filtro externo


Recommended Posts

sinceramente não sei :D...tenho de ver logo à tarde ja coloco so me lembrei do caudal...infelismente um normalmente está numa propocionalidade directa do outro mas logo à tarde ja tenho a info...

 

avanços no projecto

NADA

estive de ferias e ontem peguei naquilo e reparei que tinha colado mal lá tive de arrancar tudo e voltar a colar...

vou ver se hoje ja faço os pontos de entrada e de saida de agua dentro do aqua...

amanha ou depois ja existem mais novidades :D

 

 

 

não reparei na correcção :D e potencia é diferente de caudal eu só tenho o caudal de qualquer maneira coloco a potencia :D w/h

tambem tinha pensado cilindrico e ate se arranjava material mas assim posso aumentar o volume criando depositos (empilhados) e ocupo menos espaço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

bem mais um atraso...fui verificar fulgas de agua nas colagens e foi tempo de arrancar o silicone e voltar a colar...tinha ficado a m** de uma bolha e deixava passar agua...

amanha ja devo começar os testes....espero eu ainda vou ter de arranjar mangueira :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

novidades...

de volta a estaca zero...o silicone não aderiu ao deposito e deu tudo para o torto mas a pressão subiu ele soltou-se e foi a desgraça total...

ainda bem que estava a fazer em espaço reservado senão teria sito a loucura xD

agora á procura de uma boa cola alguem tem sugestões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utiliza resina/epoxy de dois componentes. De preferência aquela que leva pelo menos 1 hora a secar. Limpa tudo antes com acetona e passa uma lixa à volta da superfície onde estão os orificios para criar um padrão rugoso. Aplica a epoxy e deixa secar. Faz um lado de cada vez. Não tentes fazer tudo de uma só vez que isso não resulta. Coloca por baixo de uma lâmpada daquelas tipo foco de 20 ou mais W para o processo de cura acelerar. Se a epoxy for muito líquida, junta-lhe giz ou pó de talco para ficar mais consistente. Até podes usar lascas de fibra de vidro para melhorar a consistência e resistência.

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

actualização...

apesar de levar muito acerio a ajuda do tony (cheguei mesmo a comprar a resina :S) encontrei algo que a pensar numa coisa que devido a algusn acontecimentos me tem vindo a faltar (a paciencia) atalhei por outro caminho...

aqui vai fotos

dsc00212r.jpg

comprei isto que se trata de um adaptador para mangueiras e que neste caso ajuda a aguentar a pressão e a vedar.

 

dsc00213r.jpg

resolvi alargar um pouco os buracos (ainda foi uma boa meia hora a lixar xD)

dsc00214hze.jpg

atenção que tem de ficar apertado para se enroscar e ficar bem preso para vedar e é claro irá levar vedante e silicone para impedir fulgas

dsc00215j.jpg

depois foi so enrroscar a outra parte e apertar (por aqui já não passa agua)

e assim a minha paciencia ficou suavisada...só não está acabada pq so comprei para um dos furos...tinha de experimentar (não sou completamente trol)

amanha esta parte ja está feita....

 

dsc00208s.jpg

ups...isto não era para aqui xD

 

agora estou com um problema...passar o cabo da eletricidade...corto o cabo este passa e eu perco a garantia ou arranjo outra maneira de o passar...desisões... decisões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

suponho que a bomba esteja hermeticamente selada senão abrias a bomba, desoldavas ou desligavas o fio, passavas e voltavas a soldar/ligar.

 

Quanto a essa solução, é muito boa mas sabes o que seria melhor do que despejar silicone e cola em cima disso? Umas anilhas em silicone (vedantes), uma de cada lado.:)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

suponho que a bomba esteja hermeticamente selada senão abrias a bomba, desoldavas ou desligavas o fio, passavas e voltavas a soldar/ligar.

 

Quanto a essa solução, é muito boa mas sabes o que seria melhor do que despejar silicone e cola em cima disso? Umas anilhas em silicone (vedantes), uma de cada lado. :)

 

Abraços

 

Tony

se abrir rompe-se o selo e lá se vai a garantia (alem de estar hermeticamente selada...:S (ja andei a ver))

ja tem anilhas :D mas vai levar silicone na mesma xD (à ganancia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu outro hobby costuma-se dizer (e com razão), uma vez colocado silicone numa área, nunca mais volta a pegar mais nada... nem mesmo outro silicone... limpa isso com acetona primeiro a ver se depois pega. Não esfregues muito senão derrete o plástico.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem quer updates? não? ok.

eu ponho na mesma :D

dsc00218ri.jpg

as peças a juntar.

dsc00222si.jpg

resultado e a tampa de que falei para vedar o sistema..:D

dsc00219kj.jpg

o buraco por onde tenho de passar o fio de corrente

dsc00220dl.jpg

decisão pior que a de casar...(la se foi a garantia)

dsc00221fw.jpg

tudo praticamente pronto...

dsc00223bie.jpg

aspecto final

dsc00224ps.jpg

duvidas, reparos, observações...força

agora falta fazer umas anilhas com silicone :D vedar bem o furo do cabo de corrente e por a funcionar para testar (ah e claro a mangueira ainda falta a mangueira...:D)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yep. Há também umas borrachas especiais para passar cabos de antenas para dentro dos mastros... não sei é se aguenta a pressão.

 

Já agora, não sei se disseste, mas qual o volume desse "filtro" ?

 

Abraços

 

Tony

 

PS- Reparei agora que a tua bomba não está diretamente ligada à saida da mangueira... isso é para ficar assim? É que vais perder montes de caudal e não vais criar pressão negativa para puxar a água do outro lado.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

quanto à litragem estou a fazer com puca...ainda é projecto e a maria chateia-me menos :D são 4.5 litro (sem materia filtrante)...mas é um projecto que a dar resultado dá para aumentar a litragem acrescentando mais caixas :D (teoria) perde-se caudal pelas voltas que a agua dá mas pode-se resolver com um filtro mais potente (coisas a serem estudadas)

quanto á ligação da bomba...irá levar um tubo para ligar á saida, a foto era so para verem como ficaria :D

 

novidades:

eu tenho umas borrachas dessas mas como a paciencia está a ficar curta para fazer um teste de funcionamento so colei com silicone...espero não ter fulgas antes de por a funcionar, ate agora está tudo em ordem só me falta fazer o teste de circulação e medir o caudal comque está (sem materias filtrantes)

 

ai só testes so testes xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei o primeiro teste...

não correu bem...

  1. depois de encher o deposito com agua verifiquei que tenho uma fuga...1 gota de agua por segundo...não é muito e pensei em continuar.
  2. liguei o sistema em circuito fechado, a mangueira de entrada dava estava ligada a mangueira de saida...
  3. fiz uma operação á tuga (ainda não voltei a unir o cabo cortado) e descarnei os fios e ligueios á tomada...(a bomba funciona)

Problema:

o sistema não funcionou, ou seja a bomba funcionava mas a agua não estava a sair pelo outro lado, com e sem tampa...(hermetico e não Hermetico(não me lembro da tirminologia))

 

Motivos?:

  1. por ser sistema fechado? (não acredito muito)
  2. por a bomba não estar ligada ao sistema da mangueira criando pressão e a agua não chegar a sair? (entra e sai sem fazer o precurso)...estou mais sintonisado com esta... (eu coloquei a boca de saida da bomba praticamente dentro do sistema...)
  3. causa desconhecida...

 

se alguem tiver opiniões ou palpites...:D amanha gastar mais uns cobres a tentar ligar a bomba á mangueira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha referido o problema 2.... as bombas não são muito fortes e não estando hermeticamente ligado à saida, não vai sair água nenhuma. :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas agora que estou em fase de testes preciso de outra ajuda :D

 

materiais filtrantes xD

ja alguem ouvio falar em leca? (para substituir as ceramicas...) sei que as ceramicas são melhores, mas devido a umas obras no CDS (casa da sogra) tenho leca a disponibilidade e ja ouvi falar nisso mas não sei ate que ponto visto que aquilo é feito de cimento...(acho eu)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha preocupação seria se aquilo liberta ácidos ou toxinas para dentro da água visto ser de cimento. Acho que tinhas mais sorte com "brita"... é lavar e já está. Deve providenciar suficiente superfície para filtragem biológica.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brita possui materias carcarias...iria ter outros problemas...vou mesmo para a ceramica...era so mesmo por questão de acessibilidade...

ja tenho a esponja vou comprar filtros para exaustores para por em vez da lâ de vidro...

e mais testes :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem :)

 

Um dia hei de fazer um filtro externo. Tenho é tantos projetos a decorrer que não há tempo mas já estou a pensar em algumas coisas loucas :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ainda tenho outro aquario para fazer...a minha cunhada quer por um no quarto...a minha sogra um no hall da casa...:S e tenho um projecto doido para o aqua com queda de agua e tudo...

mas tambem como vou ficar com tempo livre (:S) axo que faço tudo ate ao fim do ano :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais