Aquário salgado de 1000 L


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Estou a planear montar um aquário de água salgada com cerca de 1.000 L (incluindo a capacidade da SUMP).

 

Aquário: 210 x 60 x 70 cm

SUMP: 50 x 50 x 55 cm

 

Estou em dúvida sobre o escumador que deverei utilizar. Nas lojas recomendam-me o da TMC (V2Skim 1500) mas receio que não seja suficiente para este aquário. Tenho visto que, em aquários grandes, utilizam outros, como por exemplo o Tunze 9440.

 

Alguém me pode dar alguma recomendação sobre o escumador recomendado para este aquário?

 

Já agora, quanto ao resto do equipamento, estou a pensar colocar um filtro de areia na SUMP e 2 bombas VorTech MP60 para fazer a movimentação da água no aquário (para colocar uma de cada lado do aquário). Tenho ouvido falar bem destas bombas da VorTech...

 

Desde já, obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva!

 

É o teu 1º aquário salgado? Atenção aos gastos ;)

 

Oras, o TMC na minha opinião será para esquecer, o Tunze parece uma escolha "mediana". Dependendo do preço dele... a Tunze aconselha/vende a €830, e por este preço arranja-se BEM MELHOR, como um Deltec (dos novos), um Bubble King ou um ATB. Toma atenção a este ponto... O V2 não aconselho mesmo.

 

Quanto à bomba creio que UMA chega, mas neste ponto é melhor ver o que a malta tem para dizer... se fosse 2x Vortech MP40 diria logo que sim, mas não sei se uma 60 só irá chegar! São da (senao mesmo AS) melhores bombas do mercado. Sem nada a dizer se podes adquirir.

 

Só para finalizar e dar um pequenito "raspanete", pensar em meter duas VorTech e um escumador da TMC não é nada correcto. Coloca um excelente "coração" com as 2 bombas, e corta-se "a fundo" nos rins do aquário (o escumador). O escumador é, na minha opinião, a peça mais importante de todo o aquário uma vez que maioritariamente é ele que lhe limpa a proteína de alto peso molecular (leia-se merd@) de todo o sistema.

 

Espero ter ajudado,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 * MP60 sim, é uma excelente escolha, quanto ao escumador, esquece, vai para um Bubble King ou para um ATB decente.

Podes gastar agora mais 200 ou 300 Euros mas no futuro poupas muito.

 

Se vi uma MP40 com EXCELENTES resultados no aquário de 800L do Luís Rodrigues, continuo a achar que 2 MP60 seriam um exagero para 1100 L. O ponto mais forte da Vortech é mais o que faz com a água (correntes, e afins) do que propriamente volume de água mexido... Mas mesmo assim nunca vi este produto a funcionar

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Desde já agradeço toda a ajuda prestada.

 

Fernando Freire: sim, este é o meu primeiro aquário de água salgada pelo que ainda percebo MUITO pouco sobre a questão. Tu ajudaste-me a montar o meu aquário de água doce quando estavas na Naturline e agora já estou a ponderar montar um de água salgada. Muito obrigado pela ajuda! :) Ando a ler, ler e ler e agradeço o facto de teres referido que o escumador da TMC era para esquecer. Eu já tinha essa ideia porque não vejo o pessoal a usá-lo com muita frequência mas assim está, de vez, afastado da minha escolha.

 

Quanto às bombas da VorTech, acho que vou colocar 1xMP60 + 1xMP40, em lados opostos do aquário e com isto creio que terei a movimentação necessária para este aquário.

 

Quanto ao escumador, vou então procurar os modelos das marcas Deltec, Bubble King e ATB e tentar escolher o mais adequado para este aquário.

 

Quanto à iluminação, andei a ver as AquaBeam (da TMC) mas estou mais inclinado para 6 calhas de 150 cm da AquaLED (http://www.aqualed-light.com/) - cada calha tem 12 projectores LED de 5W cada. Alguém conhece/tem estas calhas? O vendedor diz que têm potência suficiente para vencer os 70 cm de altura que o meu aquário vai ter e, a nível de cores, tem calhas nas várias cores que necessitarei. Este sistema vem com um módulo digital que permite fazer o fotoperíodo completo, simular nuvens e temporais (coisas que são muito giras mas depois, na prática, não se utilizam muito... sei que têm algum impacto na reprodução dos peixes mas julgo que esse não irá ser o meu hobby).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva!

 

A sério que fui eu que o ajudei a montar o de água doce? Hehehe, espero não ter mandado muita calinada da aquariofilia!

 

Nada a apontar às suas indicações, é uma questão de calma e ponderação (nos escumadores). As bombas estão mais que óptimas, mas procure mais informações sobre a possibilidade de apenas uma bomba MP60 chegar, sempre são menos €300 que pode-se muito bem deslocar para o escumador/rocha/etc! Por exemplo não falámos de nenhum sistema de Osmose, Reactor de kalk, Balling e por aí fora. Quais são os seus planos? Se não pretende Balling aconselho vivamente um reactor de Kalk (no mínimo) ou de cálcio (no máximo) e o investimento necessário para estas peças irá rondar o preço de uma MP40 (ok, o reactor de cálcio pode sair mais caro!).

 

Cumprimentos,

 

EDIT: As pessoas usam imenso os escumadores TMC mais pelo preço do que pelo seu desempenho! Para isso aconselho escumadores DIMAX (ou DYMAX?) que são exactamente iguais (cópias) mas mais baratos =P

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva!

 

A sério que fui eu que o ajudei a montar o de água doce? Hehehe, espero não ter mandado muita calinada da aquariofilia!

 

Nada a apontar às suas indicações, é uma questão de calma e ponderação (nos escumadores). As bombas estão mais que óptimas, mas procure mais informações sobre a possibilidade de apenas uma bomba MP60 chegar, sempre são menos €300 que pode-se muito bem deslocar para o escumador/rocha/etc! Por exemplo não falámos de nenhum sistema de Osmose, Reactor de kalk, Balling e por aí fora. Quais são os seus planos? Se não pretende Balling aconselho vivamente um reactor de Kalk (no mínimo) ou de cálcio (no máximo) e o investimento necessário para estas peças irá rondar o preço de uma MP40 (ok, o reactor de cálcio pode sair mais caro!).

 

Cumprimentos,

 

EDIT: As pessoas usam imenso os escumadores TMC mais pelo preço do que pelo seu desempenho! Para isso aconselho escumadores DIMAX (ou DYMAX?) que são exactamente iguais (cópias) mas mais baratos =P

 

Olá Fernando,

 

Quanto ao meu aquário de água doce, está espectacular. Não cometeste nenhuma calinada. :P Está um plantado "à maneira". Sofreu já bastantes alterações desde o início mas acredito que isso seja o normal... a pessoa vai aprendendo, experimentando coisas novas e melhorando constantemente.

 

Quanto ao novo aquário, de água salgada, não referi mas vou utilizar água de osmose inversa e vou montar um sistema de Balling. Para isso, irei comprar um doseador de líquidos (talvez o da GHL de 3 bombas - http://www.aquaristic.net/GHL-Dosing-pump-Dosing-pump-station-with-integrated-controller.html) para me colocar os 3 componentes diariamente para a SUMP.

 

Quanto aos escumadores, para que eu os possa comparar, sabes dizer-me em quê que esses escumadores são melhores que os da TMC? Que características é que tornam um escumador melhor do que o outro? Será apenas a bomba que vem com ele que debita mais ou menos caudal/hora? Como posso compará-los?

 

Mais uma vez, obrigado pela ajuda! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, vamos ver o que este horário de morcego ajuda a explicar :P

 

O escumador é uma peça cuja função é retirar proteína de alto peso molecular (porcaria) do aquário num processo de aderência às micro-bolhas (injetado de alguma forma na câmara de reacçãoa) e ajuda muito também na oxigenação do sistema (por isso é que quando falta a luz este é uma das maiores preocupações). Visto as 2 principais funções, porque raio se vê tanto escumador diferente? Porque apesar de serem objectivos simples, os métodos de "extração" da proteina variam imenso, originando assim muitos métodos diferentes que dão em escumadores diferentes, e ainda assim possuem vantagens e desvantagens. É felizmente uma mais valia para o mercado, mas são apenas mecanismos variados da natureza que são impossíveis de reproduzir numa máquina "perfeita". Eu sei que não é uma resposta que se goste de ouvir/ler, mas a verdade é mais importante!

 

Em termos de funcionamento, o ideal é só procurar pelos escumadores especialmente em reviews de artigos na net ou vídeos no youtube. Mesmo eu demorei imenso tempo a perceber como funcionam os mais "vendidos" e ainda não sei tudo ao pormenor. Em termos de rendimento do design, parece-me que que os cónicos saem vencedores, já os típicos "copos" ganham em termos de volume de água e ar em mistura na câmara, mas precisam de bombas mais potentes, originando um acrescço na fatura.

 

Decisão difícil? O meu conselho (e opinião pessoal!) é: Se é um aquariofilista que anda sempre em cima do aquário e raramente se desleixa com a LIMPEZA e manutenção, opte por um cónico tipo ATB, são fantásticos para entusiastas que preferem rendimento das suas aquisições. No entanto se de vez em quando desleixa-se com as TPAS e limpezas e fica com agum remorso e acha que devia "pagar" pelos seus desleixos ( :P ) opte por um bruto tipo Deltec (dos recentes, os brancos têm uma 'granda pinta), se tem facilidade de investimento um Bubble King é o "King of Skimmers" e por fim se é Old School sempre tem os Tunze! Mais uma vez digo que é uma opinião baseada em conhecimento do mercado de escumadores (que admito que não é vasto) e de experiências de colegas entusiastas.

 

Cmpts!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, vamos ver o que este horário de morcego ajuda a explicar :P

 

O escumador é uma peça cuja função é retirar proteína de alto peso molecular (porcaria) do aquário num processo de aderência às micro-bolhas (injetado de alguma forma na câmara de reacçãoa) e ajuda muito também na oxigenação do sistema (por isso é que quando falta a luz este é uma das maiores preocupações). Visto as 2 principais funções, porque raio se vê tanto escumador diferente? Porque apesar de serem objectivos simples, os métodos de "extração" da proteina variam imenso, originando assim muitos métodos diferentes que dão em escumadores diferentes, e ainda assim possuem vantagens e desvantagens. É felizmente uma mais valia para o mercado, mas são apenas mecanismos variados da natureza que são impossíveis de reproduzir numa máquina "perfeita". Eu sei que não é uma resposta que se goste de ouvir/ler, mas a verdade é mais importante!

 

Em termos de funcionamento, o ideal é só procurar pelos escumadores especialmente em reviews de artigos na net ou vídeos no youtube. Mesmo eu demorei imenso tempo a perceber como funcionam os mais "vendidos" e ainda não sei tudo ao pormenor. Em termos de rendimento do design, parece-me que que os cónicos saem vencedores, já os típicos "copos" ganham em termos de volume de água e ar em mistura na câmara, mas precisam de bombas mais potentes, originando um acrescço na fatura.

 

Decisão difícil? O meu conselho (e opinião pessoal!) é: Se é um aquariofilista que anda sempre em cima do aquário e raramente se desleixa com a LIMPEZA e manutenção, opte por um cónico tipo ATB, são fantásticos para entusiastas que preferem rendimento das suas aquisições. No entanto se de vez em quando desleixa-se com as TPAS e limpezas e fica com agum remorso e acha que devia "pagar" pelos seus desleixos ( :P ) opte por um bruto tipo Deltec (dos recentes, os brancos têm uma 'granda pinta), se tem facilidade de investimento um Bubble King é o "King of Skimmers" e por fim se é Old School sempre tem os Tunze! Mais uma vez digo que é uma opinião baseada em conhecimento do mercado de escumadores (que admito que não é vasto) e de experiências de colegas entusiastas.

 

Cmpts!

 

Viva Fernando!

 

Obrigado pela explicação!

 

Partindo então do principio que os Bubble King são os melhores, estou indeciso entre estes dois modelos:

 

- Bubble King Deluxe 300 internal: http://www.aquacave.com/bubble-king-deluxe-300-br-internal-protein-skimmer-2620.html

- Bubble King Deluxe 400 internal: http://www.aquacave.com/bubble-king-deluxe-400-br-internal-protein-skimmer-2622.html

 

Os preços de ambos são bastante diferentes... de forma que se o Deluxe 300 chegar, a poupança é considerável. Mas como dizem que, escumador, quanto mais melhor... valerá a pena o 400 (benefício/preço)?

 

Ao todo, com a SUMP, o meu aquário terá 1.100 Litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva!

 

Estive a ver as especificações para a Europa, e o 300 faz 3000 L/h de água para dentro da câmara, sendo quase 3 volumes do aquário totais e com uma Red Dragon a alimentar ( <3 hehehe ). A diferença de preços do 300 para o 400 é tão grande que até eu fiquei com o queixo no chão! Sem dúvida que aconselho o 300, creio que é perfeitamente ajustado ao aquário (mas de qualquer forma continue a procurar informações na net para confirmar as nossa linha de raciocínio ;) ).

 

Se me permite, já ponderou algum compartimento para fazer a mistura de água e sal para TPA? Uma compartimento extra na sump? Já ponderou em tentar automatizar um pouco as TPA? 100L de água todas as semanas não é "giro" de se ver a andar de um lado para o outro... com cerca de €50 consegue fazer uns pequenos ajustes no projeto que lhe evitam muita chatisse e dor de costas! Sendo que o lema mais importante na água salgada é "Diluição é solução" e mesmo para poder rapidamente prevenir problemas num investimento como este, parece-me muito justo falar-lhe destes pormenores!

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva!

 

Estive a ver as especificações para a Europa, e o 300 faz 3000 L/h de água para dentro da câmara, sendo quase 3 volumes do aquário totais e com uma Red Dragon a alimentar ( <3 hehehe ). A diferença de preços do 300 para o 400 é tão grande que até eu fiquei com o queixo no chão! Sem dúvida que aconselho o 300, creio que é perfeitamente ajustado ao aquário (mas de qualquer forma continue a procurar informações na net para confirmar as nossa linha de raciocínio ;) ).

 

Se me permite, já ponderou algum compartimento para fazer a mistura de água e sal para TPA? Uma compartimento extra na sump? Já ponderou em tentar automatizar um pouco as TPA? 100L de água todas as semanas não é "giro" de se ver a andar de um lado para o outro... com cerca de €50 consegue fazer uns pequenos ajustes no projeto que lhe evitam muita chatisse e dor de costas! Sendo que o lema mais importante na água salgada é "Diluição é solução" e mesmo para poder rapidamente prevenir problemas num investimento como este, parece-me muito justo falar-lhe destes pormenores!

 

Cmpts

 

Viva Fernando,

 

Antes de mais, trata-me por tu... ;)

 

Tenho isso tudo pensado... mas estou receptivo a sugestões para melhorar aquilo que idealizei. Obrigado!

 

Quanto ao escumador, julgo que irei para o Bubble King 300. Espero que "dê conta" do lixo todo no meu aquário. :)

 

Sim, tenho um reservatório ao lado da SUMP onde vou armazenar cerca de 115 L de água de osmose inversa (que terá boias de nível para que se mantenha sempre cheio). Irei usar a água deste reservatório para repor a água que evapora no aquário (utilizando boias de nível na SUMP). Ao lado desse reservatório tinha projectado um outro reservatório (que acabei por retirar do projecto), de igual capacidade, que era onde eu ía fazer a mistura do sal com a água de osmose antes de fazer a TPA. Contudo, disseram-me que não era necessário esse preciosismo todo porque, uma vez que a TPA é de cerca de 10% da água total, posso colocar a água de osmose inversa que está no reservatório directamente para dentro da sump e, na própria sump, colocar o sal. Dizem que baixa ligeiramente a concentração de sal na água mas que é uma coisa que é gradual e que é por um período de tempo relativamente curto (porque nessa altura colocarei sal na sump... será o tempo de o sal se dissolver - e por isso, não é prejudicial para os peixes/corais).

 

O meu objectivo inicial era fazer isto tudo automaticamente: TPAs 100% automáticas. Contudo, não arranjei uma máquina "doseadora de sal" para me colocar exactamente o sal necessário antes de colocar a água nova na SUMP. Dado isso, uma vez que esta parte teria mesmo que ser manual e que, fazer a mistura da água de osmose com o sal na SUMP não era problemático, acabei por abdicar desse reservatório e fiquei apenas com o da água de osmose. Conheces alguma forma que me permita automatizar este processo?

 

Vou também utilizar esse reservatório de água de osmose para fazer TPAs no meu outro aquário (plantado com Discus) que está mesmo ao lado.

 

Já agora, quanto à SUMP, recomendam uma SUMP com ou sem divisórias? Em aquários de água doce costumo ver divisórias com as matérias filtrantes e tal... mas nos de água salgada vejo algumas SUMPs sem divisória nenhuma... também já pensei em fazer um pequeno refúgio na sump... estou com as ideias ainda um pouco confusas no que respeita à SUMP.

 

Já agora, podes ver o projecto do meu aquário:

 

ProjectoAquario.png

Editado por tcds
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá olá!

 

Excelentes desenhos do projeto ;)

 

Quanto ás TPAs parece-me tudo bem com excepção de fazer a mistura do sal na própria SUMP... Estive num encontro à uns anos do Reefórum no CCB em que um Sr. Americano (que não me lembro do nome dele, mas bastante conceituado) em que dizia que não havia mal, mas mesmo assim discordo um pouco mas dou o braço a torcer por não ter a experiência. Toma atenção ao sistema quando fizeres TPAs, se os futuros corais/peixes acusarem algum problema tens de estar de olho! Será necessário uma bomba para te ajudar a misturar a água e sal na Sump?

 

Quanto à Sump, aconselho sempre sem divisórias. A Sump não deve ter detritos ou algo que os acumule, esta é tarefa do escumador e nossa através de aspiração. Porcaria dentro do aquário origina compsotos azotados (NH4, NO2, NO3), e por isso quanto menos "cantos" para limpar melhor!

 

Cmps

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à sump, vou então remover as divisórias e colocar a sump como estava inicialmente - até prefiro assim porque não estou limitado a uma arrumação do equipamento predefinida... quando estiver a arrumar o equipamento dentro da sump posso mudar a disposição para uma optimização do espaço.

 

Quanto à bomba para ajudar a misturar o sal na sump: sim, estou a pensar colocar uma bomba sem grande potência para fazer mexer a água na sump e assim apressar a dissolução do sal.

 

Uma vez que o equipamento está praticamente definido, tenho que começar a voltar-me para a questão da rocha e, depois, para os peixes e corais - mas isso ainda levará algum tempo pelo que não me quero preocupar já. Por agora, estou a informar-me sobre as rochas que deverei colocar no aquário aquando a sua montagem. Propuseram-me a utilização de uma rocha artificial produzida pela TMC. Dizem que é uma rocha que praticamente não se destingue da rocha natural (é praticamente igual) e que tem a vantagem de ser muito porosa que facilita o processo de maturação do aquário. É uma solução que custa cerca de 1/3 da solução tradicional com rocha viva.

 

Confesso que me custa um pouco, num aquário em que tudo está a ser pensado ao pormenor e com um investimento elevado em equipamento, ponderar colocar rochas artificiais lá dentro. Mas dizem que essas rochas depois de ganharem vida ficam "tapadas" tal como as rochas vivas...

 

Já ouviram falar dessas rochas? Que me dizem sobre isso?

 

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá relativamente as TPA's eu no meu aquário arranjei uma solução 100% automática que no teu caso também iria resultar. A única coisa que terias que fazer seria deitar o sal no reservatório porque depois as trocas de água são automáticas. Podes ver aqui um artigo que fiz sobre isso:

http://reefcentral.wordpress.com/2010/04/20/diy-sistema-tpas-automaticas-portugues/

 

No teu caso como tens um tubo de esgoto logo ai, fica até mais facil....

Se quiseres também podes ver o desenho que fiz do meu aquário:

http://reefcentral.wordpress.com/2010/04/25/desenho-do-aquario-portugues/

 

No teu caso como o aquário vai ser maior vais ter mais espaço em baixo e portanto podes planear isso da melhor maneira. Se explorar o site tem ainda outros temas que te poderão ser úteis e espero que ajude outras pessoas a entrar com o pé direito nos aquários de recife.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá relativamente as TPA's eu no meu aquário arranjei uma solução 100% automática que no teu caso também iria resultar. A única coisa que terias que fazer seria deitar o sal no reservatório porque depois as trocas de água são automáticas. Podes ver aqui um artigo que fiz sobre isso:

http://reefcentral.w...icas-portugues/

 

No teu caso como tens um tubo de esgoto logo ai, fica até mais facil....

Se quiseres também podes ver o desenho que fiz do meu aquário:

http://reefcentral.w...ario-portugues/

 

No teu caso como o aquário vai ser maior vais ter mais espaço em baixo e portanto podes planear isso da melhor maneira. Se explorar o site tem ainda outros temas que te poderão ser úteis e espero que ajude outras pessoas a entrar com o pé direito nos aquários de recife.

 

Cumprimentos.

 

Viva jc.gomes,

 

Obrigado pelo comentário.

 

Interessante que eu já tinha lido esse teu artigo nas minhas pesquisas na net...

 

Quando me referi a automatizar a 100%, referi-me inclusivé a arranjar uma forma automática de colocar o sal na água. De resto já tenho o processo todo automatizado com excepção da colocação do sal. Contudo, julgo não haver nenhuma solução desse género (do tipo de ter uma máquina com um sensor que medisse a quantidade de sal da água e fosse adicionando sal até atingir a concentração que se pretende - embora isto não seja assim tão fácil porque teriamos também o tempo que o sal demoraria a dissolver-se e isso seria complicado para uma máquina interpretar).

 

Vou ver melhor os links que me enviaste.

 

Obg.

 

Cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá isso nao custa nada de fazer 1x por semana. E tens que ter sempre em atenção á salinidade que tens no aquário.

Depois a quantidade de água que tens no repositório e a quantidade de sal que deitas para essa agua de modo a teres a proporção perfeita e ir bater nos 1.025 e isso não da para fazer de forma automática, tem que ser manual e de ajustamento. Por exemplo normalmente 30L de água + 1Kg de sal da 1.025 de salinidade no entanto isto é muito dependente do sal de marca para marca...

 

Um coisa que me esqueci de te dizer foi o pente que é muito pequeno! Não faças isso, quanto maior for esse pente, porque melhor os detritos descem. No meu aquário tenho coluna seca com um pente bastante grande mas mesmo assim noto que devia ter uma coisa maior. Se fosse hoje tinha feito assim:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=189759&st=0

 

Um pente a todo o comprimento do aquário. Deve ser super eficiente a empurrar os detritos para a Sump e consequentemente para o filterbag.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já tinha visto essa thread do fórum por acaso. Muito interessante!

 

Julgo que posso ir ao encontro dessa tua sugestão e manter à mesma a coluna seca externa. É uma questão de eu falar com a vidreira para saber se a coluna seca exterior tem resistência (principalmente no que respeita ao silicone) para suportar o peso de uma coluna a todo o comprido do aquário (210 cm) cheia de água - isto porque vou fazer uma "coluna seca" mas não irei querer uma cascata de água lá dentro por causa do barulho... estou a pensar colocar um tubo até ao nível que pretendo manter a água e aí colocar um durso.

 

Obg.

Editado por tcds
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixa ver se consigo ajudar em alguns pontos e contar-te um pouco a dificuldade que tive a montar o meu de 240lt há uns meses(cerca de 5). Primeiro cuidado com o tamanho da Sump...vais fazer divisórias? tem cuidado com o tamanho dos escumadores, tendo em conta que pode não caber-te na Sump. O Tamanho da sump é também importante por causa das falhas de electricidade, quando falha a luz, o excesso de água do tanque cai para a Sump, e com essas medidas, 5cm é muito litro de água...

 

Uma coluna de água com 70cm é muito para leds... na minha opinião. Depende obviamente do tipo de corais que queiras manter, mas com 70cm, acho que vais conseguir moles e alguns lps...menos exigentes, sps... esqueçe, na minha humilde opinião, que vale o que vale. Das contas que eu tenho feito e sem base cientifica...1W de leds HP correspondem a 2/3 Watts de T5... Ou seja para um tanque como o teu... fica curtinho...Obviamente que o mito do W por litro já desapareceu, mas ainda assim dá para teres uma ideia. Investiga as leituras de PAR a 60cm de altura com Leds, e vê que os valores são muito baixos, terias que ter os corais mais exigentes quase todos a uns 10cm do cimo da coluna de água...

Explico-te por exemplo, tenho duas calhas de leds de 10W e aquilo equivale no máximo a 20/25W de uma t5(cada calha, obviamente), são calhas DIY com leds chineses de 90lumens por watt, mas mesmo assim...

 

Quanto ao resto... Gostava de te aconselhar um pouco mais em alguns pontos, mas seguramente já fizes-te o balanço...

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já tinha visto essa thread do fórum por acaso. Muito interessante!

 

Julgo que posso ir ao encontro dessa tua sugestão e manter à mesma a coluna seca externa. É uma questão de eu falar com a vidreira para saber se a coluna seca exterior tem resistência (principalmente no que respeita ao silicone) para suportar o peso de uma coluna a todo o comprido do aquário (210 cm) cheia de água - isto porque vou fazer uma "coluna seca" mas não irei querer uma cascata de água lá dentro por causa do barulho... estou a pensar colocar um tubo até ao nível que pretendo manter a água e aí colocar um durso.

 

Obg.

 

Olá, também não precisa de ser a todo o comprimento do aquário se isso fisicamente não for possível. Simplesmente quanto maior for o pente melhor. Se conseguires duplicar ou triplicar o comprimento desse pente ja vai ser positivo.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixa ver se consigo ajudar em alguns pontos e contar-te um pouco a dificuldade que tive a montar o meu de 240lt há uns meses(cerca de 5). Primeiro cuidado com o tamanho da Sump...vais fazer divisórias? tem cuidado com o tamanho dos escumadores, tendo em conta que pode não caber-te na Sump. O Tamanho da sump é também importante por causa das falhas de electricidade, quando falha a luz, o excesso de água do tanque cai para a Sump, e com essas medidas, 5cm é muito litro de água...

 

Uma coluna de água com 70cm é muito para leds... na minha opinião. Depende obviamente do tipo de corais que queiras manter, mas com 70cm, acho que vais conseguir moles e alguns lps...menos exigentes, sps... esqueçe, na minha humilde opinião, que vale o que vale. Das contas que eu tenho feito e sem base cientifica...1W de leds HP correspondem a 2/3 Watts de T5... Ou seja para um tanque como o teu... fica curtinho...Obviamente que o mito do W por litro já desapareceu, mas ainda assim dá para teres uma ideia. Investiga as leituras de PAR a 60cm de altura com Leds, e vê que os valores são muito baixos, terias que ter os corais mais exigentes quase todos a uns 10cm do cimo da coluna de água...

Explico-te por exemplo, tenho duas calhas de leds de 10W e aquilo equivale no máximo a 20/25W de uma t5(cada calha, obviamente), são calhas DIY com leds chineses de 90lumens por watt, mas mesmo assim...

 

Quanto ao resto... Gostava de te aconselhar um pouco mais em alguns pontos, mas seguramente já fizes-te o balanço...

 

Viva,

 

Quanto à sump, está calculada para receber toda a água que "cairá" do aquário devido a uma paragem da bomba e estou a pensar não fazer divisórias. O facto de não ter divisórias dá-me maior margem de manobra para encaixar o equipamento todo lá dentro.

 

Quanto à luz, estou ainda em dúvida...

As calhas da AquaLED têm, cada uma, 12 LEDs de 5W cada com lentes de 45º. Assim, as 6 calhas que estava a pensar colocar dariam um total de 360W. Na tua calha, os LEDs têm lentes?

 

Vou ainda querer ver bem estas calhas, se possível montadas num aquário, para ver a quantidade de luz que chega ao fundo.

 

E sobre as AquaBeam da TMC, também de LEDs, a tua opinião é a mesma?

 

Obg.

Editado por tcds
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, no que respeita ao escumador, o jc.gomes começou com um interno (dentro da sump) mas, com o tempo, acabou por adquirir um externo porque o primeiro estava cheio de coralina e já não dava "conta do recado" devido ao excesso de carga no aquário.

 

Eu ainda estou a tempo de optar por um escumador externo... São mais eficazes? Recomendam?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caze.silva, obrigado.

Quando estiver para comprar a iluminação poderei aproveitar a sua disponibilidade.

 

É representante/dono da AquaLED ou é cliente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais