Led IKEA


Bruno Marques

Recommended Posts

Fiquei curioso com os 3020 SMD LED... Tenho de pesquisar :) (obrigado pela dica "Toutinho")

 

Em relação à comparação entre as 5050 e as 3528, já ouvi e li muita coisa sobre isso.

 

Se quiserem uma 3528 com mais lumens anunciados, têm esta aqui:

http://www.ebay.com/...=item563c98b6ef

 

Para o caso do Bruno, penso que chegam as 3528 do primeiro link, pois não tens as plantas, e como manterás as T5 e as podes acender em caso de alguma falta de luz.

 

Sim, as T5 vão lá ficar, mas desligadas. Ligo só em último caso. Também se vir que duas tiras de 1.5mt não chega, posso sempre meter mais uma. Isso depois seria uma questão de experimentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vi. Realmente fica muito bem com tudo ligado, mas só com os Leds fica bonito e com excelente luz. Mas tu tens plantas, coisa que eu não tenho. Será preciso tanto?

 

Penso que as imgs te poderão ter levado ao engano.

Naquele aquario, um única fita de leds não dava para nada! Terião de ser umas 5!

Há ainda um factor que não vi referido. Qual a altura do teu aqua?

É que a profundidade é muito importante para se poder ter uma ideia do que seria ou não suficiente...

Eu não ia para outros Leds k não fossem os 5050. A diferença de consumo não me parece relevante para me fazer optar pelos mais fracos.

Diria, adivinhando, que umas 5 tiras poderão ser suficientes para o que pretendes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as imgs te poderão ter levado ao engano.

Naquele aquario, um única fita de leds não dava para nada! Terião de ser umas 5!

Há ainda um factor que não vi referido. Qual a altura do teu aqua?

É que a profundidade é muito importante para se poder ter uma ideia do que seria ou não suficiente...

Eu não ia para outros Leds k não fossem os 5050. A diferença de consumo não me parece relevante para me fazer optar pelos mais fracos.

Diria, adivinhando, que umas 5 tiras poderão ser suficientes para o que pretendes.

 

Como já referi, neste momento tem 108W de iluminação com lâmpadas T5. a minha ideia é reduzir substancialmente este consumo de energia.

Deixo aqui um video dos meninos a comer mas dá para ver perfeitamente o aquário em questão. O aquário tem 60cm de altura.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60cm é muito... acho que são mais 20cm que no meu.

Não me sinto seguro de aconselhar o que quer que seja. É muita profundidade... adivinho que ficará uma luz mt fraca junto ao areão.

Porque, acho eu, não importa quantas tiras colocas. Todas elas vão penetrar o mesmo na coluna de água.

 

E, das duas, uma. Ou penetra o suficiente para chegar ao fundo, ou não penetra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60cm é muito... acho que são mais 20cm que no meu.

Não me sinto seguro de aconselhar o que quer que seja. É muita profundidade... adivinho que ficará uma luz mt fraca junto ao areão.

Porque, acho eu, não importa quantas tiras colocas. Todas elas vão penetrar o mesmo na coluna de água.

 

E, das duas, uma. Ou penetra o suficiente para chegar ao fundo, ou não penetra...

 

Um cliente nosso aqui da empresa trabalha com iluminações. Vou falar com ele e ver se ele me arranja umas amostras de Leds e testo. Tou mesmo na ideia de ser 60cm de altura. Mas tb temos de ter em conta que a água não vai até cima no aquário e tenho ainda o areão. Mas logo quando chegar a casa vou medir +/- a altura de água.

Editado por Bruno Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta foto tirada do meu aquário com 60cm, com 2 tiras de led 3528:

2012-01-17231018.jpg

 

Mais não posso dizer, pois ainda não montei as minhas.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Depois de algum tempo lá consegui arranjar uma tira de Leds 5050 para o meus aquário de Oscars.

Retirei toda a instalação das fluorescentes e deixei ficar o reflector.. Depois foi só colar a fita.

Cortei 3 tiras de 1.5mt (é o tamanho da calha) e liguei as tiras umas às outras.

Fica aqui o resultado

 

IMG00079-20120501-1427.jpg

 

IMG00080-20120501-1427.jpg

 

IMG00081-20120501-1428.jpg

 

IMG00085-20120501-2121.jpg

 

 

Aspecto geral do aquário (na minha opinião ficou excelente para um aqua sem plantas)

 

IMG00084-20120501-2120.jpg

 

IMG00083-20120501-2120.jpg

 

IMG00082-20120501-2120.jpg

 

 

E só para terem uma ideia de como era antes

 

P1030361.jpg

 

Passei de 108W (2x54W) para 46W. Acho que a luz ficou mais directa para o aquário. Não espalha tanto para fora.

Espero que gostem.

Editado por Bruno Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Hoje fui a procura de led's. andei a procura do tipo smd 5050, e um vendedor meu amigo indicou-me que este tipo de led's não são adequados a aquários e que pode prejudicar os peixes. (acabam por cegar?!?!) não sei...
fiquei com um pé atrás sobre este tema.

qual a vossa opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais