Barbatanas "ratadas" - Alguns ainda Magros - Fezes Brancas!!!!!


gtangas

Recommended Posts

Boas!

 

Bem a experiencia com Discus nao esta a começar bem!

 

A barriga inchada do blue D ja vi que é da Gula!

 

Mas ontem ao chegar a casa estava a apreciar os meus novos meninos e reparei em:

 

Um dos BD tem a cauda ratada...

 

Em alguns dos outros discus reparei que existem algumas manchas meio brancas nas nadadeiras superiores e traseira... ou seja nao é aquela transparencia!

 

Eles ao um pouco assustadiços.. principalmente os pigeon... um deles passa o tempo quase todo escondido... tenho 3 SAE adultos e que podem estar a stressar os bichos!!! Nao os vejo a implicar com os discus... mas....

 

Já os tentei retirar do comunitario... mas os saes tem um power... que nao os consegui apanhar e para nao estar a stressar mais os meninos... deixei ficar!

 

Estou a pensar retirar todos os discus para um aqua (tipo cubo de 50) e mante-los a parte, pois no plantado/comunitario nao me esta a pemitir observar todos ou mesmo ter a certeza se todos se estao a alimentar como deve ser!

 

~TPA´s de 30/40lt 2x semana (com aspiração do areao)

 

Os nitratros estao a 25... os restantes valores:

nitritos a zero

amonia a zeros

gh a 4

ph a 6,4/6.5

temp a 29º

o kh da um valor estranho... ou seja nao consigo o enquadrar na escala dos teste... mas anda nas cores do sero!

 

bem..... O que faço???

 

Utilizo algum medicamento? sei o esha2000? o esha para discus?

 

Fiquei triste!!! Pois tenho tido todos os cuidados com eles....

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

120x45x50. 270lt

plantado low tech

flora: anubias, microsorum, rotala sp+ crypto

fauna: 3 SAE adultos 5 rasboras 4 neon 3otto 10 discus juvenis

 

co2 pressurizado (2bps)

filtragem:

1000lt/h e 800lt/h

bomba de O2 ligada 24h

 

passei pela avipeixe onde o companheiro bruno me indicou tratamento Com sal

 

primeiro um banho de alguns minutos( 5lt agua e 1colher de sal grosso) e depoid separar para outro Aquário Com 1colher de sal por 50lt

 

F*****- estou danado !!!

aprecio imenso os discus e como primeira experiência... não esta a correr bem...

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, e a recuperação é lenta, após veres que as barbatanas perderam a borda vermelha, preta ou branca (indicativos de vários tipos de bactérias -mas se as bordas ratadas forem pretas indica também má qualidade da agua) mantém um polivitaminico regular no agua para ajudares a que voltem a crescer saudáveis.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

bem estao todos a ficar igual

 

da loja disseram me que poderia ser um choque osmotico. baaaaa sei lá o que isso é....

tive a ver e trata se choque por diferencas de aguas...

 

bem já tenho um aqua de 60lt pronto vai levar uma colher de sopa Com sal grosso

 

antes vou dar o tal banho numa solução de 5lt e uma colher de sal.... 3/4 minutos

 

que anti bacteriano? poli vitaminico? qual?

 

kero os meus diskinhos bacanos e saudáveis

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar o sera baktopur neste caso é o melhor anti bacteriano.

Quanto a polivitaminicos usa o sera fishtamin.

 

Nao tem nada a ver com choques osmoticos (caramba onde foram buscar isso os senhores da loja)

As barbatanas ratadas têm duas causas, sendo a primeira má qualidade da agua e a segunda infecção bacteriana.

O sal ajuda muito a cicatrizar as feridas a acelerando o sarar das barbatanas.

O anti bacteriano serve para aquilo que ele próprio diz :)

A tpa para melhorar a qualidade da agua e descer o número de bactérias. Faz uma de 20% antes de iniciares os outros tratamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok susana

 

confesso que a ideia do sal me perturba um pouco...

 

acho que uns dos pigeon tem a bartatana superior mais para o escuro

 

bem, mas então HOJE começo Com o sal

 

amanhã tento comprar o que me indicas

 

mas uma duvida

 

HOJE coloco o o sal e o anti bacteriano?

adiciono amanha junto Com o sal?

 

às mas condicoes da agua e estranho pois os parametros que indico não parecem estar fora do que se aconcelha.... a não ser os nitratos que estão a 25...

 

 

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sal só deves fazer na ausência de peixes que nao o tolerem, ou seja, se puderes isola os discus afectados.

Se me indicas isso então o mais provável é teres uma infecção bacteriana no Aqua.

 

Sim, combina anti bactériano com o sal (se puderes)

 

Tens alguma facilidade em pegar nos discus ou são muito assustadiços?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com as combinacoes de sal com outros produtos. Nao usem as duas coisas no mesmo espaco temporal.

Qualquer tratamento danifica o muco protector dos discus, e o tratamento com sal pode, e ai sim, danificar as restantes proteccoes da pele por osmose.

 

Acredito que na loja se estivessem a referir as diferencas de parametros entre a agua do aquario e a da agua onde os peixes estavam inicialmente. Se soubesse estes parametros ja te podia esclarecer sobre o que aconteceu.

 

Existe um medicamento de espectro mais alargado e que nao fragiliza tanto os discos, o eSHa 2000. Nao stresses os peixes com separacoes, faz o tratamento ao aquario todo, ate porque se os outros manifestam sintomas, convem fazer o tratamento geral.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei agora de os mudar para o outro Aquário

 

 

Sim são assustadicos... foi uma carga de trabalhos

 

coloquei um tronco para terem algum abrigo

 

 

Sim Eles estão cá Em casa a semana e meio

 

o comunitario tb não deve ter ajudado pois como tenho dito os sae são o dobro do tamanho deles

 

 

mas mal não fará ter los nesta Nova agua pois não?? (enchi o Novo Com agua do comunitario e nos quase 60lt coloquei uma colher de sal... antes passaram por um banho de uns 3minutos Em 5lt de agua do comunitario e uma colher de sal

 

Neste 60lt ligo tb a bomba do O2??

quanto tempo ficam naquela água??

faz se tpa s??

alimentação Com a mesma regularidade que fazia no comunitario? ,manha granulado noite artemia

 

 

o comunitario tem um ano e meio e não foi feito a pensar neles... deveria aproveitar e mudar todo o setup deixando ficar mais espaço aberto, sacar os sae...

 

bem não escondo que estou a nora Com isto tudo... nunca tinha acontecido!!!

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei agora de os mudar para o outro Aquário

 

 

Sim são assustadicos... foi uma carga de trabalhos

 

coloquei um tronco para terem algum abrigo

 

 

Sim Eles estão cá Em casa a semana e meio

 

o comunitario tb não deve ter ajudado pois como tenho dito os sae são o dobro do tamanho deles

 

 

mas mal não fará ter los nesta Nova agua pois não?? (enchi o Novo Com agua do comunitario e nos quase 60lt coloquei uma colher de sal... antes passaram por um banho de uns 3minutos Em 5lt de agua do comunitario e uma colher de sal

 

Neste 60lt ligo tb a bomba do O2??

quanto tempo ficam naquela água??

faz se tpa s??

alimentação Com a mesma regularidade que fazia no comunitario? ,manha granulado noite artemia

 

 

o comunitario tem um ano e meio e não foi feito a pensar neles... deveria aproveitar e mudar todo o setup deixando ficar mais espaço aberto, sacar os sae...

 

bem não escondo que estou a nora Com isto tudo... nunca tinha acontecido!!!

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

liga a bomba de O2 no aqua hospital sim, faz tpa's de 20% de dois em dois dias com reposição de sal (aumenta para 3 colheres de sopa de sal)

coloca o anti bacteriano (quando tiveres) e podes também colocar betadine (se tiveres e estiver dentro da validade) na razão de 1 gota para cada 10 Litros de água.

O betadine é um bom desinfectante para toda a vida e acredita, até para peixes é eficaz :)

podes dar a comida normal mas cuidado para não deixares muita sujidade no aqua (mantém a água o mais limpa possível)

 

Calma, tudo se vai resolver :) se tivesses bettas as barbatanas ratadas era o pão nosso de cada dia (já perdi a conta aos bettas que recuperei :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande susana

 

antes de opinar algo mais... os sinceros agradecimentos pela tua ajuda!!!

 

temos aquarios,pensamos que sabemos qb para avançar um passo e depois... bem á que retirar a melhor parte disto tudo.. e-learning hehehe

 

depois de os colocar no farmácia fiquei mais calmo ao sentir que estava a fazer o correcto.. se calhar deveriam ter vindo para este cubo e deixalos crescer um pouco... só Com um tronco sem areao sem quase nada da para controlar muito melhor!

 

ao mesmo tempo Ilhas para o Aquário e só vês os tronco.. hehhh estão todos escondidos atras do mesmo!

 

vamos esperar o melhor...

 

bem... e agora para acabar esta noite... venha a esfregona e o balde

 

tenho de limpar isto tudo!!

 

 

 

 

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o bactopur não sera um pouco forte estando alguns fracrotes?

 

Esta manha deitei granulado para o farmacia e quando estava a sair para o trabalho Deus para ver uns 4 a bicarem na papa

 

continuam muito escondidos no tronco que lá coloquei... não é muito grande mas eles conseguem se esconder todos atras... e parece que esta vazio!!!

 

já comprei às vitaminas e logo já dou

tenho receio apenas de admnistrar o bactopur... o que achas do esha2000?

 

 

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

liga a bomba de O2 no aqua hospital sim, faz tpa's de 20% de dois em dois dias com reposição de sal (aumenta para 3 colheres de sopa de sal)

coloca o anti bacteriano (quando tiveres) e podes também colocar betadine (se tiveres e estiver dentro da validade) na razão de 1 gota para cada 10 Litros de água.

O betadine é um bom desinfectante para toda a vida e acredita, até para peixes é eficaz :)

podes dar a comida normal mas cuidado para não deixares muita sujidade no aqua (mantém a água o mais limpa possível)

 

Calma, tudo se vai resolver :) se tivesses bettas as barbatanas ratadas era o pão nosso de cada dia (já perdi a conta aos bettas que recuperei :) )

 

Olá

Segundo sei, o iodo torna-se toxico para peixes em concentrações inferiores a 1ppm (0,72mg/L mortal), por acaso sabes-me dizer qual é a concentração de iodo no Betadine, para fazer as tuas contas com gotas?

 

Obrigado

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agua esta nos 29º

 

Continuam escondidos atras do tronco... coloquei mais um de forma a sentirem maior existencia de abrigo... segundo o que li por ai quanto mais abrigo eles tiverem menos timidos sao! em parte faz sentido!

 

Comprei as vitaminas e o baktopur.

 

Ao contrario do esha2000 o baktopur mata as bacterias do filtro certo?

Juntar vitaminas e remedio é correcto? OU vitaminas so depois dos 3 dias?

 

Tenho por aqui um filtro de cascata de 400lt/h acabadinho de ser bem limpo... daqueles do chines!!)

 

Ora visto que tirei um dos filtros do comunitario (pois ficou com quase sem fauna) poderia evitar matar a colonia de bacterias deste filtro e durante o tratamento usar o filtro de cascata que ao fim ao cabo apenas precisa de fazer filtragem mecanica... e como o tratamento sao 3 dias (nao era o carnaval?! :drool3: )nao deveria fazer mal!

 

Depois seria colocar o carvao nesse cascata e... voltar ao que estava!

 

O que dizem? estou a pensar certo?

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok filtro do comunitario fora.... voltou ao seu lugar original... como vai ser para desmontar o comunitario nao vale a pena tratar por enquanto... ate porque os discus vao ficar neste cubo durante mais umas boas semanas!

 

 

no seu lugar entrou o filtro de cascata e um interno, ambos de 400lts e que me garantem uma "boa" filtragem mecanica!

Medicação dada...

 

para quem nunca deu medicação a peixes.... :fart004:

 

a agua ficou com uma cor.... vai la vai!!

 

Tenho uma calha de led ligada... tipo moonlight.. deixo ligada?

as vitaminas? dou amanha? hoje? quando terminar os 3 dias?

 

Obrigado

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar já as vitaminas e nao, o baktopur nao mata a colónia do filtro (aquele verde é horrível mas nao é tão mau :) )

 

Podes comecar já com as vitaminas e desliga o moonlight durante a noite. Os meninos devem ficar sossegadinhos :)

 

 

Hugo a iodopovidona normal já é diluída bastante (lembra-te que o composto activo é um derivado do iodo e que o betadine - fui ver :P - tem apenas 0.01 g de iodo activo, a forma menos toxica, por mililitro). Fazendo as contas ( que trabalhão :P), um mililitro equivale a 20 gotas logo temos 0.0005 g de iodo activo por gota, ou seja, 0,5 mg por gota. As ppm são o mesmo que mg/litro logo 0,5/10 = 0,05 ppm.

Com esta diluição é difícil chegares a concentrações letais de iodo activo (sendo que ate ajuda o metabolismo do animal doente) e manténs-te dentro da zona segura e útil do betadine :) espero ter respondido à tua duvida Hugo

 

 

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais