Ajuda urgente na compra de filtro


Recommended Posts

Aquario de 200 litros!

 

Vou comprar um filtro para este aquario mas preciso da vossa ajuda na escolha:

 

JBL CRISTALPROFI E901 ( Aquaristic 85,95)

 

EHEIN CLASSIC 2215 plus ( pet4you 85,24)

 

EHEIN 2215 ( Aquaristic 69,95)

 

Ou outro que me aconselham para comprar online dentro de um orçamento 60 a 90 euros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EHEIN 2215 620 l/hora -> fraco (seja o "normal" ou o plus)

JBL e901 900 l/hora -> fraco/recomendado

 

 

Tens como hipótese o Eheim 2217: http://www.aquaristic.net/Eheim-external-filter-2217.html

 

 

Atenção que um filtro que faz 1000 l/hora, só faz dirante os primeiros dias. Passado um tempo se for medir deve estar só a fazer 700 l/hora (por exemplo).

Isto é fácil de explicar, com a sujidade o filtro vai "entupindo" e só depois de ser lavado é que se voltará a aproximar dos 1000 l/hora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinceramente não me parece que nenhum deles seja boa opção para um aquário de 200 litros.

Do leque que nos deste, os da Ehein são totalmente fora de questão para essa litragem.

O JBL 901 ronda os 900 litros por hora, o que te dá uma filtragem de 4,5 X o volume de água total.

Sendo que quando começar a ficar um pouco sujo o que é normal vai diminuir consideravelmente a sua capacidade vais acabar por ter problemas provavelmente.

Eu não aconselho filtros com menos de 5X o total de litragem em capacidade de filtragem, e nos meus meto sempre pelo menos 6 vezes.

200 litros procura um filtro que faça 1200 a 1400 de filtragem, sim vais pagar um pouco mais, mas pelo menos não pensas mais nisso e não vais ter desilusões.

Lembra te que o barato muitas vezes sai caro.

 

 

P.S - Ivo não me levas a mal, mas um "boas" ou "Bom dia" e no final um "obrigado desde já pela ajuda" sabe sempre bem a quem vem aqui ler;)

 

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Atenção que um filtro que faz 1000 l/hora, só faz dirante os primeiros dias. Passado um tempo se for medir deve estar só a fazer 700 l/hora (por exemplo).

Isto é fácil de explicar, com a sujidade o filtro vai "entupindo" e só depois de ser lavado é que se voltará a aproximar dos 1000 l/hora.

 

100% de acordo...

 

Deves contar sempre com uma redução do valor do caudal anunciado em cerca de 30% devido ao "lixo" que se acumula no filtro e na tubagem.

 

De facto entre os 2 escolheria o JBL se bem que me parece estar muito no limite...

 

Eu apostaria num modelo com um pouco mais de capacidade!

 

O EHEIM já te foi sugerido. O JBL tens o E1501 GL.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, obrigado pelas sugestões...

 

Quanto ao 2217 na Aquaristic, depois ainda preciso de comprar torneiras e outros acessórios!?

 

Se alguém tiver outra solução?

 

Obrigado aos três pelas sugestões

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra 2 Eheim Ecco 120 ou Ecco 200. Já trazem torneiras e matérias filtrantes.

Ou então compra um dos chineses.

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens na pet4you, o EHEIM 2217 por 113€

 

Por mais 25€ podes comprar o JBL E1501GL e ficas mais bem servido.

 

Tem mais caudal, maior volume de filtragem e o consumo eléctrico é o mesmo.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho o JBL901e num aqua de 200l brutos mais ou menos 180l reais. Até ao momento não senti nenhum problema, mas admito que o aqua ainda só tem 3 meses.

 

A minha opinião é que se fosse comprar agora investia um pouco mais e comprava o 1500. Como já te disseram ficas mais descançado. Se optares pelo 900 vais ter um pouco mais de trabalho na manutenção.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho um aquario de 200litros e tenho um interno da fluval 4plus 1000lh exelente 37euros

 

Boas,

 

Desculpa o comentário, mas a única coisa que tem de excelente é o preço...

 

Um interno tem muitas desvantagens relativamente a um externo!

 

Em primeiro a questão estética.

Em segundo obriga a uma manutenção muito maior.

Em terceiro, até pode ter o mesmo caudal, mas o volume de matérias filtrantes é muito menor! Este factor é muitas vezes esquecido e é extremamente importante! Tanto ou mais do que o caudal propriamente dito.

Em quarto e último (que me lembre de momento ;p ) a manutenção é muito mais "invasiva" no sentido em que tende de enfiar as mãos dentro de água, introduzindo gordura e outros organismos e bactérias estranhas ao aqua, o que nunca é bom!

 

É verdade que é bem mais barato, mas ás vezes o barato sai caro...

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando o Incognitus...

 

Em 5ª lugar: perdes em volume de água dentro do aquário o volume do filtro. Com o filtro externo não perdes (por exemplo) 1 litro de água do volume do filtro interno, como ainda ganhas (por exemplo) 5 litros da capacidade do canister. Um aumento total de 6 litros.

Pode não parecer muito, mas 6 litros são 6 litros e quanto mais pequeno for o aquário, mais diferença faz para a qualidade da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas se poderes compra ja o JBL 1501

 

Eu tenho um aquario tambem de 200L com discus e tambem tenho um JBl 901 e axo que devia comprar mais outro filtro porque veijo particulas pequenas juntamente com a agua ! Agora estou na duvida se compro outro JBL 901 ou compre um EHEIM Classic 2213 +Plus alguem me pode ajudar nesta duvida ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos a vossa ajuda...

 

Ainda nao decidi, pois estou a pensar na questão financeira.

 

Estava inclinado pelo ehein 2217 mas são largos 113 euros

 

Enquanto que o eheim 2215 + aquecedor de precisão 300w fica por 104 euros

 

Sei que logicamente o Eheim 2217 é melhor mas pelo que tenho lido existem inúmeros foristas com o 2215 em aquario com litragem igual à minha...

 

Questão agora são os 32 euros de diferença:( pois eram grande ajuda para a iluminação

 

Cump

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se poupas 32€ agora e daqui a 2 ou 3 meses estás a desembolsar mais cento e tal.

Arranja uma iluminação barata para desenrascar e depois compras (ou fazes) uma como deve ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando o Incognitus...

 

Em 5ª lugar: perdes em volume de água dentro do aquário o volume do filtro. Com o filtro externo não perdes (por exemplo) 1 litro de água do volume do filtro interno, como ainda ganhas (por exemplo) 5 litros da capacidade do canister. Um aumento total de 6 litros.

Pode não parecer muito, mas 6 litros são 6 litros e quanto mais pequeno for o aquário, mais diferença faz para a qualidade da água.

 

Obrigado pela continuação! :)

 

Eu de certa forma já tinha referido isso quando falei na questão do volume de filtragem, mas especificaste muito bem.

 

Boas se poderes compra ja o JBL 1501

 

Eu tenho um aquario tambem de 200L com discus e tambem tenho um JBl 901 e axo que devia comprar mais outro filtro porque veijo particulas pequenas juntamente com a agua ! Agora estou na duvida se compro outro JBL 901 ou compre um EHEIM Classic 2213 +Plus alguem me pode ajudar nesta duvida ?

 

Obrigado

 

Parece que já não sou o único... :)

 

Fico contente! Parece que não ando a dizer grandes asneiras! :P

 

 

 

Questão agora são os 32 euros de diferença:( pois eram grande ajuda para a iluminação

 

 

Olha o que te disse no meu primeiro post (reforçado pelo Jorge...)!

 

Ás vezes o barato sai caro... Um investimento bem pensado num filtro dá sempre frutos mais para a frente! Se pensares no bem estar dos teus peixes e na qualidade de água e menores manutenções, vais ver que "recuperas" esse investimento rapidamente.

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[

 

 

 

Parece que já não sou o único... :)

 

Fico contente! Parece que não ando a dizer grandes asneiras! :P

 

 

Entao tens o mesmo Problema ?

 

Não...

 

Já não sou o único a aconselhar o JBL! :)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ::D:

 

Eu se calhar vou comprar outro JBL para melhorar a filtragem do aquario e nesse 2filtro vou meter mais lá filtrante para ver se apanha mais particulas pequenas

 

Eu fiz isso no meu E1501GL.

 

Troquei a esponja mais porosa por lã filtrante e notei uma diferença bastante substancial nas pequenas partículas que tinha a "passear" pelo aqua.

 

Obriga também é a uma manutenção mais regular do filtro! Mas acho que vale a pena.

 

Abraço.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma coisa que nao me convence. Essa conversa do JBL ter 6 litros de filtro.

Isso faz pouco sentido.

 

A mim parece-me que andam a confundir o volume do "canister" com o volume de filtragem.

 

Bom dia,

 

Não se está a confundir nada...

 

As dimensões do E901GL são 180 x 210 x 405 mm, o que dá um volume do "canister" de qualquer coisa como 15l (contando com a cabeça do filtro).

 

O volume que é anunciado pela marca (7,6l) é o de volume de filtragem ou volume de matérias filtrantes...

 

Basta fazer as contas!

 

Abraço!

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Comprei o meu JBL e 1501 greenline hoje, instalei em cerca de 15min e começou a bombar, mas a bombar a sério! Tem mesmo um excelente caudal para o meu Aqua de 250l. Já tinha um JBL CP120 que era muito silencioso mas este é tanto ou mais silencioso. Pode-se dormir ao lado dele. Vamos ver agora a minha sorte! Se for como o CP120 que já trabalha há 5 anos (sem um único problema) posso dizer que foi uma boa compra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

resumindo e concluindo o JBL E 1501 Greenline é a melhor opção que o Eheim 2217 ?

Estes filtros para aquários de 110 litros ou 150 litros são boas opções?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Comprei o meu JBL e 1501 greenline hoje, instalei em cerca de 15min e começou a bombar, mas a bombar a sério! Tem mesmo um excelente caudal para o meu Aqua de 250l. Já tinha um JBL CP120 que era muito silencioso mas este é tanto ou mais silencioso. Pode-se dormir ao lado dele. Vamos ver agora a minha sorte! Se for como o CP120 que já trabalha há 5 anos (sem um único problema) posso dizer que foi uma boa compra.

 

Boas, tem atenção ao tamanho das mangueiras, se vires que não necessitas delas tão grandes corta-as para o tamanho necesário, quando maior for a tonerneira, menos é o caudal de filtragem.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.