Led IKEA


Bruno Marques

Recommended Posts

Olá a todos.

Tenho um aquário de 450L +/-. Uso uma calha de iluminação de 150mm 4x54W T5. Neste momento só estou a usar duas lâmpadas apenas (2x54W). Mas, precisava de reduzir a factura da EDP ::D: e pensei nos leds que há no IKEA. Mas a minha dúvida é que tipo de led usar. Tenho receio de usar uns fortes demais e afectar os peixes ou gastar dinheiro nuns fracos de mais. Alguém me pode dar uma ajuda neste campo?

 

PS: O aquário tem 2 Oscars e não tem plantas. Apenas pedras e 2 trocos. O areão é claro.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho led's do Ikea num aquário para fazer de moonlight e serve.

Tenho outros para iluminar um nano mas as plantas queixam-se pois são fracos.

No Ikea, tal como as fitas led, se é barato é fraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, fazes a festa com isto:

 

http://global.ebay.c...0792791120/item - no teu caso dá para 3 faixas de led

http://global.ebay.c...0756144713/item

http://www.aluplasto...tos2.asp?ID=716 Perfil Alumínio bruto, +/- 2€/metro

 

Fazes a festa sem alumínio, por 28€.

 

Ainda não montei a minha, mas já podes ter uma ideia aqui das que comprei:

 

O Led do 1º link:

2012-01-17231535.jpg

 

Led Aceso

2012-01-17231105.jpg

 

Teste de duas fitas de led ligado (ficaram as duas juntas à frente, distribuído fica melhor) (fotos de tlm):

2012-01-17231018.jpg

 

Foto com as 3 T5 de 1,2mts ligadas para comparação:

2012-01-17231722.jpg

 

Ligações:

11_______.jpg

 

Minha ligação manhosa para o teste:

2012-01-18001924-1.jpg

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela dica. E parece fácil de montar. Já agora, qual a potência destes Leds? A faixas de leds é com o comprimento do aquário ou convém serem mais pequenas? O consumo de energia deve baixar considerávelmente não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, qual a potência destes Leds? A faixas de leds é com o comprimento do aquário ou convém serem mais pequenas? O consumo de energia deve baixar considerávelmente não?

 

Bruno, pegando o que está descrito no anuncio:

 

SPECIFICATIONS:

  • Working Current/meter: 0.4A
  • Output power: 48W /5 Meter
  • Luminous Flux: 270-300 Lumens/Meter

Cada T5 da tua calha consome 54W, x2 dá 108w ou x4 216w.

 

Estes 5 metros de Led vão consumir 48W, por cada 1,5mt dará 14,4w, se retirares 5cm de cada lado, dará um consumo de 13,44w. Penso que no teu bastará duas tiras de led, por isso ficarás com um consumo de 26,88 a 28,8w, contra os 108w de duas T5.

 

Relativamente em encurtares a tira de led, podes fazer para não sair luz na lateral, agora quanto não sei, só experimentando, mas entre 2 a 5cm de cada lado penso que é o razoável.

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, pegando o que está descrito no anuncio:

 

SPECIFICATIONS:

  • Working Current/meter: 0.4A
  • Output power: 48W /5 Meter
  • Luminous Flux: 270-300 Lumens/Meter

Cada T5 da tua calha consome 54W, x2 dá 108w ou x4 216w.

 

Estes 5 metros de Led vão consumir 48W, por cada 1,5mt dará 14,4w, se retirares 5cm de cada lado, dará um consumo de 13,44w. Penso que no teu bastará duas tiras de led, por isso ficarás com um consumo de 26,88 a 28,8w, contra os 108w de duas T5.

 

Relativamente em encurtares a tira de led, podes fazer para não sair luz na lateral, agora quanto não sei, só experimentando, mas entre 2 a 5cm de cada lado penso que é o razoável.

 

 

É uma grande diferença realmente.

Estou a pensar seriamente em seguir o teu conselho. E na volta vou arranjar um esquema qualquer para embutir as tiras de Leds na própria calha de iluminação (desligando as T5 obviamente). Assim aproveito a estrutura da calha. Que dizes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, pegando o que está descrito no anuncio:

 

SPECIFICATIONS:

  • Working Current/meter: 0.4A
  • Output power: 48W /5 Meter
  • Luminous Flux: 270-300 Lumens/Meter

Cada T5 da tua calha consome 54W, x2 dá 108w ou x4 216w.

 

Estes 5 metros de Led vão consumir 48W, por cada 1,5mt dará 14,4w, se retirares 5cm de cada lado, dará um consumo de 13,44w. Penso que no teu bastará duas tiras de led, por isso ficarás com um consumo de 26,88 a 28,8w, contra os 108w de duas T5.

 

Relativamente em encurtares a tira de led, podes fazer para não sair luz na lateral, agora quanto não sei, só experimentando, mas entre 2 a 5cm de cada lado penso que é o razoável.

 

 

 

Pelo que diz nas especificações, são 48W por cada 5mt e não por cada 1.5mt.

Agora fiquei baralhado... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar seriamente em seguir o teu conselho. E na volta vou arranjar um esquema qualquer para embutir as tiras de Leds na própria calha de iluminação (desligando as T5 obviamente). Assim aproveito a estrutura da calha. Que dizes?

Eu não estragava essa calha, como estas fitas têm 8mm de espessura, vê se dá para colar uma em cada lateral da calha, assim sempre que quisesses bronzear os peixes tinhas as T5 :)

 

Na minha calha de 1,2mt, deu para colocar um tira azul do género dessas para fazer o moonlight, a tua também deve dar para colar.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver a melhor maneira. Claro que não vou tirar a parte eléctrica da calha. Ou colo por dentro ou na lateral.

Tenho um cliente que trabalhar com iluminações. Vou falar com ele e pode ser que arranje isso baratinho.

Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver a melhor maneira. Claro que não vou tirar a parte eléctrica da calha. Ou colo por dentro ou na lateral.

Tenho um cliente que trabalhar com iluminações. Vou falar com ele e pode ser que arranje isso baratinho.

Obrigado pelas dicas.

Estas tiras são facilimas de ligar, eu não sou electricista nem nada do género e foi fácil, e mesmo que troques os fios na ligação, não estraga nada, ainda ontem troquei os fios, coloquei os dedos nos fios (12v) e nada aconteceu :D

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se há coisa que tenho respeito, é da electricidade. Já levei uns esticões valentes aqui na empresa.... :D:D mas foi em resistências de máquinas de injecção. A partir daí, electricidade não... hehe

vou tratar disso o quanto antes. quando estiver pronto deixo aqui uma foto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho Leds do IKEA a fazer de amanhacer/escurecer numa fishroom de discus. Não dá para + do que isso. Trabalham há 1 ano e tal, cerca de 6horas/dia e estão impecáveis.

Quanto ao leds "made in china" via ebay, uma ocasião comprei umas lampadas de 21leds 5050 com casquilho G10. Quando chegaram foi um espetaculo, mas 8horas/dia ligados, ao fim de um mês já só davam metade do brilho :) Também há material de leds bom no ebay, mas também é mais caro. Penso que o mal dos mais baratos é mesmo a quantidade de horas consecutivas de utilização. Falo por uma experiência, nunca mais comprei outras lampadas led do género.

 

Cumps

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se há coisa que tenho respeito, é da electricidade. Já levei uns esticões valentes aqui na empresa.... :D:D mas foi em resistências de máquinas de injecção. A partir daí, electricidade não... hehe

Eu percebo-te, e também sou assim em relação à electricidade, mas com 12v nem formigueiro sentes :D

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem, sugeria antes os leds 5050 que em 5M têm 300Leds.

Em lumens (anunciados, claro está ;) ) a diferença é substancial:

Led Type: High Quality SMD 5050

Color: Pure White(6000K-6500K)

View angle: 120°

Working Voltage: 12V DC

Output power: 60-72W /5 Meter

Working Tempreture:-20 to 50°

Luminous Flux: 780-900 Lumens/Meter

LED Quantity: 300 leds/5 Mete

Size: 500cm x 0.8cm x 0.25cm

 

 

Eis o link.

 

Comprei destes (1M) há uns tempos atrás mas não fiquei convencido. Deve servir se forem colocadas várias filas de leds e se o aqua não for profundo.

Podem ver aqui as fotos que tirei na altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem, sugeria antes os leds 5050 que em 5M têm 300Leds.

Em lumens (anunciados, claro está ;) ) a diferença é substancial:

Led Type: High Quality SMD 5050

Color: Pure White(6000K-6500K)

View angle: 120°

Working Voltage: 12V DC

Output power: 60-72W /5 Meter

Working Tempreture:-20 to 50°

Luminous Flux: 780-900 Lumens/Meter

LED Quantity: 300 leds/5 Mete

Size: 500cm x 0.8cm x 0.25cm

 

 

Eis o link.

 

Comprei destes (1M) há uns tempos atrás mas não fiquei convencido. Deve servir se forem colocadas várias filas de leds e se o aqua não for profundo.

Podem ver aqui as fotos que tirei na altura.

 

Mas então qual é a diferença entre os leds 3528 e os 5050 a nível de qualidade luminosa? Os lumens não são não tem a haver com as plantas? É que neste aquário não tenho plantas (os Oscars não deixam hehe), e o que me interessa realmente é ter boa luz com o mínimo consumo possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho Leds do IKEA a fazer de amanhacer/escurecer numa fishroom de discus. Não dá para + do que isso. Trabalham há 1 ano e tal, cerca de 6horas/dia e estão impecáveis.

Quanto ao leds "made in china" via ebay, uma ocasião comprei umas lampadas de 21leds 5050 com casquilho G10. Quando chegaram foi um espetaculo, mas 8horas/dia ligados, ao fim de um mês já só davam metade do brilho :) Também há material de leds bom no ebay, mas também é mais caro. Penso que o mal dos mais baratos é mesmo a quantidade de horas consecutivas de utilização. Falo por uma experiência, nunca mais comprei outras lampadas led do género.

 

Cumps

Rui

 

Hoje à tarde falei com um familiar meu que comprou leds no IKEA, e realmente são fracos. Pelo menos os de tiras (vêm em embalagens de 3 tiras que encaixam umas nas outras). São boas é para luz ambiente ou então, no caso de aplicação em aquários, devem ser bons para moonlight.

Hoje em dia também é quase tudo feito na China. Mas realmente prefiro gastar mais um pouco e comprar uns porreiros e com mais durabilidade. Vou pesquisar os preços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo-te, e também sou assim em relação à electricidade, mas com 12v nem formigueiro sentes :D

 

Dessa vez até fiquei abananado.... Foi um esticão daqueles..... hehe

Já agora, se quiseres ver o meu aquário, vai ao sub-forum dos ciclideos médio-grande porte. O título do meu post é Os meus Oscars. Tenho fotos do aqua antigo e do novo com videos. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas então qual é a diferença entre os leds 3528 e os 5050 a nível de qualidade luminosa? Os lumens não são não tem a haver com as plantas? É que neste aquário não tenho plantas (os Oscars não deixam hehe), e o que me interessa realmente é ter boa luz com o mínimo consumo possível.

 

Como não sei explicar de forma técnica, faço um copy/paste de um site:

 

They are called SMD 5050 because the dimensions of the chips are 5.0mm x 5.0mm. These LED chips have 3 LED chips in one housing (sometimes called tri-chips), and are a lot brighter than individual 3528 LED chips.

They are used when you need high illumination for your project area. Theoreticly, SMD 5050 LEDs can offer a light output 3 times that of the 3528 strips, and therefore the 5050 LED is well suited for lighting up areas that may be subject to high levels of ambient light.

Though they produce more heat, it is still drastically lower than other lighting options. The 5050's are different from the 3528 LEDs in that 5050s can combine the three different chips to inside the housing to create millions of color variations. The 3528 SMD led strips come in one color only.

 

They are called SMD3528 because the dimension of the chip is 3.5mm * 2.8mm. These LED chips (one LED per lighting source) are bright but not as bright as the 5050. These lights are great for LCD TV backlighting, color splashing walls, accent lighting for plants, pictures, under tables, bars, etc. 3528 LEDs can be most cost effective, but will not be as bright.

 

5050 LED chips and 3528 LED chips are the most popular on the market. However, there are other LED chips available that are brighter and also more efficient. We offer 3020 SMD LED chips in our UltraBright Series. We have loaded 600 LEDs per reel on these bad boys! SUPER bright LED strips!

 

Fonte:

http://www.flexfirel...-5050-LEDs.html

 

Deixo também outro site: http://ezinearticles.com/?All-About-LED-Strips-4---The-Eternal-Debate---SMD3528-Vs-SMD5050&id=4670120

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viste as fotos do meu tópico?

Lá, numa das fotos, podes ver como fica com uma tira de um metro ligada e noutra podes ver como fica com a calha ligada (3x45w).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei curioso com os 3020 SMD LED... Tenho de pesquisar :) (obrigado pela dica "Toutinho")

 

Em relação à comparação entre as 5050 e as 3528, já ouvi e li muita coisa sobre isso.

 

Se quiserem uma 3528 com mais lumens anunciados, têm esta aqui:

http://www.ebay.com/...=item563c98b6ef

 

Para o caso do Bruno, penso que chegam as 3528 do primeiro link, pois não tens as plantas, e como manterás as T5 e as podes acender em caso de alguma falta de luz.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei curioso com os 3020 SMD LED... Tenho de pesquisar :) (obrigado pela dica "Toutinho")

 

Em relação à comparação entre as 5050 e as 3528, já ouvi e li muita coisa sobre isso.

 

Se quiserem uma 3528 com mais lumens anunciados, têm esta aqui:

http://www.ebay.com/...=item563c98b6ef

 

Para o caso do Bruno, penso que chegam as 3528 do primeiro link, pois não tens as plantas, e como manterás as T5 e as podes acender em caso de alguma falta de luz.

 

Leds do ebay... Eu já tive a má experiência de perderem luminosidade. E foi logo ao fim de um mês. No entanto em minha casa é tudo leds. Desde candeeiros de tecto como de mesa, alterei tudo para leds e comprei tudo no ebay. Como passam muito menos horas ligados, aconselho.

Funciona mais ou menos nesta lógica, poupo na luz em casa, para gastar nos aquas :) :smile:

Também ando curioso com os 3020. E já vi uma noticia de uma coisa que me deixou curioso. UM led, só um mesmo, que dá 10vezes mais luz que um 5050. A unica desvantagem é que UM led, só um mesmo, custa 63€ :) Uma fita de 5metros custa tanto como uma ATI e 1ano de luz :)

 

Cumps

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viste as fotos do meu tópico?

Lá, numa das fotos, podes ver como fica com uma tira de um metro ligada e noutra podes ver como fica com a calha ligada (3x45w).

 

Sim vi. Realmente fica muito bem com tudo ligado, mas só com os Leds fica bonito e com excelente luz. Mas tu tens plantas, coisa que eu não tenho. Será preciso tanto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais