Workshop de Iniciação à Aquariofilia no Centro Ciência Viva da Floresta (ideias, apoios, offtopic's,etc...)


SusanaPaço

Recommended Posts

Pois é meus amigos e aqui vem a grande novidade :)

 

Vou realizar dia 25 de Março no Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença em Nova, um workshop à séria (4 horas :P) de iniciação à aquariofilia muito devido à necessidade constatada de ensinar a população de Proença a Nova a respeitar e a aplicar as nossas regras de ouro da aquariofilia para, de raiz, não vermos muitos erros que acontecem normalmente em vários aquarios.

 

Ainda para mais se o workshop correr bem o centro está interessado em firmar uma parceria com o fórum, quem sabe, para até se poder vir a fazer uma mega-exposição de aquariofilia de água doce (perdoem-me a malta dos salgados mas o mar destoa muito da ideia do centro, a floresta :) ) entre outras coisas possíveis de realizar.

A equipa do centro é fantástica e aberta para o exterior. Tenho enormes saudades deles todos.

 

 

Como entendem este workshop, devido ao local onde se vai realizar é da mais elevada importância para que possamos mostrar à população em geral as regras de uma boa aquariofilia e por tal peço a ajuda de todos que contribuam com ideias para eu utilizar :) (vou actualizando o tópico à medida que a estrutura do workshop for crescendo)

 

Esta é a ideia principal:

 

- Para não complicar demasiado (é um workshop para principiantes não se esqueçam) o objectivo final será construir um pequeno comunitário provavelmente de 60 L (lembrem-se que tenho de transportar o material todo para Proença a Nova de Lisboa logo não queiram por favor obrigarem-me a levar uma carrinha :P);

- Tenho a plena noção de que o ciclo não estará estabilizado e por tal irei usar água maturada de um aqua para minimizar danos (conseguindo mostrar uma pequena população de peixes minimizando o risco de mortes) além de que OBVIAMENTE chamarei a atenção dos formandos para tal;

- Tenho como objectivos principais sobre o que colocar no aqua : hardscape possível (troncos e/ou pedras); plantas (maioria de baixa manutenção pois não terei tempo para explicar o uso do CO2) e peixes dos 3 níveis de água (espécies de manutenção fácil essencialmente e privilegiem as úteis como a equipa de limpeza) e se possível com a fauna mostrar alguns caracóis (levarei um pequeno aqua para mostrar camarões mas não os vou arriscar no comunitário).

 

 

Pois é, agora espero sugestões sobre o que deva utilizar (tenho algumas ideias mas quero ouvir mais), que landscape construir, sobre o que deva falar.....enfim, o que acham que fará deste workshop um sucesso?

 

(os projectos do centro serão resolvidos mais tarde)

 

 

Por fim tenho que agradecer à Aqua-Eden (http://www.aquaeden-shop.net/) e ao distribuidor de material de aquariofilia Surfrigo Aquariofilia ( http://www.surfrigoaquariofilia.com/), com quem falei durante o PetFestival (e que espero ainda falar mais amanhã :P) que já se disponibilizaram a ajudar este workshop de aquariofilia como patrocinadores de material. (senão esta pobre bióloga ia à falência só para comprar o material necessário todo :P).

Também tenho a agradecer a disponibilidade e enorme conhecimento do Sr.Vasconcelos, da Aquoporto (http://www.aquariofi...p?showforum=335 e http://aquoporto.netne.net/) a mais recente companhia nesta aventura.

Sem a vossa ajuda este sonho, agora firmado realidade, nunca iria acontecer.

Se mais algum patrocinador do fórum quiser contribuir, com a contrapartida de terem publicidade associada ao workshop e poderem vender (indo o patrocinador ao Centro comigo no dia ou entregando-me a mim) material no final do workshop e ainda poderem vir a firmar contrato para fornecerem o Centro, por favor contactem-me por mp que dou-vos mais informações.

 

E espero que consigamos com este primeiro passo levar o fórum mais além e ajudar a aquariofilia portuguesa (quem pensar em participar no workshop diga-me que eu dou-vos todas as informações necessárias)

 

 

P.S. Este post foi rescrito pois deixei aqui coisas que podiam dar uma imagem errada do centro e especialmente do membro "Amador" que com os recursos que tem já faz muito pelos animais. A todos desculpa, nunca foi minha atenção denegrir ou dar uma imagem errada do centro ou do membro "Amador".

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu pensava que ias aproveitar um desses aquários gigantescos e fazer um "querido mudei o aquário" :) .

By the way, excelentes instalações, afinal no interior existem coisas muito boas.

Como vais falar sobre os ecossistemas dos rios portugueses não consegues uma parceria com o Fluviário de Mora?

Boa sorte com o workshop.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse sera outra oportunidade, queria sugerir uma makeover completa aos aquarios do centro dentro de uma actividade divulgada :) mas primeiro preciso de assentar arraiais bem com o workshop e começar com algo mais simples :)

 

Além de que se conseguir fazer a makeover aos aquas numa actividade vou precisar de ajudantes :P ou esta pobre rapariga morre de cansaço a ter de explicar e executar ao mesmo tempo em tão grandes litragens :)

 

 

Sugestões sobre o que pensas ser eficaz para principiantes brancaman? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ca estou eu para opinar ::D:

 

Acho isso uma ideia muito interessante e eu proprio ja pensei em fazer uma coisa parecida na minha antiga escola secundaria (tem la um aquario muito mal tratado)

 

Ps: ja tinha escrito umas ideias mas estou no telemovel e nao da muito jeito =p logo a noite quando chegar passo por ca =D

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ca estou eu para opinar ::D:

 

Acho isso uma ideia muito interessante e eu proprio ja pensei em fazer uma coisa parecida na minha antiga escola secundaria (tem la um aquario muito mal tratado)

 

Ps: ja tinha escrito umas ideias mas estou no telemovel e nao da muito jeito =p logo a noite quando chegar passo por ca =D

 

Onde andam essas ideias? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem cheguei tarde a casa ::D: hehehe, vou começar agora a escrever, dá-me 10 minutos

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, vamos a ver se me consigo exprimir sem me alongar

 

Partindo do princípio que as pessoas não vão perceber nada de aquariofilia mas que a maioria acha que sabe (infelizmente acontece) se calhar não era má ideia começar por fazê-las ver que não sabem e despertar a curiosiade. Isto pode ser feito, por exemplo, começando por mostrar fotografias de coisas que não devem ser feitas (aquários redondos, um monsterfish num aqua de 20 litros, peixes de agua quente e fria no mesmo aqua) e deixa-los opinar sobre as mesmas. Assim já ficavas com uma ideia sobre o que eles sabem ou não. À medida que ias passando as fotos ias dizendo que estavam todas mal e que já iam perceber porquê - despertar curiosidade e atenção

 

Depois, no workshop em si, acho que é muito importante começar pelo mais básico... vou tentar colocar por pontos:

 

1 - Hoje vão aprender a montar um aquário plantado com (troncos, plantas, peixes, sereias e baleias)

 

2 - Não basta mandar os peixes lá para dentro - noções de peixes de água quente e fria, compatibilidade, tamanhos em adulto, caracteristicas da água, ciclo do azoto

 

3 - O ambiente no aqua quer-se o mais natural possivel - noções de tipos de biótopos, utilização de plantas, fertilização das mesmas, etc

 

4 - Tipos de peixes - agua fria e quente, os mais populares, falando de algumas características mais importantes

 

5 - Com o que aprenderam vão ajudar-me a montar este aquário

 

::D: Isto foi assim um pouco à pressa, se me for lembrando de mais coisas aviso e como nunca fiz um workshop nem sei se a ordem seria a correcta ou se ia falar de mais ou de menos. Sabes isso melhor do que eu ::D:

 

Ps: Podes chamar-me Francisco - eu sei que o meu nick é um bocado parolo e que não tem nada a ver com o meu nome, mas eu não posso explicar de onde ele vem porque o Jorge pode ler e depois não tenho sossego ::D:

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, vamos a ver se me consigo exprimir sem me alongar

 

Partindo do princípio que as pessoas não vão perceber nada de aquariofilia mas que a maioria acha que sabe (infelizmente acontece) se calhar não era má ideia começar por fazê-las ver que não sabem e despertar a curiosiade. Isto pode ser feito, por exemplo, começando por mostrar fotografias de coisas que não devem ser feitas (aquários redondos, um monsterfish num aqua de 20 litros, peixes de agua quente e fria no mesmo aqua) e deixa-los opinar sobre as mesmas. Assim já ficavas com uma ideia sobre o que eles sabem ou não. À medida que ias passando as fotos ias dizendo que estavam todas mal e que já iam perceber porquê - despertar curiosidade e atenção

 

Depois, no workshop em si, acho que é muito importante começar pelo mais básico... vou tentar colocar por pontos:

 

1 - Hoje vão aprender a montar um aquário plantado com (troncos, plantas, peixes, sereias e baleias)

 

2 - Não basta mandar os peixes lá para dentro - noções de peixes de água quente e fria, compatibilidade, tamanhos em adulto, caracteristicas da água, ciclo do azoto

 

3 - O ambiente no aqua quer-se o mais natural possivel - noções de tipos de biótopos, utilização de plantas, fertilização das mesmas, etc

 

4 - Tipos de peixes - agua fria e quente, os mais populares, falando de algumas características mais importantes

 

5 - Com o que aprenderam vão ajudar-me a montar este aquário

 

::D: Isto foi assim um pouco À pressa, se me for lembrando de mais coisas aviso e como nunca fiz um workshop nem sei se a ordem seria a correcta ou se ia falar de mais ou de menos. Sabes isso melhor do que eu ::D:

 

Ps: Podes chamar-me Francisco - eu sei que o meu nick é um bocado parolo e que não tem nada a ver com o meu nome, mas eu não posso explicar de onde ele vem porque o Jorge pode ler e depois não tenho sossego ::D:

 

 

Muito boas ideias :) vou aproveitar algumas mas nao posso ser tão Certinha em termos de layout (mas vou referir as regras sobre saber o que é ou nao seguro para os peixes) pelo que vou ter de simplificar alguns pontos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro. O tempo não é muito e provavelmente se aprofundares tudo também vai ser confuso para quem não percebe nada do hobby.

 

A esperiência que eu tenho em formação (fiz o curso de formação de formadores) é que as coisas encaixam melhores com exemplos práticos e se forem eles próprios a chegarem a essas conslusões. Além disso quanto mais prático for o workshop melhor ::D:

 

Era porreiro pedires a alguém para filmar e colocar no youtube. Nós víamos e expandias os ensinamentos a muita gente

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro. O tempo não é muito e provavelmente se aprofundares tudo também vai ser confuso para quem não percebe nada do hobby.

 

A esperiência que eu tenho em formação (fiz o curso de formação de formadores) é que as coisas encaixam melhores com exemplos práticos e se forem eles próprios a chegarem a essas conslusões. Além disso quanto mais prático for o workshop melhor ::D:

 

Era porreiro pedires a alguém para filmar e colocar no youtube. Nós víamos e expandias os ensinamentos a muita gente

ainda estou pra ver como vou concretizar isso mas vou tentar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está-me a parcer que a litragem ideal para o aqua será de 60L

 

Penso que era engraçado levar um mini (10-20 L) com camarões para mostrar à malta que a aquariofilia não é só peixes :) se calhar uns red's e talvez uns CRS.....o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me excelente ideia. Um nano catita e bem decorado com uns camarões e uns neons e os miudos deliram ::D: vou ver se monto um para o meu afilhado

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se estás a pensar levar 2 aquarios acho que devias separar as aguas ou seja o nano seria de agua quente pois é o mais fácil de transportar montado e não tinhas de te preocupar em aclimatizar a fauna o de 60l seria de agua fria o que quanto a mim é menos critico para uma montagem instantanea.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se estás a pensar levar 2 aquarios acho que devias separar as aguas ou seja o nano seria de agua quente pois é o mais fácil de transportar montado e não tinhas de te preocupar em aclimatizar a fauna o de 60l seria de agua fria o que quanto a mim é menos critico para uma montagem instantanea.

 

Cumps.

 

a água de ambos pode ser de água quente pois vai ser já ciclada e proveniente de outros aquas.

 

Até porque um grande erro crasso é tentar fazer um aqua de 60 L de água fria :) (as espécies são escassas as correctas de escolher - teria apenas medakas e néons chineses pois cometas e afins não são indicados para 60 L)

 

Obrigado por postares koi666

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite isso com um powerpoint era meio caminho para uma boa explicaçao. Podes usar essa ferramenta? Tens no forum bons layouts colocas as imagens e explicas os passos desde os tipos de substrato até ao ciclo da agua. Espero ter ajudado boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só porque existem aquarios de agua fria e quente e normalmente a iniciação começa pela fria.

Algums exemplos de outros peixes...

cyprinella lutrensis

rhodeus sericerus amarus

enneacanthus chaetodon

macropodus opercularis

acheilognathus macropterus

cyprinella caerulea

lucania goodei

gymnogeophagus meridionalis

Mas comprendo perfeitamente a tua opnião.

Boa sorte para o projecto.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só porque existem aquarios de agua fria e quente e normalmente a iniciação começa pela fria.

Algums exemplos de outros peixes...

cyprinella lutrensis

rhodeus sericerus amarus

enneacanthus chaetodon

macropodus opercularis

acheilognathus macropterus

cyprinella caerulea

lucania goodei

gymnogeophagus meridionalis

Mas comprendo perfeitamente a tua opnião.

Boa sorte para o projecto.

 

Cumprimentos.

 

belas ideias para fazer mais tarde uma iniciação à agua fria. Vou guardá-las Koi666 :) agora estou condicionada ao tempo, ou seja, material e vivos que consiga arranjar até à data do workshop

 

tens noção de onde arranjar algumas delas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Koi park, aquaplante, fixexotic e preguntando aos logistas é claro.

Um plantado com especeis alternativas de agua fria pode ser algo muito bonito sem o despendio de um termostato.

Ou com ranchus que é a estirpe menos devoradora de plantas dos peixes dourados.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais