Tronco que ainda flutua


Black Pearl

Recommended Posts

Boas a todos.

 

Após uns aninhos nestas andanças decidi, pela primeira vez, colocar um tronco no aquário, que apanhei no mato.

Depois de ler um pouco por aqui e por acolá sobre a sua preparação decidi pôr mãos à obra. Contudo, ele continua a flutuar. :(

 

Eis o que fiz hoje:

 

(O tronco mede cerca de 20 cm e não sei exactamente de que árvore se trata)

 

1- Lavei bem com água corrente e limpei a terra de detritos com uma escova.

2- Fervi água e despejei-a para o recipiente onde coloquei o tronco

3-Deixei repousar nessa água alguns minutos (com uma pedra para submergir o tronco), despejei a água e repeti este processo mais 3x.

4-Na 4ª vez deixei ficar a água com sal (cerca de duas colheres de sopa para o recipiente com 4L)

 

O tronco mantém-se na mesma água desde então...mas ao levantar a pedra vejo que ainda flutua, o que me deixou um pouco desiludida... :(

 

Gostaria que me dessem algumas opiniões e sugestões.

 

Obrigada.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É preciso mais tempo. coloca o tronco dentro do aqua com uma pedra por cima e esquece o assunto. Daqui a 1 mês vai la tira-la que já ão deve flutuar ::D:

 

ps: se fosse eu fervia o tronco mesmo, tem cuidado com o tratamento

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Após uns aninhos nestas andanças decidi, pela primeira vez, colocar um tronco no aquário, que apanhei no mato.

Depois de ler um pouco por aqui e por acolá sobre a sua preparação decidi pôr mãos à obra. Contudo, ele continua a flutuar. :(

 

Eis o que fiz hoje:

 

(O tronco mede cerca de 20 cm e não sei exactamente de que árvore se trata)

 

....

 

Quanto tempo esteve dentro de Água?

 

Não é em dias que ele vai afundo.

 

Cuidado com os Troncos que metes nos aquários, se for resinoso é perigoso...nem todos são aconselhados.

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um tronco apanhado no mato...

 

Cuidado com os Troncos que metes nos aquários, se for resinoso é perigoso...nem todos são aconselhados.

 

 

Está tudo dito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo esteve dentro de Água?

 

Não é em dias que ele vai afundo.

 

Cuidado com os Troncos que metes nos aquários, se for resinoso é perigoso...nem todos são aconselhados.

 

cumps.

Hugo Oliveira

 

O tronco está já há 2 dias...E quanto a não poder pôr todos os troncos, eu sei. :) Também li sobre isso, claro...não poria um qualquer. Tipos os de pinheiro ou assim (coníferas em geral), isso não! Aquele que apanhei era de uns galhos e ramos que estavam por perto da árvore,que foi podada pelos jardineros dias antes. É capaz de ser de um ácer ou de uma árvore do género...

Agora pelos vistos é fervê-lo bem (para tirar o sal e impurezas que restem) e dar tempo ao tempo...obrigada. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela experiencia que tenho e pelo que li tens de por o tronco em agua durante uns dias ate nao flutuar, mas podes sempre fazer como disse o manik48 e por uma pedra por cima que daqui a uns tempos deixa de flutuar, foi como fiz com o meu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu foi quase um mês para deixar de flutuar.

 

Isto não ajudou muito, na realidade...mas obrigada na mesma. Não sou experiente no tratamento de troncos, mas não comecei no hobby ontem... :?

 

Porque nos "matos" que temos, a maior parte deles é de árvores resinosas e nenhum desses serve. Mas já sabes que tronco é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela experiencia que tenho e pelo que li tens de por o tronco em agua durante uns dias ate nao flutuar, mas podes sempre fazer como disse o manik48 e por uma pedra por cima que daqui a uns tempos deixa de flutuar, foi como fiz com o meu

 

Vou então fazer isso e ter paciência. Obrigada. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então fazer isso e ter paciência. Obrigada. :)

 

O tronco é muito grande?

Se couber dentro do autoclismo é o melhor local para pôr. Fica com mudas "automáticas" de água e... gratuitas.

O meu tronco demorou quase um mês a deixar de flutuar, mas é grande e muito largo. Não tive a hipótese de o ferver, esteve sempre dentro de um antigo tanque de lavar roupa e de dois em dois dias trocava a água e colocava sal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu foi quase um mês para deixar de flutuar.

 

 

 

Porque nos "matos" que temos, a maior parte deles é de árvores resinosas e nenhum desses serve. Mas já sabes que tronco é?

 

Ainda não tenho certeza de que árvore é. Como passo lá frequentemente vejo as árvores que estão naquela zona e posso também depois colocar foto do tronco aqui. Eu penso que será uma daquelas árvores comuns em parques. Talvez um ácer/plátano ou coisa do género. De pinheiro tenho quase certeza que não é, pois naquela área próxima não há pinheiros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco é muito grande?

Se couber dentro do autoclismo é o melhor local para pôr. Fica com mudas "automáticas" de água e... gratuitas.

O meu tronco demorou quase um mês a deixar de flutuar, mas é grande e muito largo. Não tive a hipótese de o ferver, esteve sempre dentro de um antigo tanque de lavar roupa e de dois em dois dias trocava a água e colocava sal.

 

É pequeno. Tem 20cm de comprimento + ou -. E uns 5 de largura. Também já tinha lido que alguém utilizou o método de o pôr no autoclismo. É bem pensado. Quanto ao sal...se utilizar, depois de o processo terminar se calhar é melhor voltar a ferver o tronco para eliminar o iodo com que possa ficar, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando não for ao fundo, podes sempre dar uma fervidela. Eu não dei mas o motivo era o tamanho. Não tinha panela nem autoclismo que servisse.

Podes ver aqui: The Skinny

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com uma linha ou cordão prendes o tronco a uma pedra e enterras a pedra no substrato e deixas o tronco 1 mes sem mexer, depois se quizers tiras a pedra

 

cumps

 

Pois, e se tiveres um substracto fértil, olá algas. Se tiveres só inerte, olá amónia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta, não complicar o que é fácil. Se te puseres a inventar vai correr mal pelo que o Jorge explicou em cima. Coloca o tronco no aqua no sitio onde queres, perfeitinho, etc e coloca-lhe um calhau (fervido / tratado) em cima. Daqui a um mês tiras o calhau e o tronco fica lá ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta, não complicar o que é fácil. Se te puseres a inventar vai correr mal pelo que o Jorge explicou em cima. Coloca o tronco no aqua no sitio onde queres, perfeitinho, etc e coloca-lhe um calhau (fervido / tratado) em cima. Daqui a um mês tiras o calhau e o tronco fica lá ::D:

 

Ok...Obrigada pela sugestão. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Na minha experiência com troncos, usei uma videira, limpei o maximo que pude com aquelas maquinas de pressão de lavagem dos carros, de seguida fervi o tronco 2x e deixei secar.

Repeti o processo mais uma vez.

Arranjei um recipiente e coloquei o tronco totalmente submerso, com ajuda de uma pedra, em agua com sal, mudando a agua de 2 em 2 dois dias quando ficava amarelada, repondo sempre a agua com sal.

Deixei umas 3 semanas e ficou impecavel.

Para me certificar, deixei uma pedra em cima do tronco já depois de estar no aquario durante uma semana. Retirei a pedra e "JÁ ESTÁÁÁÁÁ !"

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei um tronco de zambujeiro e ao contrario do que disse o Jorge, o que não falta é disto no mato :smile2: , pelo menos na minha zona.

Eu os meus fervi umas 3 vezes com sal, coloquei dentro de um balde e trocava a agua todos os dias, mas além disso com uma faca raspava-o de maneira a retirar a pele ou a casca, ou lá como se chama isso e o processo foi bem mais rápido que o normal. Mas continuava a flutuar e como disse o Sands e o Manik48 um calhau em cima durante uma ou duas semanas e está feito.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que o tronco tem de estar seco antes de ser tratado, mesmo que esteja dentro dos padrões típicos de madeira que se possa introduzir dentro do aqua. Se foi podado recentemente, duvido que esteja devidamente seco

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.