Filtros de Mochila


Recommended Posts

Boa Tarde a todos,

 

Uma vez que ando em montagens novamente de aquários, surgem algumas dúvidas... Montei o meu aquário de 20l com o equipamento que tinha em casa, e até agora tem estado a funcionar optimamente ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190659&st=0&p=1104500entry1104500 ), mas agora, na altura de montar o aquário seguinte surgem algumas dúvidas no que diz respeito a filtros e bombas de ar.

 

Começo por dizer que na montagem anterior eu usava apenas uma bomba de ar (acho que é este o nome que lhe dão. simplesmente ela sugava água, e voltava a deitar água fora, permitindo assim a circulação da mesma) e em termos de matérias filtrantes usava as típicas cerâmicas com mais umas bolinhas ( http://www.aquaristic.net/Eheim-Ehfisubstrat-pro-aquarium_filter_media.html - penso que eram essas), e lã de vidro para reter a maior sujidade. Talvez fosse um erro, talvez não, o que eu sei é que a coisa não correu muito bem...

 

Agora que queria voltar a montar este aquário queria tentar fazer as coisas direitas. Aqui começam as dúvidas. Já ouvi falar muito nos filtros de mochila mas não entendo a sua função completa, ou seja, eles só servem mesmo como filtro e não vão permitir a movimentação da água, sendo assim preciso utilizar também uma bomba de ar?

Andei a ver no site da Aquaristic filtros de mochila, mas eles só têm 3 da Eihem. Ora com a capacidade do aquário (c-60cm; l-30cm; a-34cm; aproximadamente 61litros), penso que Eihem Liberty 2040 deverá chegar, estou correcta? E alguém me sabe indicar exactamente como funcionam estes filtros e se vêm completos ou é necessário comprar equipamento extra? Também vou ter esponjas, cerâmicas e as bolinhas dentro deste filtro?

 

Obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o 2042 e para o teu aquário o 2041 penso ser suficiente.

esses filtros normalmente vêm com as esponjas apenas, poderás retirar uma das esponjas e colocar bioballs ou algodão, mas as esponjas com que vem, são suficientes normalmente.

permitem movimentar bem a água, mais à superficie do que no fundo.

este tipo de filtros dispensa a utilização de bomba de ar ou água(era desta que estavas a falar), pois já fazem uma boa oxigenação.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os filtros de cascata desenrascam bem... sao em minha opiniao ate melhores que os internos com a principal vantagem de nao roubar espaço util dentro do aqua.

 

Como qualquer filtro deves ter parte mecanica e parte biologica.

 

Mecanica as las, algumas esponjas, etc...

As ceraminas, bioballs, substratos servem na parte biologica

 

fezes, restos de comida, ect.. produzem amonia... que é toxica para os animais... com uma boa filtragem biologica a amonia e transformada em nitritos que é menos toxico que a amonia e por sua vez em nitratos... Esse processo é feito por bacterias que se formam nas ceramicas, bioballs, ect...

 

Uma parte boa dos nitratos acaba por ser consumida por plantas (por exemplo as de crescimento rapida ajudam de uma forma mais optimizada nessa função) e claro as famosas TPAs

 

Bem mas voltando ao teu filtro...

acho esse Eihem muito pequeno, pois o espaço para materias filtrantes é muito pouco....

 

Claro que o ideal seria um filtro externo onde consegues ainda mais espaço para materias filtrantes... mas é tudo uma questao de quanto queres investir!

 

Uma coisa te digo.... quanto mais materias filtrantes melhor qualidade tera a agua....

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha,esses filtros de cascata nao desenrascam...eles sao realmente bons.

digo-te isto com certeza,pois eu uso um de cascata(elite hush 35,no continente custa uns 25 euros)já esteve num aqua de 80l,mas actualmente está num de 120 e axo que é excelente para o volume do teu aquario e tem um tamanho suficiente para usares o cartucho de esponja que tras e meteres alguma materia biologica que foi o que fiz.

esses do chines que o gtangas falou,tambem tenho e nao é mau para o preço dele.ambos dao para regular o fluxo de agua.

como já disseram nao precisas meter nenhuma bomba de ar,esses filtros movimentam bem a agua.

entre esse eheim e o elite hush 35,eu escolhia o elite porque tens mais espaço para materias filtrantes.

é uma questao de analisares bem

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Obrigado pelas opiniões. neste momento vou para o Eihem 2040. sei que é o mais fraco dos 3, mas dizem que dá ara um caudal de 380l/h o que já dá para cobrir os 61l*5 como é recomendado, e a troika neste momento não dá para mais... Acham que fico bem servida, com este apesar de tudo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Obrigado pelas opiniões. neste momento vou para o Eihem 2040. sei que é o mais fraco dos 3, mas dizem que dá ara um caudal de 380l/h o que já dá para cobrir os 61l*5 como é recomendado, e a troika neste momento não dá para mais... Acham que fico bem servida, com este apesar de tudo?

 

Honestamente vai para o 2041, custa-te mais 3€ e ficas mais bem servida. Atenção que esse caudal de 380l/h diminui quando o filtro está cheio de matérias filtrantes ou mais sujo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente!

 

Esse litros depois de estar cheio.... È aquela!

 

Por o preço que das pelo Eihem compras dois do chines.... e ai nao falta espaço para materias filtrantes!

 

Nao fiques naquela por ser material do chines!

Eu tenho um cubo com 60/70lt e tive la durante umas semanas uns discus..... tinha dois desses a trabalhar e posso te dizer que tinha sempre os parametros certinhos!

 

O importante é a quantidade de espaço que tens para colocar materias!

 

esses do chines que te falei tem uma coisa boa.... O tubo que aspira pode ser regulado em profundidade...

 

Mas a escolha é sempre tua

 

Boa sorte

Sergio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esqueci-me de referenciar outra coisa... Nao fiques com receio de os filtros (estes) terem muitos litros hora! Quanto mais melhor!

Alem de que evitas ter uma bomba de O2... pois a circulação da agua na superficie vai fazer trocas gasosas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Por o preço que das pelo Eihem compras dois do chines.... e ai nao falta espaço para materias filtrantes!

 

Nao fiques naquela por ser material do chines!

 

esses do chines que te falei tem uma coisa boa.... O tubo que aspira pode ser regulado em profundidade...

 

 

O meu problema é realmente conseguir encontrar desses filtros no chinês.Aqui ao pé de mim não tenho nenhuns que vendam material desse, e ao pé de corroios onde me disseste, é-me muit muito dificil ir lá :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alem disso tens la outras coisas em conta...

 

È minha opiniao que investir em material muito caro é bom para quem tem muito.... tempo!! ;)

 

Por exemplo os aquecedores... no meu comunitario tenho 2 de 300Wts

Um é da Eihem custou uma nota... o segundo comprei neste "espaço comercial" e custou um 1/3... esta atrabalhar á um ano! sem problemas!

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu tenho um Eheim 2041 e um desses chineses e a qualidade é totalmente diferente, o da eheim ferra à primeira enquanto o chinês...

O 2041 funcionava num aqua de 30L e o caudal era satisfatório, por isso se tens um aquário de 54L preferia o 2041 ou até o 2042, a diferença de preços é pouca e ficas mais bem servida, acredita que quanto maior o filtro maior é a capacidade de colocação de matérias filtrantes. Além do facto que podes regular a potência do caudal facilmente. O ideal seria um filtro externo mas se não podes lá chegar vai para um de mochila.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Eheim é Alemâ, só por ai já faz alguma diferença. E tem atenção ao consumo geralmente o material que compras no "chino" tem sempre um consumo mais elevado.

Por exemplo em relação ao elite hush 35, que te referenciaram em cima, o consumo é de 6w e no 2041 de 3w. E a diferença de preços é praticamente nula.

ZEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais