Iluminação para Móvel IKEA


cajo5

Recommended Posts

Bem como ah pouco tempo montei o aqua e fui buscar um móvel ao IKEA , surgiu logo esta ideia. Queria juntar o meu aqua que esta no quarto, com os cubos da vodafone onde estao os meus bettas, tudo no móvel.

Bem, pus os cubos no movel e achei logo que ficavam muito escuros mesmo estando com a luz do dia, entao andei a ver umas coisas e olha, teve de ser eheheh mãos ah obra :)

sei que nao tá como certos diy feitos por vocês mas , faz bem o trabalho desejado :)

 

Material utilizado:

Carregador AC Universal - 3€ - loja dos chinocas

1 m de Fita de Leds - 5€ mandei vir da net

1 interruptor - dado por um amigo

Fita Cola - ah borla - Gamada ao pai :P

 

Total do Projecto : 8€

 

Carregador dos Chinocas

 

dsc04859yz.jpg

 

aqui a fita de leds

 

dsc04858y.jpg

 

a fita de leds ja com as ligações todas feitas

 

dsc04857b.jpg

 

o tal movel do Ikea , como disse ficava muito escuro para ter os bettas

 

dsc04861e.jpg

 

mãos ah obra e tchanan :D

aqui so' do lado direito acesa

 

dsc04862q.jpg

 

as ligações

 

dsc04864p.jpg

 

dsc04865g.jpg

 

dsc04867g.jpg

 

e aqui o interruptor :)

 

dsc04877a.jpg

 

O objectivo final :

 

 

dsc04863p.jpg

 

Actualmente os leds estao ligados a um temporizador, que quando liga a luz do aquário grande liga tambem a luz do lado direito onde ta o meu macho betta ou dos dois lados caso o interruptor esteja para cima :)

(o outro cubo nao esta do outro lado porque meti os meus bettas piquenos no aqua grande )

e eu como todos voces pensava que a fita cola fosse menos resistente , mas afinal enganei me. esta bem fixa, o interruptor nem mexe quando carrego no botão.

 

que dizem ? :)

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D: Eh lá, ficou porreiro sim senhor. Não há nada como o DIY... No meu caso gosto de ver porque jeitinho para fazer... :naughty:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D: Eh lá, ficou porreiro sim senhor. Não há nada como o DIY... No meu caso gosto de ver porque jeitinho para fazer... :naughty:

 

ja somos dois, mas eu tenho muitas ideias , so' que depois a preguiça e o € nao estica senao ... :)

então deixo me tar quietinho.. ;)

mas esta teve mesmo que ser, pedi ajuda a um amigo e soldamos os fios todos. Mais depressa ou mais devagar, o que interessa eh que esta feito e a funcionar perfeitamente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como eu digo, as coisas mais simples são as que funcionam melhor!

 

Bom trabalho!

 

Obrigado Jorge.

sei que nao esta' nada parecido com qualquer um dos seus diy mas o que interessa eh que funciona e bem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espetacular. Assim até parece fácil fazer essas ligações.

 

as ligações nao custam nada.

por exemplo

eh so' agarrar num fio, e soldar no positivo com estanho e depois a outra ponta eh no positivo tambem.

depois faz se o mesmo po' negativo.

nao tem nada que saber.

pra mim, o pior foi mesmo soldar xD

senao fosse o meu colega acho que ainda hoje andava com a fita de leds pa tras e pa frente xD ahahahah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ate ver ela esta la' e ainda nao descolou :)

é das boas ;)

ahahahah

Bom DIY, simples, eficaz e barato!!!

Não sei é se usava a fita cola para prender ao móvel, mas o que interessa é que te desenrascastes... :)

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola' warman98

sim, eu tenho outro cubo mas nao é para inverts . é para os meus dois bettas da minha criação que por agora estao hospedados no aquario que esta em cima , no grande :)

mas daqui a uns dias ja' pra la' vão :)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheh, nao falha nada :)

 

So uma sujestao, já pensaste fazer uns aquas a medida desses espaços? Eu tenho um movel desse genero e digo-te que fica muito fixe pelo menos na parte de baixo porque em cima tens de ver bem por causa do peso.

 

 

http://imageshack.us/f/214/img1863o.jpg/

Editado por Razstec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem feito sim sr.

 

Li o topico por causa do móvel do Ikea, já que tenho o meu aqua pequeno de 50lts num movel proprio que vinha com ele mas não o acho nada resistente, só de limpar os vidros com o iman abana, e esse cubo fica em conta. Aguenta bem o peso do teu aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheh, nao falha nada :)

 

So uma sujestao, já pensaste fazer uns aquas a medida desses espaços? Eu tenho um movel desse genero e digo-te que fica muito fixe pelo menos na parte de baixo porque em cima tens de ver bem por causa do peso.

 

 

http://imageshack.us...4/img1863o.jpg/

 

ai nem me digas nada.. a Maria ainda me expulsa de casa xD mas ja pensei nisso, mas acho que prefiro ficar pelos cubos por agora, e investir no aqua que ta em cima que acho que ja esta tudo, So' falta mesmo uns peixinhos..

mas devia ficar mt fixe isso eh verdade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem feito sim sr.

 

Li o topico por causa do móvel do Ikea, já que tenho o meu aqua pequeno de 50lts num movel proprio que vinha com ele mas não o acho nada resistente, só de limpar os vidros com o iman abana, e esse cubo fica em conta. Aguenta bem o peso do teu aqua?

 

Boas,

epa' isso de abanar so' de limpar os vidros porra, devias ver isso.. ou ent, deve ser o limpa vidros que eh mt forte po movel eheheh.

Ja pensaste em reforça lo ? so' com umas chapas pequenas atras onde ele se encaixa acho que nao da' mt trabalho e acho que fica melhor do que como esta'..

o meu nao abana, pelo menos ate' ver.. Mas pelo preço, nao se pode esperar mt.. quando se estragar, vem outro igual ;)

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bem como ah pouco tempo montei o aqua e fui buscar um móvel ao IKEA , surgiu logo esta ideia. Queria juntar o meu aqua que esta no quarto, com os cubos da vodafone onde estao os meus bettas, tudo no móvel.

Bem, pus os cubos no movel e achei logo que ficavam muito escuros mesmo estando com a luz do dia, entao andei a ver umas coisas e olha, teve de ser eheheh mãos ah obra :)

sei que nao tá como certos diy feitos por vocês mas , faz bem o trabalho desejado :)

 

Material utilizado:

Carregador AC Universal - 3€ - loja dos chinocas

1 m de Fita de Leds - 5€ mandei vir da net

1 interruptor - dado por um amigo

Fita Cola - ah borla - Gamada ao pai :P

 

Total do Projecto : 8€

 

Carregador dos Chinocas

 

dsc04859yz.jpg

 

aqui a fita de leds

 

dsc04858y.jpg

 

a fita de leds ja com as ligações todas feitas

 

dsc04857b.jpg

 

o tal movel do Ikea , como disse ficava muito escuro para ter os bettas

 

dsc04861e.jpg

 

mãos ah obra e tchanan :D

aqui so' do lado direito acesa

 

dsc04862q.jpg

 

as ligações

 

dsc04864p.jpg

 

dsc04865g.jpg

 

dsc04867g.jpg

 

e aqui o interruptor :)

 

dsc04877a.jpg

 

O objectivo final :

 

 

dsc04863p.jpg

 

Actualmente os leds estao ligados a um temporizador, que quando liga a luz do aquário grande liga tambem a luz do lado direito onde ta o meu macho betta ou dos dois lados caso o interruptor esteja para cima :)

(o outro cubo nao esta do outro lado porque meti os meus bettas piquenos no aqua grande )

e eu como todos voces pensava que a fita cola fosse menos resistente , mas afinal enganei me. esta bem fixa, o interruptor nem mexe quando carrego no botão.

 

que dizem ? :)

cumps

boas cajo5 esta muito bom.

como prendes t os fios a fita? usas t solda? qual era? porque eu tenho uns assim mas não consigo soldar isso.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , os fios foram soldados com estanho.. e depois isolados com fita cola normal, e presos tambem com fita cola no movel :) e ainda la' esta' ;)

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , os fios foram soldados com estanho.. e depois isolados com fita cola normal, e presos tambem com fita cola no movel :) e ainda la' esta' ;)

abraço

e que eu ja tentei soldar e nao deu deve ser da solda e eu disso nao percebo nada. sabes o nome dessa solda?

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for como a minha fita tens de tirar o silicone, e depois descarnar um bocado do fio. quanto ah solda, epa' a marca nao sei.. mas aquilo eh solda de estanho. cortas um pouco do fio de solda e depois com o ferro aqueces e derretes a solda em cima do fio. depois aqueces mais um pouco a solda e juntas com a fita de leds e pronto. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Esta simples e eficaz, faz aquilo que esta destinado, só um reparo, que é uma opinião pessoal, em vez de usar fita cola para isolar usa manga retratil/manga termica, que fica mais bem isolado, a fita cola com o tempo pode desenrolar.

De resto está fixe, olha só uma questão, o interruptor é o de uma fonte de alimentação de um PC? É que parece pois são os que eu uso...LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais