L/H muito inferiores aos 350 anunciados e sem materias filtrantes.

Discução:

  1. dando conta de umas pequenas fulgas e que existia uma entrada de ar (que impedia que a agua saisse) o filtro estava a debitar mais agua que a que puxava fazendo o nivel do deposito baixar e o do globo transbordar. situação a ser resolvida com novas anilhas.(espero eu)
  2. verificação de um erro na execução, o furo para passar o cabo de alimentação da bomba deveria ter sido feito na tampa, evitando fugas e dando mais mobilidade á bomba...situação que espero resolver tapando o buraco com acrilico e silicone (por dentro para ter a ajuda da pressão)
  3. depois de ter as materias filtrantes acredito que o debito da bomba irá dimunuir para uns não previstos 150/200 L/H...ficando muito a baixo da minhas espectativasobrigando-me a aplicar o interno rapidamente no projecto e tendo em conta os mesmo calculos o debito do meu filtro irá descer no total irá descer uns 60 a 70 L/H...refiro isto para alguem que esteja a pensar seguir este modelo tenha estas informações em conta na altura de comprar a bomba...

Considerações finais

creio ser um projecto viavel e com algumas melhorias bastante aceitavel em preço tendo em conta os de compra.

dificuldade de execução: muito facil.

 

aberto a discuções :D

falta-me fazer as ligações para o aquario e deverá estar pronto a funcionar dentro de uma semana :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Essa do débito da bomba é que não esperava que fosse diminuir tanto....

 

Abraços

 

Tony

 

PS: isso explica porque alguns utilizam bombas de alta qualidade tipo a "Iwaki" utilizada pela ADA

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem tu nem eu ...:S contava isto ja com as materias filtrantes não limpo,,,la me**

entretanto ja fiz algumas alterações e vou verificar novamente amanha...

a marca boyou tambem li que não era assim tão má...mas enfim uma coisa é o que diz o papel outra o que diz a verdade (agora arrependo-me de ter cortado o cabo....

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Moss, tenho de deixar de ler este tópico... agora dei por mim a procurar bombas de alto débito... não tenho tempo para fazer uma coisa destas LOL

 

Olha lá uma coisa... já vi que essa bomba que tens, tem bocal para a saída... mas e a entrada? Também é bocal? É que se for, podias ter posto a bomba fora da caixa e assim a manutenção seria mais fácil (sem falar no facto de não precisares cortar o fio eléctrico).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

começa a pensar que isto não custa tanto como eu faço parecer :D

não a bomba tem saida em forma de bocal mas a entrada é a meio (tem de estar submerça) e a manutenção não se torna muito dificil...so tenho de colocar uma torneira na mangueira de entrada senão quando em abro a tampa começa a entrar agua pela pressão...de resto é só abrir a tampa retirar as meterias filtrantes limpar voltar a por preencher com agua e a bomba fica de imediato ferrada :D

 

uma pergunta para os entendidos...

disseram-me que uma das possibilidades de a bomba estar a fazer este baixo debito terá propocionalidade pela dimenção da caixa (agua disponivel) será possivel?

 

ATT

Eliezer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só para postar fotos de alguns testes...

tenho modificado e alterado algumas coisas e ao mesmo nivel a bomba continua a fazer um debito de 260L...(não sei mais :S)

de qualquer modo depois de fazer mais uns DIY e umas compras irei aplica-lo ao aquario e verificar o resultado...de qualquer maneira sempre poderei mais à frente comprar ma bomba mais potente :D

fotos:

dsc00236cd.jpg

dsc00235ha.jpg

isto tudo sem materias filtrantes...

estou a planear ja mais coisas :D dps update.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai uma coisa a considerar... é que o filtro não vai ficar ao lado do aquário pois não? Vai ficar por baixo e ai vais perder ainda mais caudal... repete lá o teste com o filtro 1 metro abaixo do balde e mede o fluxo...

 

Eu comprava uma daquelas bombas magnéticas Iwaki de 900lts/h e montava no exterior :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O material da BOYU em termos de qualidade vale a pena?

ate agora não tinha ouvido defeitos (mesma fabrica da sera) mas agora não posso dizer nada...

 

Tens ai uma coisa a considerar... é que o filtro não vai ficar ao lado do aquário pois não? Vai ficar por baixo e ai vais perder ainda mais caudal... repete lá o teste com o filtro 1 metro abaixo do balde e mede o fluxo...

 

Eu comprava uma daquelas bombas magnéticas Iwaki de 900lts/h e montava no exterior :)

 

Abraços

 

Tony

ja testei este foi outro :D

testei ao maximo da mangueira existente...248 e qualquer coisa L/H

assim da-me 260l/H o que me pôs a pensar em fazer outra extenção colocando a bomba ao mesmo nivel do aqua...mas a diferença de debito não deve se tornar muito relevante

 

Eu comprava uma daquelas bombas magnéticas Iwaki de 900lts/h e montava no exterior :)

essas não conheço...hummm em busca :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São umas japonesas de alto débito/qualidade.... São usadas pelos jetfilters da ADA. Convém é comprares em 2ª mão porque novas.... ui ui.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ui ui nem por isso... no outro dia perdi um leilão em que foi uma iwaki de 900l/h por 20 e poucos euros... tendo em conta que chegam a 200€ em novas... :P :P

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre meter uma bomba de retorno fora do filtro.

 

algo deste genero:

 

http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/bombas/bombas-de-retorno/aquabee-up.html

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre meter uma bomba de retorno fora do filtro.

 

algo deste genero:

 

http://www.pet4you.n...aquabee-up.html

 

seria uma boa aposta...

para este irei fazer algo parecido...colocar outra caixa (mais pequena) atras do aqua (ao mesmo nivel) a puxar agua desta caixa...não deverá aumentar muito o debito mas deverá ajudar alguma coisa tendo em conta com as materias filtrantes deveria me baixar para uns 100e tal L/H...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Eliezer Costa a altura da bomba só é significativa em uma sump, que ela teria de elevar a agua desde a sump até ao aquário, neste caso a entrada da agua e a saída estão ao mesmo nível e creio que a diferença que sentis-te foi pela perda de carga provocada pelo cumprimento da mangueira.

 

Agora sobre a tua perda de caudal, penso que seja pelas tomadas rápidas que estrangulam muito, experimenta sem elas.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um caso a supor...ja tinha pensado nisso...vou ter de experimentar com ligações directas :D

mas creio que a perda é demasiado acentuada para ser só disso... a ver vamos

Obrigado pelo reparo vou experimentar e depois relato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o diâmetro interior das conexões for inferior ao diâmetro dos bocais da bomba... está aí a explicação... se não...

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JPL...agora fotos só no sitio :D (ando sem tempo :S)...mas eu dps coloco-tas no teu topico (tipo in ur face) xD

só estou indeciso em aumentar o volume de agua no filtro...agora tenho 4,5l...estou a pensar em aumentar para o dobro mantendo as materias filtrantes em 4,5l e outros 4,5 litro só para a bomba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Tenho um sistema parecido mas para um pequeno lago.

 

Para tentares ganhar mais algum caudal, nas tomadas rápidas que como já foi dito, estrangulam um bocado provocando perdas de carga, tenta retirar a peça do auto-stop. Já fiz a experiência numa mangueira de jardim e ganha-se alguma coisa sem esse dispositivo. Ele dá para tirar partindo ou compra outra tomada rápida sem ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...