Litopótamus


gmmartins

Recommended Posts

Gustavo já pensaste nas pedras?!? Pode ser essa a causa.

 

Como assim? São pedras de basalto e portanto inertes... Até poderiam ter alguma coisa agarrada mas só passados 3 meses após a montagem é que teria efeito? Não sei mesmo o que se passa.

 

Acabei de tirar o meu último cherry morto.... Mas noto que a adição do carbono activo parece ter tido um efeito positivo na película. E é bom deixá-lo para adsover a amónia. Deve haver camarões mortos no meios das plantas que não consigo ver :(

 

 

Vivas;

 

É óbvio que a opção é tua, mas pelas últimas fotos que puseste, estava espectacular...

 

É claro, que os nanos são MMUUIITTOO complicados, não é para todos, parece fácil, mas a mínima alteração pode deitar tudo a perder...!

 

É mais desabafo que outra coisa. Ainda não estou a pensar desmontar. Tenho pena é que a Utricularia não esteja a vingar. Tenho aquele lado do aqua um pouco para o despido. Lá se vai o IAPLC... ;)

 

Tenho que pensar noutra planta para ali (lado esquerdo frente - onde estava a Hydrocotyle. Vi numa loja Lilaelopsis brasilensis. O que acham? Se calhar é muito parecida com a E. parvula não? Talvez estenda a Staurogyne até à frente mas sempre bem podada para ficar rasa???

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que nanos não é pêra fácil. Se calhar é mesmo como dizes Gustavo, a água.

 

Já esse espaço vazio onde estava a Hidrocotyle, eu estendia a cuba para esse canto.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gustavo, não desanimes pá. Para tirar as dúvidas porque não experimentas usar água engarrafada durante umas semanas?

Um garrafão de 5L custa o que? 0,50€/1€? Porque não tentas?

Gostava de ver a Hydrocotyle atrás do lado direito, o que achas? No lugar onde ela estava deixa a cuba entrar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

ando desanimado.... a Utricularia que pus não quer vingar e têm me morrido red-cherry a torto e a direito. Por mais que puxe pela cabeça não consigo perceber porquê. Já nasceram aqui e já os tenho há mais de 1 ano... A única coisa que me ocorre é que tenha alguma coisa a ver com a água da rede... talvez devido à seca ou assim...

 

Para além disto, está-se a formar constantemente uma película na superfície. Eu sei que é normal. Já estou farto de a ter, mas esta é diferente... é muito espessa e faz bolhas. Penso que mesmo que tenha a ver alguma coisa a água da rede. Estou quase a usar água da chuva...

 

 

Se desconfias da água rede, experimenta meter água mineral barata tipo Pingo Doce, Dia, Continente, etc... eu há mais de um mês que ando por aqui a experimentar no meu nano e só meto água engarrafada sem problemas e tenho 6 Red Cherry e 2 Trigonostigma Espei.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo incentivo :)

 

Já esse espaço vazio onde estava a Hidrocotyle, eu estendia a cuba para esse canto.

 

 

Gostava de ver a Hydrocotyle atrás do lado direito, o que achas? No lugar onde ela estava deixa a cuba entrar.

 

A cuba também é uma opção... vou ver o que faço...

 

Tenho pequenos apontamentos de Hydrocotyle espalhados pelo aqua junto às pedras incluído o canto direito lá atrás :) Quando tirar umas fotos logo vês.

 

Gustavo, não desanimes pá. Para tirar as dúvidas porque não experimentas usar água engarrafada durante umas semanas?

Um garrafão de 5L custa o que? 0,50€/1€? Porque não tentas?

 

 

Se desconfias da água rede, experimenta meter água mineral barata tipo Pingo Doce, Dia, Continente, etc... eu há mais de um mês que ando por aqui a experimentar no meu nano e só meto água engarrafada sem problemas e tenho 6 Red Cherry e 2 Trigonostigma Espei.

 

É uma opção sim senhor. Nem é pelo dinheiro... é mais pela chatice ;) Acho que vou experimentar umas semanas a ver o que dá...

 

De qualquer das maneiras... desde que pus o carvão activado no filtro a água melhorou bastante e deixou, pelo menos aparentemente, de criar aquela película. Vou esperar mais uns dias a ver o que acontece. Se assim for, isto confirma mais ou menos a minha suspeita de que será alguma coisa na água...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vivas,

 

Então Gustavo?

 

As actualizações foram na "cheia" que aí ocorreu? Ou continuas desanimado com "os contras" da nova montagem?

 

Desabafa!

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões foram-se todos :(

 

Entretanto pus 4 Borara brigittae e que parecem estar a dar-se muito bem. Pelo menos estão com umas cores lindas.

 

Ainda ontem estive a dar uma poda daquelas valentes, mas o aqua ainda não estabilizou. Está a ganhar muita porcaria. Estou com TPAs praticamente a cada 2 dias. Acho que para próxima não uso substratos terrosos num aqua tão pequeno. Mas pronto, está no bom caminho acho eu.

 

Vou ver se arranjo paciência para tirar uma foto.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sejas calão...mete aí uma actualização...;)

a malta anda carente...quer é ver este aquário a andar prá frente.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Viva,

 

por falta de motivação, desleixo, contra-tempos (acabou o CO2, a luz rebentou) e férias, este aqua foi desmontado. Acho que é o síndrome do verão e não é só comigo. Bom tempo e tal e um gajo não quer saber de ficar em casa a tratar do aqua. Já estava num estado miserável e não tive solução senão limpar tudo.

 

Fiz um re-scape às 3 pancadas porque não tinha onde colocar os peixes e não me queria desfazer deles e assim tem estado... muito low-tech para não chatear.

 

Mas agora acabando o verão pode ser que a coisa se altere. Por acaso fui hoje mesmo buscar a garrafa de CO2 que tinha deixado a encher... As plantas tenho-as todas num vaso no quintal de forma emersa pelo que será fácil recomeçar. Vamos ver... Quero algo com manutenção fácil e vou escolher plantas simples e vou usar pouca luz para ser tudo muito devagarinho ;)

 

Quando tiver novidades digo qq coisa

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas pá, deixaste uma obra-prima acabar assim :tapfoot:

 

Mas agora podes finalmente avançar com o aquário de50 cm que para ai tens desocupado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas pá, deixaste uma obra-prima acabar assim :tapfoot:

 

Se o visses quando o desmontei não dirias isso ;)

 

 

Mas agora podes finalmente avançar com o aquário de50 cm que para ai tens desocupado?

 

Por acaso já tinha pensado nisso. Mas faltam-me umas coisas... Acho que vou plantar o nano e com calma planear o de 50 cm. É que com tanto espaço até me assusto ;)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas Gustavo, ainda não tinha visto estas fotos...parece-me bem...no entanto já deve de estar um pouco diferente.

 

Essas pedras são de facto brutais...gosto bastante.

 

Para quando umas actualizações???

 

 

 

Abraço

 

 

viva,

 

vou ver se aproveito agora o carnaval e tiro umas fotos. Estou sempre limitado porque não tenho máquina neste momento pelo que sempre que quero tirar fotos tenho que a cravar...

 

 

 

 

eu uso o photoshop e como tiro as fotos em raw aproveito e compenso os brancos a posteriori.

 

 

 

Quando cá vierem aos Açores eu levo-vos à fonte :)

 

De resto tudo na mesma... a água continua ainda um pouco baça. Não percebo porquê... Já pus carvão activado há uma semana mas não teve qualquer efeito. Enfim... só me resta esperar e ver como evolui.

 

A HC ainda não cresceu muito mas já está a começar a mandar algumas ramas. A parvula é que está a crescer muito e vou-lhe dar uma poda este fim-de-semana. A Hydrocotyle também já cresceu bastante.

 

O aqua já vai para a 3a semana e ainda não me apareceram quaisquer algas, nem sequer as diatomáceas normais de início. Acho que estão com medo de mim jcb_

 

Abraço

 

GM

 

 

Essas pedras parecem-me as que encontramos aí em abundância junto ao mar. Certo? Estava a pensar trazer algumas, na próxima viagem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.