Discus Stressados


birabira

Recommended Posts

Boas,

 

Estou com um pequeno problema com o meu aquário. Os meus Discus quando se apercebem que eu estou a passar pelo aquário seja para os alimentar ou mesmo por necessidade de ali passar ( está num corredor ), fogem e escondem-se como se estivessem a ver a "LiliCan".

 

Será do local onde está colocado o aquário ? Agradeço os vossos comentários para solucionar a situação.

 

PS : Os parametros da agua estão OK e as TPA's são feitas regularmente.

 

Um Abraço

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba os Discus stressam-se um bocado por tudo e por nada o que não é bom para eles.

 

Tens os Discus há muito tempo? Tens muita luz? Tens peixes que os incomodem?

 

Vlad!

 

p.s.: não entendo nada de Discus, mas provavelmente alguém te irá perguntar algo do género. É só para adiantar serviço! :lol:

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquario não tem muita luz cerca de 50 W ( 1 power + 1 aqua ). Plantado com Vallisnerias?? que cortam um pouco de luz, Hygrophyla Polysperma ?? e Echinodorus. Estão acompanhados com 5 Rasbora Arlequim, 20 Cardinais 2 SAE 1 Otto.

 

Temp 30º

Ph - Algures entre 6 e 7

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 20

Dureza - Muito baixa

 

Obrigado

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem premiero que tudo discus bem anbientados e saudaveis quer estejam num sitio com grande passagem de pessoas ou n ; quer tenham pouca luz ou n ;n deveram fugir de ti e devem ter sp akela atitude de te vir ver e de subirem logo assim que poes a mao na parte de cima do aquario.

 

pela tua pergunta deduzo que esses discus sao recentes em tua casa por isso eles esconderem se e normal da tempo ao tempo alimentaos bem com algumas vitaminas na comida para os fortalecer, que eles vao acabar por se habituar a ti. se eles sao mm novos ai em casa faz lhes uma desparasitizaçao "just in case".

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno !!!

 

 

Muitas vezes certos pormenores influenciam o stress nos peixes , neste caso os "nossos" Discus de que tanto gostamos que venham comer á mão!

Um aquário ao estar encostado numa parede e não existir nada por trás , nenhum fundo ,os peixes fazem sombras constantes .Basta um dos peixes assustar-se e fugir para os outros seguirem o exemplo, já percebes-te isso . Existem outros exemplos , entendes ! Que tipos de mateiras filtrantes usas ? Certas rezinas podem provocar stress . Vamos é colocar esses DISCUS calminhos

 

 

Um abraço sincero

 

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os corredores costumam ser locais com bastante movimento, mas pior que isso é o facto de normalmente serem estreitos e quando alguém passa no corredor passa muito perto do aquário porque o espaço que resta livre deverá ser pouco.

Em termos de altura, o teu aquário deverá estar mais ou menos ao nível da tua cintura quando passas no referido corredor, sendo que os discus costumam-se sentir um pouco mais seguros quanto mais alto se encontra localizado o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vlad !!

 

 

Pois na verdade essa tua imagem dos discus é aquela que a maior parte dos aquariofilistas , têm ! :D . Até á uns anos era um tabu manter discus ! Hoje em dia esse tabu está desmistificado.O stress existe quando algo não esta bem , a quimica da agua , os seus parametros , alimentação , outros habitantes que podem assustar os discus , filtragem , posição e nivelamento do aquario , etc . Quantas vezes ja montei aquarios de discus em feiras com centenas de pessoas a tocaram nos vidros e estes a não se assustarem ! Participo á 6 anos em campeonatos do mundo de Discus e eles lá estam quetinhos sem stress com milhares de olhos , caras , mãos a passarem á frente , pensam que eles estão stressados ? não ! :roll:

Tira essa imagem de stressados pq só assim estão se nós os deixarmos :idea:

 

Um abraço

 

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais