My small communitary


Cedric Rodrigues

Recommended Posts

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Já tentei aspirar não da, só mesmo raspando com algo! Também já tive esse branco no inicio e desapareceu por si, agora este e preto e não desaparece!

O TPN + tenho que esperar que acabe e comprar o normal.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já a 3 dias que faço TPA de 30% com agua de garrafão,

Os resultado dos testes são

PH. 7.0

NH3. 0

GH. 80

KH. 50

No2. 0.7 mg/l

No3. 50.0 mg/l

 

Os nitritos e os nitratos já deviam ter baixado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cedric, esses nitratos estão mesmo altos.

 

Deixa de fertilizar Nitratos e fosfatos DIY, fertiliza apenas como TPN+ e restantes, pelo menos por agora.

 

Tens aqui esta calculadora que te pode ajudar nas fertilizações e respectivas ppm's.

 

http://calc.petalphile.com/

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da Rocha que tens no teu aquário. Assim como o verde das tuas plantas está um espectaculo!

 

Tens umas medidas parecidas ao meu aquário e sem dúvida que tens aí um bom trabalho!

 

Obrigado Bruno,

 

O verde podia estar bem melhor!

Vou aprendendo aos poucos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cedric, esses nitratos estão mesmo altos.

 

Deixa de fertilizar Nitratos e fosfatos DIY, fertiliza apenas como TPN+ e restantes, pelo menos por agora.

 

Tens aqui esta calculadora que te pode ajudar nas fertilizações e respectivas ppm's.

 

http://calc.petalphile.com/

 

Hugo fiz o que me disseste e o NO2 esta a 0.

Como e que faço as contas usando a calculadora que mencionaste para usar o TPN+ e usar o resto de modo a que não haja em demasia nem em carência?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

actualização de fauna.

 

2 ramirezi

2 barbos

2 danios

1 helena

1 ampularia

 

Ramirezi femea

img7793rd.jpg

 

Ramirezi macho

img7794d.jpg

 

1 dos Barbos

img7797hp.jpg

 

 

O Ramirezi macho anda sempre atraz da femea e por vezes tenta morder será normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como e que faço as contas usando a calculadora que mencionaste para usar o TPN+ e usar o resto de modo a que não haja em demasia nem em carência?

 

Boas Cedric isso depende muito do sistema de fertilização que estás a usar.

 

Só para teres uma noção dos valores das concentrações de fertilizantes, mas o ideal seria (valores por semana):

 

Nitratos = 20-30ppm

Potássio = 20-30ppm

Fosfatos = 2-3ppm

Ferro = 0,5ppm

 

Eu fertilizo segundo o Estimative Index, ao qual estou bastante satisfeito e algas muito raramente as vejo. Aconselho este sistema de fertilização, se tiveres paciência para fertilizar todos os dias talvez seja a melhor opção..

 

Vamos aos cálculos.

Primeiro - fazes o cálculo ao TPN+ para a litragem do teu aquário, nunca esquecendo os valores de referência.

Vai-te dar os valores do que estás a fertilizar, anota as concentrações de Fosfatos, Fe e Potássio. Vais notar que estão em falta, calcula a diferença com os valores de referência. Essa diferença vão ser as ppm que vais ter de fertilizar com os restantes fertilizantes (fosfatos, potássio e ferro).

 

Segundo - agarras na calculadora e fazes o cálculo para os Fosfatos (como são DIY com certeza que sabes quais as suas concentrações) para que juntamente com os valores de fosfatos do TPN+ cheguem aos valores desejados. Fazes o mesmo com o Potássio (tens de saber de que forma é o K, se é cloreto de potássio ou outro) e com o Ferro. E é isto...simples não!?!

 

Diz-me uma coisa, quantos Litros meteste no teu aquário?

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas Cedric isso depende muito do sistema de fertilização que estás a usar.

 

Só para teres uma noção dos valores das concentrações de fertilizantes, mas o ideal seria (valores por semana):

 

Nitratos = 20-30ppm

Potássio = 20-30ppm

Fosfatos = 2-3ppm

Ferro = 0,5ppm

 

Eu fertilizo segundo o Estimative Index, ao qual estou bastante satisfeito e algas muito raramente as vejo. Aconselho este sistema de fertilização, se tiveres paciência para fertilizar todos os dias talvez seja a melhor opção..

 

Vamos aos cálculos.

Primeiro - fazes o cálculo ao TPN+ para a litragem do teu aquário, nunca esquecendo os valores de referência.

Vai-te dar os valores do que estás a fertilizar, anota as concentrações de Fosfatos, Fe e Potássio. Vais notar que estão em falta, calcula a diferença com os valores de referência. Essa diferença vão ser as ppm que vais ter de fertilizar com os restantes fertilizantes (fosfatos, potássio e ferro).

 

Segundo - agarras na calculadora e fazes o cálculo para os Fosfatos (como são DIY com certeza que sabes quais as suas concentrações) para que juntamente com os valores de fosfatos do TPN+ cheguem aos valores desejados. Fazes o mesmo com o Potássio (tens de saber de que forma é o K, se é cloreto de potássio ou outro) e com o Ferro. E é isto...simples não!?!

 

Diz-me uma coisa, quantos Litros meteste no teu aquário?

 

 

Abraço

 

Hugo obrigado por tentares ajudar.

 

O aquário tem 54lt brutos, mas com o hardscape etc façamos as contas a 50lts.

Como e que medes os ppm's, os meus testes são quase todos em mg/lt.

 

Quanto ao fertelizar todos os dias, por mim não há problema nenhum, só me falta perece é como tudo funciona!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ao TPN+:

 

Para um aquário de 50L, segundo o "Estimative Index daily" deves fertilizar diariamente 2ml.

Ao fertilizares 2ml de TPN+ estás a adicionar:

- 3,2 ppm de Nitratos;

- 0,56 ppm de Potássio

- 0,17 ppm de Fosfatos;

- 0,04 ppm de Ferro.

 

Para teres um bom rácio face ao valor dos Nitratos deverias ter (isto são valores diários):

- 3,2 ppm de Potássio

- 0,32 ppm de Fosfatos

- 0,08 ppm de Ferro

Como podes verificar estes elementos estão em falta.

 

Vamos ao K:

(3,2 - 0,56) = 2,64 ppm, é este o valor de Potássio que tens de adicionar diariamente. É importante saber qual a forma do Potássio e as suas concentrações para saberes ao certo quantos mililitros vais ter de dosear.

 

Vamos aos Fosfatos:

(0,32 - 0,17) = 0,15 ppm, é este o valor de Fosfatos que tens de adicionar diariamente. É importante saber qual a forma dos Fosfatos e as suas concentrações para saberes ao certo quantos mililitros vais ter de dosear.

 

Vamos ao Ferro:

(0,08 - 0,04) = 0,04 ppm, é este o valor de Fe que tens de adicionar diariamente.

 

Relativamente aos fertilizantes DIY é MUITO IMPORTANTE saberes as concentrações.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º coloca a litragem 50L

2º colocas o TPN+

3º escolhe a opção Estimative Index daily

 

 

 

Sabes quais as concentrações que fizeste nos fertilizantes DIY???? É importante saber isso

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já consigo, e da os mesmos resultados que os teus, e que eu com a preguiça só uso o telemóvel, e essa calculadora tem uma versão para iPhone e não aparecia o EI dayli, só na versão PC e que aparece,

Então agora tenho que fazer as contas para completar a dosagem de KCL, KNO3, KH2PO4 certo?

O ferro e que não vou conseguir completar!

E depois há maneira de saber se estes estão a ser consumidos pelas plantas ou se estão em excesso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de fertilizar Nitratos, apenas fosfatos e potássio, se tiveres ferro também podes fertilizar.

 

Não te esqueças das concentrações dos teus fertilizantes DIY, tens de saber quais são, só dessa forma é que sabes a quantidade que deves fertilizar para completar a dosagem..

 

Relativamente a se estão ou não a ser consumidos, não tens de te preocupar com isso.

 

A única coisa que te tens de preocupar é fazer uma TPA semanal de 50 ou 60%.

 

Faz o seguinte, fertiliza à 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, sábado não fertilizas nada, no domingo faz a TPA e depois fertiliza. Faz sempre desta forma, escolhe o dia para a TPA que te der mais jeito, não precisa de ser ao domingo, convém sempre ser depois do dia que não fertilizas... preferencialmente.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É extremamente importante saber isso. Acho que o melhor é fazeres nova solução. Essas contas que fizeste na calculadora estavam bem mas isso seria para uma solução com 25,169g.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É extremamente importante saber isso. Acho que o melhor é fazeres nova solução. Essas contas que fizeste na calculadora estavam bem mas isso seria para uma solução com 25,169g.

Então vou fazer novas soluções segundo esta maneira de contas que ensinaste!

E fertelizo com 2 ml de TPN+ e 5ml das soluções certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NÃO. O TPN+ sim fertilizas 2ml, quanto aos restantes depende das concentrações. Qual é o motivo de quereres dar doses de 5ml???

 

Diz-me uma coisa, como é que fizeste para meter aqui as imagens da calculadora??? Se me disseres como se faz eu envio-te essas contas todas feitas.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.