Comunitário com PH 5.5


Recommended Posts

Boa tarde meus amigos,

 

estou com um problema de PH no meu aquário de 200 litros.

 

Tenho o aquario de 200 litros com o PH de 5.5, á mais de 6 meses. ja coloquei conchas no filtro, não tenho CO2, a agua da torneira sai a 7.2.

 

Tenho 3 pequenos troncos de videira, areao de quartzo preto com gronometria de 2 a 3mm, e basalto preto.

 

Tenho o mesmo hardscape no aquario de camaroes e o ph é constante nos 7.0Ph.

 

Estou prestes a começar a aplicar quimicos para subir o ph, coisa que não queria fazer.

 

A minha unica questão é ter o aquario montado á mais de um ano e a quantidade organica que se acomula por baixo do areão seja tamanha que me esteja a fazer isto á agua.

 

Não encontro explicação para o PH estar tão baixo, alguem tem uma sugestão do que possa estar a colocar o Ph tão baixo?

 

Faço TPA's semanalmente de 45 litros,(tamanho de um bidon que tenho), com agua da companhia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira o areão, coloca num recipiente com água da companhia, deixa repousar durante 1 dia (24h) e mede o pH. Se foro areão o culpado, o pH deverá ter baixado.

 

Químicos não uses, apesar de que com pH 5.5 esteja demasiado baixo para qualquer coisa, o teste está realmente bom?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

mas que fauna estás a pensar lá meter? É que se forem tetras e assim está bom. Não tens que mudar nada.

 

Abraço,

 

GM

 

Gustavo 5.5 tb não é demasiado baixo?

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende dos peixes que se quer. No Amazonas tens águas com essa acidez.

 

Já agora, que teste de pH é que estás a usar? Aqueles de fitinhas não são lá grande coisa...

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o teste e o da nutrafin, e está dentro do prazo, e quando faço o teste na agua da torneira, nos camarão e no comunitário ele da valores diferentes, por isso penso que esteja bom, também tenho um de fitas e dá o mesmo resultado, daí estar excluído o estado do teste.

 

Realmente já podia ter-me lembrado de fazer esse teste ao areão, mas ainda não o fiz porque não creio ser daí o problema, pois no aquário dos camarões o areaõ é o mesmo e o PH está estável, mas vou experimentar na mesma.

 

Os peixes já existem lá a mais de um ano, são escalares, ramireziz, nariz de bebado, coridoras e ancistros.

 

A carga organica acumulada por baixo do areão pode fazer isso ão PH?, estive a ler e fiquei com dúvidas pois uns dizem que sim, outros dizem que se a carga orgânica fosse muita, a qualidade da agua seria quase impossível de ter os peixes vivos etc...., nos restantes valores da agua não encontro valor nenhum fora do normal e seguro. O que é ainda mais estranho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tinha ideia que os Nitratos faziam baixar o pH, estamos sempre a aprender. O resto tinha consciência disso sim. Só resta saber é que quantidade de Nitratos podem fazer baixar o pH, sendo assim, qual o valor de Nitratos que tens no teu aqua RACCAR?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então sendo assim irei fazer uma brincadeira com o aspirador na qual costumo usar para fazer as TPA´s, vou colocar uma rede na entrada de modo a não passar o reão e aspirar um pouco o areão, como não tenho substrato fértil não tenho problemas em revolver um pouco o areão. A fauna parece não se importar com o PH, pois os escalares e os ramirezis fazem constantemente posturas e atá as coridoras muito de vez em quanto também espalham ovos por tudo o que é lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu "gostava" que fizesses o teste do pH ao areão, para tb veres se muda ou não. A mim parece-me difícil que os Nitratos te estejam a fazer baixar tanto o pH até pq não tens muitos peixes que produzam muita porcaria.

 

Não tens nada "esquecido" dentro do filtro que te esteja a baixar o pH para esses níveis?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é estranho. Os troncos ajudam a baixar o PH, mas para 5.5, é muita fruta.

 

Não tendo turfa, nem folhas amendoeira, nem injeccao de CO2, nem um daqueles substractos da ADA que baixa o PH.... não estou a ver.

 

Bem, dummy way, seria acrescentar umas seiryu stone, ou uma outra pedra calcaria.

Mas assim é uma trapalhada, ter umas "coisas" a fazer descer o PH, sem saber porquê, não dá confiança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te aconselho neste caso é não fazeres nada, se não te tem feito mal aos peixes até agora não á razão para lhes mudares o ph e eles depois se ressentirem, se a tua fauna são originários de aguas acidas a ligeiramente acidas não vejo problema algum, agora se tiver tendência a baixar mais é que pode ser grave, mas se é constante tá bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que te acontece a ti aconteceu-me a mim o ano inteiro a agua está a sair com um PH bastante mais baixo que o costume , mas eu uso agua de mina e.

1.º Tens o PH baixo porque o KH , GH estão baixos o PH é um tampao do KH.

Eu fiz isso e resultou e contem 70 minerais diferentes e inclusive para quem tem discus previne doenças como a do buraco que é esse produto Aquadur plus. Tem em atenção que os mineral salt são muito diferentes uns dos outros esses para mim são os melhores.

Editado por slb-nn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...o PH é um tampao do KH.

 

É ao contrário.

 

O que te aconselho neste caso é não fazeres nada, se não te tem feito mal aos peixes até agora não á razão para lhes mudares o ph e eles depois se ressentirem, se a tua fauna são originários de aguas acidas a ligeiramente acidas não vejo problema algum, agora se tiver tendência a baixar mais é que pode ser grave, mas se é constante tá bom.

 

Nem mais. Ainda para mais se se estão a reproduzir... é porque estão bem. Não penses mais nisso.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto é o inverso sobre o PH versus KH.Enganei-me.

 

 

 

Mas uma coisa digo isso é muito acido 5.5 é bastante baixo o melhor seria 6.5 mas faz como quiseres apenas estou a dar a minha opinião porque já tive PH a esse valor, resultado final barbatanas desfeitas e uma enorme doença no aquario, mas na altura demorou tambem a ficar com aqua em pulgas... mas só dei por ela com as barbatanas dos peixes a desfazer-se.Para não falar de Discus perdidos.

 

Boa sorte

Editado por slb-nn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm... esse pH é normalíssimo para a peixarada do amazonas. A variação de pH no amazonas vai entre 3.6 e 6.2 sem qualquer influência nos peixes.

 

vê aqui: http://ppbio.inpa.gov.br/Eng/public/d/dissertvictor.pdf

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda de todos, estou a fazer o teste ao areao de quartzo.

Neste momento tenho o PH a 6.0, o que fiz foi na altura da TPA semanal utilizei uma rede dentro do bocal do aspirador de modo a aspirar a carga orgânica debaixo do areão, não aspirei a fundo pois ai também se encontram as bactérias que tanto ajudam no aquário, enterrei o bocal do aspirador uns 3 cm, tenho uma camada de 6 a 10cm, e só aspirei nos sítios disponível, o que é pouco derivado a ter muitas plantas e pedras. E passei a fazer TPA de 55 litros em vez dos 45 litros.

De qualquer forma deixo aqui os testes realizados ontem á noite, um dias depois da TPA.

 

NO3 = 10 (mg/l)

NO2 = 0 (mg/l)

GH = 16ºd

KH = 3ºd

PH = 6.0

CL2 = 0 (mg/l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

 

Eu concordo com o Jpospr, na minha ideia devias experimentar tirar o areão e mete lo num recipiente com água directa da torneira e passado 24 horas fazer o teste.

Não o tirava era todo de forma a não estar a levantar detritos pelo aquário todo. Corta um garrafão a meio, coloca areão sufeciente que faça uma camada no fundo de 2 ou 3 cm e enche o resto com água da torneira e passado 24 horas verifica o resultado.

Se o teste é o mesmo e te dá valores diferentes em amboas os aquários não pode ser o teste que está fora de validade.

Embora possa de facto haver especies que vivem em águas bastante ácidas, penso que 5,5 já é um valor muito arriscado.

O KH deve estar em valores mesmo muito baixos senão mesmo a ZERO.

Podes sempre aumentar o KH com bicabornato de sódio, de forma a criar o efeito tampão mas primeiro acho que se deve sempre tentar entender qual a raiz do problema.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora possa de facto haver especies que vivem em águas bastante ácidas, penso que 5,5 já é um valor muito arriscado.

O KH deve estar em valores mesmo muito baixos senão mesmo a ZERO.

Podes sempre aumentar o KH com bicabornato de sódio, de forma a criar o efeito tampão mas primeiro acho que se deve sempre tentar entender qual a raiz do problema.

 

Eu não concordo nada com a sugestão. Estar a mexer na água é sempre má ideia IME.

 

E como já aqui há uns tempos pus um post - o pH em pouco ou nada influencia os peixes. É a conductividade que interessa. Como a maioria de nós não tem medidores de conductividade, a alternativa é o gH que mede a dureza da água.

 

Dêem uma vista de olhos aqui: http://www.aquariofi...howtopic=186130

 

Mais uma vez reitero: se se estão a reproduzir para que é estás preocupado? ou achas que se reproduziriam se estivessem mal?

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante do que li Gmmartins, mas então esclarece me p.f uma dúvida, pelo que estive a ler as mudanças do ph alteram substancias tóxicas na água que podem levar a morte dos animais correcto?

Então nesse caso o que o autor tenta explicar é que não é a mudança de ph a causa directa da morte mas sim os efeitos secundarios que esta alteração provoca.

É isso?

A questão da concentração dos sais mineirais dissolvidos na água fica neste caso directamente ligada ao valor do PH? Ou não tem relação e eu é que entendi mal?

Eu já tinha noção que o PH não se encontra totalmente estável como se pode pensar, agora não sabia que a variação é assim tão visivel ao longo do dia.

Na minha ignorancia pensei que a diferença se via apenas na medição numa altura do dia e na medição numa altura da noite devido a fotossintese criada pela flora.

 

Acho que acabei por evoluir bastante contigo neste momento.

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Julius,

 

Não sei se percebi muito bem a tua dúvida... mas vou tentar responder.

 

 

De facto o valor de pH tem a capacidade de tornar algumas substâncias mais ou menos tóxicas. O exemplo mais comum é a amónia. Esta é letal para grande parte dos peixes, no entanto, a sua toxicidade aumenta em águas alcalinas (ph > 7). Pelo contrário, em águas ácidas (pH < 7) ela continua a ser tóxica mas, digamos, com menos "potência".

 

Variações de pH, ou seja a relação entre a concentração dos iões H+ e OH-, por si só não tem grandes impactos nos peixes. Não estamos obviamente a falar de passar de pH 1 para pH12 em 10 minutos, claro. As oscilações normais diárias não afectam nada.

 

O que acontece é que muitas vezes, a variação do pH está associada - ou seja é consequência - a variações de outros factores. E são estes que podem ser problemáticos - nomeadamente a conductividade ou dureza. No entanto, como a grande maioria das pessoas só tem um teste de pH, verifica que ocorreu uma variação do pH e relaciona esta com a morte da fauna. Não se apercebem portanto que a variação no pH é também uma consequência e não a causa em si.

 

E porque é que variações de conductividade (que é basicamente o mesmo que salinidade) ou dureza afectam os peixes? Porque as alterações bruscas na concentração de sais na água vão afectar as trocas entre o corpo do peixe e a água de forma que não se consegue adaptar de forma tão rápida morrendo assim por choque osmótico (vem de osmose).

 

Foi assim um bocado resumido mas espero ter esclarecido

 

 

Acho que acabei por evoluir bastante contigo neste momento.

 

Fico feliz se pelo menos conseguir por as pessoas a pensar. Também eu já fui muito influenciado pelo que se diz mas, por defeito de profissão, e por interesse, fui percebendo que a aquariofilia está cheia de ideias pré-concebidas e completamente descabidas que fazem mais mal que bem. Quem sofre são sempre os mesmos - o peixes, camarões, etc... infelizmente.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela resposta antes de mais:)

 

O que me estas a dizer tem toda a lógica e inserindo o conteudo em água salgada onde nesse campo damos como é lógico toda a atenção a salinidade da água, ainda mais lógica para mim tem.

Desconhecia parte do que me falaste.

Vou pesquisar melhor sobre isso pois de facto é bastante interessante.

 

Obrigado pela informação

 

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.