SUMP em Plantado


MIX

Recommended Posts

Ok meu amigos,

 

Estou com uma dúvida que não acredito que não tenha sido já posta aqui, mas eu pesquisei e não encontrei nada sobre isso.

 

Estou neste momento a construir um plantado de 600 e tal litros e preparei-o para um dia vir a ser um reef, ou seja - pus-lhe uma coluna seca.

 

Agora, tenho reparado que alguns "mestres" acham que uma sump num plantado até pode resultar. Eu sempre achei que isso era impensável mas deixo aqui as perguntas.

 

Não se perde uma brutalidade do CO2 que se injecta na àgua, através da dispersão natural com o aumento da superfície da àgua em contacto com o ar?

 

Alguém tem um plantado que funcione com sump?

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis Queiroga tem.

Se não me engano é o aquário da amazónia.

Não considero um aquário plantado como é definido aqui no forum, mas é dos melhores aquários com plantas que já vi fotos. :D

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá acho que não precisas de te procupar, 600l é muita água e dá para ter bastante carbono dissolvido. Agora vai depender da quantidade de água que cai na sump e a forma como o CO2 é dissolvido.

 

Uma coisa é certa não te vais preocupar com a película de gordura

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Pois aquaxii, realmente se o do Luís tem sump, então é porque é possível porque o aquário dele (apesar de um bocadinho desleixado nas manutenções :D ), é dos melhores do fórum.

 

Mas quanto CO2 bombará lá para dentro? (Luís, se vires isto agradecia que comentasses :D ) Muito ou pouco? É que estar sempre a encher botijas é um pincel! :D (e sai caro...)

 

Sérgio, a minha sump tem uma entrada de água de 55mm e duas saídas de 40mm.

 

Eu também estou com algum receio de pôr isto com a coluna seca a funcionar até porque como disseste - película de gordura nem vê-la, mas o pior são os resíduos de fundo que terão tendência para se acumular com maior prepônderância do que com um sistema de filtro que vá buscá-los lá abaixo onde eles costumam estar - em água doce pelo menos.

 

Não achas?

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, primeiro chamar desleixado ao aquário do Luís é um risco, um aquário desses não é pera doce, vais só ver como é. :D

 

Vais odiar as plantas...

 

Outra coisa, se houver mesmo muitas plantas, esqueçe a aspiração de fundo, ou a acumulação de matéria orgânica, isso bem equilibrado nem o vidro limpas. Mas neste tamanho é mais demorado a atingir esse equilíbrio, conta com uns belos 6 meses.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehehe,

 

O Luís deve deprender que eu, como nunca tive um "bicho" assim, vou sofrer horrores e irei engulir todas as minhas palavras! :D

 

Agora... pelos vistos vou poder vender o meu EHEIM pro III novinho que ainda está na caixa :D .

 

Na vossa opinião a sump dá perfeitamente para um plantado e não vou ter de andar feito maluco a mudar botijas?

 

O que é certo é que não se vêem "os Amanos" (refiro-me aos meninos com aquários densamente plantados e com tapetes dignos de relvados de estádios de futebol) a usarem sumps. Porque será?

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que não haverá "azares" pela sump. Como o Sérgio referiu dependerá muito da quantidade de co2 e da forma com é dissolvido e acrescentando eu, pela circulação de água ,ou seja, pela agitação que a água do aquário terá...

 

Agora uma pergunta : dimensões da sump?

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

A sump teria apenas 80X30X35.

 

É que eu nunca tive uma sump na vida e sempre tive bons resultados com os filtros externos.

 

O meu maior receio é mesmo a dissipação do CO2 e não a qualidade da filtragem.

 

Agora sinceramente. No meu lugar, tendo um EHEIM professionel III numa "caixinha", vendiam-no e punham uma sump no seu lugar?

 

Abraços

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mix, eu tenho um aqua com 650Litros brutros, e que esta entre o semi plantado e o plantado.

 

Mas respondendo à tua questão, é natural que se perca mais CO2 pois as voltas e os torbilhões que a água dá faça perder um pouco mais de CO2 mas não na totalidade porque tal como ele sai da água para a atmosfera também entra vindo da atmosfera para a água nas mesmas voltas e torbilhões.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas...

 

No meu lugar, tendo um EHEIM professionel III numa "caixinha", vendiam-no e punham uma sump no seu lugar?

 

:lol::cry::lol:

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

 

Já percebi que a esta pergunta ninguém responde...

 

Abraços,

 

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente removi os 2 filtros internos de decantação por uma razão de estética, e como não estou para gastar dinheiro num filtro externo resolvi fazer uma sump!

Para mim a sump tem uma vantagem, que é durante as manutenções.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que será dificil vender o eheim III por um bom valor apesar de estar fechado. O valor do filtro em questão é muito caro e irias vender a perder algummm dinheiro.

Não sei qual é o tamanho do teu aquário nem o lojista onde compras-te o filtro, mas...

Um sump é o melhor sistema de filtragem.

Um filtro exterior igual ao teu é o segundo melhor sistema e é mais pratico.

 

Eu não utilizava um sump e ficava com o filtro exterior afinal já o tens em casa.

 

Agora se fores para um sump, podias falar com o lojista para devolver o filtro e comprar outro material no valor do mesmo, por exemplo:

:roll: Se fizerem aquários no lojista pedir orçamento para o sump.

:D Comprar a bomba para retorno da água ao aquário.

:arrow: Não sei como vais fazer para a água ir do aquário para o sump, mas podes comprar um "overflow" (alguem corriga o nome que esta errado, aparelho que evita ter de furar o aquário para a água cair por decantação para um sump por baixo do aquário).

:arrow: Sistema completo de CO2 através de botija com controle electronico do ph.

:arrow: Conteudo do aquário (se forem uns discus adultos chega para fechar a conta)

:arrow: E o resto ficava por comprar

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais