Fertilizante Seachem Iron


papagui

Recommended Posts

Ola Boa Tarde,

 

Adquiri o fertilizante da Seachem Iron e gostava de saber quantas vezes se deve utilizar por semana.

Pois nas instruções não diz nada em relação a isso.

Agradecia muito a vossa ajuda.

Desde ja obrigada.

 

Xau...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso a pedido, se é que entendes....

quando começo a ver as plantas a perder a cor vermelha como as ludwigia repens rubin ou a rotala rotundofilia, forneço uma tampa.

normalmente uma tampa por semana, chega perfeitamente, mas depende dos fertilizantes que usas e da quantidade de palntas que tens.

até já.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

para quem tem experiencia, o que foi dito pelo "robintiago" está correcto.

posso também contribuir com o meu exemplo (sempre é mais um) eu uso Seachem Flourish deito duas vezes por semana, neste rótulo diz que uma tampa dá para 250 litros de água. mas tudo isto é muito subjectivo depende muito da quantidade de plantas que cada aquário tem.

De qualquer modo fica a informação

cumprimentos

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia existem vários no mercado, além do anunciado também utilizo o Ferropol que também é importante.

(há quem utilize no substrato pregos ou uma peça de ferro) deste modo torna-se conveniente ter um teste de Ferro "Fe" para não ultrapassar-mos o limite de ferro na água que é mau para os peixes.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia existem vários no mercado, além do anunciado também utilizo o Ferropol que também é importante.

(há quem utilize no substrato pregos ou uma peça de ferro) deste modo torna-se conveniente ter um teste de Ferro "Fe" para não ultrapassar-mos o limite de ferro na água que é mau para os peixes.

cumprimentos

 

Boas,

essa ideia de colocar ferro (pregos..) no substrato é um bocado utópica e com resultados aproximados do 0. isto pq? pq o ferro dos pregos depressa se transforma em FE3+, e esta forma não é assimilada pelas plantas, sendo que a forma em que elas conseguem assimilar é o FE2+, e para que isso acontecesse o prego estaria que estar numa zona sem oxigénio... o que se isso acontecer, é porque algo está mal no nosso aquário...

Os bons substratos têm grandes quantidades de quelatos naturaias que não deixarão o ião ferro se transformar em FE3+... As plantas são irão consumir ferro no estado quelatado...

 

Quanto ao florish iron eu deito no meu aquário o equivalente a 15 ml por semana, divididos diáriamente, por cada 100 litros... mas cada casao é um caso...

 

 

cumps

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu gosto de usar da Seachem e não tenho nada a apontar de mal, mas tambem gosto da Tropica.

da última vez comprei da Elos e ainda estou a usar e gosto dos resultados, nem sempre tenho os da Seachem e da Tropica, perto de mim.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não se pode dizer que há bons ou maus fertilizantes... há sim mais ou menos concentrados ou mais ou menos baratos... consegues bons resultados com quase todos os fertilizantes do mercado... se te tivesse que aconselhar, talvez aconselhasse os da elos... até à date tenho usado seachem e tropica e os resultados são satisfatórios.

 

Mas claro, isto tudo depende do que pretendes do aquário, quantidade de massa vegetal, litros de água, quantidade de peixes, filtragem, etc...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso tambem é verdade.

É esperar para ver os resultados dos fertilizantes.

Ja agora, e como é que fertilizam.

Desculpem por este incomodo todo. Mas quando nao se sabe tem que se ir tirando duvidas. LOL

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

 

O meu aqua é de 100*30*40

Iluninaçao: 2*45W - T5 L8 45W Aquastar/T5 L8 45 W Grolux

 

De fauna tenho:

 

13 rodosthomos

1 guppy

5 otos

2 corydoras

10 camaroes (comedores de algas)

1 Comedor de algas chines

2 caracois

2 cobras kulli

 

De flora, tenho:

 

Camboba

Rotala green

rotala rotundifolia

blyxa japonica

hemianthus micranthemoides

hygrophila difformis

eleocharis parvula

sthearogine - axo k n se escreve assim

Sagitaria subulata

rotala wallichi

ludwigia sp. red

flame moss

Sagitaria suboulata

hygrophila polisperma

hydrocotyle

pogostemon helferi

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parece que tens uma massa vegetal bastante grande, já experimentaste seguir o esquema de fertilização da seachem?

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa ideia de colocar ferro (pregos..) no substrato é um bocado utópica e com resultados aproximados do 0. isto pq? pq o ferro dos pregos depressa se transforma em FE3+, e esta forma não é assimilada pelas plantas, sendo que a forma em que elas conseguem assimilar é o FE2+, e para que isso acontecesse o prego estaria que estar numa zona sem oxigénio... o que se isso acontecer, é porque algo está mal no nosso aquário...

Os bons substratos têm grandes quantidades de quelatos naturaias que não deixarão o ião ferro se transformar em FE3+... As plantas são irão consumir ferro no estado quelatado...

 

acho que devias ir reler umas coisas, muito do que escreveste aqui está errado...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

das plantas que tens podes ver a aplicação de ferro principalmente por estas plantas:

rotala rotundifolia

rotala wallichi

ludwigia sp. red

todas elas têm de apresentar um tom vermelho, senda a rotala rotundofilia, que tem de apresentar o vermelho mais ténue e ludwigia o mais intenso.

espero que possas melhorar a cor do teu aquário, com este fertilizante!!

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Bom Dia,

Tenho fertilizado conforme dizem os produtos.

Eu tambem espero melhorar as plantas.

So nao sei ainda ao certo como devo de utilizar os fertilizantes da Seachem.

Alguem me podera ajudar como os devo aplicar?

Tenho quase todos da seachem.

Quanto tempo depois é k começamos a ver diferenças?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que devias ir reler umas coisas, muito do que escreveste aqui está errado...

Pois por ler e reler é que digo isto...

Mas ao menos podias dizer o que está errado... Assim ficava mais elucidado!!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Seachem é uma boa marca! Tem a vantagem de teres todos os macros e alguns dos micros em separado. No entanto, se preferires comprar apenas os químicos (KNO3, KH2PO4, KCl/KSO4) o resultado não será muito diferente. As marcas mais conceituadas (ADA, Elos...) têm alguns acrescentos ao N-P-K (podemos designa-las por "vitaminas" para plantas) mas também nada de absolutamente essencial.

 

Convém é aperceberes-te do que as plantas precisam e como o consomem. Eu aprendi a fertilizar segundo o método estimativo. Custa a assimilar, e inicialmente convém usar testes para compreenderes como é que as tuas plantas vão consumir os fertilizantes, mas passado algumas semanas já consegues fertilizar "a olho" (estimativamente).

 

A ideia base é: nitrato e fosfato são para fertilizar de modo a corrigir as diferenças para os valores "padrão". Potássio deve-se fertilizar em proporção com os anteriores (se dermos mais nitratos e fosfatos damos mais potássio, se dermos menos N-P damos menos K). O ferro e micros é a olho conforme as necessidades das plantas.

 

Boa sorte

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa ideia de colocar ferro (pregos..) no substrato é um bocado utópica e com resultados aproximados do 0
certo
pq o ferro dos pregos depressa se transforma em FE3+
errado
em FE3+, e esta forma não é assimilada pelas plantas
errado
sendo que a forma em que elas conseguem assimilar é o FE2+
também mas não só
e para que isso acontecesse o prego estaria que estar numa zona sem oxigénio..
não percebi muito bem, mas parece-me que é para prevenir a oxidação, a exclusividade das condições para impedir a oxidação está errada
Os bons substratos têm grandes quantidades de quelatos naturaias que não deixarão o ião ferro se transformar em FE3+
fe3+ é uma forma iónica, os quelatos não existem nos substratos sob a forma livre...tipicamente estão agarrados a outras coisas, e portanto não salvam o ferro de nada, ou o ferro já vem quelado, (ou agarrado a outra coisa de uma maneira absorvivel pelas plantas) ou já está presente sob forma iónica (livre ou agarrado a alguma coisa) ou cristalina
As plantas são irão consumir ferro no estado quelatado..
errado, (assumindo que escreveste são em vez de só)
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao querendo entrar em desacordo contigo, até pq a química nao é de todo a minha área, nao vou comentar todos os passos... No entanto dei a minha opinião com base no que li, e em relatos de experiências de várias pessoas, se acham que é uma boa maneira de fertilizar, e fornecer o nutriente ferro as plantas, força nisso!

 

Abraços

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se leres com atenção, a unica parte que está correcta é a de que colocar pregos no substrato é praticamente inutil.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, certíssimo! mas só relatei com o que tenho lido!!! Só acho é que devias entrar mais "mansinho"! e não a matar!!!

peace...

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alertar para erros não é para mim "entrar a matar"...

 

preferias que dissesse como?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais