Posso colocar isto no aquário?


Recommended Posts

Olá

Acho que é uma opção de gosto pessoal. Se tiveres cuidado com a limpeza do mesmo e se gostares de o ver dentro do aqua. :wink: Eu pessoalmente, se colocasse algo assim no aqua, daria uma fervia-o em água de modo a eliminar alguma sujidade. Se o mesmo tiver algum tratamento, como por exemplo verniz ou algo similar, não o coloques. Se não tiver nada parecido, não penso que altere significativamente os parâmetros da agua. Espera por mais opiniões.

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as conchas são constituídas por carbonato de cálcio. Embora isso aconteça lentamente, irá fazer com que a dureza e o ph subam.

Já disseste tudo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem acho que é uma questão de gosto pessoal... Mas é um bocado perigoso...

 

Vejamos, o interior da concha é uma espiral e, acontece muito, principalmente a peixes pequenos (crias...) a entrar e depois já não conseguem sair... sufocam... :cry:

 

Uma vez, até tinha dois buzios pequenos e achava piada tê-los no aquario até porque tinha tido crias de molly e podia servir de esconderijo. Qual não foi o meu espanto e tristeza quando, ao fim de uns dias, descobri um autentico tumulo de crias dentro dum deles...

Podes tambem é isolar a entrada de maneira a impedir a entrada de qualquer peixe...

 

Quanto á alteração dos parametros da água, já tudo foi refenciado acima, pelos outros foristas...

 

Boaa escolhas...

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado a todos pela ajuda. Já agora, estou a pensar em colocar um sistema de CO2 caseiro, o que me vai diminuir o ph. Se por acaso me decidir a colocar a concha (já não acredito) isso seria vantajoso para o aquario. Apenas possuo tetras.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Obrigado a todos pela ajuda. Já agora, estou a pensar em colocar um sistema de CO2 caseiro, o que me vai diminuir o ph. Se por acaso me decidir a colocar a concha (já não acredito) isso seria vantajoso para o aquario. Apenas possuo tetras.

Nem por isso... banana rock Enganas-te numa coisa. Lá por teres o CO2 a diminuir, e a concha a aumentar o pH, não quer dizer que cada um deles irá puxar o pH, para cima ou para baixo, de maneira idêntica. Além do mais, mesmo que conseguisses arranjar uma forma de manter o pH ao valor que quisesses, estarias a aumentar a dureza carbonatada (KH) do teu aquário... Tanto o CO2 e o CaCO3 em contacto com a água, libertam iões bicarbonato e carbonato que contribuem assim para o aumento do KH. Agora resta saber se os tetras que pensas manter são capazes de aguentar valores altos de KH...

Se forem caracídeos (neons, cardinais, neons negros, tetra limão, etc...) não te aconselho a fazeres isso, visto serem animais de águas moles (baixo KH).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Isso deixa-me com uma duvida, ivanpantz. Os meus tetras são caracideos e tenho o aquario com algumas plantas. Visto que estas ultimas apresentavam problemas, resolvi aumentar a iluminação ( agora teno 60w num aqua de 100l), adicionei fertilizantes e supri as carencias de ferro. Coloquei ainda um sistema de CO2 caseiro aqui do forum. Será que isto me vai trazer inconvenientes para os meus peixes?? Isto é, eu achei que se baixasse o ph devido à utilização do co2 até não fazia mal pois os tetras dão-se bem em aguas acidas. Mas não me lembrei que pudesse estar a interferir com outros parametro e com isso prejudicá-los. Alguem me ajuda???? :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente.

 

Isso deixa-me com uma duvida, ivanpantz. Os meus tetras são caracideos e tenho o aquario com algumas plantas. Visto que estas ultimas apresentavam problemas, resolvi aumentar a iluminação ( agora teno 60w num aqua de 100l), adicionei fertilizantes e supri as carencias de ferro. Coloquei ainda um sistema de CO2 caseiro aqui do forum. Será que isto me vai trazer inconvenientes para os meus peixes?? Isto é, eu achei que se baixasse o ph devido à utilização do co2 até não fazia mal pois os tetras dão-se bem em aguas acidas. Mas não me lembrei que pudesse estar a interferir com outros parametro e com isso prejudicá-los.

Fizeste bem em introduzir o CO2, tanto para as plantas, como para baixar o pH. Eu adverti-te no post anterior, porque pensei que estivesses a usar o CO2 mais a concha. Aí sim, és capaz de aumentar a dureza, tanto a dureza total (GH) como a dureza carbonatada (KH). Agora se estiveres a usar, exclusivamente, o CO2 então é uma boa aposta. Tens apenas que ter cuidado para não diminuires o pH drasticamente, nem injectares CO2 a mais, de forma a que os peixes fiquem ofegantes. Começa por pôr a pedra difusora/difusor de CO2 aí a uns 7-8 cms da superfície. Deixa umas 3-4 horas, e depois mede o pH e vê se os peixes estão ofegantes. Se não, e achares que o pH ainda é alto, vai baixando a pedra difusora tipo uns 2-3 cms de cada vez, esperando sempre umas 3-4 horas de modo a que o pH estabilize. Toma atenção que o pH dum aquário, não consegue baixar mais do que 6.4-6.5 apenas com a injecção de CO2.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm...

 

Enquanto o topico do pH está quente...

 

À pouco tempo comprei (quase) a linha completa dos testes da nutrafin e descobri que tinha os nitratos em niveis altissimos. Comecei a fazer mudanças de água frequentes (2 por semana de 20%) e finalmente consegui baixar os nitratos para niveis aceitaveis. No meio deste processo acrescentei bastantes plantas (elódea que já quase duplicou de tamanho, anubia e outra cujo nome não me lembro), e comecei a injectar CO2.

 

A àgua usada nas TPAs é de furo com um pH baixissimo (<6) e kH cerca de 30 (o GH não o tenho disponivel agora mas também era baixo, talvez uns 60-80, digam-me se for importante que eu afixo logo à noite).

 

Até À pouco tempo o pH do aquário mantinha-se constante em 7.0 com kH=40 e GH=100-120. Ao fazer a TPA descia ligeiramente (6.:oops: mas recuperava dentro de 1 dia. Isto acontecia mesmo com o sistema de CO2 a funcionar à mais de 2 semanas. No aquário tenho também duas ou três conchas e uma rocha porosa branca às quais atribuia a subida do pH para 7.

 

Recentemente (desde a última mudança de àgua e acrescento de plantas) o pH entrou em queda livre. Tenho agora um pH de cerca de 6.2-6.4. Os peixes que mantenho no aquário centram-se em pH de 7.0 (uns ligeiramente acima, outros ligeiramente abaixo, mas o 7.0 é comum a todos) portanto a descida procupa-me. Acho que a dureza (kH) da àgua está baixa e estou a pensar aumenta-la (talvez com acrescento de rochas brancas?). Alguma sugestão para subir o pH? Será a única maneira injectar menos CO2?

 

Já agora aproveito a deixa para perguntar como baixar os niveis de PO4... os nitratos baixaram com as TPAs, mas os niveis de PO4 continuam altos (o acrescento de plantas parece-me que deveria ajudar isto).

 

Desde já obrigado.

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.