Primeira experiência!


Recommended Posts

Boas!

 

Sou aluno universitário (logo, um gajo com o dinheiro contado :) ), mas ultimamente interessei-me bastante pela aquariofilia. De início pensei só em montar o aquário e meter uns peixinhos "bonitinhos" lá dentro, mas depois de encontrar este fórum vi que há muito mais do que água e peixes. Nem m tinha lembrado de plantas, mas agora acho um desafio fascinante, o facto de criar um layout próprio.

 

Agora tenho algumas questões (desculpem a ignorância :) )

 

-Estava a pensar em construir o meu próprio aquário com as seguintes medidas 100x40x35cm, o que segundo os cálculos que vi, dá 140L. (será muita areia para o meu camião?)

 

-Já vi tb que o pessoal não aconselha filtros internos, mas um filtro externo para um aquário deste tamanho não fica muito caro?qual a vossa sugestão?

 

-Vi no fórum que, em termos de substrato, é aconselhado 3 camadas ( elos terra zero, bottom mineral, elos terra), mas depois de consultar vários preços de várias lojas, achei este material um pouco alto para o meu bolso. Não ha outro tipo de substrato mais em conta ou até outra maneira de "construir" um substrato?

 

-Estava a pensar um layout género praia, onde uma zona do aquário ficasse "nua", simbolizando a areia da praia. Nessa zona suponho que areia do rio seja suficiente, e não seja preciso mais nada, pois não tenciono plantar nada lá.

 

-Em relação aos troncos. Pode ser qualquer tipo de madeira?Tem que ser fervido antes certo?

 

-Quando procedemos ao ciclo de azoto, o aquário já pode estar plantado, faltando só os peixes? (só devemos meter os peixes passadas 3/4 semanas certo?)

 

-Estas lâmpadas de cozinha (as fluorescentes normais) não servem para o aquário pois não?(é que a primeira coisa que vejo é o preço, e reparei que as lampadas próprias para isto sao caritas.)

 

-O mais fácil parece ser o termóstato. 1W por cada litro não é?

 

-Depois ainda há o material para examinar a água. O que é que é realmente indispensável?

 

Desculpem parecer um agarrado ao dinheiro, mas neste primeiro momento queria ter os materiais todos para arrancar com o projeto, e então, ao longo do tempo ir apetrechando o aquário com o material realmente bom.

 

O que sugerem?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  1. Constuir o próprio aquário não te metas nisso!!
  2. Quanto mais litros tiver mais facil é de o manter por incivel que possa parecer
  3. O filtro externo é de longe a melhor opção, entope menos (ou não entope), necessita manutenções menos frequentes e tem maior poder de filtragem por ter maior volume
  4. Substrato podes ter 2 um fertil por baixo e um inerto por cima, o fertil com 2cm de altura e o inerto com 3 (medidas relativas)
  5. Não pode ser qualquer tipo de madeira, resinoas e eucalipto são proibidas
  6. O ciclo do azoto pode ser feito já com plantas lá dentro sim deves só adicionar peiexes quando o ciclo tiver começado
  7. Não servem na maioria, às vezes servem, o problema é que algumas lampadas de "cozinha" têm espectros pobres e com tonalidades amareladas, é aconselhavel que para aquário estejam entre os 6.500k e os 10.000k (k=Kelvin)
  8. 1 w por litro, certo com uma margem razoável dá-se cerca de 50w deve chegar (100L de água 150w de termostato)
  9. Testes de Amónia, Nitritos e Nitratos, quando a amónia se transformar em Nitritos e depois em Nitratos o Ciclo começou, e teste de pH. Termómetro tb é importante!

Sugiro que não compres tudo o que é barato para desenrascar, poupa um pouco o que conseguires e vai comprando aos poucos, pq o que te vai acontecer é que vais dar por ti a comprar 2x aparelhos para a mesma função

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

-Estava a pensar em construir o meu próprio aquário com as seguintes medidas 100x40x35cm, o que segundo os cálculos que vi, dá 140L. (será muita areia para o meu camião?)

 

- E uma optima medida :)

 

-Já vi tb que o pessoal não aconselha filtros internos, mas um filtro externo para um aquário deste tamanho não fica muito caro?qual a vossa sugestão?

 

- Para essa medida consegues que funcione bem com um bom filtro interno. Um externo penso que com 70€ safaz-te ou então procura no forum por um em 2ª mão

 

-Vi no fórum que, em termos de substrato, é aconselhado 3 camadas ( elos terra zero, bottom mineral, elos terra), mas depois de consultar vários preços de várias lojas, achei este material um pouco alto para o meu bolso. Não ha outro tipo de substrato mais em conta ou até outra maneira de "construir" um substrato?

 

- Se explorares existem varias tipos de substracto se tiveres acesso a um rio ou riacho também te podes safar sem gastar dinheiro.

 

-Estava a pensar um layout género praia, onde uma zona do aquário ficasse "nua", simbolizando a areia da praia. Nessa zona suponho que areia do rio seja suficiente, e não seja preciso mais nada, pois não tenciono plantar nada lá.

 

- Se vires este tópico, podes ver que sotenho areia no aquario sem qualquer substracto as plantas t~em uma taxa de crescimento inferior, mas ao fim de 3 meses ainda lá estão bonitas.

 

 

-Em relação aos troncos. Pode ser qualquer tipo de madeira?Tem que ser fervido antes certo?

 

- Sempre comprei os troncos nas lojas de animais não te sei ajudar.

 

-Quando procedemos ao ciclo de azoto, o aquário já pode estar plantado, faltando só os peixes? (só devemos meter os peixes passadas 3/4 semanas certo?)

 

- Exactamente, e pode estar plantado até convém.

 

-Estas lâmpadas de cozinha (as fluorescentes normais) não servem para o aquário pois não?(é que a primeira coisa que vejo é o preço, e reparei que as lampadas próprias para isto sao caritas.)

 

- nada a fazer t~em a ver com a temperatura das lâmpadas.

 

-O mais fácil parece ser o termóstato. 1W por cada litro não é?

 

- correcto

-Depois ainda há o material para examinar a água. O que é que é realmente indispensável?

 

- inicialmente ph, para saber que tipos de peixe meter, teste de no3 e No4, para saber quando o ciclo fica feito.

 

Desculpem parecer um agarrado ao dinheiro, mas neste primeiro momento queria ter os materiais todos para arrancar com o projeto, e então, ao longo do tempo ir apetrechando o aquário com o material realmente bom.

 

O que sugerem?

 

- Vai ficar mais caro assim, mas aconselho a mandares fazer o aquario fica mais barato, um filtro de cascata(cerca de 30€) enquanto não começares a encher de peixes, a iluminação nada a fazer. Também podes optar pelos kits que se vendem nas grande superficies e depois melhoras o equipamento.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais sê muito bem vindo a este fantástico mundo.

 

Vejamos as tuas questões:

Quanto maior for o aquário, menos trabalho dá!

Em rtelação ao filtro, os externos são mais faceis de fazer a manutenção, mais estéticos e com o tempo o investimento compensa. Arranja um que faça 5x a capacidade do aquário (mínimo 700 l/hora).

Subtrato basta colocares duas camadas. Uma de substrato vivo e outra maior de substrato inerte.

Praia? Utiliza areia de sílica, deixa estar a areia do rio sossegadinha.

Os troncos podem ser de várias árvores, menos arvores resinosas. Convém ferver com sal e deixar várias semanas dentro de água para ir ao fundo e deixar de perder côr. A côr acastanhada que aparece nos aquários quando se coloca um tronco é a libertação de taninos. Não faz mal aos peixes e deixa a água mais macia.

O ciclo de azoto pode e deve ser feito com plantas mas sem peixes.

A luz deves contar pelo menos com 1w por litro. se fores colocar plantas de baixa manutenção, 0,5w/litro serve.

termostato deves optar por um de 200w. Esquece o de 150w se era o que te estava a passar pela cabeça.

Em relação aos testes, acho que deves ter todos pois tu é que vais ser o "médico" do teu aquário.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas preciosas dicas. vou mesmo tentar construir o meu aquário. Gosto de me meter nestas trabalhos manuais. Vou ter em conta o que disseram e daqui a uns dias meto umas fotos do projeto :)

 

Não aprovo! Aquários mal construidos podem estoirar e lançar pedaços de vidro a longas distancias, fazer ferimentos muito graves. E se a silicone apenas descolar, terás muitos litros no chão de água para apanhar, acho que não estás bem a ver o que é 100L de água no chão...

 

Não te metas nisso

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se mandares fazer num vidraceiro os custos não sobem assim tanto, posso dizeer-te que ainda ontem pedi um orçamento para o meu novo projecto que será de 240L, e o aquario fica em 140€ já com furos e tampas. Comprares vidros e colas, mais o risco posso garantir que não compensa mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola . Fazes-me lembrar eu quando comecei. Foi tal e qual como tu, descobri o forum, li imenso e apaixonei-me imenso.

 

O que te posso dizer é que esquece o comprar novo (tambem sou universitario ;))

 

Compra tudo no forum em segunda mão . Com 200 euros fazes a festa (ou menos) e ficas com aquario dessas medidas ou maior, com filtro externo, termostato e calha ;)

 

Em termos de luz uso lampadas dos chineses , 60 watts para 180 litros de agua com 45 cms de profundidade . Para substrato uso terra de vaso.

 

No auge , consegui isto (com fertilização liquida e co2 constante)

 

mybestpictureofmytank.jpg

 

Agora, larguei tudo, e estou a preparar algo diferente neste aquário .

 

Conselhos : Lê muito , mesmo muito . Eu li durante muitas semanas antes de comprar as coisas. Estuda muito sobre a montagem de layouts.

 

A malta muitas vezes vê umas fotos e pensa que é só arranjar umas pedras e meter dentro do aquario que fica fixe, mas ao fim de umas horas já está farta.

 

Se fores ver bem , na net, os aquários mais bonitos têm pedras de vários temanhos criando profundidades, etc.

 

Essas praias como falas, são muito complexas de criar decentemente, pelo que não te aconselho para primeiro layout, mas isso fica á tua consideração.

 

Alguma coisa ,estou aqui para te ajudar.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê sobre os peixes que queres manter, pois o aquário varia sobre o que queres manter. Não compres já as coisas pois , sem teres a certeza do que queres manter vais provavelmente gastar dinnheiro mal , gasto, e até arepender-te.

 

 

O ínicio é o mais dificil, depois de começar as coisas ficam bem mais fáceis, desde que o inicio seja calmo , bem ponderado e planeado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola . Fazes-me lembrar eu quando comecei. Foi tal e qual como tu, descobri o forum, li imenso e apaixonei-me imenso.

 

O que te posso dizer é que esquece o comprar novo (tambem sou universitario ;))

 

Compra tudo no forum em segunda mão . Com 200 euros fazes a festa (ou menos) e ficas com aquario dessas medidas ou maior, com filtro externo, termostato e calha ;)

 

Em termos de luz uso lampadas dos chineses , 60 watts para 180 litros de agua com 45 cms de profundidade . Para substrato uso terra de vaso.

 

No auge , consegui isto (com fertilização liquida e co2 constante)

 

mybestpictureofmytank.jpg

 

Agora, larguei tudo, e estou a preparar algo diferente neste aquário .

 

Conselhos : Lê muito , mesmo muito . Eu li durante muitas semanas antes de comprar as coisas. Estuda muito sobre a montagem de layouts.

 

A malta muitas vezes vê umas fotos e pensa que é só arranjar umas pedras e meter dentro do aquario que fica fixe, mas ao fim de umas horas já está farta.

 

Se fores ver bem , na net, os aquários mais bonitos têm pedras de vários temanhos criando profundidades, etc.

 

Essas praias como falas, são muito complexas de criar decentemente, pelo que não te aconselho para primeiro layout, mas isso fica á tua consideração.

 

Alguma coisa ,estou aqui para te ajudar.

 

 

Muito obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê sobre os peixes que queres manter, pois o aquário varia sobre o que queres manter. Não compres já as coisas pois , sem teres a certeza do que queres manter vais provavelmente gastar dinnheiro mal , gasto, e até arepender-te.

 

 

O ínicio é o mais dificil, depois de começar as coisas ficam bem mais fáceis, desde que o inicio seja calmo , bem ponderado e planeado ;)

 

pois...ainda ando a ler, a ver preços, peixes e plantas, para então tomar decisões

 

Muito obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

vou postar o material que estou a pensar adquirir para ver o que é que me dizem.

 

tão aqui vai,

 

Tamanho: 100x40x35 cm

 

Filtragem: AQUAEL FZN-2, FILTRO DE CASCATA DE 200 A 800 L/H C/ REGULAÇÃO

 

Aquecedor: EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISÃO 200W

 

Decoração: Pedras e troncos que ainda vou procurar num riacho :)

 

Substrato: Areia de sílica, e um substrato fértil.

 

Plantas: VESICULARIA, HEMIANTHOS CUBA,

 

Peixes: SAULOSI, TETRA AZUL, TANICHTHYS ALBONUBES (acho que dá para conjugar as 3 espécies, pelos menos tendo em conta o ph e a temperatura)

 

em relação a iluminação ainda estou indeciso...parece.me muito caro as lâmpadas...n sei o que faça!

 

que me dizem...avanço?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos sou novo no forum e gostaria de tirar uma duvida.

Será que posso colocar um pouco de videira no meu aquario?

Ou so pode ser os paus que se vendem nas lojas?

Agradicia uma ajudinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vizinho

Digo te ja que isto e um grande vicio,bom claro...

Não sei se ja fizeste o aquario,mas se mandares fazer tens a casa de Nemo 5*.

Quanto a essa filtragem já desenrasca mas se queres filtro interno recomendo um fluval 4plus 1000lh a troco de mais 10 euros,,,

Também tenho areia de silica num dos aquarios as plantas tem crescido bem,apesar se alguns membros não recomendarem....

A iluminação compras um projetor HQI 150w por 65,70 euros e as plantas agradecem, o que gastarias bem mais numa luminaria razoavel penso eu.

Avança isto é uma doença....boa claro optimo relaxante

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Plantas: VESICULARIA, HEMIANTHOS CUBA,

...

 

Cuba com pouca luz??????

 

 

 

Boa noite a todos sou novo no forum e gostaria de tirar uma duvida.

Será que posso colocar um pouco de videira no meu aquario?

Ou so pode ser os paus que se vendem nas lojas?

Agradicia uma ajudinha.

 

Vai ali aos meus tópicos e vê o meu pau!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HQI consome um bocado....150w 10h são 1500h dia...

 

Pela altura do teu aqua, qualquer sistema de Luz fluorescente é mais que suficiente desde que para o caso das plantas que queres usar tenhas 1w por litro, fertilizes e tenhas CO2

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.