Limpeza do Aquário


Recommended Posts

Boas.

estou com dificuldade em manter o areao limpo...

gostaria de saber se alguem me podia ajudar como manter o areao limpo, e vidro sem algas, as plantas sem "algas"!

sera do filtro?? falta de circulação no aqua??

Obrigado

p.s: deixo umas fotos para verem do que falo.

cumps

 

http://img20.imageshack.us/img20/4168/dscf1194g.jpg

 

http://img822.imageshack.us/img822/3700/dscf1195w.jpg

 

http://img545.imageshack.us/img545/9520/dscf1196k.jpg

 

http://img823.imageshack.us/img823/9035/dscf1197t.jpg

 

http://img39.imageshack.us/img39/7262/dscf1198s.jpg

 

http://img205.imageshack.us/img205/5032/dscf1199p.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Elvio! :)

 

Realmente essas plantas estão repletas de algas..

 

Se puderes coloca o setup do aquário pois ajuda a compreender melhor o que se passa, em termos de capacidade de filtragem, quantidade de luz, etc.

 

Começo no entanto por te perguntar duas coisas:

Com que frequência fazes mudanças de água? (devias aproveitá-las para sinfonar o fundo e essa sujidade depositada rapidamente desaparecia, e também para limpar os vidros com um utensílio próprio ou simplesmente com uma esponja);

Não estarás a alimentar em demasia?

 

Abraço,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel...

 

setup do meu aqua:

  • 120cm cmpriemento ; 60cm de altura ; 40cm de fundo
  • filtro: Turbojet Pro 2210
  • -Lampada "normal" da Resun D-36w 10000k
  • -Lampada "fluorescente" da Resun R36w

as lampadas estao m,ais ou menos 8h ligadas por dia, mas dividido em 3 priodos.

sao se se quer mais alguma informaçao...

eu nao precebo muito disto :P sou iniciante

 

Obrigado Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel...

 

setup do meu aqua:

  • 120cm cmpriemento ; 60cm de altura ; 40cm de fundo
  • filtro: Turbojet Pro 2210
  • -Lampada "normal" da Resun D-36w 10000k
  • -Lampada "fluorescente" da Resun R36w

as lampadas estao m,ais ou menos 8h ligadas por dia, mas dividido em 3 priodos.

sao se se quer mais alguma informaçao...

eu nao precebo muito disto :P sou iniciante

 

Obrigado Cumps

 

Ora boas!

 

Bem vindo.

 

O teu aquário é de 290l brutos o que deverá ter qualquer coisa como 250l reais (varia consoante a quantidade de areão e tronco uses...).

 

Assim sendo a filtragem aconselhada varia sempre entre 5x e 7x da capacidade do aquário. Logo devias ter um filtro que te fizesse entre 1250 l/h e 1750 l/h. O que tens faz 760 l/h. Tens aí parte do problema.

 

Quanto à iluminação, relativamente à potência, muitos vão-te dizer que é insuficiente para manteres um plantado. Eu acho que serve, mas obviamente não é o ideal.

Acho que estás a cometer é um erro ao fazeres 3 períodos... Isso "baralha" os animais! A ideia de termos um aquário é aproximar ao máximo o que existe na natureza e o sol não se põe 3 vezes ao dia! ;)

 

Para mais informação precisamos dos valores dos parâmetros da água. Ph, Gh, Kh, NO2, NO3, NH3 / NH4. Precisamos de saber que fauna e flora tens no aquário.

 

Pelas fotos pareceu-me ver que tens corydoras, neons tetra, neons falsos, Camarões Red Cherry e discus. Falta alguma coisa?

 

Deixa-me só dizer que Discus e neons não é grande mistura... Não te tem desaparecido peixes?

O mesmo para os Discus e os Red Cherry... Os Discus chamam-lhes um figo!

 

Pela foto do tubo do filtro parece-me que estás a dar comida a mais... Com que frequência dás comida? Quando colocas ela desaparece logo ou cai no fundo?

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Subscrevo o que o Incognitus disse em relação à filtragem e ao período de luz. Quando dizes que tens 3 períodos de luz, quer dizer que ligas e desligas 3 vezes ao longo do dia? Se sim, não o deverias fazer pois altera os ritmos biológicos das plantas e animais!

 

Mas a questão da limpeza não passa por aí..

 

Faz mudanças de água mais frequentes, sinfonando o fundo com uma mangueirinha ou algo do género, e limpando os vidros. Faz limpeza ao filtro se não a fazes há muito tempo ( com água do aquário!), e alimenta com apenas a quantidade suficiente para que não se deposite no fundo...

 

Era o que faria.. :)

 

Abraço,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... Obrigado pelas as dicas...

eu tenho 6 dicus, 4 corydoras, 6 viuvas coloridas, cerca de 30 a 35 neose um tubarao de calda vermelha!

tenho 3 especis de plnatas mas nao sei o nome. tenho um recolador de luz que liga automaticamente (11h até 13h30; 18h até 22h30) em alimentaçao faço normalmente 2s vezes mas quanto estou de folga dou uma 3 vez ao meio da tarde!

obrigado

mando umas fotos de como esta antes de estar sujo :S

 

http://img267.imageshack.us/img267/2880/39061699.jpg

 

http://img32.imageshack.us/img32/907/26651181.jpg

 

http://img28.imageshack.us/img28/822/46239044.jpg

 

http://img828.imageshack.us/img828/2200/54336185.jpg

 

http://img196.imageshack.us/img196/9764/32300009.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não sou grande perito em Discus, mas sempre ouvi dizer que deves ter um mínimo de 50l por cada peixe!

 

Assim sendo, o teu aquário deveria ter, teoricamente, um máximo de 5 peixes, isto esquecendo as necessidades dos outros peixes que necessitas de ter.

 

Logo o meu conselho era venderes 2 e ficares apenas com 4 para conseguires manter peixes de fundo.

 

Quanto aos neons volto a dizer que acho que são um bom aperitivo para os Discus.

 

E pensa mesmo na questão filtro!

 

Quanto ao fundo sujo como já te foi sugerido podes fazer TPA's semanais e aproveitas para aspirar o fundo.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou ser controverso

 

O teu filtro nada tem a ver com o teu problema especifico de algas, esteja ele dentro dos parâmetros ideais ou não.

 

Um filtro o que produz é Nitratos, esteja ele bem ou mal dimensionado e decompõe a Amónia que não é produto absorvido pelas plantas, é sim um produto produzido pelos peixes tóxico para eles mas sem influencia para a flora.

 

O que se passa é o seguinte:

 

Com tanta carga de fauna mesmo tendo um filtro fraco, ele produz demasiados NITRATOS mede os valores e aposto ctg que estão bem altos.

 

Tens com certeza falta de FOSFATOS e como não Fertilizas com POTÁSSIO nem MICROS o clico da Fotossintese quebra, fazendo com que os NITRATOS não sejam consumidos.

 

Tens fotoperíodos que nada têm a ver com o normal, um fotoperíodo deve ser continuo e sem interrupções e geralmente são de 8h.

 

A tua equipa de limpeza deve ser constituída por

 

4 a 5 corys

5 otos

1 a 2 ancistrus

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou ser controverso

 

O teu filtro nada tem a ver com o teu problema especifico de algas, esteja ele dentro dos parâmetros ideais ou não.

 

Um filtro o que produz é Nitratos, esteja ele bem ou mal dimensionado e decompõe a Amónia que não é produto absorvido pelas plantas, é sim um produto produzido pelos peixes tóxico para eles mas sem influencia para a flora.

 

O que se passa é o seguinte:

 

Com tanta carga de fauna mesmo tendo um filtro fraco, ele produz demasiados NITRATOS mede os valores e aposto ctg que estão bem altos.

 

Tens com certeza falta de FOSFATOS e como não Fertilizas com POTÁSSIO nem MICROS o clico da Fotossintese quebra, fazendo com que os NITRATOS não sejam consumidos.

 

Tens fotoperíodos que nada têm a ver com o normal, um fotoperíodo deve ser continuo e sem interrupções e geralmente são de 8h.

 

A tua equipa de limpeza deve ser constituída por

 

4 a 5 corys

5 otos

1 a 2 ancistrus

 

Acho que não concordo contigo.. :)

 

A amónia e os nitritos são fontes para a produção de algas.

 

Como tal, se o filtro não tem capacidade para decompor em Nitratos, elas vão aparecer...

 

Posso estar errado mas é a ideia que tenho...

 

Os Nitratos elevados devem-se à falta de flora e TPA's...

 

Abraço

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

InCoGniTuS

 

O Ciclo do azoto é feito pelas bactérias Nitrificantes, que reduzem a Amónia produzida pela excreções dos peixes, em Nitritos e depois em Nitratos. Essa operação é feita fundamentalmente onde existem mais bactérias, que é precisamente no filtro.

As bactérias nitrificantes não têm a capacidade de reduzir mais os Nitratos, e a não ser que tenhas Plantas, os Nitratos irão-se acumular se não fizeres TPA's

 

Tal como as Plantas as Algas utilizam Macro Nutrientes (Nitratos, Fosfatos e Potássio) e micro nutrientes, contudo de forma diferente das Plantas, nenhum dos componentes utilizados pelas Algas inclui Amónia ou Nitritos.

Algas aparecem quando existe em excesso Nitratos, Fosfatos (excesso de potássio não tenho conhecimento que faça crescer algas)

 

Dado os factos, a potencia do filtro tem a ver com a capacidade do mesmo de filtrar mecanicamente as partículas que se encontram na coluna de água e a capacidade do mesmo de resistir à resistência (desculpem o pleonasmo) que as mesmas partículas fazem ao ficarem retidas.

 

Se o filtro tiver a potencia suficiente e permitir então a circulação de água, são as bactérias que realizam o processo de redução Amónia-->Nitritos-->Nitratos, o filtro em si por mais potente que seja não tem capacidade de "absorver" Nitratos.

 

Posso concluir portanto que excesso de Amónia e Nitritos não é sintoma de crescimento de Algas

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

InCoGniTuS

 

O Ciclo do azoto é feito pelas bactérias Nitrificantes, que reduzem a Amónia produzida pela excreções dos peixes, em Nitritos e depois em Nitratos. Essa operação é feita fundamentalmente onde existem mais bactérias, que é precisamente no filtro.

As bactérias nitrificantes não têm a capacidade de reduzir mais os Nitratos, e a não ser que tenhas Plantas, os Nitratos irão-se acumular se não fizeres TPA's

 

Tal como as Plantas as Algas utilizam Macro Nutrientes (Nitratos, Fosfatos e Potássio) e micro nutrientes, contudo de forma diferente das Plantas, nenhum dos componentes utilizados pelas Algas inclui Amónia ou Nitritos.

Algas aparecem quando existe em excesso Nitratos, Fosfatos (excesso de potássio não tenho conhecimento que faça crescer algas)

 

Dado os factos, a potencia do filtro tem a ver com a capacidade do mesmo de filtrar mecanicamente as partículas que se encontram na coluna de água e a capacidade do mesmo de resistir à resistência (desculpem o pleonasmo) que as mesmas partículas fazem ao ficarem retidas.

 

Se o filtro tiver a potencia suficiente e permitir então a circulação de água, são as bactérias que realizam o processo de redução Amónia-->Nitritos-->Nitratos, o filtro em si por mais potente que seja não tem capacidade de "absorver" Nitratos.

 

Posso concluir portanto que excesso de Amónia e Nitritos não é sintoma de crescimento de Algas

 

Concordo a 100% com a decomposição da amónia...

 

Estive a reler alguns artigos e de facto estava um pouco baralhado...

 

Não sei como (e li em vários sítios...) fiquei sempre com a ideia dos Nitritos e não dos Nitratos...

 

De qualquer forma, e baseando na teoria de Tom Barr, os níveis de nitratos necessários para o aparecimento de algas teria que ser de tal forma alto que seria prejudicial à fauna!

 

Podes ver aqui.

 

Pelo que continuo a dizer que o problema é mesmo falta de nutrientes (no caso CO2) ou falta de circulação (capacidade deficiente do filtro...) que não permite que os nutrientes cheguem à flora.

 

Assim (apesar da justificação inicial não ter sido a mais correcta, lol) mantenho o que disse de início.

TPA's semanais de 30% a 40% (numa fase inicial se calhar até 2 vezes por semana...), mais fertilização (nomeadamente CO2...) e melhor capacidade de filtragem e consequente melhoria na circulação de água!

 

Espero ter feito sentido desta vez! :P

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

algumas imprecisões.

 

As plantas e algas consomem todas exactamente as mesmas coisas (nutrientes, CO2, etc....).

A amónia e nitritos são igualmente consumidos por plantas e algas. As plantas até preferem estes aos nitratos (se fores a ver a composição dos adubos para plantas terrestres - onde não há problemas com algas - e mesmo alguns para aquários - ex. TPN+) - quase todos têm amónia como fonte de azoto - as plantas aquáticas não são diferentes). O problema é que são altamente tóxicos para a fauna.

Excesso de nitratos, fosfatos etc... não causam algas. O único nutriente com uma relação directa é a amónia. Logo, um filtro subdimensionado + pouca flora não têm capacidade para retirar toda a amónia produzida originando algas.

 

As algas aparecem sempre devido à presença de amónia ou por uma desregulação entre a quantidade de luz e os níveis de CO2 e nutrientes.

 

Neste caso específico:

Acho que é mesmo falta de limpeza + filtro subdimensionado + muita fauna (esse tubarão...) + poucas plantas.

 

Enche isso de plantas próprias para low-techs (pesquisa por listas aqui no fórum, faz uma boa limpeza geral e, se puderes, mete mais um filtro.

 

Para além disto, recomendava uma fertilização leve semanal para ajudar as plantas (mas só vale a pena quando meteres mais). Deves ter nitratos em abudância pelo que aconselharia um à base de potássio e micros. Fosfatos nem desconfio se tens ou não - depende do tipo e quantidade de comida que dás, água que usas, etc...

 

Espero ter ajudado

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter lido e pesquisado mais um pouco terei de dar a mão à palmatória que de facto excesso de Amónia pode provocar algas, pois será uma fonte "preferível" de Azoto. Sendo assim o problema do filtro estar sub-dimensionado pode ser a causa do problema de facto

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Penso que o gmmartins disso tudo e bem, no entanto só acrescentaria, para encheres isso de plantas de crescimento rápido, pois vão consumir os nutrientes em excesso(podendo ser a amónia e os nitritos...) de uma forma mais eficaz, e aliado a uma fertilização leve, não vão dar hipóteses as algas...

Se não tiveres hipótese de trocar ou acrescentar outro filtro, opta por uma bomba de circulação ou uma power head...

 

abraços e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Excesso de nitratos, fosfatos etc... não causam algas. O único nutriente com uma relação directa é a amónia. Logo, um filtro subdimensionado + pouca flora não têm capacidade para retirar toda a amónia produzida originando algas.

 

 

Não concordo,

 

Investiguem um fenómeno chamado eutrofização, que é basicamente o dia a dia dos nossos aquários. As concentrações de nitratos e fosfatos que consideramos "normais" nos nossos aquários, são na verdade absurdamente mais elevados do que os encontrados na natureza (em situações normais), diria mesmo que existem situações de eutrofização que ocorrem com concentrações mais baixas do que as encontradas em alguns aquários.

 

Sim, os blooms de algas, tanto na natureza como no aquário são derivados em grande parte devido a estes dois nutrientes. Sim, as algas preferem a amónia e os nitritos (sendo fontes de azoto mais "fáceis"), todavia estes são rapidamente transformados em Nitratos, pelo que não estão disponiveis muito tempo, ainda para mais, a amónia é extremamente volátil e passa rapidamente para a atmosfera. O que sobra são os Nitratos e os Fosfatos, que já levaram à destruição de vários ecossistemas. (pensem bem no que vão deitando pelo ralo abaixo, e se são daqueles que pões os fertilizantes directamente nos furos para regar as culturas, parabéns, acabaram de envenenar as nossas fontes de água potável no futuro).

 

Resumindo, os nossos aquários só não sofrem eutrofização, porque nós lá estamos para ir mudando a água, a natureza não tem essa sorte...e a culpa é nossa ainda por cima...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Há sistemas naturalmente eutrofizados e,

2º há realmente problemas causados pela eutrofização, mas isto não prova que são os nutrientes que causam as algas. Nem tudo o que reluz é ouro. A luz é que causa algas. O que acontece é que na natureza temos valores altíssimos de luz (>2000 PAR - dia de sol, no nosso aquário é normalmente 50-100x menor) mas o crescimento das algas está limitado pela escassez de fosfato. As plantas safam-se porque vão buscá-lo pelas raízes ao substrato que está vedado às algas. Ora quanto adicionamos fosfatos na coluna de água, está o caldo entornado.

 

Ainda assim, em zonas com libertações naturais de CO2 vais ver que não vês pântanos mas sim zonas lindas de águas límpidas cheias de macrófitas.

 

Mete uma garrafa de água cheia de nutrientes às escuras e vê se cresce alguma coisa. Afinal? A causa serão os nutrientes? O meu aquário é eutrofizado da cabeça aos pés 24 horas por dia. Leva com uma overdose de nutrientes logo após a TPA que é para não lhe faltar nada. Algas? nem por isso.

 

Aconselho-te assim a investigares melhor o fenómeno chamado eutrofização.

 

Abraço

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz disponível na natureza é sempre a mesma. Ocorre com a mesma intensidade no mesmo intervalo de tempo. É mais alta no verão e menor no inverno. Por isso o que limita realmente o crescimento das algas é a injecção de nutrientes. Um lago de águas cristalinas onde não existam nutrientes, não vai desenvolver algas.

 

Os pântanos são muitas vezes, um subproduto da eutrofização. A acumulação de matéria orgânica em decomposição no fundo transforma um lago num lago pouco profundo, depois num pantâno e finalmente em terra firme.

Os pântanos que não são um subproduto da eutrofização localizam-se muitas vezes em zonas com fraca luminosidade ou possuem fontes regulares de renovação de água, além de serem zonas especialmente eficientes na filtração de nutrientes devido à sua elevada taxa de consumo. Muitas dessas zonas são inclusivamente utilizadas para limpar massas de água poluídas. Apesar disso, todos eles quando sujeitos a inputs demasiado elevados de nutrientes (mais elevados do que a biomassa "normal" consegue consumir) podem sofrer grandes eutrofizações

 

Um exemplo,

 

http://n-steps.tetratech-ffx.com/PDF&otherFiles/literature_review/Eutrophication%20effects%20on%20wetlands.pdf

 

Os nossos aquários são diferentes, primeiro, como tu mesmo disseste, a luz dísponível é menor, e segundo, porque a entrada de nutrientes é pontual, enquanto que na natureza acontece o oposto. As curvas de concentração de nutrientes num aquário têm a forma de um Z horizontal. Depois de cada TPA existe um aumento rápido de nutrientes no sistema (a barra vertical do Z transversal), seguido duma diminuição da concentração até à próxima TPA (a curva de declive negativo do Z). Claro está, esta é a curva de um aquário sujeito a fertilizações periódicas. A resultante (ou média) desse Z, acaba por ser sempre igual, daí a estabilidade do sistema. Na natureza podes imaginar a curva de concentração como uma recta de declive positivo. A concentração de nutrientes está sempre a aumentar.

 

Da mesma maneira, se meteres uma garrafa de água sem nutrientes ao sol, não verás algas a crescer.

 

Talvez isto seja uma discussão "copo meio cheio ou copo meio vazio", entendo os teus argumentos e tens toda a razão no que dizes, apenas prefiro ver os nutrientes como a causa das algas e não a luz, já que esta não é tão variável como são as cargas de nutrientes.

 

Um abraço

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Talvez isto seja uma discussão "copo meio cheio ou copo meio vazio",

 

Qualquer discussão é sempre boa, nem que seja para nos questionarmos a nós próprios.

 

Da mesma maneira, se meteres uma garrafa de água sem nutrientes ao sol, não verás algas a crescer.

 

Exacto. Então quem controla o crescimento é a luz e não os nutrientes.

 

A luz disponível na natureza é sempre a mesma. Ocorre com a mesma intensidade no mesmo intervalo de tempo. é mais alta no verão e menor no inverno.

 

Concordo parcialmente. Há muita variação diária, horária e sazonal. Como podes ver aqui, ao longo de um dia a luz varia entre 0 e 7000 PAR. Eu próprios fiz medições de PAR e estas variam de segundo para segundo. O facto de usarmos médias, nem sempre é o mais indicado como poderás ver aqui.

 

Um lago de águas cristalinas onde não existam nutrientes, não vai desenvolver algas.

 

Certíssimo. Mas isto não porque os nutrientes causam algas. É devido ao Princípio do Mínimo de Liebig. Se fosse só uma questão de nutrientes, então todas as zonas eutróficas estariam cobertas da algas e sem macrófitas. Ora tal não é verdade como podes ver aqui.

 

Como excerto meto "There was no predictable relationship between the abundance of emergent, floating-leaved, and submersed aquatic vegetation and the trophic state indicators. It was only at the highest levels of nutrient concentrations that submersed macrophytes were predictably absent and the lakes were algal dominated" e "Rather than nutrient concentrations controlling macrophyte abundance, it seems that macrophytes acted to modify nutrient concentrations"

 

Mais, a eutrofização é um processo de transição não estável entre 2 sistemas diferentes (oligo e eutrófico). As algas são abundantes na fase de transição mas ausentes nos dois "end-points". Vê aqui. Como podes ver, o end-point da eutrofização pode ser uma comunidade estável dominada por macrófitas e sem algas.

 

Os nossos aquários são o melhor exemplo. Há milhares de pessoas a usar o método do Estimative Index como forma de fertilização dos seus aquários. Este método consiste em dar todos os nutrientes por excesso. Se realmente o aparecimento de algas estivesse relacionado com os nutrientes de forma directa não seria de esperar que todos estivessem cheios de algas? O meu aqua está num estado eutrófico permanente (fertilizo por excesso todos os dias - por isso a sua concentração não diminui até à próxima TPA). Até já fiz a experiência de por mais de 100ppm de nitratos (valores muito muito muito altos). Não aconteceu nada. Nem um alga.

 

Com isto tudo a única coisa que quero dizer é: a relação entre nutrientes e algas não é directa. Um não é consequência do outro assim sem mais nada. Depende de uma série de outros factores. Esses sim, são a causa. Os nutrientes são co-variáveis no processo.

 

Como é óbvio, a eutrofização acelerada de sistemas naturalmente oligotróficos causada pelas actividades humanas é sim um problema grave.... muito grave! Mas não tem nada a ver com o que temos nos nossos aquários que são sistemas fechados e que necessitam da nossa intervenção. Nem os nossos aquários têm qualquer impacto na eutrofização das zonas húmidas no mundo. A quantidade de água e nutrientes que vai pelo ralo abaixo é ridícula. O problema é a agricultura, indústria,.... fontes crónicas de poluição a grande escala. Just my two pence.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não me recordava do Princípio Mínimo de Leibig (as aulas de ecologia já foram há muito tempo), mas realmente assim faz todo o sentido o que tu estás a dizer. Considerando os recursos dísponíveis, a luz será provavelmente a última coisa a poder ser considerada limitante, deste modo, é realmente esta que controla o crescimento das algas. Claro!! No entanto fico com uma dúvida:

 

Considerando ainda casos de eutrofização, e sabendo que existe um grande afluxo de nutrientes (vamos considerar que nenhum dos dois - N e P - se encontra limitado) e que o crescimento das algas depende também, de micronutrientes, assim como da luz dísponível, qual o recurso que acaba por limitar o crescimento das algas? No teu aquário (que está eutrofizado) em que utilizas o E.I.F, estás a dizer que é a quantidade de luz que disponibilizas ao teu aquário que controla o aparecimento, ou não, das algas?

 

Realmente a relação entre o crescimento das algas e de macrófitas (ou as plantas dos aquários) não é sempre tão linear como estava a pensar. Muitos factores (relação entre o crescimento de phytoplancton e a turbidez, capacidade do sedimento acumular nutrientes, e até a latitude a que a massa de água se situa) influenciam a "saúde" dos ecossistemas.

 

Boa discussão, já aprendi umas coisitas... Assim vale a pena! ;)

 

vidro sem algas,

Elvio, inicialmente era para te responder a isto, mas depois perdi-me nesta conversa com o gmmartins!

 

Eu uso um cartão de plástico (tipo os do multibanco) para limpar os vidros. Ainda não encontrei nada melhor. Ao raspares os vidros tiras as algas todas e não os riscas.

 

Abraços

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa discussão, já aprendi umas coisitas... Assim vale a pena! ;)

 

eu é que agradeço. Obrigaste-me a ter que ir recapitular a matéria toda ;)

 

Respondendo à tua questão: no meu aquário nem o CO2 nem os nutrientes são limitantes. É tudo controlado pela quantidade de luz. Mas esta é mais que suficiente para as algas aparecerem. E elas estão lá (em fases de esporos lantentes)... só que não se desenvolvem até haver uma desregulação. Ainda não está bem percebido mas eu penso que passa pelo efeito das macrófitas (através de "density-depedend effects" ou talvez libertem alguma substância que limita o crescimento das algas). Afinal, são plantas superiores e têm que ter vantagens em termos competitivos com as algas - desde que tenham tudo o que precisam e um ambiente estável. É a instabilidade que promove o aparecimento de algas.

 

Para além disso, e ao contrário da grande maioria dos sistemas naturais, nós injectamos CO2 no aquário. O CO2 dá cabo de algumas das algas o que poderá explicar o não aparecimento de alguns tipos de algas. Claro está que outros tipos de algas beneficiam também do CO2 injectado e aqui a sua regulação estará provavelmente relacionado com o discutido acima.

 

Indo buscar outra vez o artigo acima citado: "... it seems that macrophytes acted to modify nutrient concentrations"

Ou seja, existem uma série de evidencias que sugerem que são as próprias macrófitas (plantas) que controlam o sistema (e logo as algas) quer seja de forma directa ou indirecta. Faz sentido pois, como disse acima, são plantas superiores e competitivamente também superiores em relação às algas. Estas últimas só coexistem porque os sistemas são instáveis, quer no espaço quer, no tempo (vê teorias e demonstrações de coexistência espacial e temporal - por exemplo os artigos do Chesson).

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... obrigado pelas ajudas que me deram... algumas muito uteis :D

ja limpei o aqua e fiz umas alteraçoes penso que para melhor...

ate agora nao tenho nenhum problema! dei mais espaço ao "espirador" do filtro e tirei algum ariao que penso que isso era o meu maior problema apesar de ser muito claro ele ficava logo verde com alguns dias...

Deixo algumas fotos espero que gostem :D

 

Ps: em relaçao aos dicus e neos, tenho eles ja vai fazer 3 messes e ainda nenhum comeu nenhum.. lol

 

http://img708.imageshack.us/img708/8254/dscf1208v.jpg

http://img715.imageshack.us/img715/8181/dscf1209j.jpg

http://img51.imageshack.us/img51/7268/dscf1210n.jpg

http://img600.imageshack.us/img600/5893/dscf1211p.jpg

http://img832.imageshack.us/img832/3098/dscf1212u.jpg

http://img163.imageshack.us/img163/6489/dscf1213i.jpg

http://img16.imageshack.us/img16/6048/dscf1214c.jpg

http://img38.imageshack.us/img38/3803/dscf1215p.jpg

http://img28.imageshack.us/img28/9329/dscf1216qr.jpg

http://img814.imageshack.us/img814/8260/dscf1217u.jpg

Editado por Elvio Mendes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.